Primavera Express-Como colocar uma marca d’água nos documentos

4 09 2011

Neste artigo vou explicar como colocar uma marca d’água (imagem por de baixo de texto) nos documentos de venda do Primavera Express, como forma de melhorar visualmente a sua aparência. Obviamente que embora este artigo tenha como exemplo um documento de venda do Primavera Express, poderá segui-lo mesmo para alterar outros tipos de documentos do Primavera, ou mesmo de outras aplicações que utilizem esta tecnologia.

 

image

 

 

 

1º – Identificar o mapa a alterar

Identifique o mapa (ficheiro) utilizado para a impressão das Facturas, em Tabelas > Documentos > Vendas > escolher o documento FA (Factura) > separador Séries > seleccionar a série actual em utilização > separador impressão > Configurar > identifique o nome do mapa.

image

Neste documento o nome do mapa em utilização é GCPVLS01 (como este modelo de impressão é comum a outros documentos de venda não necessitará de repetir todo este processo para as Vendas-a-Dinheiro, Notas de Crédito, Notas de Débito, etc). Uma vez identificado o mapa, faça uma cópia de segurança do ficheiro GCPVLS01, que normalmente se encontra em C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Mapas\LX. Esta cópia de segurança poderá ser necessária para o caso de querer voltar a colocar o estado do mapa antes das novas alterações que irá efectuar.

 

 

 

2º – Crystal Reports

Instale o Crystal Reports. Faça o download da versão demonstração (30 dias), do SAP Crystal Reports 2011 , neste link. Preencha o formulário  e, na página seguinte carregue no link “Download SAP Crystal Reports 2011 Evaluation – EXE 425 MB”. 

Ao iniciar o processo de instalação, será necessário que introduza a chave que foi enviada para o endereço que email que indicou no formulário.

Nota: se já tiver o Crystal Reports instalado, mesmo que seja uma versão anterior à 2011 ignore este passo.

 

 

 

 

3º-Preparar a imagem

O ideal é possuir uma imagem já preparada para servir de marca d’água. Caso isso não aconteça, poderá utilizar um editor de imagem para esse efeito. Se tiver o Office instalado, procure pela ferramenta Microsoft Office Picture Manager, e depois de abrir a imagem clique em editar, para activar a barra lateral direita. Agora escolha a opção Luminosidade e contraste e altere os valores até encontrar o resultado pretendido.

O segredo para criar uma marca d’água está em aumentar a luminosidade/brilho e diminuir o contraste.

SNAGHTML40ad01

Imagem original:

04-09-2011 12-22-57

Resultado final:

04-09-2011 12-22-57-2

 

 

 

 

Colocar a imagem no mapa

Com o Crystal Reports, abra o mapa GCPVLS01.rpt que se encontra na pasta C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\Mapas\LX.

Na lateral esquerda, secção Cabeçalho da Página a, escolha a opção Inserir Seção Abaixo.

image

 

Na nova secção criada, Cabeçalho da Página b, arraste o respectivo delimitador de forma a criar espaço suficiente para colocar a imagem, e depois clique com o botão direito e escolha a opção Auxiliar de Seção.

image

Active agora a opção Posicionar as Seguintes Secções Abaixo.

image

 

No menu Inserir, escolha Imagem, e indique onde se encontra a imagem que servirá de marca d’água.

image

 

Posicione agora a imagem  no sitio pretendido. Apague todas as linhas separadoras, nas várias secções, uma vez que estas iriam ficar por cima da imagem e visualmente não ficaria agradável.

image

 

Guarde o ficheiro, escolhendo Sim na mensagem que será apresentada.

image

 

 

Imprima agora e veja o resultado. Ajuste novamente a posição da imagem se pretender. A primeira imagem deste artigo representa o resultado final deste exemplo.

 

 

 

 

 

Artigos relacionados:

Primavera Express-Configuração da impressão nos documentos

Primavera Express – Colocar Logótipo nos Documentos

Como Imprimir Logótipos nas Impressoras de Talões.


Ações

Information

6 responses

4 09 2011
Primavera Express – Colocar Logótipo nos Documentos « ..::invisible flame light::..

[…] Primavera Express-Como colocar uma marca d’água nos documentos […]

29 05 2014
Luís V.

Boa noite,

Estou a utilizar o SAP Crystal Reports 2013 para tentar editar alguns relatórios (introduzir logotipo, observações, etc) e estou com uma dificuldade. Ao abrir os relatórios, obtenho logo um erro de impressora:
“Este relatório utiliza uma impressora inválida. A impressora padrão será utilizada no lugar.”. Já predefini no Windows, no SAP, e no Primavera, a mesma impressora, mas o erro persiste.
No entanto, o que eu não estou a conseguir visualizar, é o esquema da página corretamente, de forma a ter noção das margens e dos limites da folha A4.
Envio link da forma como viasualizo o relatório, a qual não é clara para a edição do relatório: http://goo.gl/PDxOFz
Se me puder ajudar, seria ótimo.

Desde já o meu obrigado.

Cumprimentos,
Luís V.

30 05 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Essa mensagem é um Aviso e não um erro. Em nada impede que consiga alterar o report.

O Crystal Reports não é uma aplicação WYSIWYG (“What You See Is What You Get”, em português: “O que você vê é o que você obtém” – http://pt.wikipedia.org/wiki/WYSIWYG). Isto é, o que vê na configuração de um report poderá não ser exactamente aquilo que vai obter na impressão/pré-visualização. Relativamente ao Crystal Reports, aconselho este livro, da editora portuguesa FCA: http://www.fca.pt/cgi-bin/fca_main.cgi/?op=2&isbn=978-972-722-372-5

Cumprimentos

9 05 2015
luis

Boa Tarde;

Seria possivel adicionar um logo no topo e o de marca de agua igual conforme este exemplo, eu estou tentar mas move para baixo os artigos dando mais paginas, a outra questão e que não percebi foi remover as linhas separadoras quais?

poderia adicionar-me ao skype ou me ajudar neste sentido, ando com a cabeça as voltas por causa disto.

12 05 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Quanto ao logotipo, sim: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/02/27/primavera-express-colocar-logtipo-nos-documentos-de-venda/
Quando diz “eu estou tentar mas move para baixo os artigos dando mais paginas”, é porque não deve estar a activar a opção “Posicionar as Seguintes Secções Abaixo” na seção em questão (está demonstrado no artigo).

Presumindo que estará a alterar um mapa do Primavera v7.5, as linhas separadoras não existem, portanto não tem que eliminar nada (o artigo foi elaborado tendo em conta a verão 6 do Primavera Express).

13 05 2015
luis

“Posicionar as Seguintes Secções Abaixo” eu vi isso é passo inicial e eu activei isso mas o primavera realmente que tou usar é 7.6, vou tentar ver se consigo alguma coisa.

O logo consegui mas logo com imagem marca de agua não, não se estou fazer entender, são os dois que quero que coabitem no template, a existência de ambos.

Muito Obrigado pela ajuda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: