SQL Server Profiler nas edições Express do SQL Server

5 03 2011

imageO SQL Server Profiler, apenas presente nas edições pagas do SQL Server é uma ferramenta que permite ficar a meio da comunicação entre uma aplicação e o servidor de dados SQL, capturando de forma estruturada e em tempo real todas as instruções de uma sessão de dados.

 

Esta é uma ferramenta importante para os desenvolvedores de software, gestores de base de dados, equipas de suporte e estudantes da área, que permite recolher informações importantes, como as queries utilizadas, logins, quais as bases de dados consultadas, tempos de demora na execução das instruções, etc.

 

 

 

Existem assim algumas aplicações que visam colmatar a falta do Profiler nas edições Express do SQL Server:

O AnjLab SQLProfiler é um projecto freeware de código aberto, compatível com a versão 2005 e 2008 do SQL Server,  que de uma forma muito simples cumpre o seu objectivo, embora com algumas limitações ao nível da manipulação dos registos capturados. Após a instalação apenas tem que ser indicado o servidor de dados onde queremos monitorizar as transações e os eventos.

image

Para simplificar a análise devemos apenas escolher os eventos que interessam, no separador “Events”. Neste caso escolhi apenas eventos “SQLStmtStarting – TextData”. Poderá ainda criar um filtro no terceiro separador, para apenas monitorizar o que realmente interessa. No final carregue em “Run” para iniciar a captura.

image

 

 

Utilizando o AnjLab SQLProfiler para monitorizar o Primavera Express, podemos por exemplo saber em que tabelas o Primavera escreve quando um novo artigo é criado, verificando todas as instruções iniciadas por “INSERT INTO”.

image

image

Poderá colocar em pause, stop e play podendo assim visualizar apenas os eventos que lhe interessam. O ícone da reciclagem permite limpar a grelha de visualização.

 

 

 

 

Uma outra aplicação, esta muito mais completa e por conseguinte, mais  complexa, é o xSQLProfiler, da empesa xSQL Software. A versão gratuita tem o limite de apenas monitorizar 2 instâncias de dados. Algumas das funcionalidades mais interessantes são o facto de permitir criar tarefas agendadas, filtros, fazer exportação das sessões para Excel, e gravar a monitorização numa base de dados. É compatível com as versões 2000, 2005 e 2008 do SQL Server.

Ligação ao servidor de dados a monitorizar, e escolha das bases de dados:

image 

 

 

 

Configuração de uma tarefa para monitorizar apenas todas as operações de inserção de dados (INSERT INTO):

image

Novamente, após a gravação de um novo artigo no Primavera Express:

image


Ações

Information

2 responses

5 03 2011
Igor Pereira

Aplicação muito boa ;) Não conhecia! Costumo desenvolver pequenas aplicações que vão buscar informação a DB do primavera, mas desta forma vai ser possível expandir-me um bocado mais sem cometer nenhum erro ;)

12 04 2012
bujeca

Muito bom, como sempre….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: