Adicionar uma impressora de talões, na maior parte dos casos é um processo muito simples, principalmente se a impressora tiver uma porta paralela (LPT), ou série (COM), e se o utilizador não necessitar de funcionalidades e configurações avançadas.
Se a impressora tiver uma porta USB, Wireless, ou Ethernet, ou o utilizador necessitar de impressão em modo gráfico, ou outro tipo de funcionalidades, o processo pode ser mais complicado e moroso, pois pode implicar a instalação de aplicações e controladores especiais.
Neste artigo vou explicar como instalar uma impressora no Windows, com porta LPT, e configurar o Primavera Express para a utilizar, na impressão nos documentos feitos no POS.
Nota: Este artigo foi elaborado no Windows XP. Noutras versões do Windows o processo poderá ser ligeiramente diferente.
Para instalar a impressora terá de aceder à pasta das impressoras e faxes, no menu Iniciar, e carregar em Adicionar impressora:
Escolher a primeira opção, sem activar a detecção automática da impressora.
Escolher o tipo de porta da impressora. Dependendo do numero da porta onde liga o cabo, no computador, poderá não “acertar” à primeira com a porta correcta. Caso a impressão falhe, no fim do assistente, poderá alterar a porta da mesma, acedendo às propriedades da impressora, e posteriormente alterando no separador Porta.
Escolher o fabricante “Genérico” e a impressora “Generic / Text Only”
Dar um nome à impressora, de preferência o mais abreviado possível, sem caracteres especiais como ç ã á, e sem espaços, para prevenir eventuais problemas.
Concluir o assistente, podendo escolher imprimir uma página de teste para confirmar se a impressora está bem configurada.
No Primavera Express, resta criar a impressora, em Tabelas > Pontos de Venda > Impressoras.
O código da impressora tem que ser igual ao nome da impressora instalada anteriormente, no Windows. Poderá ainda colocar uma descrição no nome da impressora. Os restantes campos poderá preencher com os códigos para as funcionalidades que quiser activar, e que a sua impressora suporte. Estes códigos podem variar de modelo para modelo e de fabricante para fabricante. O melhor sitio para os obter é na documentação da impressora, ou no site do fabricante. Os códigos mais comuns poderá encontrar neste artigo. Grave para finalizar.
Para finalizar, em Tabelas > Pontos de Venda > Postos de Venda vamos associar a impressora criada ao Posto de Venda.
A partir deste momento, deverá conseguir imprimir no Primavera Express – POS.
Artigos relacionados:
Listagem de Códigos de Configuração de Impressoras e Gavetas de POS (Ponto de Venda)
POS-Comparativo Impressoras Térmicas / Impressoras de Impacto
Primavera Express–Imprimir Vales de Desconto nos Documentos de Venda do POS
Primavera Express – Como Configurar um Talão Para Troca de Artigos
Bom dia.
Mais uma vez ….INESCEDÍVEL….!!
Obrigado.
Boas
antes de mais Obrigado pelas suas grandes ajudas… mas tenho uma questão que agradecia se me pudesse ajudar… quando vou fazer o fecho de caixa do dia na POS ele diz que não encontra o ficheiro de impressão e não imprime… pode-me ajudar neste erro.
desde já obrigado
O erro é o seguinte
O mapa não se encontra no percurso esperado
c:\Programas\PrimaveraExpress\SG6\mapas\LX\. bom eu sei que falta um report qualquer a questão é a seguinte temos que criar de raiz ou ele não instalou por erro no momento da instalação… e pedia por favor caso tivesse algum feito se me podia facultar.
desde já muito Obrigado
Paulo
Verifique se tem o ficheiro FCHCAIXA.PRN na localização C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Mapas\LX (ou na pasta que definiu na instalação da aplicação). Em caso negativo veja este artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/?s=mapas+originais
Carlos
Bom dia,
Estou com problemas com a Impressora TM-T88IV.
Após a Instalação do Primavera Express 6.40 em Windows Vista 64, procedi às configurações várias, entre elas o POS/Impressora, as configurações foram feitas na empresa DEMO, também foi criada uma Serie continua para testes.
Instalei a Impressora “By the Book” como está descrito acima.
No POS faço uma venda e seleciono imprimir e dá-me o seguinte erro.
“O Documento não tem nenhum modelo Associado
O modelo de impressão de talões, não se encontra configurado na tabela documentos de venda.”
Este erro aparece-me quer tenha impressora configurada ou não.
Na tabela de documentos de venda não existe lá nada referente à VD do POS.
Já vi algures alguém a queixar-se com este problema, mas no dia seguinte já não tinha oproblema, não é efetivamente o meu caso que ando devolta deste assunto desde dia 11 de Fevereiro de 2012.
Já agora aproveito se sabe as sequencias para esta impressora.
Obrigado.
Boa tarde,
Veja os seguintes artigos:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/21/listagem-de-cdigos-de-configurao-de-impressoras-e-gavetas-de-pos-ponto-de-venda/
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos/
(depois de seleccionar a série, tem que escolher, em baixo, no separador Pontos de Venda, o relatório de impressão)
Cumprimentos,
Carlos
Boa noite,
Depois de seguir todos os passos acima para instalar um EPSON TM-U220D, não consigo imprimir os talões no posto de venda. Será preciso fazer alguma coisa no posto de venda? É que nem a página de teste imprime e quando vou às propriedades aparece tipo de folha A4 e dá erro quando tento imprimir.
Obrigado
Se seguiu rigorosamente o artigo, não sei o que poderá estar a falhar! Qual é o erro exacto que aparece?
Carlos
boa tarde,
preciso de ajuda
tenho uma tm-t20 epson, segui os passos para instalacão acima descritos. tudo parecia estar bem até mandar imprimir os taloes de venda. a impressora só imprime uma série de “Ç” e “?”.
por exemplo:
ÇÇÇÇÇÇÇÇÇ??????ÇÇÇÇÇ
????????????????????????
???ÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇ
agradecia a sua ajuda
aguardo
A impressora liga ao computador através de que tipo de porta? USB, Série, Paralela, ou outra?
Pela descrição que faz dá-me ideia que podem ser configurações diferentes de um lado e do outro, por exemplo, nas comunicações série, existem parâmetros como velocidade da porta, bits de paragem, etc…e normalmente coloca-se igual de ambos os lados para a comunicação ter sucesso.
Carlos
Olá, Carlos!
obrigado pela resposta.
A impressora está ligada pela porta serie “com1” (9 pinos); já verifiquei as propriedades da COM1 no gestor de dispositivos e parecem estar idênticas às da impressora. Já pensei em procurar os drivers mais actuais da impressora para instalar…ando às volta com isso há uma semana…
Tente o seguinte:
– experimentar a impressora num outro computador
– testar a impressão pelo Windows
– trocar de cabo
Carlos
Olá muito boa tarde.
Tenho uma impressora Epson TM- T88IV, e a gaveta de dinheiro , ja tentei instalar a impressora, ela nao imprime e a gaveta nao abre
Boa noite,
– Recebe algum erro?
– A impressora está ligada, com papel?
– A impressora imprime pelo Windows?
Confira todos os itens acima…
Boa tarde coloco os codigos de abertura de gaveta, para a tm-u220pd e continuo sem conseguir abrir a gaveta. Ja coloquei outros codigos epson e o pos bloqueia-me
Boa noite,
Se já testou todos os códigos que estão neste artigo, o problema não poderá estar na gaveta ou no cabo que liga à impressora?
Boa tarde!
Tenho uma epson tm-u220b num POS e ela veio com a saída lpt com adaptador Ethernet.
O meu portátil não tem entrada lpt nem com, logo penso que só a consigo instalar no portátil através de Ethernet.
Podem-me ajudar neste processo?
(já tentei procurar tutoriais na net mas não tenho a certeza se são para este modelo.)
Muito obrigado!
Boa noite,
Penso que o mais simples mesmo é comunicar com a impressora via LPT (pode comprar um adaptador USB>LPT). Configurar uma impressora de rede tem uma dificuldade e complexidade acrescidas. Em todo o caso, se conseguir instalar a impressora no Windows, via Ethernet, o Primavera não deverá ter nenhum problema em imprimir para essa impressora.
Cumprimentos
Boas noites.
Como faço para instalar uma impressora de talões usb. visto que no windows está instalada e no pos pede para configurar a impressora.
obrigado
bruno matias
Boa noite,
Deve instalar a impressora de acordo com as indicações do fabricante. Na configuração do posto do Primavera POS, a impressora terá que ter o mesmo nome que a impressora tem no Windows. No caso de encontrar dificuldades deverá contactar o suporte da Primavera.
Cumprimentos
ola boa tarde, estou com o mesmo problema do Jose.
Já tem alguma solução?
“José Oliveira (22:07:51) :
boa tarde,
preciso de ajuda
tenho uma tm-t20 epson, segui os passos para instalacão acima descritos. tudo parecia estar bem até mandar imprimir os taloes de venda. a impressora só imprime uma série de “Ç” e “?”.
por exemplo:
ÇÇÇÇÇÇÇÇÇ??????ÇÇÇÇÇ
????????????????????????
???ÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇ
agradecia a sua ajuda
aguardo”
Bom dia,
Sugiro validar o seguinte:
– Propriedades da porta COM (bits per second, data bits, parity, stop bits, flow control), no computador e na impressora (em algumas impressoras para obter esta informação deve desligar a impressora, pressionar o botão “Feed” e com o botão pressionado, ligar a impressora até a mesma começar a imprimir um “Self-Test”).
– Trocar o cabo de ligação entre o computador e impressora.
Cumprimentos
Boa tarde
tenho um problema com a configuração da impressora em Privavera Expresso POS, dá-me um erro que passo a citar:
“Não foi possível abrir a impressora TM-U200D
Por favor verifique se a impressora está instalada e/ou correctamente configurada na Logistica e Tesouraria”
O problema é que não encontro a impressora no modulo de Logistica e Tesouraria, pode-me dar uma luz do que se passsa?
Boa tarde,
Seguiu todos os passos deste artigo?
As impressoras estão em Tabelas > Vendas > Pontos de Venda > Impressoras.
Muito Útil! Obrigado!
Bom dia, o meu talão no POS sai com o cabeçalho desconfigurado, em vez do meu nome aparece obrigado volte sempre.
será que me pode ajudar?
obrigada.
Bom dia,
Isso sempre aconteceu?
O seguinte artigo pode ajudar:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/10/11/primavera-express-dicas-e-configuraes-parte-ii/
em “Editar os documentos do tipo talão”.
O que poderá estar a provocar o que reporta é que esse texto poderá ser referente ao rodapé do documento anterior. Faça a seguinte experiência: imprima um documento novo e antes de retirar o papel da impressora (no caso de não ter corte automático) carregue no botão que permite avançar o papel (normalmente com a designação “Feed”) e avance vários centímetros. No caso de a impressora ter corte automático, após o corte, carregue em Feed. Verifique se o texto que indica é mostrado. Se for esse o caso, experimente editar o layout em questão, com o Notepad (tomando como exemplo o artigo que indiquei em cima, falamos do ficheiro “VD.PRN” que se encontra por norma em: “C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA\SGX750\Mapas\EX\GCP”, e adicione “F” nas últimas linhas em branco. Grave e teste.
Olá, muito obrigada pela rápida resposta.
Não nunca tinha acontecido…e não consegui resolver pois
hoje não consigo imprimir e o erro que dá é: Não foi possível abrir a impressora :(.
será que me consegue salvar?
Sugiro que reinicie o computador e a impressora.
Se mesmo assim não conseguir imprimir a partir do Primavera, experimente imprimir algo, no Windows, para a impressora (pode experimentar com o Bloco de Notas do Windows). Se imprimir com sucesso a partir do Windows e não conseguir imprimir a partir do Primavera, em principio o problema estará nas configurações do Primavera. O seguinte artigo poderá ajudar:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/08/04/como-instalar-uma-impressora-de-tales-no-windows-e-configur-la-no-primavera-express-pos/
Boa noite. muito obrigado!!!
Foi me muito util.. depois de procurar esta explicacao por muitas noites finalmente encotrei… meu muito obrigado…
´Boa tarde e mais uma vez parabéns por esta iniciativa.
Será que me pode mais uma vez ajudar neste inicio de ano :)
desta vez dá-me o seguinte erro.
O modelo de impressão de talões, não se encontra configurado na tabela de documentos de venda.
como posso resolver?
Cada documento de venda que é utilizado no POS tem que ter um modelo de impressão associado.
Aceda a Tabelas > Vendas > Documentos > edite os documentos que pretende > separador Séries > escolha as séries que vai utilizar no POS > separador Pontos de Venda (em baixo) > defina o campo “Modelo para impressora de talões”. Como só deve existir um modelo disponível, será fácil, nem terá que optar.