OS X Lion–AirDrop

25 01 2012

23-lion_airdrop-600x600

O AirDrop pode muito bem ser resumido numa só palavra: simplicidade. É uma das muitas novidades que acompanham a última versão do sistema operativo da Apple, o OS X Lion.  Com o AirDrop poderá trocar ficheiros entre 2 Mac’s sem que nenhuma configuração tenha que ser efectuada.

 

 

É criada uma ligação ponto-a-ponto, encriptada, entre todos os computadores que se encontrem próximos e que estejam a executar o OS X Lion, e o AirDrop. Depois, basta arrastar o, ou os ficheiros a serem transferidos, para o computador de destino! Tão simples como isto.

 

IMG00078-20120124-1140

 

Normalmente, quando queremos partilhar dados entre computadores, há uma série de configurações que têm que ser levadas em conta: a necessidade de ambos estarem na mesma rede, seja através de um Access Point, ou numa rede ponto-a-ponto (ad-hoc), configurações TCP/IP, pastas partilhadas, configurações da firewall e anti-vírus, permissões, passwords de acesso, etc.

Embora não seja um processo propriamente complexo, exige algum conhecimento sobre o assunto, por parte dos utilizadores, e nem todos têm o nível desejado, e tempo suficiente para tal. Simplesmente gostariam de transferir um ficheiro de A para B da forma mais directa possível.

 

O AirDrop vem simplificar tudo isto de uma forma fantástica. Mais interessante ainda é a possibilidade de estar ligado a uma rede wireless, e utilizar o AirDrop ao mesmo tempo.

 

 

 

Demonstração:

Todos os computadores que quiserem utilizar o AirDrop têm que o estar a executar nesse preciso momento. Basta, no Finder, escolher essa funcionalidade e aguardar que os restantes MAC’s surjam na parte superior da janela. Para além do nome do computador é mostrada a imagem de login do utilizador. Depois disso basta arrastar para o computador de destino os dados que queremos transferir.

10

 

 

 

Computador “CMMBP”: confirmar a operação de envio para o computador “MacBook Pro de Utilizador”

11

 

 

 

Computador “CMMBP”: é necessário aguardar que o outro computador aceite a recepção dos dados

13

 

 

 

Computador “MacBook Pro de Utilizador”: é mostrada uma notificação a informar o nome do computador de onde os dados vão ser transferidos, e o nome do ficheiro/pasta.

14

 

 

 

Computador “MacBook Pro de Utilizador” e “CMMBP”: após ter aceite a transferência é mostrado o estado da mesma, e o tempo estimado para conclusão, em ambos os computadores

15

16


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: