Utilizar o Primavera Express para imprimir pedidos de assistência

10 03 2011

imageEmbora o Primavera Express seja uma aplicação direccionada apenas para facturação, é possível, com alguma imaginação e com algumas alterações, fazer com que o Primavera guarde e imprima pedidos de assistência.

 

Esta pequena alteração vem agilizar o processo de gerir reparações, passando uma melhor imagem para o cliente final, e permitindo manter um histórico quer em papel, quer no software de todas intervenções feitas.

 

Além disso, um aspecto muito importante é permitir diminuir possíveis atritos e reclamações do cliente já que passam a existir documentos assinados por ambas as partes, nas 2 fases de reparação, na entrega e na recolha do equipamento.

 

Esta configuração poderá ser útil para pequenas empresas que prestem serviços de reparação e não tenham nenhuma aplicação dedicada para o efeito.

 

  • Registar pedidos de assistência, guardando a informação da data do pedido, data da previsão de resolução, cliente, problema, etc.
  • Imprimir um documento para entregar ao cliente, comprovativo da entrega do equipamento, que servirá para levantar o mesmo, depois da reparação efectuada.
  • Imprimir etiquetas com o número da reparação, cliente e contacto, para colocar nos equipamentos que estão a dar entrada para reparação, assim como nos respectivos acessórios (por exemplo, televisão telecomando), permitindo acabar com falhas de identificação.
  • Imprimir uma folha onde serão anotados todos os dados relativos à reparação, como tempos de intervenção, quilómetros percorridos na deslocação, materiais gastos, assinatura do técnico e do cliente, no fecho do processo, observações, etc.

 


Procedimentos:

Escolher um documento de Venda, em Tabelas > Documentos, do tipo Stock / Trans, que nunca tenha sido utilizado, nem venha a ser no futuro, como por exemplo: Factura Pró-Forma. Para este exemplo alterei o documento FP e alterei a descrição para “Reparação”

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No separador Séries, selecione a série actual > separador Impressão > Configurar

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Carregue em Novo

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Faça o download o mapa aqui. Indique onde o mesmo se encontra e escreva uma descrição que o identifique.

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Confirme para concluir. Receberá uma mensagem a informar que o mapa será copiada para a pasta dos mapas novos. Volte a confirmar duas vezes, e grave para finalizar.

 

O novo mapa deverá ficar configurado por defeito, para este documento.

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No editor de vendas, sempre que quiser registar um pedido de reparação, mude para esse documento, e comece por seleccionar o cliente.

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Correspondência de campos utilizados no editor de vendas/campos impressos no mapa de pedido de assistência:

v/Refer. > Equipamento que vai ser assistido

Data Venc > Data prevista de entrega / resolução

Artigo > Campo utilizado para as linhas do documento, para por exemplo colocar observações, ou outro tipo de informação (crie um artigo, sem descrição, com taxa de IVA a 0%). Mesmo que não queira escrever nada terá que colocar este artigo, para poder gravar o documento.

Contexto > Outras Condições > Observações:

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Aqui deverá introduzir o problema reportado pelo cliente.

 

 

 

Contexto > Outras Condições > Impressão > Matricula:

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Este campo é utilizado para introduzir o número de série do equipamento, que também sairá na folha.

 

 

 

Depois de imprimir, será impresso o documento de assistência:

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Download do PDF aqui.

O documento está dividido em 3 partes separadas pelo tracejado de recorte.

 

A primeira parte:

  • Identificação da empresa (preenchimento automático)
  • Identificação do cliente (preenchimento automático)
  • Identificação do número da reparação e data de criação do documento (preenchimento automático)
  • Equipamento, número de série e previsão de entrega (preenchimento automático)
  • Orçamento: campo para colocar o número do orçamento efectuado e entregue ao cliente (preenchimento manual)
  • Documento de Venda: campo utilizado para colocar o número do documento de venda utilizado para o pagamento da assistência. (preenchimento manual)
  • Problema: campo onde é inserido o problema reportado (preenchimento automático)
  • Linhas: utilização para fins diversos. (preenchimento automático)
  • Observações: campo para o técnico colocar observações (preenchimento manual)
  • Orçamento: campo para colocar o valor do orçamento (preenchimento manual)
  • Assinatura do cliente: espaço para o cliente assinar em como aceita o orçamento(preenchimento manual)
  • Deslocação (KM): quilómetros gastos (preenchimento manual)
  • Duração: duração da assistência (preenchimento manual)
  • Garantia: informação sobre a reparação em garantia ou não do equipamento (preenchimento manual)
  • Técnico / Data: assinatura do técnico e respectiva data de fecho da reparação (preenchimento manual)
  • Cliente / Data: assinatura do técnico e respectiva data de fecho da reparação

 

 

A segunda parte:

Na segunda parte do documento são impressas 4 etiquetas que podem ser recortadas para colocar no equipamento a dar entrada para reparação e respectivos acessórios. Contem indicação do número da reparação, do cliente e do seu contacto.

 

 

A terceira parte:

A terceira parte deverá ser recortada logo na abertura da reparação e entregue ao cliente como prova da entrega do equipamento. Poderá ser exigida ao cliente para a recolha do equipamento, no final da reparação.

 

 

 

 

 

O aspecto do documento poderá obviamente ser alterado, com o Crystal Reports. Este artigo pode ajudar:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/13/como-adicionar-campos-da-base-de-dados-aos-relatrios-do-primavera-express/


Ações

Information

17 responses

15 03 2011
Luis Caldas

Boas tarde Carlos. Sem duvida que este post veio colmatar uma coisa que me dá imenso jeito. Contudo aproveito para perguntar se tem alguma ideia luminosa para uma coisa que eu acho que daria imenso jeito para muita gente com o express….ou seja uma analise da margem de lucro que temos.
Eu sei que o expresse nao tem fornecedores mas lembrei-me que talvez fosse possivel com o excel ou assim importar dados das entradas de stock ou assim.
Obrigado e mais uma vez parabens pelo excelente trabalho.

15 03 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Não digo que não dê para fazer algo que ajude nesse sentido, mas penso que não será propriamente fácil uma vez que os preços de custo vão sendo alterados, e os preços de venda também. Se algum utilizador fizer algo, que queira partilhar, seria bom para os restantes.

Carlos

15 03 2011
Luis Caldas

Eu penso que acedendo aos campos da bd será possivel…visto outros softwares tambem fazerem essa analise…mas sinceramente nao sei como o fazer…mas era uma coisa mesmo bastante util para ja agora sabermos o pouco que ganhamos :)

23 10 2011
ruben

e para a versao da inforlider? alguma sugestao gostei muito do resultado final. os meus parabens

23 10 2011
XpecialGUEST

Penso que os relatórios do Gescom Enterprise Express são feitos em Crystal Reports, portanto é uma questão de tentar e ver no quê que dá!

Carlos

22 10 2012
Paulo Inácio

Estou a tentar criar, mas quando coloco um novo documento e insiro dados os dados não me deixa gravar , pq será

22 10 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Tem que detalhar melhor a questão, porque da forma que o fez não dá para perceber qual é o problema.

30 05 2013
José

Boa noite,
Aluem me pode informar se este procedimento dá para o Primavera Express 7.50.

Obrigado.

12 06 2013
XpecialGUEST

Sim, não deverá ser muito diferente.

16 10 2013
Miguel Resende

Boa noite

Desde já obrigado pela tutorial e a ajuda

Eu só tenho uma questão é que o primavera express 7.5 não me deixa faltar a caracteristica do documento, que está em pedido de cotação não deixa alterar para stock ah alguma solução para isso?

Desde já obrigado

21 10 2013
XpecialGUEST

Boa tarde.
Não consegui entender qual é a questão. Tem que ser mais claro e objectivo.
Cumprimentos

5 06 2015
HC

Bom dia, instalei o primavera express pela primeira vez e quando tento pré-visualizar o documento aparece o erro :
Erro na impressão.

Erro no método: SetFormula, mapa: C:\PROGRAM FILES (X86)\PRIMAVERA\SGX750\MAPAS\EX\NOVOS\REP2.rpt.
A fórmula ‘Empresa’ não existe.

O que posso fazer para resolver?
Obrigado!

6 06 2015
XpecialGUEST

Boa noite,
Sugiro que contacte o suporte da Primavera.

6 06 2015
HC

Pois, isso já tentei fazer, mas disseram-me que era um serviço pago, não era bem esse tipo de resposta que procurava…
Já tentei verificar se era de não ter definido a série para o documento ou se não tinha o nº de vias correcto, porém sem sucesso…
Não sei o que fazer…

7 06 2015
XpecialGUEST

Poderá tentar fazer várias coisas:
– Reparar a instalação do Primavera. Em Painel de Controlo > Programas e Funcionalidades > localize e execute o Primavera Express na lista de aplicações > Reparar: (P87) http://www.primaverabss.com/pkb/UserFiles/Downloads/AST/Manuais/Manuais/STARTER_EASY_FAQ.pdf
– Verificar se o antivírus tem ficheiros em quarentena (especialmente se for o AVAST): https://invisibleflamelight.wordpress.com/2013/09/12/antivirus-avast-relacao-conflituosa-com-o-primavera/
– Registar ficheiros DLL e OCX relacionados com o Primavera: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/02/23/windows-como-registar-um-ficheiro-dll/. Poderá encontrar esses ficheiros, normalmente em:
C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA\SGX750\Apl e nas pastas dentro de C:\Program Files (x86)\Common Files\PRIMAVERA

21 09 2016
Wilson

Muito obrigado Carlos pela ajuda e suporte que nos tem dado…gostaria saber se pode me ajudar a recriar este mapa que adaptaste para o serviço técnico de reparação mas na versão primavera v8.00 que eu utilizo. por favor gostaria que me ajudasse a criar os mesmos campos e deixar um espaço para colocar o logotipo da empresa. e se puder me envie por email. se nao tiver esta versao e exister um meio posso lhe enviar o mapa original da versão v8.00. Obrigado

25 09 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
Este artigo serve para isso mesmo, para dar autonomia ao utilizador para, recorrendo ao Crystal Reports, efetuar todas as alterações necessárias. Este artigo foi escrito tendo por base o Primavera Express (versão 6.x ou 7.x), no entanto também se poderá aplicar à versão 8.x.

Contudo, algumas linhas do ERP Primavera, como a linha Professional por exemplo, possuem um módulo especifico de Serviços Técnicos:
http://pt.primaverabss.com/fotos/editor2/Prospetos%20e%20Folhetos/servicos_tecnicos_primavera.pdf

Artigos relacionados:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/02/27/primavera-express-colocar-logtipo-nos-documentos-de-venda/
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/09/04/primavera-express-como-colocar-uma-marca-dgua-nos-documentos/

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