Primavera Express-Etiquetas de artigos (Parte III)

9 10 2011

42-23885355Se reparar nas etiquetas de preços nas prateleiras das grandes superfícies certamente irá reparar que estas incluem muito mais informação do que simplesmente a descrição e o preço do artigo. Normalmente é também indicado o preço por unidade de medida como litro e quilo.

 

À parte de ser ou não uma obrigatoriedade a cumprir, é sempre bom para o consumidor uma vez que este pode comparar  de forma rápida e directa o preço de dois artigos com quantidades diferentes diferentes, tendo como base o preço pela unidade inteira de medida, sem que tenha que fazer os respectivos cálculos, podendo assim tomar a decisão mais correta na escolha de um determinado produto.

 

 

Exemplo:

Artigo

Quantidade

PVP

Preço / Litro

Coca Cola 0.5 L

0.5 Litros

0.79

1.58

Coca Cola 1.5 L

1.5 Litros

1.30

0.87

 

 

image9

 

 

Como configurar o Primavera Express:

Tabelas > Artigos > Unidades > criar as unidades necessárias.

IMG1

 

 

Tabelas > Artigos > Artigo > separador Unidades > definir a unidade do artigo.

IMG2

Separador Geral > definir a quantidade do artigo.

IMG3

O campo peso, neste contexto serve tanto para KG como para LT.

 

 

 

Edite o mapa onde deseja colocar o novo campo para o preço por unidade de medida. Neste exemplo estou a alterar o mapa criado no artigo: Primavera Express-Etiquetas de artigos (Parte II). Se o objectivo for colocar o preço por unidade de medida, nas etiquetas das prateleiras, veja o artigo: Primavera Express – Etiquetas de Artigos.

IMG4

Depois de abrir o mapa, no Explorador de Campo, em Campos de Fórmulas, clique com o botão direito em cima e escolha Novo. Dê um nome à formula como por exemplo PVPPorLT-KG e clique em OK.

 

 

 

O editor de fórmulas abrirá de seguida.

A formula é a seguinte: {EtiqArtigo.Preco}/{Artigo.Peso}.

08-10-2011 17-58-56

Poderá escrever manualmente a fórmula, ou clicar duas vezes no campo que pretende incluir na fórmula. Clique em Salvar e Fechar para prosseguir.

 

 

 

Arraste agora a nova fórmula para o relatório.

IMG5

Insira um objecto de texto com o seguinte texto: Preço /.

Insira também o  campo UnidadeBase da tabela Artigo no relatório.

(artigo relacionado: Como Adicionar Campos da Base de Dados aos Relatórios do Primavera Express).

 

 

 

Arraste o campo UnidadeBase para dentro do campo de texto Preço / colocando posteriormente um espaço entre ambos os campos.

img6

 

 

 

Faça o mesmo com o campo @PVPPorLT-KG para dentro do campo anteriormente criado, deixando novamente um espaço e adicionando o símbolo do Euro no final.

Preço / {1UnidadeBase}: {2@PVPPorLT-KG} €.

img7

 

 

 

Resultado final:

resultado

 

 

 

 

 

Links de interesse:

http://europa.eu/legislation_summaries/consumers/product_labelling_and_packaging/l32032_pt.htm

http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=177&tabela=leis

 

 

Artigos relacionados:

Primavera Express-Etiquetas de artigos (Parte II)

Primavera Express – Etiquetas de Artigos

Primavera Express–Tratamento de artigos com cores e tamanhos

Primavera Express-Configuração de etiquetas para um tamanho especifico

Primavera Express POS-Códigos de barras com pesos e valores

Como Adicionar Campos da Base de Dados aos Relatórios do Primavera Express


Ações

Information

27 responses

10 10 2011
Carla Maia

Obrigada por existir. Sou uma completa ignorante no que concerne este programa e já dei voltas à cabeça, mas não consigo encontrar nenhuma solução. Por isso, é basicamente a minha salvação. Li o seu post sobre criação de séries e fiz aquilo que sugere, que é copiar a série 2008. Contudo após copiar a série, pede-me para dar atributos à série a criar. Aí, ao contrário do prt sc do seu post, o Iva incluído não está com visto, nem Utilizado em POS.
Na primavera, nas tabelas não existe a aopção séries! Por isso não consigo seguir as outras instruções de tornar a série 2008 inactiva.
Para além disto, quando vou ao Ponto de venda, não consigo abrir a caixa e só me aparece a série 2008.
Falta pouco para dar um nó na cabeça!
Obrigada

10 10 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Obrigado pelo seu comentário.

No artigo sobre a as séries de documentos, explico que, depois de executar o assistente no Administrador, para criar as novas séries, deverá, no Primavera, percorrer todos os documentos (vendas, contas correntes, etc…) que se encontram no menu Tabelas > Documentos editando a ficha de cada um (ainda são bastantes), onde deverá no separador Séries desactivar as séries antigas e colocar as novas, por defeito.

No Ponto de Venda, não está a conseguir abrir a caixa porque a série desse documento é de 2008, e obviamente não se enquadra nas datas de 2011. Se seguir o que disse acima, ou seja, a nova série que criou ficar activa e por defeito, e todas as restantes inactivas, esse problema é ultrapassado.

O artigo das séries é um mero exemplo. Cada utilizador deverá personalizar a aplicação à sua maneira.

Se seguir o artigo com atenção certamente irá conseguir!!
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/

Carlos

10 10 2011
Carla Maia

Ok. Agora já consegui criar a série, mas não consigo no POS, que o Iva seja adicionado. Aparece-me o artigo, a taxa de IVA (23%), Mas o valor iliquido é igual ao do liquido…Onde está o erro?

10 10 2011
Carla Maia

Consegui seguir todos os seus passos, a única diferença é que nos atributos das novas séries, após a cópia de 2008, não se encontra com o visto o IVA incluído e não me deixa colocar o visto porque está greyed out…Será por isso q valor total com IVA não me aparece na Venda a dinheiro?

11 10 2011
XpecialGUEST

Se não deixa colocar o visto é porque, para esse documento, nessa série já devem ter sido gravados documentos! O valor total do documento é sempre com IVA. A questão de numa série ter ou não IVA incluído é apenas para somar, ou subtrair o IVA ao preço dos artigos.

Carlos

11 10 2011
Carla Maia

Bem desinstalamos tudo e voltamos a instalar, já está tudo correcto.
obrigada

12 10 2011
Pedro Silva

Boa tarde,

Sou utilizador do Primavera Express desde o princípio de 2010, e tenho recorrido a muitos dos seus artigos para “salvar” situações que me foram aparecendo.
No entanto, recentemente começou a dar-se um erro para o qual não encontro explicação nem maneira de resolver:
Na impressão de facturas e recebimentos, alguns dos valores numéricos (valor total, desconto, IVA, entre outros) começaram a aparecer com apenas uma casa decimal. Por exemplo, nos recebimentos, o valor liquidado aparece correctamente por extenso, mas numericamente aparece arredondado às décimas (p.e. 1,5 € (1 euro e quarenta e sete cêntimos)).
Este “fenómeno” nunca tinha acontecido e de um dia para o outro passou a acontecer sem que, aparentemente, nenhuma alteração tenha sido feita ao programa ou à sua configuração.
Agradeço desde já qualquer ajuda que me possa dar.

Cumprimentos

12 10 2011
XpecialGUEST

Boa noite,

Verifique em TABELAS > BANCOS / TESOURARIA > MOEDAS > EUR, se os arredondamentos estão configurados para 2 / 2 / 2.

Carlos

13 10 2011
Pedro Silva

Bom dia,

Sim, os arredondamentos estão configurados para 2/2/2. Para além disso, o programa está a arredondar às décimas valores como a taxa de IVA, apesar de não o fazer em todos os campos onde esta aparece numa factura ou recibo. O mesmo a acontece com os valores monetários, apenas alguns são arredondados às décimas…
Já copiei a base de dados e reinstalei o programa (repondo a base de dados) e o problema continua (no computador onde normalmente é usado o primavera express).
No entanto, levei a cópia de segurança da minha base de dados e utilizei-a num computador de um colega que utiliza a mesma versão do primavera express e o problema não se manifestou.

Cumprimentos

13 10 2011
XpecialGUEST

Bom dia,

Compare as definições regionais do Windows entre o computador do seu colega e o seu.
No Windows 7: Painel de Controlo > Relógio, Idioma e Região > Região e Idioma > No primeiro separador, Formatos, carregue no botão Definições adicionais. O problema deve estar aí!

Carlos

13 10 2011
Pedro Silva

Caro Carlos,

Confirma-se, o problema estava mesmo aí! Apesar de o número de casas decimais para os valores monetários estar nas 2, o dos valores numéricos normais estava com apenas 1. Com isto tudo fico é sem saber como é que essa definição foi alterada (várias pessoas mexem no PC em causa)…
Resta-me agradecer-lhe a paciência e o tempo despendido.

Cumprimentos.

13 10 2011
XpecialGUEST

Obrigado pelo feedback. Se acontecer com outro utilizador já se sabe como ultrapassar isso!

23 10 2011
Carla Maia

Boa tarde Carlos

Mais um petit problem. Nos stocks assume-me sempre o PVP3. Sabe como posso alterar para o PVP1?
Obrigada

23 10 2011
XpecialGUEST

Boa tarde,

Nos stocks? Mas em que parte exactamente? Que me lembre a única forma que dizer qual o PVP pelo qual o artigo será movimentado é na ficha de cada cliente (separador Dados Comerciais > Tipo de Preço).

Carlos

23 10 2011
Carla Maia

No stock, para dar entrada, insere-se o nome do artigo e colocam-se as quantidades e tem assumido, pelo menos no meu, o PVP3 e eu queria o PVP1.

24 10 2011
XpecialGUEST

Tem que ia a Tabelas > Documentos > Stocks > edite o documento ES > no primeiro separador em Tipo preço coloque o PVP1.

Carlos

6 04 2012
joão silva

Boa tarde

Sou um usuario algo basico no Express. O problema uqe tenho neste momento refere-se ao codigos de barras. Visto ir abrir uma loja de informatica, a minha intenção é usar os codigos de barras que já vêm dos fornecedores e associar os mesmos aos artigos que vou lançando no Express. A minha questão é que não sei como o fazer. Será que me consegue dar uma ajuda?

Desde já muito agradecido pela sua disponibilidade em ajudar os outros.

Obrigado

João Silva

11 04 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Na própria ficha do artigo tem o campo do “Cód. barras” onde poderá inserir o código de barras do artigo.

Tem também o separador “Cód. Barras” onde poderá introduzir mais códigos de barras para o mesmo artigo.

Carlos

24 12 2012
Joao Luis

Estou com o mesmo problema que o nosso companheiro Pedro Silva na segunda linha ou quando adiciono mais que um produto da.me 0.01€ a mais alguém me pode ajudar ?

30 12 2012
XpecialGUEST

Se o problema é o mesmo talvez a origem também seja a mesma:

Compare as definições regionais do Windows entre o computador do seu colega e o seu.
No Windows 7: Painel de Controlo > Relógio, Idioma e Região > Região e Idioma > No primeiro separador, Formatos, carregue no botão Definições adicionais. O problema deve estar aí!

23 07 2013
I. S.

Antes de mais, tenho que avisar que sou completamente nova na utilização deste programa.
Estou com um problema com o Primavera Express v7.5: tudo o que faço aparece arredondado (IVA, listagens mensais de facturas/Recibos e os documentos de facturação). O IVA não pode ser arredondado e esse é a minha maior preocupação, além de que os valores liquidados não correspondem aos valores facturados. Estive a ler os posts todos e não encontro como resolver o problema. Será que me podem ajudar?
Obrigada
I.S.

24 07 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Verifique as configurações da moeda, em Tabelas > Gerais > Outras Tabelas > Moedas. Edite a moeda EUR. Os valores por defeito são 2 casas decimais os arredondamentos do IVA e valores e 2 casas decimais em Preços/Remunerações Unitários.
Cumprimentos

24 07 2013
I. S.

Obrigada.

27 10 2014
JLIma

Muito boa tarde,
Desde já os meus parabéns pelo excelente Blog.
Precisava de ajuda na possível configuração de uma balança já preparada para trabalhar com o Primavera express.
Não encontro, apesar de achar que já vi isso em algum lado, nenhum sitio no Primavera para lhe dizer q vai trabalhar com uma balança.
Desde já deixo o meu obrigado, porque este Blog já me foi extremamente útil.

28 10 2014
XpecialGUEST

Bom dia,
Certamente viu referencia à configuração de balanças no manual do Primavera Express. No entanto, atualmente, tal funcionalidade não é suportada.
Cumprimentos

2 08 2016
HS

Boa tarde,
Venho descrever uma situação que me deparo, e que estou com algumas dificuldades a resolver e para isso busco a sua ajuda.
Tenho o starter easy, e os preços lanço-os por 1000 unidades (se a unidade custa 0.10320€, lanço 103.20€).
As quantidades tenho a aparecer unidades.
O que implica que que para 2500 unidades, faça 2,500uni.
Não gosto desta aparência, penso que deveria ser 2,500 mil ou então outra solução.
Já tentei nos artigos mudar a unidades para mil, mas não estou a conseguir (será pelos artigos já estarem criados e não permittir edição? – pois quando um artigo já se encontra criado, não consigo mudar a unidade base, e aparece mensagem de erro a dizer que não existe relação definida entre a unid movimentada (mil) e a unidade base (uni).
Agradeço desde já a sua ajuda!!

5 08 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
Não é totalmente explicito o comentário no entanto, se percebo, o que pretende não é alterar nenhum procedimento, mas sim alterar a descrição da unidade. Faz sentido?
Na realidade o que está pouco coerente é que, por norma, a virgula é utilizada para valores decimais, e não para agrupar os dígitos, como o exemplo que reporta. Se o valor aparecer como 2.500,00 (um ponto entre o 2 e o 500) resolve a questão? Se sim consulte o seguinte artigo para consultar e eventualmente alterar as definições regionais do Windows:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2013/08/13/windows-8-e-server-2012-smbolo-de-agrupamento-de-dgitos-definido-para-espao-ou-null/
Reabra o Primavera no final de alterar definições regionais.
Sim, se o artigo já foi movimentado não deve conseguir alterar a unidade base.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: