Primavera Express-Configuração de etiquetas para um tamanho especifico

1 02 2011

Artigo relacionado: Primavera Express – Etiquetas de Artigos

 

imageO Primavera Express por defeito traz configurado um mapa onde é possível imprimir o código de barras dos artigos. O problema é que se o utilizador quiser utilizar etiquetas auto-adesivas, terá que configurar um novo mapa com as medidas exatas das etiquetas. Este é por vezes um trabalho de alguma paciência, porque nem sempre fica a sair bem à primeira, e é necessário corrigir os desvios que podem existir e fazer com que as etiquetas do inicio da folha saiam bem, mas as do fundo não.

 

Trabalhar com códigos de barras aumenta a eficácia e a rapidez na movimentação de artigos, permitindo também a redução de erros de processamento por parte do utilizador.

 

 

 

Procedimentos:

Se anda não tiver instalado o Crystal Reports, poderá fazer o download de uma versão de demonstração (30 dias) aqui. Coloque o endereço de email correcto uma vez que ser-lhe-a enviada a chave de activação por essa via.

 

Utilitários > Emissão de etiquetas

image

 

 

Seleccionar o GCPEAR03, e clicar em duplicar.

image

Confirme que deseja duplicar o mapa e de seguida de-lhe um nome inferior a 8 caracteres:

image

 

 

 

De volta à janela de manutenção de mapas, escolha o novo mapa e carregue em propriedades.

image

 

 

 

Altere agora alterar a descrição do mapa, de desejar e de seguida carregue em Editar.

image

 

 

 

Estrutura da folha de etiquetas:

image

As dimensões das etiquetas normalmente são encontradas na própria caixa do papel.

 

 

Depois de abrir o mapa e ignorar todos os avisos, vá agora a Arquivo > Configuração de página.

SNAGHTML6c2af8

 

 

 

Carregue agora com o botão direito do rato na área Detalhes, e de seguida escolha a opção “Especialista de Seção”:

image

Altere agora as dimensões de cada etiqueta e os espaçamentos entre elas.

image

Poderá ir verificando o numero de etiquetas horizontais e verticais que as configurações introduzidas permitem imprimir em cada folha, até atingir os valores correctos.

 

 

Depois de confirmar as opções anteriores, poderá agora verificar que o Crystal já mostra as 5 etiquetas na horizontal (não irá mostrar as etiquetas na vertical!). Apenas conseguiremos alterar a etiqueta mais a esquerda. Todas as restantes baseiam-se nessa.

SNAGHTML70083c

 

 

 

Neste exemplo optei por retirar todos os campos, excepto o campo do artigo (código do artigo), e o campo do código de barras. Repare que existe um retângulo a delimitar a etiqueta (a amarelo, na imagem), e é aí dentro que deverá colocar o que quer que saia na impressão. Para finalizar aumente o tamanho do campo do código de barras, neste caso coloquei 48, mas poderá tentar tamanhos menores.

SNAGHTML731527

Grave para finalizar, aceitando o aviso que não será possível abrir este ficheiro com uma versão inferior à 9, do Crystal Reports.

 

 

 

No Primavera novamente:

image

Escolha o relatório alterado. Tem ainda hipótese de colocar o número de etiquetas a imprimir por cada artigo, e o numero de etiquetas preenchidas, por forma a reutilizar as folhas quando as etiquetas de cada folha não são totalmente preenchidas.

 

 

 

Pré-visualização do resultado final:

image

Se o seu leitor de códigos de barras tiver dificuldade em ler os códigos, poderá tentar configurar a impressora para imprimir com uma qualidade superior, ou ainda aumentar o tamanho do campo do código de barras.

 

 

 

As etiquetas utilizadas para este artigo foram da marca Q-Connect, com a referencia KF00573. Tal como acontece com outros fabricantes, é possível descarregar no site um software que permite, depois de escolher o modelo do papel, fazer etiquetas mais elaboradas, inclusive gerar códigos de barras com várias normas.

image

 

 

Artigo relacionado: Primavera Express – Etiquetas de Artigos


Ações

Information

17 responses

15 02 2011
Rui

Bom dia,

Tenho um pequenino grande problema e gostaria de saber se é possível resolver.
Por erro nosso a data no sistema estava um mês adiantado, e as vendas a dinheiro (VD) sairam com a data errada, para corrijir isso anulamos as anteriores e entregamos novas aos clientes, porém quando na zona de POS do PRIMAVERA tento fazer (ABCX) abertura de caixa, o mesmo nao me deixa devido à data em que quero fazer a abertura de caixa ser anterior à do último fecho.

Como poderei resolver este problema ?

Obrigado,
Cumprimentos.

15 02 2011
XpecialGUEST

Boa tarde

Não faço a mínima ideia se dá para resolver. Contacte o suporte da Primavera.

Carlos

16 02 2011
Rui

Boa tarde Carlos,

a única solução que vejo será ou reinstalar o software e não utilizar nenhum backup; ou então aguentar até a última data do fecho de caixa e só nessa altura reabrir.

Obrigado

16 02 2011
XpecialGUEST

Boa noite

Reinstalar o Express não vai resolver porque a base de dados continua a ser a mesma! Agora, pode é apagar a empresa e criar outra nova, vazia, mas isso implica perder tudo o que fez até agora.

Carlos

17 02 2011
Rui

foi o que pensei, será que resolveria instalar o sql manager express ? aceder à base de dados e mudar a data de abertura de caixa, pois é isso que me está a impedir… em que parte da Base de dados se encontra o ABTCX?

17 02 2011
XpecialGUEST

Boa tarde.

Não faça isso a menos que tenha a certeza que resolve. Não se esqueça que o movimento de abertura de caixa pode gerar outros documentos, como de tesouraria, ou bancos, para alem de que os documentos gravados até agora, devem ter a data da última abertura. Como iria gravar documentos com numeração superior, e ao mesmo tempo com data anterior aos seguintes? Ou sabe exactamente o que está a fazer, ou pode ser critico.

Carlos

27 02 2011
Luis Maia

Caro Amigo, Dei uma vista de olhos e não encontrei resposta para o que pretendo… solicito a sua ajuda se possivel. Tenho o Primavera Express e ainda não encontrei forma de eliminar artigos e clientes. A lista já vai extensa e não dá jeito nenhum ter tanta informação no écran. É possivel eliminá-los? É que quando faço “anular” recebo o erro: 547: The DELETE statement conflicted with the REFERENCE constraint “LinhasDoc_Artigo_FK”. The conflict occurred in database “PRIEXPRESS”, table “dbo.LinhasDoc”, column ‘Artigo’. 3621: The statement has been terminated Obrigado pela atenção.

27 02 2011
XpecialGUEST

Boa noite.

Não pode anular um artigo se o mesmo já foi movimentado, daí o erro que recebe. O que poderá fazer é activar a opção “Artigo anulado”, ao lado da descrição do artigo. Poderá posteriormente criar uma nova lista de artigos, ocultando todos os artigos marcados como anulados.

Carlos

2 03 2011
Sofia Ferreira

Boa tarde, e parabéns pelo site que já me deu uma grande grande ajuda a iniciar-me no primavera.. Depois de tudo configurado, fiz a primeira factura. o problema é q quando mando imprimir ou reimprimir, ele nada faz, mas nem dá erro nem nada! Tinha interesse em imprimir ou imprimir para pdf mas nada.. Sabe do que se trata? Muito obrigada pela ajuda…

2 03 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Em Tabelas > Documentos > Contas Correntes > edite a ficha do documento RE, e no separador Séries depois de seleccionar a série em questão, confirme se o número de vias, em baixo, no separador Impressão, está a 0. Se sim, altere para o numero de vias que quer, e grave. Repita o processo e reimpressão de documentos.

Carlos

5 03 2011
Luis Maia

Boa noite, Não consegui aceder ao forum do primavera express… o link acaba por abrir um site brasileiro que penso ter pouco a ver com o primavera. a questão que gostaria de colocar é simples. Como posso eliminar clientes e artigos? Embora os possa colocar como “anulado” continuam a aparecer na lista e ao abrir um artigo e tentando anular recebo uma mensagem de erro (527) se não me engano. Antecipadamente Grato, Luis Maia

6 03 2011
6 10 2011
Primavera Express-Etiquetas de artigos (Parte II) « ..::invisible flame light::..

[…] Primavera Express-Configuração de etiquetas para um tamanho especifico […]

9 10 2011
Primavera Express-Etiquetas de artigos (Parte III) « ..::invisible flame light::..

[…] Primavera Express-Configuração de etiquetas para um tamanho especifico […]

19 01 2014
12 08 2015
Ana Henriques

bom dia,
não consigo abrir no crystal reports as etiquetas feitas no primavera… o programa ja esta instalado mas não sei abrir o que esta a ser feito no express. será que me pode ajudar?

15 08 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Seguiu os passos do artigo em questão? Qual foi a dificuldade?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: