Primavera Express-Utilizar créditos no POS

2 01 2012

Woman Buying Belt

Em alguns sectores de actividade, nomeadamente no retalho, é muito frequente emitir créditos a clientes, que mais tarde são utilizados para abater ao valor a pagar numa próxima compra, ou ao valor total de uma conta corrente. Estes créditos são geralmente emitidos nas devoluções de artigos, e destinam-se a obrigar o cliente a voltar e efectuar uma compra de valor igual ou superior para poder utilizar o crédito.

 

Neste artigo ficará a conhecer de que forma o Primavera Express trata os créditos, no módulo de POS.

 

Tabelas > Documentos > Vendas > editar o documento NC > separador Séries > seleccionar a série a disponibilizar no POS > activar a opção “Utilizado em POS”

image

 

 

No separador Pontos de Venda, poderá activar a opção “Imprimir directamente para a impressora de talões”, escolhendo de seguida o modelo de impressão, isto se desejar que na gravação o documento seja imprimido na impressora de talões.

image

 

 

 

No POS, deverá começar por escolher o documento Nota de Crédito (por defeito um novo documento é sempre do tipo Venda-a-Dinheiro)

image

 

 

 

Associa-mos o cliente ao documento Nota de Crédito. Para isso devemos carregar no F4, depois de pousar o cursor no campo cliente, e seleccionamos o cliente na lista. Se souber o código do cliente poderá inseri-lo directamente.

image

Confirmar para concluir.

 

 

 

Poderá verificar que o cliente anteriormente seleccionado ficou associado à venda.

image

 

 

 

Ao fechar o documento, a Nota de Crédito é gravada e ficará disponível para ser creditada num outro documento, isto é, poderá ser utilizada no POS juntamente com uma Venda-a-Dinheiro, ou no backoffice, na conta corrente do cliente, poderá ser liquidada de várias formas (veja este artigo para mais detalhes).

image

 

 

 

Poderá como é lógico criar uma Nota de Crédito no backoffice.

image

 

 

 

Como associar um crédito a um pagamento?

Primeiramente deverá, como explicado acima, associar o cliente à venda. Depois de inserir os artigos a serem facturados, ao fechar o documento, deverá carregar no botão “Créditos” no ecrã de pagamento.

image

 

 

 

Nesta janela surgem os créditos disponíveis para utilização.

image

Apenas podemos seleccionar um ou mais créditos, cujo total seja inferior ao valor do documento. Neste exemplo, o total do documento é de 4.47, sendo que, como seleccionei um crédito de 3.85, o cliente só teria que pagar 0.62.

 

 

 

Ao confirmar, no ecrã de pagamento é mostrado o total dos créditos, e o valor da diferença que o cliente terá que pagar.

image

 

 

 

Esta é a mensagem que é mostrada ao utilizador quando o crédito a utilizar é superior ao valor do documento.

image

Nota: No meu teste verifiquei que há pelo menos duas situações em que os créditos gravados no backoffice não são mostrados nesta janela: quando uma nota de crédito é gravada com a condição de pagamento em prestações, dando origem, em conta corrente, a uma divisão do valor total do documento, e quando é gerado um pendente manual na conta corrente, com o documento NCC.


Ações

Information

4 responses

23 08 2013
wilson

gostaria que postasse como configurar o ponto de venda e configurar a gaveta Pos, a impressora de ticket no Primavera V6.20 ou V7 passo a passo. Obrigado.

31 08 2013
11 11 2015
wagner

Olá Carlos muito obrigado pela ajuda que tens nos dado neste blog, gostaria que me ajudasses a solucionar o seguinte: na Pos quando um cliente faz o pagamento, se o producto custa 80$ e ele pagar com uma nota de 100$ onde eu coloco o valor para que na factura recibo aparece o valor pago e o troco a receber?
na verdade eu gostaria que na factura saísse o valor pago ex: 100$ e o troco ex: 20$ e o preço unitario 80$….isto no programa Primavera.

15 11 2015
XpecialGUEST

Boa noite,
Aquando do pagamento, quando são mostrados os meios de pagamentos e o valor do documento, poderá colocar o valor que o cliente entrega, no meio de pagamento. Se existir lugar a troco, o valor é indicado no campo “Troco” da mesma janela:

Se na impressão, o valor entregue e o troco não estiverem a aparecer, terá que os adicionar ao report de impressão, em Vendas > Utilitários > Config. Documentos POS. Aqui terá que escolher o report que utiliza (por defeito o report utilizado tem o código VD). Posicione o cursor onde deseja incluir os novos campos, defina um texto antes dos mesmos, e por fim, adicione-os:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: