Cisco IOS-Comandos mais utilizados no CCNA (PARTE II)

28 10 2010

 

Na sequencia do 1º post sobre o CISCO IOS, surge a 2ª parte, com mais alguns dos comandos utilizados no CCNA.

 

write memory

SNAGHTML8a7f8d

Sempre que alterar qualquer configuração corrente, deverá guardar a mesma no ficheiro de configuração do equipamento, utilizando o comando write memory. Caso não o faça, todas as configurações não guardadas na NVRAM, serão perdidas da próxima vez que o equipamento for reiniciado. Este comando é equivalente ao copy running-config nvram:startup-config.

erase nvram / reload

SNAGHTML92ca62

Ao contrário do comando anterior, o erase nvram, seguido do reload permite limpar todas as configurações do equipamento, colocando-o no seu estado inicial.

 

 

 

 

enable secret

SNAGHTML9e1299

Para limitar o acesso ao modo de configuração, poderá utilizar o comando enable secret seguido da password. A partir desse momento, será necessário introduzir a password todas as vezes que executar o comando enable.

SNAGHTML9fbe33

 

 

 

 

show ip interface brief

SNAGHTMLaa2f4d

O comando show interface brief é um dos vários comandos existentes no IOS que servem para verificar o estado e configuração dos interfaces do equipamento. Como é possível verificar, temos 3 interfaces FastEthernet, sendo que 2 estão configuradas, e apenas uma esta activada.

 

 

 

 

show ip route

SNAGHTMLb7afe1

Este comando permite visualizar a tabela existente de rotas de encaminhamento. Neste exemplo só existe uma rota do tipo C (directamente ligada).

 

 

 

 

ping

SNAGHTMLbfdf2b

O comando ping seguido do IP de destino é um comando de teste de conectividade, e portanto utilizado em situações de despiste de problemas. Neste exemplo foram enviados e recebidos com sucesso os 5 pacotes para o equipamento com o IP 10.0.0.253, portanto existe conectividade com o outro equipamento.

 

 

 

 

clock set / clock timezone

SNAGHTMLd6ad3

Para definir o relógio do IOS deverá utilizar o comando clock set HORA(hh:mm:ss) DIA MES(iniciais) ANO(aaaa). Poderá ainda definir a zona de tempo, que neste caso, aqui em Portugal é GMT 0.


Ações

Information

One response

24 02 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: