GO-Global–Gratuito para utilização pessoal (um utilizador)

25 03 2011

imageAnteriormente já referido neste blog (ver artigo), o GO-Global tem desde à algum tempo uma versão gratuita, para uso pessoal, com o limite de um utilizador. Esta é uma excelente novidade que permite melhorar a produtividade, a custo 0, e sem nenhuma complexidade.

 

 

Se não leu o artigo inicial, e ainda não sabe o que é, o GO-Global, ele permite que possa aceder remotamente, pela rede interna (LAN), ou Internet (WAN) a uma aplicação instalada num computador, através de uma sessão independente, sem interferir com a sessão do utilizador onde a aplicação está instalada, utilizando a arquitectura cliente-servidor. É uma alternativa válida ao Citrix, e aos Serviços de Terminal da Microsoft, sistemas muito utilizados em ambientes empresariais, porém com custos de licenciamento, implementação e suporte muito elevados.

 

 

Imagine o seguinte cenário:

  • Na sede da empresa existe um computador com Windows XP, para utilização de uma aplicação de facturação. Existe sempre um utilizador a trabalhar constantemente na aplicação. O computador está ligado à Internet.
  • A empresa tem 1 filial, onde o computador também esta ligado à Internet.

 

Existe a necessidade de, na filial, aceder aos dados da aplicação de facturação, na sede da empresa, no entanto :

  • Ao utilizar sistemas como o LogMeIn, TeamViewer, Ligação de Ambiente de Trabalho Remoto, do Windows, o utilizador da sede, terá que parar o seu trabalho, enquanto a filial estiver a aceder remotamente.
  • Instalar a aplicação, nas filial, implicaria a existência de uma rede privada virtual (VPN), uma ligação rápida e estável, para além de crescer a complexidade porque haverá 2 instalações a manter, atualizar, resolver problemas, etc.
  • O Sistema Operativo do computador da sede não permite instalar os Terminal Services, apenas disponíveis no Windows Server, que tem custos de licenciamento e manutenção bastante elevados, já para não falar do hardware necessário e na complexidade acrescida.

 

 

Desta forma o GO-Global é uma solução muito viável, em alguns cenários específicos, destacando-se a sua simplicidade, o facto de partilhar apenas aplicações e não o ambiente de trabalho completo, e também por permitir aceder às aplicações através de Windows, Linux, Mac OS, e brevemente, iPad.

 

 

image

 

 

Exemplo-como fazer?

No computador onde a aplicação que queremos partilhar, está instalada (neste artigo foi utilizado o Windows XP):

Fazer o download aqui do módulo servidor, e instalar no computador onde se encontra a aplicação a partilhar, começando por escolher o Sistema Operativo e posteriormente a respectiva plataforma 32 ou 64 bits.

Instalar, seguindo o assistente, e permitindo a instalação de driver’s não assinados. Reiniciar o computador no final.

Deverá ainda criar, ou alterar um dos utilizadores existentes para que o mesmo tenha password.

É no Cluster Manager onde são feitas todas as configurações. No separador Applications, adicione uma aplicação a partilhar, indicando o caminho do executável. Poderá ainda alterar o nome, e outras definições.

image

Neste caso, adicionei o Primavera Express, O atalho normalmente encontra-se em: C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Apl\GCP640LX.exe.

 

A partir desde momento, temos a primeira aplicação partilhada. Simples! Ao mesmo tempo, a aplicação poderá ser utilizada em simultâneo , em 2 sítios diferentes, separados geograficamente, ou na rede, sem qualquer tipo de problema, e sem instalar a aplicação no 2º computador. Existe uma única instalação, base de dados, e pasta de instalação. Está tudo centralizado.

 

Se durante o período de testes enfrentar algum problema, deverá contactar o fabricante das aplicações que deseja partilhar, uma vez que existe sempre a possibilidade de a mesma não estar preparada para correr neste tipo de ambiente. Além disso poderá acontecer que este tipo de acesso possa violar as condições da licença da aplicação.

Neste exemplo, o GO-Global permite “contornar” o facto de o Primavera Express poder apenas ser executado num posto, isto sem fazer nenhum tipo de alteração ou instalação, ainda que no ponto 1 da respectiva licença de utilização, exista uma referencia à instalação e utilização numa rede:

1. PRIMAVERA EXPRESS É UM SOFTWARE DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA, QUE EXECUTA AS FUNCIONALIDADES BÁSICAS DE UMA GESTÃO DE VENDAS/POS, STOCKS E CONTAS CORRENTES DE CLIENTES. FUNCIONA EXCLUSIVAMENTE EM AMBIENTE MONOPOSTO OU MONO UTILIZADOR, NÃO PODENDO COMO TAL SER INSTALADO E UTILIZADO NUM SISTEMA MULTI-UTILIZADOR (REDE DE COMPUTADORES).

Em caso de dúvida contacte a Primavera para esclarecimentos.

 

 

 

Do outro lado, no computador de onde vai ser feito o acesso remoto (neste artigo, foi utilizado o Windows 7):

Instalar o GO-Global, módulo cliente cliente. Para o efeito, aceda através do seu navegador, ao endereço:

C:\Programas\GraphOn\GO-Global Personal Edition\Web\allclients.html

Poderá ainda descarregar a instalação aqui.

 

image

Agora, dependendo do seu SO, escolha o link correcto e siga as intruções.

 

 

 

Depois de executar o software, é necessário indicar o nome, IP ou domino, do computador onde queremos aceder. Se aceder via Internet, e se não tem IP fixo contratualizado com o seu operador de telecomunicações, poderá converter o seu IP dinâmico num domínio estático, do tipo NOMEDAEMPRESA.GOTDNS.COM utilizando o serviço DynDNS.

SNAGHTMLe953ee

Se a ligação não obtiver sucesso, deverá confirmar se existe alguma firewall a bloquear a porta 491. Se existir um router terá também de garantir que o trafego com destino para a porta 491 (TCP e UDP) está a ser redirecionado para o computador onde o GO-Global está instalado no servidor.

 

 

 

Coloque o utilizador e password, do Windows.

SNAGHTMLea8bfe

 

 

 

 

Nesta janela pode agora executar as aplicações que previamente partilhou.

SNAGHTMLeac71a

 

 

 

 

Uma vez que, para todos os efeitos, a aplicação está a ser executada no servidor, a impressão para as impressoras locais, poderá não funcionar directamente, no entanto existirá uma impressora virtual, PDF, que permite contornar esse possível problema.

image

É ainda possível “levar” para a sessão as unidades locais, de modo a que consiga guardar informação nas drives de armazenamento do seu computador.

 

 

 

Resumindo, o GO-Global é extremamente útil e eficaz, sendo no entanto pouco conhecido em relação aos Serviços de Terminal da Microsoft e Citrix. Para além do exemplo acima descrito, poderá ser utilizado em outros cenários, como por exemplo, dar acesso a uma aplicação, a um cliente, um fornecedor, um colaborador, etc. As possibilidades são imensas.

 

 

Para finalizar, resta dizer que esta aplicação está muito bem documentada, através do ficheiro de ajuda, PDF’s e ficheiros HTML, disponíveis na pasta de instalação.


Ações

Information

5 responses

19 09 2011
Rui Araújo

Pelo que entendi quando visitei a página da solução go-global, esta agora é paga certo?

Conhece alguma alternativa?

Cumprimentos,
Rui

21 09 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

De facto também não encontro informação sobre a versão gratuita. Não conheço nenhuma alternativa. Se de facto estiver interessado envie um mail à Graphon a questionar sobre este assunto.

Carlos

30 09 2011
XpecialGUEST

Recebi uma confirmação da Graphon a informar que o GO-Global Personal Edition deixou de estar disponível.

Carlos

15 09 2013
Kuatro2005

Boa noite, existe algum software semelhante mas free nem que seja realmente para um utilizador.

Desde já agradeço a atenção dispensada.

16 09 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,
Que eu conheça, não. Mesmo a edição free do GO-Global, deixou de existir à muito tempo.
Cumprimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: