Primavera Express-Factura/Recibo no mesmo documento

16 03 2011

 

image

Em algumas áreas de negócio, é utilizado o conceito de Factura/Recibo no mesmo documento, sendo emitidos ambos ao mesmo tempo, aquando da impressão da Factura. Imaginemos por exemplo uma empresa de distribuição alimentar, que todos os dias sai com as encomendas para entrega, no entanto, não é sabido à partida quais os clientes que vão pagar no momento da entrega.

 

Existem duas situações possíveis aqui. Ou é emitida logo uma venda-a dinheiro, porem torna-se um risco, no caso de o cliente não pagar, porque a entregar o documento ao cliente,este poderia agir de má fé dizendo mais tarde que teria pago! A segunda situação é emitir uma Factura normal, e, no caso de o cliente querer pagar, e ao mesmo tempo exigir um documento comprovativo do pagamento, o Recibo, não haver forma de o emitir e como tal o cliente negar o pagamento. O conceito Factura/Recibo vem agilizar este processo!

 

 

No PE,  a utilização deste método,  é activada mudando apenas o tipo de relatório associado ao documento de venda, Factura por exemplo.

O cliente paga, é entregue a folha completa, o cliente não paga, recorta-se o recibo e o mesmo apenas será entregue mais tarde, após o pagamento.

image

 

A utilização deste sistema, faz com o que o recibo tenha sempre o mesmo número e data da factura.

 

A questão que se levanta aqui é que, embora seja emitido um recibo, juntamente com a factura, a mesma não é logo diretamente liquidada na conta corrente, porque o PE não “adivinha” se o cliente efectuou o pagamento da factura.

 

Se posteriormente, não houver o cuidado de ir liquidando as facturas pagas, só é possível saber que valores estão pendentes para pagamento, e de que clientes, somando manualmente o valor de todos os recibos ainda, não entregues. Para além disso, seria errado emitir um extracto de conta para o cliente, já que o mesmo demonstraria que não houvera nenhum pagamento.

 

Talvez seja boa ideia, na utilização deste sistema, criar quer para as Facturas, quer para os Recibos séries diferentes das normais, para melhor distingui os movimentos. Imaginemos, no exemplo de uma empresa de distribuição, que para além do transporte das encomendas para os clientes, têm ainda um ponto de venda para venda directa:

 

Vendas efectuadas no ponto de venda:

  • Factura normal (série 2008)
  • Recibo normal (série 2008)

 

Vendas efectuadas na distribuição de encomendas:

  • Factura/Recibo (série 2008D)
  • Recibo (série 2008D) Este recibo seria unicamente para para controlar a conta corrente do cliente, de forma automática, uma vez que não seria entregue ao cliente, nem à contabilidade.

Ações

Information

9 responses

22 02 2013
Margarida

Olá, podes-me indicar como se faz o estorno de uma fatura/recibo? Emiti com o valor errado. Obrigada

17 04 2013
MPacheco

Olá, obrigado por todo este empenho e trabalho em ajudar por aqui o “people”. Deparo-me com o mesmo problema acima citado. Pretendia anular uma Factura-Recibo. Como proceder? Desde já o meu muito obrigado.

1 05 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Não consegue anular nem alterar um documento já gravado. Terá que emitir um documento de natureza contrária. Se tiver o Primavera 7.5 actualizado, terá acesso ao documento NCD – Nota Crédito a Dinheiro.
Cumprimentos

3 09 2013
Susana Castro

Será que alguém me pode ajudar como poderei resolver o problema de quando coloco o valor no preço unitário sem IVA, o valor que aparece nas mercadorias/serviços deveria ser o mesmo valor e o que aparece é um valor retirado o IVA novamente. O que altera o valor da fatura/recibo por completo.

3 09 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Deverá estar a utilizar uma série de documentos em que a opção IVA incluído está activada, o que faz com que o valor ao artigo seja o valor já com IVA. Se quiser alterar esse comportamento, poderá criar uma nova serie, sem IVA incluído.
Cumprimentos

22 05 2014
Ricardo cunha

Boa Noite.

Alguem sabe como criar um Nota de Credito para um determinado Cliente e depois associar essa Nota de Crédito a Fatura/Recibo já criada?

Cumprimentos,

22 05 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
No Primavera Express não existe forma de “associar” documentos de forma automática. O normal é colocar, no documento final, a informação referente ao documento de origem. Pode faze-lo colocando manualmente uma observação numa linha de artigo.
Cumprimentos

31 05 2014
Aida Pereira

Olá! Criei um novo artigo(com iva) e como estou isenta de iva deveria ter criado sem iva. O que é certo é que registei para a cliente esse artigo com iva incluido… como posso anular esse registo? Tenho o primavera POS v7.5.

Fico a aguardar uma resposta que me ajude…
Cumprimentos
Aida

4 06 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Não conseguirá anular esse documento. Sugiro que contacte o seu TOC para avaliar qual a melhor solução.
Cumprimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: