Primavera Express-Etiquetas de artigos (Parte II)

6 10 2011

42-29448691

Fazer aumentar as vendas de determinado produto implica normalmente que esse produto tenha um preço abaixo do preço praticado pelos concorrentes. No sector do retalho as guerras pelo preço mais baixo e pelas melhores promoções são uma constante e fazem parte do dia-a-dia.

 

O desafio muitas das vezes não é propriamente baixar o preço mas sim comunicar isso aos clientes, pois de nada serve ter um produto com um preço muito bom se o cliente olha para uma montra ou para uma prateleira com dezenas de produtos misturados e  não percepciona isso de uma forma clara e simples. Nesse sentido é extremamente importante divulgar um ponto de venda, de forma activa e objectiva, as promoções, os melhores preços, os melhores produtos, e tudo o que faça com que os clientes comprem mais e sintam que pagam sempre o melhor preço.

 

 

 

Crystal Reports:

Comece por instalar a última versão do Crystal Reports. Faça o download da versão demonstração (30 dias), do SAP Crystal Reports 2011 , neste link. Preencha o formulário e, na página seguinte carregue no link “Download SAP Crystal Reports 2011 Evaluation – EXE 425 MB”.

Ao iniciar o processo de instalação, será necessário que introduza a chave que foi enviada para o endereço que email que indicou no formulário.

 

 

 

Primavera Express:

Menu Utilitários > Emissão de Etiquetas > separador Artigos.

No botão Configuração > Configurar.

Selecione o mapa GCPEAR01 e carregar em Duplicar. Escolha a opção Sim, em “Deseja duplicar o mapa…” > escolha um nome curto (inferior a 8 caracteres), ao mapa, como por exemplo PROMO1 e avance.

 

Selecione o novo mapa criado > Propriedades > altere a descrição do novo mapa, para melhor o identificar.

IMG1

Ainda nas Propriedades clique em Editar para abrir o mapa com Crystal Reports.

 

 

Crystal Reports:

Depois de o Crystal Reports abrir o mapa, clique com o botão direito na área do Detalhe, e escolha a opção Auxiliar de Secção.

IMG2

 

 

 

A configuração deste mapa está preparada para imprimir várias etiquetas por cada folha A4. Como neste caso não é isto que desejamos vamos alterar os valores até atingir o valor de 1 etiqueta na horizontal, por 1 na vertical.

IMG3

As dimensões de 20 cm de largura por 28 cm de altura são aproximadamente as dimensões de uma folha A4. Clique em OK para gravar as alterações.

 

 

 

Se reparar a estrutura foi alterada, no entanto, terá que alargar o delimitador do da secção Detalhe, para baixo, para ganhar espaço.

IMG4

IMG5

 

 

 

Apague campos desnecessários, clicando sobre os mesmos e escolhendo a opção Excluir. Os campos campos artigo (a cinzento), quantidade e posto não interessam neste exemplo.

IMG6

 

 

 

Como forma de alterar o visual do mapa, vamos inserir uma caixa amarela que irá servir como fundo do campo do preço. Inserir > Caixa:

IMG8

Para formatar a caixa terá que posicionar o cursor em cima de uma das 4 linhas da mesma, e depois de clicar com o botão direito do rato, escolher a opção Formatar Caixa.

 

 

IMG9

No preenchimento escolha uma das cores pré-definidas ou personalize uma a seu gosto.

 

 

 

Neste passo, terá a possibilidade de poder embeber uma imagem no mapa, podendo mudar a imagem sempre que o desejar.

Comece por encontrar uma imagem que irá servir de teste. Um bom local para encontrar imagens é na pesquisa de imagens do Google.

IMG12

Encontre uma imagem com um tamanho razoável, e guarde a mesma com a extensão BMP, numa localização à sua escolha. Obviamente que depois de descarregar a imagem poderá editar a mesma, a seu gosto.

IMG13

A ter em conta que, se quiser mudar a imagem que sairá na impressão, a nova imagem terá que ter sempre o mesmo nome, neste caso PROMO.bmp e terá que ficar sempre na mesma pasta! O formato da imagem terá que ser obrigatoriamente BMP.

 

 

 

No Crystal Reports, menu Inserir > Objecto OLE > escolha a imagem anteriormente gravada.

IMG14

Ao clicar em OK, terá de posicionar a imagem no sitio onde quer que a mesma fique posicionada.

 

 

 

Podemos ainda inserir um parâmetro que vai permitir que, a cada impressão possa escrever um texto livre, como por exemplo: Promoção termina em 22-10-2011, ou Leve 3 pague 2, etc.

IMG16

Na barra do Explorador de Campo, do lado direito, com o botão direito do rato em cima de Campos de Parâmetro, escolha a opção Novo.

 

 

 

 

Configure o Parâmetro criado com as seguintes opções:

IMG20

Lista completa das opções de valor:

IMG21

Clique em OK para gravar. De seguida arraste o Parâmetro criado para o relatório.

 

 

 

Configuração do mapa após todas as alterações:

05-10-2011 23-12-25

Poderá personalizar o relatório a  seu gosto. Neste exemplo adicionei o símbolo do Euro, ao preço, e a observação “Cod” antes do código do artigo. Ambos são campos de texto normais, que depois de criados, foram arrastados para dentro das fórmulas já existentes.

 

 

 

Guarde o ficheiro, escolhendo Sim na mensagem que será apresentada

FIM-Ao gravar

 

 

 

Primavera Express:

Impressão da etiqueta:

05-10-2011 23-13-21

Obviamente que, para a impressão deverá especificar apenas um artigo de cada vez, visto que não faria sentido imprimir a mesma imagem para artigos diferentes.

IMG 22

No Primavera Express, ao imprimir o mapa, surgirá sempre uma caixa onde tem a possibilidade de colocar algum texto que irá sair na impressão. Se não quiser colocar nada simplesmente deixe em branco e avance.

 

 

 

 

Resultado final:

05-10-2011 23-14-16

 

 

 

Artigos relacionados:

Primavera Express-Configuração de etiquetas para um tamanho especifico

Primavera Express – Etiquetas de Artigos

 

 

 
 
 

Ações

Information

One response

9 10 2011
Primavera Express-Etiquetas de artigos (Parte III) « ..::invisible flame light::..

[…] campo para o preço por unidade de medida. Neste exemplo estou a alterar o mapa criado no artigo: Primavera Express-Etiquetas de artigos (Parte II). Se o objectivo for colocar o preço por unidade de medida, nas etiquetas das prateleiras, veja o […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: