Como instalar uma impressora de talões no Windows e configurá-la no Primavera Express POS

4 08 2011

imageAdicionar uma impressora de talões, na maior parte dos casos é um processo muito simples, principalmente se a impressora tiver uma porta paralela (LPT), ou série (COM), e se o utilizador não necessitar de funcionalidades e configurações avançadas.

 

Se a impressora tiver uma porta USB, Wireless, ou Ethernet,  ou o utilizador necessitar de impressão em modo gráfico, ou outro tipo de funcionalidades, o  processo pode ser mais complicado e moroso, pois pode implicar a instalação de  aplicações e controladores especiais.

 

Neste artigo vou explicar como instalar uma impressora no Windows, com porta LPT, e configurar o Primavera Express para a utilizar, na impressão nos documentos feitos no POS.

 

 

Nota: Este artigo foi elaborado no Windows XP. Noutras versões do Windows o processo poderá ser ligeiramente diferente.

 

Para instalar a impressora terá de aceder à pasta das impressoras e faxes, no menu Iniciar, e carregar em Adicionar impressora:

image

 

 

Escolher a primeira opção, sem activar a detecção automática da impressora.

image

 

 

 

 

Escolher o tipo de porta da impressora. Dependendo do numero da porta onde liga o cabo, no computador, poderá não “acertar” à primeira com a porta correcta. Caso a impressão falhe, no fim do assistente, poderá alterar a porta da mesma, acedendo às propriedades da impressora, e posteriormente alterando no separador Porta.

image

 

 

 

 

Escolher o fabricante “Genérico” e a impressora “Generic / Text Only”

image

 

 

 

 

Dar um nome à impressora, de preferência o mais abreviado possível, sem caracteres especiais como ç ã á, e sem espaços, para prevenir eventuais problemas.

image

 

 

 

 

Concluir o assistente, podendo escolher imprimir uma página de teste para confirmar se a impressora está bem configurada.

image

 

 

 

 

No Primavera Express, resta criar a impressora, em Tabelas > Pontos de Venda > Impressoras.

image

O código da impressora tem que ser igual ao nome da impressora instalada anteriormente, no Windows. Poderá ainda colocar uma descrição no nome da impressora. Os restantes campos poderá preencher com os códigos para as funcionalidades que quiser activar, e que a sua impressora suporte. Estes códigos podem variar de modelo para modelo e de fabricante para fabricante. O melhor sitio para os obter é na documentação da impressora, ou no site do fabricante. Os códigos mais comuns poderá encontrar neste artigo. Grave para finalizar.

 

 

 

 

Para finalizar, em Tabelas > Pontos de Venda > Postos de Venda vamos associar a impressora criada ao Posto de Venda.

image

A partir deste momento, deverá conseguir imprimir no Primavera Express – POS.

 

 

 

 

Artigos relacionados:

Listagem de Códigos de Configuração de Impressoras e Gavetas de POS (Ponto de Venda)

POS-Comparativo Impressoras Térmicas / Impressoras de Impacto

Primavera Express–Imprimir Vales de Desconto nos Documentos de Venda do POS

Primavera Express – Como Configurar um Talão Para Troca de Artigos

Como Imprimir Logótipos nas Impressoras de Talões


Ações

Information

22 responses

5 08 2011
joao bem

Bom dia.
Mais uma vez ….INESCEDÍVEL….!!
Obrigado.

9 01 2012
Paulo

Boas

antes de mais Obrigado pelas suas grandes ajudas… mas tenho uma questão que agradecia se me pudesse ajudar… quando vou fazer o fecho de caixa do dia na POS ele diz que não encontra o ficheiro de impressão e não imprime… pode-me ajudar neste erro.

desde já obrigado

9 01 2012
Paulo

O erro é o seguinte

O mapa não se encontra no percurso esperado
c:\Programas\PrimaveraExpress\SG6\mapas\LX\. bom eu sei que falta um report qualquer a questão é a seguinte temos que criar de raiz ou ele não instalou por erro no momento da instalação… e pedia por favor caso tivesse algum feito se me podia facultar.

desde já muito Obrigado
Paulo

9 01 2012
XpecialGUEST

Verifique se tem o ficheiro FCHCAIXA.PRN na localização C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Mapas\LX (ou na pasta que definiu na instalação da aplicação). Em caso negativo veja este artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/?s=mapas+originais

Carlos

13 02 2012
PSolano

Bom dia,

Estou com problemas com a Impressora TM-T88IV.
Após a Instalação do Primavera Express 6.40 em Windows Vista 64, procedi às configurações várias, entre elas o POS/Impressora, as configurações foram feitas na empresa DEMO, também foi criada uma Serie continua para testes.
Instalei a Impressora “By the Book” como está descrito acima.
No POS faço uma venda e seleciono imprimir e dá-me o seguinte erro.
“O Documento não tem nenhum modelo Associado
O modelo de impressão de talões, não se encontra configurado na tabela documentos de venda.”

Este erro aparece-me quer tenha impressora configurada ou não.
Na tabela de documentos de venda não existe lá nada referente à VD do POS.

Já vi algures alguém a queixar-se com este problema, mas no dia seguinte já não tinha oproblema, não é efetivamente o meu caso que ando devolta deste assunto desde dia 11 de Fevereiro de 2012.

Já agora aproveito se sabe as sequencias para esta impressora.

Obrigado.

13 02 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Veja os seguintes artigos:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/21/listagem-de-cdigos-de-configurao-de-impressoras-e-gavetas-de-pos-ponto-de-venda/

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos/
(depois de seleccionar a série, tem que escolher, em baixo, no separador Pontos de Venda, o relatório de impressão)

Cumprimentos,
Carlos

29 02 2012
Luisa

Boa noite,

Depois de seguir todos os passos acima para instalar um EPSON TM-U220D, não consigo imprimir os talões no posto de venda. Será preciso fazer alguma coisa no posto de venda? É que nem a página de teste imprime e quando vou às propriedades aparece tipo de folha A4 e dá erro quando tento imprimir.

Obrigado

1 03 2012
XpecialGUEST

Se seguiu rigorosamente o artigo, não sei o que poderá estar a falhar! Qual é o erro exacto que aparece?

Carlos

2 04 2012
José Oliveira

boa tarde,
preciso de ajuda

tenho uma tm-t20 epson, segui os passos para instalacão acima descritos. tudo parecia estar bem até mandar imprimir os taloes de venda. a impressora só imprime uma série de “Ç” e “?”.
por exemplo:
ÇÇÇÇÇÇÇÇÇ??????ÇÇÇÇÇ
????????????????????????
???ÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇ

agradecia a sua ajuda
aguardo

4 04 2012
XpecialGUEST

A impressora liga ao computador através de que tipo de porta? USB, Série, Paralela, ou outra?

Pela descrição que faz dá-me ideia que podem ser configurações diferentes de um lado e do outro, por exemplo, nas comunicações série, existem parâmetros como velocidade da porta, bits de paragem, etc…e normalmente coloca-se igual de ambos os lados para a comunicação ter sucesso.

Carlos

5 04 2012
José Oliveira

Olá, Carlos!
obrigado pela resposta.
A impressora está ligada pela porta serie “com1” (9 pinos); já verifiquei as propriedades da COM1 no gestor de dispositivos e parecem estar idênticas às da impressora. Já pensei em procurar os drivers mais actuais da impressora para instalar…ando às volta com isso há uma semana…

6 04 2012
XpecialGUEST

Tente o seguinte:

– experimentar a impressora num outro computador
– testar a impressão pelo Windows
– trocar de cabo

Carlos

13 05 2012
sonia

Olá muito boa tarde.
Tenho uma impressora Epson TM- T88IV, e a gaveta de dinheiro , ja tentei instalar a impressora, ela nao imprime e a gaveta nao abre

14 05 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

– Recebe algum erro?
– A impressora está ligada, com papel?
– A impressora imprime pelo Windows?

Confira todos os itens acima…

27 11 2012
Hélio Castro

Boa tarde coloco os codigos de abertura de gaveta, para a tm-u220pd e continuo sem conseguir abrir a gaveta. Ja coloquei outros codigos epson e o pos bloqueia-me

28 11 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Se já testou todos os códigos que estão neste artigo, o problema não poderá estar na gaveta ou no cabo que liga à impressora?

13 03 2013
Pedro Santos

Boa tarde!
Tenho uma epson tm-u220b num POS e ela veio com a saída lpt com adaptador Ethernet.
O meu portátil não tem entrada lpt nem com, logo penso que só a consigo instalar no portátil através de Ethernet.
Podem-me ajudar neste processo?
(já tentei procurar tutoriais na net mas não tenho a certeza se são para este modelo.)
Muito obrigado!

21 03 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Penso que o mais simples mesmo é comunicar com a impressora via LPT (pode comprar um adaptador USB>LPT). Configurar uma impressora de rede tem uma dificuldade e complexidade acrescidas. Em todo o caso, se conseguir instalar a impressora no Windows, via Ethernet, o Primavera não deverá ter nenhum problema em imprimir para essa impressora.
Cumprimentos

14 01 2015
bruno matias

Boas noites.
Como faço para instalar uma impressora de talões usb. visto que no windows está instalada e no pos pede para configurar a impressora.
obrigado
bruno matias

17 01 2015
XpecialGUEST

Boa noite,
Deve instalar a impressora de acordo com as indicações do fabricante. Na configuração do posto do Primavera POS, a impressora terá que ter o mesmo nome que a impressora tem no Windows. No caso de encontrar dificuldades deverá contactar o suporte da Primavera.
Cumprimentos

5 03 2015
Ilisio Pires

ola boa tarde, estou com o mesmo problema do Jose.
Já tem alguma solução?

“José Oliveira (22:07:51) :
boa tarde,
preciso de ajuda

tenho uma tm-t20 epson, segui os passos para instalacão acima descritos. tudo parecia estar bem até mandar imprimir os taloes de venda. a impressora só imprime uma série de “Ç” e “?”.
por exemplo:
ÇÇÇÇÇÇÇÇÇ??????ÇÇÇÇÇ
????????????????????????
???ÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇ

agradecia a sua ajuda
aguardo”

7 03 2015
XpecialGUEST

Bom dia,
Sugiro validar o seguinte:
– Propriedades da porta COM (bits per second, data bits, parity, stop bits, flow control), no computador e na impressora (em algumas impressoras para obter esta informação deve desligar a impressora, pressionar o botão “Feed” e com o botão pressionado, ligar a impressora até a mesma começar a imprimir um “Self-Test”).
– Trocar o cabo de ligação entre o computador e impressora.

Cumprimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: