Primavera Express – Alteração da taxa de IVA normal, para 23%

26 12 2010

imageComo é do conhecimento geral, o Governo decidiu alterar a taxa de IVA normal em 2 pontos percentuais. Esta alteração implica preparar todas as aplicações de facturação para o efeito, de modo a estarem conforme a legislação em vigor.

 

Neste post pretendo explicar como fazer essa alteração automaticamente no Primavera Express, através de uma instrução SQL, poupando assim todo o trabalho que seria necessário, especialmente no caso de existirem muitos artigos.

 

 

Esta actualização deverá ser feita em várias fases:

 

  1. Fazer cópia de segurança da base de dados, antes de qualquer alteração.
  2. Na tabela de taxas de IVA, criar a nova taxa de 23%.
  3. Alterar todos os artigos, serviços e portes para as novas taxas.
  4. Caso o utilizador assim o entenda, reflectir, ou não, nos preços dos artigos a subida da taxa de IVA.
  5. Caso utilize, alterar os descritivos das contas correntes.
  6. Alteração de documentos convertidos.

 

 

1. – Veja este post para fazer cópia de segurança da base de dados, uma vez que caso seja feita alguma alteração incorrecta, poderá ser necessário repor a mesma.

 

 

 

2. – Aceda a Tabelas > Artigos > Taxas de IVA, e crie a nova taxa de IVA.

Clique em Novo para criar uma nova taxa. O campo IVA é simplesmente o código da taxa, podendo não corresponder à taxa propriamente dita. Coloque a descrição e a Taxa. Grave para terminar.

image

 

 

3. – A alteração dos artigos para as novas taxas pode ser feita de duas formas. Se tiver poucos artigos, poderá faze-lo manualmente, alterado artigo a artigo. No caso de ter muitos artigos, na ordem das dezenas, centenas ou milhares, existe a possibilidade de fazer a alteração através de uma instrução SQL dentro da base de dados, o que possibilita poupar muito tempo, uma vez que demora poucos segundos.

 

Se optar pela alteração manual de todos os artigos, basta na ficha de cada um, mudar o campo Taxa de IVA, para a nova taxa.

image

 

 

Se optar pela alteração automática, isso implica fazer uma correspondência entre a taxa antiga e a nova taxa. Como exemplo da tabela das taxas de IVA acima, temos a correspondência:

 

Nova Taxa 23% – Artigos ficam com IVA=7 onde código IVA=6

Nota: obviamente que este é um exemplo, e poderá não corresponder à tabela existente no sistema do utilizador.

Depois de anotada a correspondência, é necessário aceder dentro da base de dados do Primavera Express. Para isso abra o Administrador, e depois de seleccionar a empresa em questão, pressione simultaneamente as tecas: ctrl + alt  + p. Irá abrir uma nova janela onde deverá colocar o código:

 

update artigo set iva=A where iva=B

Cada linha é para actualizar respectivamente, uma taxa, ou seja, taxa normal, intermédia, e reduzida. Deverá substituir em cada linha, a primeira letra pelo código novo, e a segunda letra pelo código antigo.

image

Depois de introduzir a instrução SQL na parte superior da janela, faça Executar e, confirme posteriormente se é exibida uma mensagem a informar que os comandos foram executados com sucesso. Para confirmar, verifique a ficha de um artigo ao acaso, de cada taxa.

 

 

 

Deverá alterar também a taxa do IVA por defeito nos portes e outras transacções acedendo aos parâmetros da empresa no Administrador em Gerais > Taxas de IVA.

image

 

 

 

4. – O quarto passo é a alteração dos preços para reflectir a subida do IVA.

Aqui podem acontecer 4 cenários:

  • Os documentos de venda estão configurados sem IVA Incluído, o que significa que na venda, todos os preços de artigos são acrescidos de IVA. Se o utilizador quiser reflectir a subida do IVA não terá de fazer nenhuma alteração nos preços.
  • Os documentos de venda estão configurados sem IVA Incluído, o que significa que na venda, todos os preços de artigos são acrescidos de IVA. Se o utilizador não deseja reflectir a alteração do IVA dos preços, deverá alterar os mesmos para menos!
  • Os documentos de venda estão configurados com IVA Incluído, o que significa que o utilizador deverá subir os preços se quiser  reflectir a alteração do IVA.
  • Os documentos de venda estão configurados com IVA Incluído, o que significa que o utilizador não necessita de efectuar nenhuma alteração se não desejar reflectir a subida do IVA nos preços.

 

 

 

5. – Caso utilize, deverá alterar o IVA dos descritivos utilizados nas contas correntes. Aceda a Tabelas > Terceiros > Descritivos de Contas Correntes.

image

 

 

 

6. – Por último, caso tenha documentos pendentes para conversão à data de 01 de Janeiro de 2011, como Guias de Transporte ou Guias de Remessa, deverá ter em conta que o processo de conversão não tem em conta a alteração da taxa de IVA dos artigos, pelo que deverá, depois de converter, alterar manualmente, em cada linha de artigo a taxa de IVA para 23%.

 

 

Deverá simular uma venda para verificar se todas as alterações ficaram como esperado.


Ações

Information

One response

28 12 2010
Primavera Express – Como Proceder Para a Alteração das Taxas de IVA « ..::invisible flame light::..

[…] da taxa de IVA normal, em 1 de Janeiro de 2011, de 21% para 23%, no Primavera Express, veja este post criado para o […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: