Como remover o vírus Conficker

4 11 2010

 

O Conficker, também com o nome de Downup, Downadup e Kido, é um dos vírus que mais se propagou nos últimos anos em todo o mundo, causando estragos e parando sistemas.

Este vírus tem a capacidade de se instalar e permanecer durante muito tempo no sistema, e aparentemente é de difícil eliminação, uma vez que, depois do utilizador notar algo de anormal, qualquer tentativa de aceder a um website de um fabricante de software de segurança, tentar actualizar o Windows, ou aceder ao site da Microsoft, resulta em erro. Uma vez instalado, tem também a capacidade de bloquear as actualizações dos anti-vírus.

image

 

 

O primeiro passo é descarregar aqui a Ferramenta gratuita de Remoção de Software Malicioso do Windows (KB890830), instalar a mesma e fazer uma analise completa ao sistema (este processo pode levar algum tempo). Este utilitário desenvolvido pela própria Microsoft, é constantemente actualizado, e tem a capacidade de detectar e remover software malicioso. Não trabalha em tempo real, e portanto não é um substituto de um anti-vírus.

 

No relatório final, poderá confirmar se o Conficker foi encontrado e removido. Reinicie o computador, e logo de seguida, poderá instalar um anti-vírus, se ainda não tinha, ou se já tinha, tentar um de outro fabricante. Se não estiver disposto a gastar algum dinheiro poderá optar pelo Microsoft Security Essentials da Microsoft.

image

 

Mais informações sobre o Conficker e sobre as suas variantes na Wikipedia.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: