Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte IV)

5 11 2011

Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte I)

Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte II)

Primavera Express – Dicas e Configurações (Parte III)

 

 

Tipos de desconto

Numa actividade comercial, existem vários tipos de descontos. Um desconto é uma redução de preço com o objectivo de aumentar o volume de vendas, cobrar mais rapidamente o valor de uma venda, compensar os melhores clientes e escoar stocks de forma mais rápida.

Normalmente os descontos comerciais estão relacionados com o produto em si e não com a forma de pagamento. Os descontos financeiros aplicam-se normalmente aos prazos de pagamento concedidos a cada cliente.

05-11-2011 15-13-32

Dentro dos descontos comerciais existem também os descontos sucessivos, aplicados a cada artigo. Estes descontos permitem aplicar descontos de forma sequencial sobre o preço unitário de um artigo.

No editor de vendas, depois de seleccionar uma linha de artigo, com o botão direito do rato escolha “Outros campos da linha”, ou pressione F10, e tem acesso a uma janela onde poderá conceder descontos sucessivos até um limite de 3.

 

Os descontos sucessivos incidem respectivamente sobre o valor total,  e remanescente da aplicação do desconto imediatamente anterior.

Estes descontos ficam visíveis na impressão:

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Neste exemplo o preço do artigo A0004 é de 1000€ e tem descontos sucessivos de 10%, 5% e 2%.
O cálculo seria: Desconto Calculado = (1 – (1 -(10/100)) * (1 -(5/100)) * (1-(2/100))) * 100 = (1 – ( (1 -0,1) * (1 -0,05) * (1-0,02) )) * 100 = (1 – ( 0,9 * 0.95 * 0,98 ) *100 = (1 – 0,8379) *100 =16,21%

Sendo o desconto de 16,21%, o mesmo representa 162.10 Euros. Como poderá confirmar um desconto sucessivo de 10% + 5% + 2% não é igual a 17%!

 

 

 

 

 

Primavera aberto mais do que uma vez

Uma das limitações do Primavera Express é não permitir a sua utilização num ambiente multiposto. No entanto, no mesmo posto poderá abrir a aplicação mais do que uma vez. Isto poderá ser útil em algumas situações, por exemplo quando necessita de efectuar dois documentos ao mesmo tempo, como 2 facturas.

 

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Uma coisa que o utilizador poderá questionar será a questão dos numeradores. Se edita 2 facturas ao mesmo tempo, ambas no numerador 3, haverá problema ao gravar os documentos? Obviamente que não porque o primeiro documento assumirá o numerador 3 e o segundo documento a ser gravado, embora continue a mostrar o numerador 3, no editor de vendas, aquando da sua gravação será gravado com o numerador 4.


Preço sugerido na entrada de stock

Se dá entrada de stocks, através do documentos de stock, certamente já reparou que a aplicação sugere um preço por cada artigo inserido. O tipo de preço sugerido poderá ser alterado para ir de encontro às preferências do utilizador. Em Tabelas > Documentos > Stocks > edite o documento ES (Entrada de Stock) e no separador Gerais efectue essa alteração.

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Por defeito, este tipo de preço vem configurado com o PVP1 que é o preço de venda. Para alguns utilizadores certamente fará mais sentido que a aplicação sugira o Preço de Custo Último (PCU). Com esta alteração, a cada nova entrada de stock a aplicação irá sugerir o último preço a que o artigo foi comprado, e assim poderá saber se está a comprar ao mesmo preço, mais caro ou mais barato em relação à última compra.

 

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Alteração de documentos de venda

Uma das dúvidas frequentes dos utilizadores do Primavera Express é acerca da possibilidade de anular e alterar de um documento de venda. Não há nenhum mecanismo que permita anular um documento de venda. Quanto a alterações, e à margem do que é ou não mais correcto ou legal, a aplicação permite alterações nas seguintes situações:

 

 

Não poderá alterar um documento nas seguintes situações:

Esse documento tenha sido liquidado, como no exemplo da Factura 2/2008. As linhas de artigo,  com todos os campos a vermelho, indicam que este documento não pode mais sofrer alterações.

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O documento tenha sido convertido num outro documento. Neste exemplo, a Factura  1/2008 teve como origem a Guia de Remessa (GR) 1/2008, logo a Guia de Remessa não poderá ser alterada.

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No POS esse documento não tenha sido gravado com data anterior à data da última abertura de caixa:

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Fora os casos onde não é possível efectuar alterações, nos restantes um documento poderá ser alterado na sua totalidade, isto é ao nível da entidade, dos artigos, valores, etc. Quanto às datas, poderá estar limitado nas alterações uma vez que a data de um documento tem que ser igual ou superior à data do documento anterior, e igual ou inferior à data do documento superior, isto é não é possível ter uma Factura nº5 com data de 05-11-2011 e uma Factura nº6 com data de 04-11-2011.

Obviamente que não deverá fazer alterações a documentos já entregues a clientes ou que tenham dado entrada na contabilidade.

Em caso de dúvida consulte um TOC (Técnico Oficial de Contas) para saber como proceder de forma correcta e legal.

 

 

 

 

Entradas e Saídas de Caixa no POS

Controlar correctamente os valores em caixa num ponto de venda implica registar todos os movimentos com exactidão, não só as vendas, mas também outro tipo de entradas e saídas monetárias que acontecem no dia a dia de uma empresa, especialmente quando mais do que uma pessoa trabalha na mesma caixa, ou há necessidade de ser outra pessoa conferir os fechos.

Como forma de evitar valores errados entre o que realmente se encontra na gaveta e os valores que a aplicação indica, o utilizador poderá registar movimentos de entrada e saída para:

  • Saídas de caixa para pagamentos a fornecedores.
  • Saídas de caixa por razões de segurança, quando os valores em caixa são muito elevados (sangria).
  • Entradas em caixa para aumento do fundo de maneio após a abertura (reforço).

 

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Utilize os botões “Saída Caixa” e “Entrada caixa” no separador Caixa do POS.


Ações

Information

49 responses

20 12 2011
José Ribeiro

Mais uma venho em busca de soluções. Existe alguma forma de injectar artigos na base de dados do primavera de forma rápida, por exemplo usando XML? Se sim onde posso encontrar mais informação de como fazer?
Desde já o me obrigado

20 12 2011
XpecialGUEST

Que eu conheça não.

5 02 2012
Antonio Santos

E inserir por SQL?
E facturar por XML ou SQL? Por exemplo termos um ficheiro com as vendas e dados do cliente einserir no primavera express de modo automático, sem ser manual, será possível?
PS Parabens pelo blog é a referência na área!

5 02 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Não há nenhuma funcionalidade no PE para automatizar esse processo. Importa perceber toda a complexidade que isso acarreta!

Cumprimentos

5 01 2012
A. Scott

Boa tarde.

Quando na quantidade de stock definimos a quantidade mínima, máxima e de reposição, por que a atual continua a 0 (zero) ? Ou no caso de efetuar uma venda e não havendo stock disponivel ficar a -1 ? Como posso fazer para alterar o stock atual ?

Obrigado.

5 01 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Os campos da quantidade mínima, máxima e de reposição nada têm a ver com o stock actual. Para alterar o stock actual, deverá fazer um Stock Inicial e colocar o stock que tem nesse exacto momento. A partir daí o stock diminuirá com os documentos de venda (Factura, VD’s, etc), ou com os documentos de Saída de Stock (para retirar do stock artigos que já não existem, e não foram vendidos, como por exemplo, artigos que foram danificados). A cada compra que faça a fornecedores deverá dar entrada desses artigos através do documento Entrada de Stock.

Consulte os seguintes tópicos/artigos:

Associar Documentos de Stock a uma entidade
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/10/11/primavera-express-dicas-e-configuraes-parte-ii/

Configuração de quantidades mínimas e máximas em stock
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/01/21/primavera-express-dicas-e-configuraes-parte-iii/

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/12/17/primavera-expressinventrios/

Carlos

8 01 2012
A. Scott

Obrigado.

Outra questão.
Como é possivel de remover por completo um registo de utilizador ? Isto visto que ao se fazer um registo com um utilizador e password, quem o fez esqueceu a password/utilizador, e mesmo removendo o Primavera e toda a base SQL continua a pedir o mesmo login para aquela máquina, estando assim a mesma de momento impossibilitada de utilizar o Primavera.

8 01 2012
8 01 2012
A. Scott

Muito obrigado e parabéns pela fantástica ajuda que tem proporcionado.

9 01 2012
A. Scott

Boa tarde.

Após inserir um produto, e criar um Stock Inicial, vou tentar inserir dimensões para o produto mas dá-me a indicação ‘Existem movimentos registados’ e não consigo inserir dimensões. Se por outro lado insiro as dimensões no produto e depois tento criar um Stock Inicial não me permite inserir valores de quantidade, a não ser que retire a opção de dimensão no produto, o que me coloca novamente no problema inicial. Como posso resolver esta situação ? Obrigado.

9 01 2012
A. Scott

Problema resolvido… não me tinha apercebido que bastava ao criar o SI colocar artigos para quando aparece a janela das dimensões.

Surgiu-me assim foi uma outra duvida. Se defino um stock máximo, por que ao inserir o SI posso colocar mais artigos do que os que defino como máximo ?

9 01 2012
XpecialGUEST

O campo stock máximo não tem como objectivo limitar a movimentação do artigo! Veja este artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/01/21/primavera-express-dicas-e-configuraes-parte-iii/

11 01 2012
A. Scott

Boa noite.

Como posso listar o stock por dimensão para determinado produto? E após ter inserido quantidade de stock num produto não é possivel de inserir dimensões para esse mesmo produto pois já se fizeram movimentos ?

Obrigado.

13 01 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Em Exploração > Stocks > Inventário > mude o relatório para Inventário Actual c/Valorização c/Dimensão e está feito! Após um artigo ter sido movimentado não é possível activar a opção para tratar dimensões.

Carlos

14 01 2012
A. Scott

Boa tarde,
mais uma vez obrigado pelo esclarecimento anterior.

Nova questão… o Primavera não disponibiliza nenhuma forma de gestão de compras e fornecedores ?

Obrigado.

16 01 2012
XpecialGUEST

Não, só mesmo vendas e clientes!

19 01 2012
A. Scott

E não existe nenhuma aplicação possivel de ser integrada no Primavera?
Não existindo pode-me aconselhar alguma aplicação que permita gestão de compras e fornecedores, bem como de gestão de pessoal e salários, penso que esta ultima situação o primavera também não permite controlar, correto?

Obrigado.

19 01 2012
XpecialGUEST

Bom dia,

O Primavera Express é limitado como sabe. Não conheço aplicações que integrem com ele porque não existe um interesse comercial nesse sentido! No entanto o ERP Primavera tem várias linhas. Consulte o site, porque vai certamente encontrar aquilo que necessita.

http://www.primaverabss.com/pt/PortalRender.aspx?PageID=e9660cce-8e7f-4a44-9522-6ed8702e33ae

Carlos

19 01 2012
A. Scott

Mas o meu problema, e por isso estar a usar a versão express, é a de ser grátis, o que não acontece com a restante linha Primavera. Assim, pode-me aconselhar alguma aplicação (fora linha Primavera e gratuita) que permita gestão de compras e fornecedores, bem como a gestão de pessoal e salários ?

Obrigado novamente.
Sempre uma grande ajuda.

19 01 2012
25 01 2012
A. Scott

Ora viva.
Estou de volta com mais algumas questões.

Procurei aqui pelas Dicas e configurações do Primavera e não achei nada concreto sobre gestão de contas correntes de clientes ou emissão de recibos e notas de pagamento. Se me puder orientar agradecia.

Obrigado.
Cumprimentos.

25 01 2012
26 01 2012
A. Scott

No entretanto consegui encontrar por aqui mais algumas informações uteis que precisava, mas mesmo assim o que me indicou passou-me,obrigado.

Cumprimentos e continuação de bom trabalho,
sempre util para quem precisa… e muito, como eu :)

8 02 2012
Sofia

Boa noite,

Gostaria de saber como desactivar o desconto financeiro dos documentos. Tenho os meus clientes a pagar a pronto pagamento, mas não existem descontos e tenho sempre de estar a apagar manualmente os 5% de desconto que aparecem automaticamente.
Obrigada

8 02 2012
23 02 2012
Sofia

Boa noite,

Estou a ter alguns problemas na emissão de uma factura pro-forma, valor total da factura não inclui o IVA, apesar deste ser calculado. Não é feito o somatório entre o IVA e o Preço do Artigo.
Já seleccionei a opção iva incluido, em tabelas, documentos, vendas. Mas isso não resolveu o problema….

Seria possível ajudar – me a dizer o que não estou a fazer ou o que estou a fazer mal pra este problema?

Obrigada

Cumprimentos,
Sofia

15 03 2012
A. Scott

Boa tarde.

No administrador ao clicar sobre uma empresa, aparecia na janela abaixo das mesmas, onde era é possível aceder aos parâmetros da empresa, diagnósticos, etc. Mas sem querer fechei essa mesma janela e não consigo voltar a visualizá-la, não podendo assim aceder às ferramentas que a mesma possibilita. Pois através das propriedades da empresa, no separador parâmetros, diz-me não ser possível de aceder aos parâmetros da empresa. Gostaria de saber assim como voltar a ter a janela referida.

Obrigado.
Cumprimentos.

17 03 2012
XpecialGUEST

Bom dia,
Pode voltar a activar essa janela através de:

Sistema > Preferencias > Separador Outras > activar a opção “Mostrar parâmetros e serviços…”

Cumprimentos

31 07 2012
Fatjoe

Bom dia,

Tenho uma empresa que utiliza o Primavera Express e sempre que vou a criar uma factura mesmo antes de seleccionar o artigo é adicionado um desconto financeiro de 5% automaticamente. Logo sempre que passo uma factura necessito de por o desconto a 0%.

Existe forma de alterar definitivamente esse desconto financeiro a 0.

Desde já os parabéns por estas soluções apresentadas para o Primavera Express e outros.

Melhores Cumprimentos,

Obrigado

1 08 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

O mais certo é que esteja definido um desconto na condição de pagamento. Veja este artigo para ajuda: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/01/21/primavera-express-dicas-e-configuraes-parte-iii/

Cumprimentos
Carlos Moreira

3 08 2012
Fatjoe

Exactamente estava definido em condições de pagamento. Muito Obrigado.

Cumprimentos,
Fatjoe

15 10 2012
avlisoft

Problema: mensagem de erro “ActiveX component can’t create object” em aplicação client “antiga” desenvolvida em .Net e rodando em Windows-7.
Agradeço ajuda.

18 10 2012
XpecialGUEST

Bom dia,

Como deve ter reparado, este post tem como assunto o Primavera Express, e por isso talvez este não seja o sitio ideal para colocar comentários e esperar ajuda de algo que não esteja relacionado.

18 10 2012
avlisoft

Bom dia,
Agradeço a resposta embora a ajuda não seja muita.
Obrigado.

18 10 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Da forma simplista como descreveu o problema logicamente não poderia obter grande ajuda.

23 10 2012
carla martins

Boa tarde…

Uso o primavera já a tempo, e isso nunca me ocorreu fui fazer uma fatura relativamente barata e apareceu uam mensagem; Passou o,limite maximo de venda ao cliente (ou algo parecido)

O que posso fazer? Já tentei rever a configuração e nada…Podem me ajudar?

24 10 2012
XpecialGUEST

Boa tarde Carla,

Qual é a versão que esta a utilizar? Se for a versão 7.5 existe um limite de volume de negócios de 30 000 euros.

24 10 2012
carla martins

Estou a usar a 6.4. Ja Cadastrei o cliente, fiz venda a dinheiro e tudo mais ainda assim, não consigo efectura a fatura. é Como se o valor máximo possivel fosse de 50 euros, qualquer valor a mais é impossivel. Ja tentei em dias diferentes, já reiniciei o computador …estou a tres com esse problema e sem poder concluir novas faturas. Agardeço a sua ajuda

24 10 2012
XpecialGUEST

Qual é o erro exacto?

Na mensagem anterior não conseguir especificar: “Passou o,limite maximo de venda ao cliente (ou algo parecido)”…

24 10 2012
carla martins

é a primeira vez que faço venda a este cliente. A fatura dele é no valor de 171 euros (a compra é composta de bolsas e sapatos) Consegui imprimir a fatura até 50 euros, se tentar colocar qualquer outro artigo , aparece uma mensagem dizendo que “O valor excede o limite de credito de Venda a dinheiro”. Depois disso, tentei fazer uma outra fatura qualquer e por mais que tenete nao consigo sempre apaerce a mesma mensagem independente do valor que faça ([O valor excede o limite de credito de Venda a dinheiro). Sei que pode haver um valor maximo de vendas de 30 mil ano, já liguei para o nosso contabilista e nao é o nosso caso. O que pode estar ocorrendo de errado?

24 10 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Em Tabelas > Clientes > seleccione o cliente para o qual está a emitir o documento e, no separador Crédito existe uma opção que é o limite de crédito. Confira se está ativada, e se tem um valor definido. Em caso positivo, desactive. Penso que isto resolverá o problema.

Cumprimentos

24 10 2012
carla martins

Obrigada!!!!! Impressionada com a qualidade e a rapidez do vosso serviço.Obrigada pela atenção.

25 10 2012
holiveira

Bom dia,
No express tenho os clientes todos com pagamento cheque a 30 dias, porém, logo depois de emitir factura já não a consigo modificar.
Alguma dica?

28 10 2012
XpecialGUEST

Partindo do principio que utiliza a versão 7.5, e que deseja alterar a condição de pagamento depois de já ter feito a impressão, terá que ir ao menu Contexto e carregar em Desbloquear. Agora poderá alterar alguns dos dados do documento, como a condição de pagamento.

Na versão 6 estive a simular e o comportamento é diferente, uma vez que não existe a necessidade de desbloquear o documento.

30 10 2012
holiveira

sim, até ao desbloqueio tambem fui, e aparentemente deixa editar o doc,(neste caso alterar o valor da factura) mas ao gravar diz que violam a portaria….
Estranho é o facto de a factura sopostamente apenas vencer nos proximos 30 dias e é isso que não entendo, pois até lá deveria deixar alterar.

17 11 2012
António Costa-Cabral

Instalei a versão 7.5, emiti 1/2 dúzia de facturas, total < 10.000 € e agora a plicação diz que já ultrapassei o limite para ter a versão gratuita. A única explicação são as inúmeras facturas que estão na base de dados criadas automaticamente no setup. Como se apagam aquelas facturas?

17 11 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Qual é a empresa/base de dados que está a utilizar? Se for a DEMO, é normal porque essa empresa já tem dados fictícios, para efeitos de demonstração e testes, e como tal não conseguirá apagar ou alterar os documentos anteriores derivado do facto de a aplicação estar certificada. Deverá utilizar a empresa EXPRESS para utilização real.

Cumprimentos

26 04 2014
Diamantino

Boa tarde: agradeço inf, se o prog primavera express dá para inserir artigos ou.,outros (itens) manualmente no doc,

26 04 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Manualmente como? Sem ter que criar o artigo?

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