Primavera Express-Recálculo de Stocks

7 01 2012

imageO recálculo de stocks no Primavera Express é um processo que tem como objectivo recalcular todos os valores de stock a partir de todos os movimentos, de modo a garantir que a informação que é apresentada ao utilizador, se encontra correcta, ao nível das quantidades e preços de custo de todos os artigos.

 

Esta operação poderá ser executada a qualquer momento, e incide sobre os campos: Stock Actual, PCM e Preço de Custo Último da ficha de cada artigo. A execução deste utilitário é aconselhada, sobretudo quando um documento de stocks, já existente, é alterado, ou quando o utilizador suspeita que a informação apresentada pela aplicação não estará 100% correcta.

 

 

 

 

Tomemos, como exemplo:

É gravado o documento de stocks, Stock Inicial, nº1, com data/hora de 31-12-2008 10:00, em que é indicado que o artigo com o código 001 tem 5 unidades em stock.

image_thumb[1]

Nota: o documento de Stock Inicial tem o propósito de de inicializar com o valor correcto, o stock de um ou mais artigos. É utilizado numa primeira utilização da aplicação, para informar qual o stock inicial, como também serve para corrigir, a qualquer altura, o stock de um ou mais artigos, uma vez que se sobrepõe sobre todos os valores anteriores. É um documento que permite inserir o inventário actual.

 

 

Posteriormente é criado um novo Stock Inicial, nº2, no mesmo dia, com uma hora superior, e é indicado que o artigo tem 10 em stock. Até aqui, tudo normal. O documento numero dois prevalece sobre o anterior, e o stock do artigo 001 passa a ter a quantidade de  10.

image_thumb[4]

 

 

 

Voltando ao documento nº1, e muito embora não haja nenhuma alteração, o documento é gravado. Automaticamente, o stock do artigo 001 que deveria ser de 10, passa a ser de 5, o que está errado.

image_thumb[6]

Tal informação poderá ser confirmada na ficha do artigo, separador stocks.

image

A própria documentação da aplicação indica que após a gravação de um documento de SI, dever-se-á proceder ao Recalculo de Stocks

 

 

 

Para corrigir o valor terá que executar o Recálculo de Stocks que poderá encontrar em Utilitários > Recálculo de Stocks:

image

Deverá escolher a segunda opção, uma vez que esta recalcula todos os movimentos, e não apenas os movimentos dos artigos que foram marcados internamente, pela aplicação para recálculo (originado por exemplo por uma alteração de movimentos anteriores ao ultimo efectuado).

 

 

 

Poderá acontecer que seja mostrada uma janela a informar que durante a operação foi verificado que existem artigos com stock negativo:

image

O botão “Erros” abre um ficheiro de texto onde é mostrada uma lista com esses artigos, e movimentos que deram origem ao stock negativo:

image

 

 

 

Após o recálculo o valor do stock actual passa para o valor correcto:

image

 

Esta operação de executar o recálculo poderá ser agendada de forma a que o utilizador não tenha que se preocupar com esta tarefa. O agendamento, com uma periodicidade diária, por exemplo, permite que a informação que é apresentada diariamente aos utilizadores seja o mais real possível. Obviamente que isto só faz sentido para empresas que, para além de ter muitos movimentos de stock como  como entradas, saídas, stocks iniciais, etc, queiram ter os stocks correctos porque de facto essa informação é importante e é utilizada para tomar decisões.

Para saber como agendar esta tarefa, consulte este artigo.

 

 

 

Configurações no Administador:

Nas propriedades da Empresa, no Administrador, em Stocks > Gerais existe uma opção (activada por defeito) que indica se a hora deverá ser considerada nos movimentos de stock. Esta operação permite que, dentro do mesmo dia, os movimentos possam ser ordenados de forma correcta.

image

 

 

 

 

Artigos Relacionados:

Primavera Express–Inventários

Primavera Express- Colocar o documento Devolução a Dinheiro (DV) a dar entrada de stock

Primavera Express-Como ocultar artigos marcados como anulados


Ações

Information

4 responses

7 01 2012
Primavera Express-Agendar alterações na base de dados « ..::invisible flame light::..

[…] Primavera Express-Recálculo de Stocks « ..::invisible flame light::.. (21:24:09) : […]

17 04 2012
Mónica Mateus

Eu gostava de saber qual será o problema para que quando tento gravar um documento em Inventário – documentos Stock – Entrada Stock, ao gravar aparece o seguinte: “Impossível gravar – O registo já existe na tabela ‘dbo.CabecStk’.”
Não faço ideia o que isto quer dizer. Podem-me ajudar??
Obrigada Mónica

17 04 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Deverá contactar o suporte da Primavera para obter ajuda para o problema apresentado.

Carlos

13 08 2015
Primavera Express-Consultar margem de lucro | ..::invisible flame light::..

[…] Deve ser efetuado um Recálculo de Stocks com alguma frequência, para garantir que os valores de custo e stocks estão corretos: Inventário > Utilitários > Recálculo de stocks. Active a opção “Actualizar P.C.M. nos documentos de venda” e “Recalcular todos os movimentos de Stock”. Carregue em Processar para finalizar. Artigo relacionado. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: