POS–Comparativo Impressoras Térmicas / Impressoras de Impacto

10 07 2011

 

imageDe entre os vários tipos de tecnologias disponíveis em impressoras, há dois que vêm disputando o mercado no segmento de Ponto de Venda (POS-Point of Sale) para o retalho. A tecnologia de impressão por impacto e a tecnologia de impressão por transferência térmica. Esta última tem vindo a ganhar mercado devido a vários factores, sendo que a rapidez e qualidade na impressão  são os mais importantes. A satisfação dos clientes é maior se estes forem atendidos de forma mais rápida, e através de uma melhor qualidade na impressão nos documentos, é passada uma imagem mais sofisticada para o cliente.

Através desde pequeno comparativo poderá entender quais as vantagens de optar por uma impressora térmica em detrimento de uma impressora de impacto.

 

 

 

Comparativo Impressora Térmica – Impacto

Térmica

Impacto/Matricial

image image
Rapidez na impressão Significativamente mais rápida. Mais lenta.
Qualidade de Impressão Maior qualidade. Menor qualidade.
Ruído na impressão Baixo ruído. Ruído acentuado.
Dimensão Normalmente mais compacta. Normalmente maior devido ao facto de ter mais componentes e  partes móveis.
Consumíveis Apenas o papel (que poderá ser mais caro quando comparado com o papel para impressoras matriciais). Papel e fita de impressão (embora o papel seja mais barato há que somar o facto de ser necessário trocar a fita de impressão em intervalos regulares).
Durabilidade dos dados da impressão Normalmente menor porque o  papel poderá perder, com o passar do tempo, os dados da impressão. Maior porque o papel não é sensível ao calor.
Cores na impressão Normalmente preto (tons de cinzento). Alguns modelos, têm a capacidade de imprimir em duas cores utilizando papel térmico especial. Algumas impressoras têm a capacidade de imprimir em 2 cores, com uma fita adequada.
Durabilidade  estimada (segundo o fabricante) MTBF (Mean Time Between Failure / Tempo Médio Entre Falhas) maior, o que significa que à partida dura mais, também porque têm menos partes móveis. As impressoras de impacto são mais propícias a problemas e falhas por terem mais partes móveis, tendo por isso MTFB mais menores.
Capacidade de imprimir Logótipos e códigos de barras Muitas impressoras térmicas têm a capacidade de imprimir logótipos e códigos de barras. Ainda que algumas impressoras de impacto tenham a capacidade de imprimir logótipos a qualidade é muito fraca. Normalmente não têm capacidade para imprimir códigos de barras.

 

O custo de funcionamento vai mais para além do custo de aquisição da impressora e consumíveis. Aspectos como custos relativos a tempos de paragem e manutenção têm de ser levados em conta.

 

Outro aspecto a não esquecer é a facilidade com que se encontram os consumíveis para a impressora, como papel, fitas, e acessórios, como carregadores, suportes de parede, etc. Optar por marcas mais conhecidas e usuais traz vantagem neste ponto.

 

image

 

Existem ainda outros pontos a considerar, na escolha de uma impressora para o ponto-de-venda, como o tipo de interface (COM-série, LTP-paralelo, USB, rede-Ethernet, etc., a compatibilidade com o Sistema Operativo e restante software, porta de ligação à gaveta, corte de papel automático (parcial / total), capacidade de múlti-cópia (impressão de duplicado para além do original), dimensões do papel que a impressora aceita, etc..

 

 

Alguns fabricantes de impressoras para pontos de venda:

http://www.citizen-systems.com/index.aspx

http://www.epson.pt/Impressoras-e-Multifuncoes/Retalho

http://www.bixolon.com/_eng/bixolon_main.asp

http://www.star-emea.com/retail/

 

 

Links de interesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Papel_t%C3%A9rmico

www.MyPosPrinter.com

http://blog.myposprinter.com/?p=41

http://www-05.ibm.com/de/retail/pdf/white_paper_print_en.pdf


Ações

Information

6 responses

1 08 2011
JReis

Estou com dificuldades em usar a impressora Star SP200 no Primavera Express, se me pudessem ajudar agradecia muito.

Obrigado

4 08 2011
Como instalar uma impressora de talões no Windows e configurá-la no Primavera Express POS « ..::invisible flame light::..

[…] POS-Comparativo Impressoras Térmicas / Impressoras de Impacto […]

27 08 2011
Fábio Gomes (@skyndre)

Olá! Quais são os modelos que está a comparar na tabela?

29 08 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Não comparo nenhum modelo em especifico. As imagens são apenas ilustrativas.

Carlos

11 01 2012
Antonio Carlos Piego

A impressão em bobina térmica apresenta um problema gravíssimo. A impressão desaparece rapidamente, e se deixa-la exposta, em aproximadamente 1 mes ela desaparece. No Brasil isso tem acarretado problemas em função da garantia de produtos, pois ela desaparece, enquanto a tinta da matricial permanece . O custo da bobina é muito alto em relação à bobina de papel comum, e o valor da fita de impressão é irrelevante e tem alta durabilidade.

13 01 2012
XpecialGUEST

Obrigado pelo esclarecimento…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: