Primavera Express POS-Códigos de barras com pesos e valores

18 07 2011

Em algumas áreas de negócio, como o retalho, existem produtos de peso variável, que são tratados tendo em conta o seu peso e o respectivo preço por quilo. Como forma de automatizar o processo logístico e de venda, foram criadas regras de forma a que fosse  possível incorporar no código de barras do artigo informação como o seu código, peso e valor. Esta informação pode ser  posteriormente interpretada por aplicações de facturação que estejam preparadas para este sistema.

 

 

Imaginemos que numa prateleira de um supermercado existem 10 embalagens de carne picada, com pesos diferentes. Embora seja o mesmo artigo, cada embalagem terá um código de barras diferente, constituído por uma parte fixa, o prefixo e código do artigo e um outra parte variável, peso do artigo ou o valor (preço da embalagem).

 

Packaged ground beef

A estrutura dos códigos de barras (seguindo as normas da GS1 Portugal-CODIPOR), é a seguinte:

Produtos que vêm codificados directamente do produtor:

27CCCCCVVVVV

29CCCCCPPPPP

 

Produtos que são codificados pelo retalhista, por exemplo através das etiquetas de códigos de barras impressas por uma balança:

26CCCCCPPPPP

28CCCCCVVVVV

 

Estrutura:

26, 27, 28, 29 – Prefixo

CCCCC – Código do Produto

VVVVV – Valor do produto, com duas casas decimais (ex: 123,55 Euros)

PPPPP – Peso do produto, com duas casas decimais (ex: 012,34 Kilos)

 

 

 

Como configurar o Primavera Express, para tratar códigos de barras com pesos e valores?

 

Administrador > selecionar base de dados > Parâmetros da Empresa, separador Vendas > Editor > activar a opção Trata códigos de barras com pesos e valores

image

 

Agora basta criar os artigos, no Primavera Express com os códigos correspondentes às etiquetas dos produtos que vêm directamente do produtor. No caso de o retalhista ter uma balança que imprime os códigos de barras (por exemplo, num supermercado, quando a fruta é pesada), o código do artigo, no Primavera, terá também que ser igual, ao código do artigo, na balança.

 

 

Exemplo 1 (etiqueta com peso):

A empresa recebe do fornecedor uma embalagem de Bacalhau desfiado, já codificada pelo produtor, com uma etiqueta com o seguinte código de barras:

297765400400

Daqui podemos concluir que, temos de criar no Primavera um artigo, com o código 77654, e indicar o preço por quilo, uma vez que a etiqueta traz apenas o peso da embalagem.

image

Ao passar a etiqueta no POS, podemos observar que, o código de barras foi correctamente interpretado pela aplicação. O código 29 desapareceu, o código do artigo ficou na respectiva coluna, e o peso, foi para a coluna da quantidade.

image

 

 

 

 

Exemplo 2 (etiqueta com valor):

A empresa recebe do fornecedor uma embalagem de Bife Do Lombo, já codificada pelo produtor, com uma etiqueta com o seguinte código de barras:

274876301255

Daqui podemos concluir que, temos de criar no Primavera um artigo, com o código 48763, sem especificar o preço por quilo, uma vez que a etiqueta feita pelo produtor traz essa informação, para além do preço da embalagem.

image

Ao passar a etiqueta no POS, podemos observar, o código de barras foi correctamente interpretado pela aplicação. O código 27 desapareceu, o código do artigo ficou na respectiva coluna, e o preço (valor), foi para a coluna do preço unitário.

image

 

 

 

 

Nota:

Se quiser alterar o comportamento da aplicação, em relação ao numero de casas decimais na quantidade, para 3, poderá faze-lo no Administrador > selecionar base de dados > Parâmetros da Empresa, separador Stocks > Artigo > Casas decimais nas quantidades.

image

Com esta alteração, ao passar um código de barras, com peso, por exemplo 297765400555 (peso = 00,555 KG), em vez de o mesmo ser arredondado para 00,56 (com duas casas decimais), o peso aparece igual ao da etiqueta:

image

 

 

Links de interesse:

http://www.gs1pt.org/pv.aspx


Ações

Information

10 responses

18 07 2011
JC

Boa tarde.
Este sistema dos códigos de barras funciona realmente no Primavera Express (não Ponto-de-Venda) se o código do artigo for usado como o código de barras, tal como você está a fazer.

No entanto, se quiser que o artigo tenha um código diferente do código de barras terá então que usar quer o campo “Cód. de Barras” quer o campo “Código de Barras” no tabulador “Cod.Barras”.
Neste caso, o tratamento do código de barras como peso/valor só será possível no Ponto-de-Venda.
No Primavera normal isto não acontece porque aparece uma opção na janela das vendas que permite alterar o comportamento.
Eu ainda não tive tempo de verificar se esta informação é guardada na base de dados; se for, será então possível activar esta funcionalidade.

Agora, quanto ao artigo:

Secção: Estrutura do código de barras
PPPPP (peso do artigo ) : indica o peso com 3 casas decimais.

Eu reparei que a quantidade tem apenas duas casas decimais; no entanto se for ao
Administrador > selecionar base de dados > Parâmetros da Empresa, separador Stock > Artigo e alterar “Casas decimais nas quantidades” para 3, já verá correctamente a quantidade.

Aliás o Primavera tem o comportamento estranho de não mostrar todas as casas decimais mas utilizá-las nos cálculos.
Eu tinha o meu Primavera Express configurado para 0 nas “Casas decimais nas quantidades” porque estou a fazer uma pequena aplicação para um cliente e ao testar os códigos que você criou no seu artigo, a quantidade aparecia a zero mas o total da linha não!
Por isso, provavelmente será uma boa ideia indicar no artigo que as pessoas devem alterar “Casas decimais nas quantidades” para 3 se pretenderem trabalhar com pesos, só para evitar surpresas.

Secção: Exemplo 2 (etiqueta com valor)
O utilizador pode indicar o preço na ficha do artigo porque ao lançar o artigo usando o código de barras com valor o preço será alterado.

Bom trabalho.
Jorge C.

18 07 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Mas repare que para o Primavera Express POS, o que é introduzido para chegar ao artigo é o seu código, ou códigos(s) de barras associados. No caso dos exemplos no post, é o código do artigo. Julgo não fazer sentido criar códigos de barras porque os artigos já vêm codificados do produtor, nós não vamos imprimir códigos de barras, nem ler os artigos com um código fixo.

Quanto às casas decimais, que por defeito são duas, leva a que as etiquetas sejam também interpretadas com 2 casas decimais para o peso. Não simulei ainda com 3 casas, mas assim que tiver tempo irei faze-lo.

Em relação ao que diz, indicar o preço no artigo, também não vejo qual a importância, uma vez que o que prevalecerá sempre é o preço que vem na etiqueta. Colocar lá um preço talvez possa gerar alguma confusão.

Carlos

9 10 2011
Primavera Express-Etiquetas de artigos (Parte III) « ..::invisible flame light::..

[…] Primavera Express POS-Códigos de barras com pesos e valores […]

14 11 2012
Ana Oliveira

Boa tarde,
pretendia colocar os preços manualmente no POS, para poupar tempo na introdução de todos os artigos (como por exemplo a carne e peixe higienizados) e para tal criei um artigo “CARNE” ao qual introduzo manualmente o preço. Acontece que ao introduzir manualmente, acresce no Total o iva, ou seja, o iva é calculado duas vezes: uma por mim e outra pelo programa! Gostava de saber se é possível colocar o preço manualmente sem que o programa volte a contabilizar o iva. Como supero este problema?
Obrigada
Ana Paula

17 11 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

A série do documento que está a utilizar deve estar configurada com IVA incluído, o que faz com que o preço dos artigos seja considerado “já com IVA”, sendo este calculado tendo em conta esse pressuposto. Se ainda gravou nenhum documento nessa série, poderá editar a configuração do mesmo, e alterar esse comportamento, desactivando a opção “Iva Incluído”. Veja a seguinte imagem para saber onde se encontra essa configuração: https://invisibleflamelight.files.wordpress.com/2012/01/image22.png .

Cumprimentos

19 01 2014
12 08 2016
HS

Bom dia,
Tenho o seguinte problema com a descrição de artigo.
Tenho artigos criados com códigos enviados pelo fornecedor, agora fornecedor mudou a descrição (em vez de chamar lisboa – chama porto) embora o código seja o mesmo e o artigo também.
Por facilidade quando confirmo aos clientes insiro o mesmo código e já está, mas agora em vez de aparecer porto aparece lisboa e não consigo alterar.

Qual a solução mantendo o mesmo código?
Obrigado

12 08 2016
XpecialGUEST

Boa noite,
Qual a versão do Primavera que tem?
Em determinadas versões, e tendo em conta o Despacho n.º 8632/2014, após um artigo ser utilizado num documento certificado, deixa de ser possível alterar a sua descrição principal.
Assim, poderia estudar uma alternativa para “contornar” a imposição do Despacho, que poderia passar por utilizar, se disponível na ficha do artigo (separador Idiomas), um campo que permite inserir uma descrição alternativa do artigo. Neste caso, se o objetivo fosse que os documentos de venda, certificados, tivessem a descrição alternativa do artigo, seria necessário editar o(s) report(s) para utilizar(em) o campo da descrição alternativa, no entanto a validação de mapas de impressão (Despacho 8632/2014) certamente irá invalidar o mapa, uma vez que o campo {LinhasDoc.Descricao} seria removido, para passar a ser utilizado um outro campo com a descrição alternativa.

13 08 2016
HS

Boa noite, possuo o starter easy.
Será que é possivel, esta questão acaba por ser muito importante pois tenho codigos que queria “melhorar a descrição”, – texto mais completo, e também estou c essa dificuldade.
Obrigado

15 08 2016
XpecialGUEST

Qual versão? 7.x ou 9.x?
Se for a 9.x não deve conseguir alterar a descrição do artigo. Se for a 7.x deve conseguir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: