Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte III)

21 01 2011

Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte I)

Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte II)

Alteração rápida e automática de preços de artigos

Utilitários > Alteração de Preços

Neste assistente poderá alterar os preços dos artigos utilizando uma fórmula, ou indicando manualmente o novo preço, na última coluna. É bastante mais rápido do que abrir a ficha de cada artigo individualmente.

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Se pretender utilizar uma fórmula, tem vários cenários à disposição. Neste exemplo, dei entrada de stock do artigo 0001, com valor de custo de 100 Euros. Atualizei o PVP1, com base no último preço de custo, definindo desta forma uma margem de lucro de 10%.

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Configuração de quantidades mínimas e máximas em stock

Na ficha de cada artigo podemos definir as quantidades desejáveis mínimas, máximas e de reposição em stock. Posteriormente, podemos emitir um mapa que nos mostrará todos os artigos que estão abaixo ou acima desses valores.

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Esta configuração poderá ser útil porque é uma ajuda para prevenir ruptura de stocks, e também para saber quais os artigos que estão “a mais”, no caso de não existir interesse nisso, como por exemplo artigos com validade de curta duração, ou que ocupem muito espaço. O campo de reposição serve para colocar por exemplo quantidades mínima a partir da qual se deve considerar uma encomenda ao fornecedor.

 

Os mapas podem ser gerados em Exploração > Stocks > Controlo de Stocks

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Avisos de vencimento

Se pretende emitir avisos de documentos pendentes para liquidação, aos seus clientes, saiba que existe um assistente para esse efeito, sendo esta mais uma forma de persuadir o cliente cumprir com as suas obrigações.

Aceda aos Saldos em Conta Corrente em Exploração > Contas Correntes > Saldos / Avisos Vencimento. Poderá aqui definir os períodos para os quais os valores devem ser agrupados. Poderá ainda definir um valor mínimo (total), a considerar.

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Ao carregar em imprimir deverá escolher a opção Avisos de vencimento. Sairá um documento idêntico ao da imagem seguinte. Existem 3 avisos, cada um com a sua numeração sequencial. O texto de cada um desses 3 avisos poderá ser alterado com o Crystal Reports (este e este post podem ajudar).

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No POS pedir dados de acesso após o fecho de cada documento

Se utiliza o POS, e tem ao mesmo tempo utilizadores criados, poderá definir que, a cada documento, a aplicação bloqueará, e o próximo utilizador terá que introduzir os seus dados de acesso.

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A partir deste momento, depois do fecho de cada documento, será mostrada uma nova janela a pedir a password do utilizador activo, existindo também a opção para entrar com  outro utilizador.

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Como definir um desconto por condição de pagamento

Aceder a Tabelas > Terceiros > Condições de pagamento. Neste exemplo vou altera o “Pronto Pagamento”,de modo a conceder um desconto financeiros de 5% a clientes que optem por esta condição.

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Neste exemplo, o cliente Vidro-Z, na sua ficha paga a 30 dias. Nesta venda em especifico optou por pagar a pronto.No menu Contexto, depois de alterar para pronto pagamento, automaticamente foi atribuído o respectivo desconto financeiro de 5%, poupando assim 26,03 Euros.

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Veja também os artigos:

Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte I)

Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte II)

 
 
 
 

Ações

Information

70 responses

24 01 2011
23 04 2014
joana santos

olá. Alguém me sabe dizer como se adicionam custos de portes numa factura do primavera express?

24 04 2014
Porfírio

Olá.
Aceda a Tabelas>Artigos e crie um artigo novo com o nome «Portes». Adicione-lhe a descrição pretendida e a taxa de IVA.
Pode estipular aqui o P.V.P. ou adicionar o preço depois na emissão da fatura, o que me parece mais conveniente porque os valores dos portes serão variados consoante o (s) artigo (s) que pretende enviar.
Ao emitir a fatura, adicione o artigo «Portes» na última linha.
Pode modificar/acrescentar a «Descrição» e o «CIVA» aparece automaticamente porque foi previamente estabelecida a taxa de IVA na ficha do artigo.
Se não estipulou o PVP na criação do artigo, adicione-o agora na emissão da fatura em «Pr. Unit.».
Assim, o valor dos portes será adicionado ao valor total da fatura.
Eu uso o Primavera 7.50 praticamente para prestação de serviços e essa parece-me uma forma simples e prática de fazer a coisa no seu caso.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos.

25 04 2014
XpecialGUEST

O mais correcto é carregar na tecla F8, ou, em alternativa, carregar com o botão direito do rato numa linha vazia do documento e selecionar “Portes”.

1 05 2014
Porfírio

Obrigado pela explicação. Assim é mais correto, de facto.
Já agora, não será possível optar por outra forma de correio além dos CTT que aparecem por defeito?
Cumprimentos.

1 05 2014
XpecialGUEST

Não existe a possibilidade de alterar o ícone. Em alternativa poderá criar um artigo, configurado como serviço e passar a utilizar esse artigo para debitar portes.
Cumprimentos

24 01 2011
25 01 2011
Rui

Bom Dia. Ao fazer a liquidação de 1 factura (Recibo) depois de confirmar aparece o campo “Modo de Pagamento” e lá não tem a opção “Transferência bancaria” como posso adicionar essa opção? Parabéns pelo blogue já me ajudou imenso.

25 01 2011
XpecialGUEST

Boa noite. Movi o seu comentário para aqui!

Não dá para adicionar novos modos de pagamento.

Carlos

26 01 2011
11 02 2011
Edgar Maia

Boa tarde,
Estou a começar com o Primavera Express, mas tenho alguma dificuldade em encontrar produtos quando tiro por exemplo uma Venda a Dinheiro.
Como tenho produtos com muitas referencias, todas elas diferentes, existe alguma forma de quando se está a Tirar uma VD ou uma Factura encontrar uma referencia sem a saber de cor?

14 02 2011
XpecialGUEST

Boa noite.

Poderá introduzir os artigos no editor de vendas, de várias formas:
– introduzindo o código do artigo, se o souber de cor.
– carregando a tecla F4, procurando depois o artigo através dos métodos de busca da lista e voltando a carregar em F4 para carregar o artigo para a grelha
– passando o código de barras do artigo, no leitor
– no POS pode associar ainda uma tecla ou combinação a um determinado artigo

Carlos

21 03 2011
Gil

Boa tarde,

Tenho um pequeno problema com o Primavera Express, e não encontrando resposta na web, pensei que talvez me pudessem ajudar.

Mudei de computador e fiz a transferência de todos os dados do Primavera. No entanto, neste novo computador não consigo aceder à tecla F4. O computador é um HP de 13″ (com o Windows 7), e carregando na tecla F4 ou em Fn+F4 não acontece nada. Tirando isso, parece-me que está tudo funcional.

Alguma ideia de como resolver este problema? Obrigado pela ajuda.

21 03 2011
XpecialGUEST

Bom dia,

Se tiver hipótese ligue um teclado externo, USB. Uma outra forma de despistar o problema é fazer F4 com o teclado virtual do Windows.

Carlos

24 03 2011
Gil

Boa tarde,

Resolvi o problema de outra forma: liguei para uma empresa parceira da Primavera, e eles indicaram-me logo qual seria o problema: o anti-vírus!
Estava a bloquear o acesso ao SQL server. Depois de o desactivar, consegui novamente usar a tecla F4. Estranhamente, não conseguia também copiar e colar texto. Mas depois de inserir a excepção no anti-vírus, tudo ficou resolvido!

Obrigado pela ajuda.

26 03 2011
XpecialGUEST

Bom dia,

Um pouco estranho ser o anti-vírus a bloquear o “F4”. O que interessa é que ficou resolvido.

Carlos

24 03 2011
Vitor

Viva, é possível eliminar na factura as linhas “descontos comerciais” “desconto financeiro”, “outros serviços”…

26 03 2011
XpecialGUEST

Bom dia,

Eliminar como? Na impressão, ou eliminar a possibilidade de serem efectuadas essas operações no editor de vendas?

Carlos

1 04 2011
Pedro Lopes

Olá, boa noite. Gostava de saber se é possível adicionar uma linha de texto no final da factura, de forma a aparecer sempre por defeito (exemplo: “Os artigos foram colocados à disposição na data da factura.”) evitando assim ter de escrever sempre a mesma frase quando estou a fazer a factura e o incómodo de me esquecer eventualmente.

Um abraço e muito obrigado pelas dicas disponíveis para utilizadores do primavera express.

Pedro

2 04 2011
11 04 2011
Teresa Guerreiro

Bom dia!
Em primeiro lugar, agradeço a ajuda que o seu blog me deu na instalação do Primavera Express.
No entanto, precisava de outra ajuda que não encontro… Como faço para que no POS os preços já me apareçam com o IVA? Na introdução dos produtos já os coloquei com o valor do IVA incluído e nos documentos de vendas e tesouraria também.

Obrigada.

Cumprimentos,
TG

30 04 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Terá que fazer essa configuração do IVA incluído, nas séries dos documentos de venda. Penso que será só essa alteração.

Carlos

16 05 2011
Hugo Caçola

Boas

quero imprimir recibos e aparece me esta menssagem…:

Para efectuar a impressão do documento deve associar um relatório à série do documento que está a utilizar.

17 05 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Tem que ir a Tabelas > Documentos > Contas Correntes > Editar o documento RE, e no separador séries, escolher a série em utilização, e em baixo, na impressão, associar um relatório à série como por exemplo: “Doc. Liquidação sem logotipo”.

Carlos

14 06 2011
Recondicionamento Automóvel

Alguem me pode ajudar? tenho uma factura que não estava correta, mas como ja tinha emitido o recibo fiz um estorno do recibo. acontece que agora a factura esta dada como paga como fazer para ele ficar em aberto?? alguem me pode ajudar??

14 06 2011
XpecialGUEST

Está a utilizar o Primavera Express? Qual o erro em concreto que dá, quando tenta alterar a factura e gravar?

Carlos

15 06 2011
Paula Tavares

Carlos antes de mais obrigado. Ja consegui! Agora o meu problema é conseguir usar o recibo que fiz o estorno, não consigo ja alterei o numero mas o recibo saiu com o numero a seguir. explo estornei o nr 58, voltei a fazer RE e mudei do 59 para 58 e o RE saiu como 59. Pode ajudar me com esta situação?
Obrigado

15 06 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Este artigo ajuda a compreender o processo de estorno de recibos:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/27/primavera-express-como-estornar-um-recibo/

Carlos

16 06 2011
Paula Tavares

Carlos obrigado, o passo 5 era o que me faltava! Agora esta resolvido, com a sua fantastica ajuda.

5 08 2011
Bruno Grilo

Boa Tarde!

“Como definir um desconto por condição de pagamento

Aceder a Tabelas > Terceiros > Condições de pagamento. Neste exemplo vou altera o “Pronto Pagamento”,de modo a conceder um desconto financeiros de 5% a clientes que optem por esta condição.”

Questão: Alguma maneira automatizada de associar um desconto quando o cliente compra X ou mais artigos (preço A para 1 artigo, desconto X se comprar 2)?

7 08 2011
Bruno Grilo

Com alguma flexibilidade consegue-se muita coisa. Modos de pagamento:

1- Pronto Pagamento para 1 UN – 10% Desconto
2- Pronto Pagamento para 2 UN – 20% Desconto
3- Prestações 10 Meses 1 UN – 0% Desconto
4- Prestações 10 Meses 2 UN – 10% Desconto

etc…
:)

8 08 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

O Primavera não permite definir regras de descontos, portanto não irá conseguir fazer o que pretende.

Carlos

8 08 2011
Bruno Grilo

Caro Carlos,

O que fiz foi criar 2 entradas nas condições de pagamento, Pronto Pagamento 1 com 10% desconto e Pronto Pagamento 2 com 20% de desconto para mais de x artigos

26 10 2011
Rodrigues

Boa tarde.

Onde posso configurar a porta COM da impressora térmica ?
Existe alguma configuração para a Epson TM88 ?

Obrigado e continuação do bom trabalho !

26 10 2011
5 11 2011
Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte IV) « ..::invisible flame light::..

[…] Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte III) […]

31 01 2012
Pedro Paiva

Boa tarde
Estava a mudar a serie para o ano 2012 e criei uma serie baseada numa já existente. O problema é que agora a série de 2012 começa a partir da ultima VD da série existente(136) e não consigo voltar para trás. Existe alguma forma de reiniciar ou alterar o numero das VD para Zero? Já tentei voltar a criar uma série de novo mas não adianta, pois volta sempre para 136! Se me pudesse ajudar agradecia muito.
Obrigado

Pedro

1 02 2012
XpecialGUEST

Se ainda não fez nenhum documento, basta percorrer a ficha de configuração de cada um deles, e no separador séries, depois de seleccionar a série em questão, colocar 0 em último documento!

Carlos

1 02 2012
Paulo Almeida

Já estou a usar o primavera express á algum tempo, mas na altura de fazer backups tenho de entrar sempre no administrador para fazer isso, o que na maioria das vezes esqueço-me .
Há alguma maneira de por o primavera express a fazer backups autenticamente a uma determinada hora?
Ou há alguma maneira de o fazer mesmo sem ser pelo primavera?
Os programas que tenho tentado, parece que não conseguem , quando seleciono a pasta onde está o priempre, eles não conseguem gravar dizem que está aberto ou a ser usado.
Obrigado

1 02 2012
2 02 2012
Pedro Paiva

Obrigado pela sua disponibilidade em ajudar.
Ainda não criei nenhum documento, pode dizer-me os passos para aceder a ficha de configuração de cada um deles de forma a alterar no separador séries o numero para zero? Desde já o meu muito obrigado

Pedro

2 02 2012
XpecialGUEST

Veja a 9ª imagem deste artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/
O campo último documento deverá passar para 0, em todos os documentos (vendas, stocks, contas correntes, e tesouraria)

Cumprimentos

2 02 2012
Pedro Paiva

Muito obrigado pela sua ajuda! Já resolvi o assunto!

4 02 2012
Alexandre Barulho

Bom dia.
Comecei a usar o Primavera Express recentemente e utilizando as ajudas que fui encontrando neste site já consegui personalizar a factura. No entanto neste momento estou com uma dificuldade, no documento GCPVLS34.rpt estou a tentar personalizar o texto, mas qualquer tipo de alteração, provoca um erro na fórmula que não consigo perceber. Gostava de converter de por exemplo:
“Recebemos relativamente ao pagamento da Factura Nº 6, a quantia de QUARENTA E SETE EURO(S) E CINQUENTA
CÊNTIMO(S).”

para:
“Recebemos do nosso Associado nº 1 – António Silva, relativamente ao pagamento da Factura Nº 6, a quantia de QUARENTA E SETE EURO(S) E CINQUENTA CÊNTIMO(S).”

Na função por @Extenso o código é o seguinte:

WhilePrintingRecords;
NumberVar TotalDoc;

TotalDoc := FetchNumberVar(“TotalAPagar”)-{CabecDoc.TotalRetencao};

“Recebemos relativamente ao pagamento da ” + TrimRight(TrimRight({DocumentosVenda.Descricao}) + ” Nº ” +CRWParaTexto( {CabecDoc.NumDoc} ) ) + “, a quantia de ” +UpperCase( CRWParaExtenso(TotalDoc, {Moedas.DescParteInteira},{Moedas.DescParteDecimal} ))

Agradecia a vossa ajuda!

Obrigado.

Alexandre

5 02 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

O documento de liquidação já inclui toda a informação que está a tentar incluir na descrição da moeda por extenso, de modo que acaba por ficar um pouco redundante. Em todo o caso aguarde, pode ser que algum entendido em Crystal Reports possa dar uma opinião.

Carlos

24 05 2012
joao Silva

bom dia a todos
aqui venho eu com mais um duvida relativa ao primavera express…

queria saber se alguem sabe o caminho para os resumos de caixa.

no manual têm la o Seguinte caminho Exploração/valores em Caixa, no entanto eu nao encontro o caminho……….
alguem me pode ajudar?

um abraço a todos

26 05 2012
XpecialGUEST

Se utiliza a versão 7.5:

Vendas > Exploração > Pontos de Venda. Aí tem 2 tipos de exploração.

Cumprimentos

18 07 2012
Paulo

Bom dia,
já á muito tempo que não colocava uma questão ao estimado XpecialGUEST pois com as minhas dificuldades nos começos de trabalhar com o P.E. 6.40 e os tão valorosos esclarecimentos deste prestável senhor, fui-me desenrascando e hoje sou praticamente autónomo e mesmo as difilcudades que aparecem, muitas vezes já as soluciono sozinho.
Porém, tenho apenas uma pequena questão que não estou a dar trega do recado.
O meu PC fifou e como faço backups 2x por semana, rapidamente passei o programa para o LapTop e tudo ok.
Acontece que mesmo configurando a impressora para imprimir em Rascunho rápido só em preto, todos os documentos saiem-me em normal e não sei como alterar isso definitivamente.
Fui ás configurações da impressora no PE e até salvei um nome PRIMAVERA com essas características mas cada vez que imprimo uma guia de remessa, volta tudo ao mesmo.
Poderá ajudar-me nesta questão?
Obrigado pela atenção.

Paulo

18 07 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Obrigado pelo seu comentário.

Algumas definições de alguns drivers de impressoras não são guardadas quando alteradas directamente no Primavera (Utilizador > Preferencias > Configurar impressora), como por exemplo, o numero de páginas por folha.

Assim sendo, uma das opções passa por alterar as definições da impressora, directamente no Windows, ou tentar alterar a qualidade de impressão nas Preferencias do Sistema, recorrendo ao menu Utilizador > Preferencias > Sistema > separador Mapas > Definições de Cores > Qualidade de impressão.

Cumprimentos
Carlos Moreira

20 09 2012
Pedro

Boa tarde.
Necessito de ajuda se for possível:
Alterei o nome do PC e ao tentar abrir o programa, dá erro a Dizendo que “nenhum dos módulos da aplicação se encontra licenciado neste posto” , em detalhes diz que ” o posto XXXXX não estã licenciado para utilizar nenhum dos módulos desta aplicação. Contacte o administrador de sistema”
Consigo ir pelo administrador mas não sei como reverter esta situação ou dar permissão ao novo nome do pc.
obrigado

20 09 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

A primeira opção passa por voltar a alterar o nome, para o anterior. Em alternativa poderá seguir os procedimentos do seguinte artigo:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/08/03/primavera-express-v7-50-problema-com-licenciamento-no-arranque-da-aplicao/

Cumprimentos

1 01 2013
José Cardoso

Alteração rápida e automática de preços de artigos

Esta opção está disponível na versão 7.5 no separador de Vendas -> Preços -> Alteração de Preços…

Mais uma mudança de local…

17 01 2013
EasyVet

Boa tarde,

Trabalho com 2 taxas de iVa, 23 e 6 %, na configuração do administrador, como configuro para poder trabalhar tb a 6 % no PE 7,5? Não me aparece descriição dessa taxa, apenas o codigo 6 para pequenos retalhistas, mas seleccionando este o programa não calcula o preço com iva incluido…
Alguém me pode ajudar?

Obg

27 02 2013
Marilia Martins

boa tarde, tenho uma impressora epson, mas já tive outra, mas dá-me sempre a mesma mensagem Não sonsegue enc ontrar a impressora.
alguem me ajuda? obrigada, Marilia

20 03 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

O seguinte artigo explica como instalar e configurar uma impressora de talões no Primavera Express: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/08/04/como-instalar-uma-impressora-de-tales-no-windows-e-configur-la-no-primavera-express-pos/

Se mesmo assim não conseguir, sugiro que contacte o suporte.
Cumprimentos

20 06 2013
Pedro Martins

Bom dia,

Peço ajuda para saber como emitir guias de consignação com o primavera express 7.

Obrigado

4 01 2014
paulo Sequeira

Bom Dia e bom ano a todos, tenho a versao 7.50do express e, ao abrir a caixa da me erro na data da serie, como fazer para alterar data?
Obrigado

7 01 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Consulte o seguinte artigo para apoio: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2014/01/01/primavera-express-7-5sries-de-documentos/
Cumprimentos

24 01 2014
Porfírio

Boa noite.
Uso a V.7 (free edition) do Primavera Express e, s egundo informação do meu TOC, parece que agora é obrigatória nova ordem na numeração e data da fatura, ou seja, em vez de ex: «Factura Nº 2/2014 [FA]» terá que constar «Factura Nº 2014/2» ou algo parecido.
Tenho tentado alterar a ordem da fórmula no Crystal Reports 11 mas não consigo e o campo mantém-se inalterável. Também gostaria de retirar o [FA], que acho desnecessário mas não sei se também será possível ou se terá que constar na fatura.
Podem explicar-me como posso fazer isso, ou terão alguma atualização vossa ao programa?
Desde já agradeço imenso a info.
Obrigado…

30 01 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Basta actualizar o Primavera Express, para que a identificação única dos documentos seja mostrada. Não tem que proceder a qualquer alteração.

Consulte o artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2014/01/01/portaria-n-3402013-impresso-nica-dos-documentos/
Cumprimentos

28 05 2014
Lima

Boa noite.

Antes de mais os meus parabéns por tantas dicas úteis e pela dedicação que vai mantendo…
Gostaria de saber se é possível criar uma listagem de artigos em que me mostre: PVP1, PVP2, PCM (estes é simples) e uma coluna onde mostre a margem de lucro em percentagem. Isto é, em função do PCM mostrar qual a margem relativamente ao PVP1, por exemplo.

Obrigado.

30 05 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Penso que tal é possível, recorrendo a uma lista de artigos baseada em uma Query SQL, ou através da configuração de um report com o Crystal Reports.
Cumprimentos

3 06 2014
Lima

Sim, com um report é perfeitamente possível.
A minha ideia era ter, numa lista de artigos, disponível esses elementos. Pelos vistos não dá. Obrigado na mesma.

12 02 2015
Andre

Boa tarde. Estou com uma dificuldade, como posso alterar o numero de casas decimais no primavera ELEVATION STARTER EASY versão online, nos documentos vem como definição duas casas decimais, da para mudar para 3 casas decimais e se sim como? Cumprimentos

12 02 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Não tenho a certeza, mas tente em Configuração > Financeiro > Moedas. Verifique se consegue alterar a moeda em questão e definir o numero de casas decimais.

31 03 2015
Ana João

Boa tarde,

Como é que crio uma fatura à consignação?

Obrigado, Cumprimentos

4 04 2015
XpecialGUEST

Bom dia,
No menu Ajuda > Ajuda irá ser aberta uma página com o PKB (PRIMAVERA KnowledgeBase). Existe uma caixa de pesquisa, onde poderá procurar por “consignação”. Vão ser mostrados vários resultados. Consulte o primeiro artigo que encontrar, artigo esse onde poderá consultar mais informações:
(http://www.primaverabss.com/pkb/PortalRender.aspx?PageID=04a1c96b-cc48-4f46-961b-dda93e36ace6&KBCategoryID=b8c52419-fe96-4bac-9444-f447afba029e&KBItemID=aa96b883-fd7e-4bf8-8823-af4943e30aa7)

Em todo o caso, segundo as especificações do artigo, o processo documentado aplica-se apenas aos produtos Executive e Professional.
Cumprimentos

5 10 2016
Luis

Olá. Estou a tentar familiarizar-me com estes conceitos e programas, mas não consigo perceber o exemplo que dá no texto acima sobre descontos financeiros: “Neste exemplo, o cliente Vidro-Z, na sua ficha paga a 30 dias. Nesta venda em especifico optou por pagar a pronto.No menu Contexto, depois de alterar para pronto pagamento, automaticamente foi atribuído o respectivo desconto financeiro de 5%, poupando assim 26,03 Euros.”
Em particular, porquê poupança de 26,03?
Como é que o desconto de 20% mais 5% resulta num valor total de descontos de 140,02 face à base 548,68 apresentada?
Já agora, por que é que na coluna descontos aparece “2,00”?
Obrigado. Luis

11 10 2016
Nuno Silva

Boa Noite.
Pretendo fazer uma venda à consignação a um outro Empresário.
Pode-me indicar quais os passos a seguir no Primavera?

12 10 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
A consignação de mercadorias, pelo que sei, tem regras especificas ao nível do Código do IVA pelo que antes de proceder a qualquer configuração deverá procurar mais informações junto da AT/TOC/Primavera/etc.

Para mais informações, aceda ao Menu Ajuda > Ajuda, do Primavera Express. Após ser aberto o Portal Primavera KnowledgeBase, na caixa de pesquisa, coloque o termo “Consignação”. Vão ser mostrados vários artigos, entre eles, o seguinte artigo:
http://www.primaverabss.com/pkb/Homepage-Detalhes%20artigo.aspx?KBCategoryID=b8c52419-fe96-4bac-9444-f447afba029e&KBItemID=aa96b883-fd7e-4bf8-8823-af4943e30aa7

Documentos relacionados:
http://www.primaverabss.com/pt/UserFiles/Downloads/QuestõesFrequentesDocumentosTransporte_PRIMAVERA.pdf

Artigos relacionados:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/09/16/como-aceder-e-utilizar-o-portal-primavera-knowledgebase/

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