Cartão Cliente Free Edition–Fidelize os seus clientes

15 02 2012

 

A fidelização de clientes é, em qualquer empresa, um indicador muito importante sobre a satisfação dos mesmos e a sua retenção. A concorrência é cada vez mais feroz e a necessidade de manter os clientes existentes é cada vez maior, tendo em conta quer a concorrência, quer a actual conjuntura económica em que as pessoas se retraem mais ao consumo.

 

image

 

Para este indicador contribuem logicamente vários factores, entre eles os programas de pontos. No dia-a-dia estamos já habituados a lidar com estes programas, seja nas grandes cadeias de supermercados, nas gasolineiras, operadores de telecomunicações, etc. Porque não criar um sistema no seu próprio ponto de venda, e premiar os clientes pela sua preferência e potenciar o aumento do valor por cada venda?

O Cartão Cliente-Free Edition é uma aplicação para Windows, desenvolvida pela CreativeThinkers em parceria com a Global iD, ambas empresas portuguesas. Tal como o nome indica, esta aplicação é totalmente gratuita, e permite de uma forma fácil e rápida criar clientes, creditar e rebater pontos, comunicar com os clientes por SMS, entre outras funcionalidades.

image

 

A instalação é muito fácil, demorando apenas poucos segundos. As configurações são muito básicas e permitem definir o rácio entre Euros gastos/pontos atribuídos, envio de SMS’s, validade dos pontos e definir uma atribuição de pontos diferente, na data de aniversário do cliente.

 

 

Deverá ter a preocupação em definir muito bem as regras de atribuição e rebate de pontos antes de colocar o sistema em funcionamento. Poderá oferecer um desconto em compras, ou a oferta de um determinado artigo, ao atingir X pontos.

 

Exemplo prático da atribuição de descontos nas vendas:

Euros gastos

Pontos atribuídos

Rebate de pontos mínimo/múltiplos

Conversão pontos/desconto em Euros

Validade dos pontos

1

1

100/100

100/10

6 meses

Por cada 1 Euro pago pelo cliente, é creditado 1 ponto no seu cartão. Quando atingir os 100 pontos o cliente pode fazer o rebate desses pontos, em múltiplos de 100, ou seja, 100, 200, 300, etc. Cada movimento de crédito de pontos, expira 6 meses depois. Cada 100 pontos podem ser convertidos em 10 Euros de desconto numa nova venda.

 

Nota: o sistema permite também a acumulação de descontos em cartão. Se no rácio colocar por exemplo 100/10 e desativar a divisão inteira, o software passa a acumular 10% em cartão.

 

 

Depois de instalada a aplicação, para iniciar a mesma deverá carregar na tecla F12. A aplicação inicia, oculta, juntamente com o Windows, de forma que não tem que fazer absolutamente nada.

 

No primeiro acesso deverá configurar a aplicação, carregando no último ícone, na lateral inferior direita. Para além das definições acima descritas, poderá configurar os pontos atribuídos nos dias antes e depois da data de aniversário do cliente, neste caso 2 pontos por cada 1 Euro gasto.

2

 

 

 

Na introdução de novos clientes poderá optar por identificar o cartão (neste caso virtual) com um numero igual ao numero de cliente da aplicação de facturação que utiliza (os códigos têm obrigatoriamente que ser numéricos) como forma de simplificar a relação entre ambas as aplicações.

 

Poderá obviamente optar por cartões físicos. Nesse caso, o mais usual é que a  identificação do cartão seja feita por uma das seguintes formas:

  • cartão apenas com o numero impresso (o utilizador tem que olhar para o cartão para ver qual o seu numero).
  • cartão de banda magnética e numero impresso (é necessário um leitor de cartões).
  • cartão de código de barras e numero impresso (é necessário um leitor de códigos de barras).

Nestas duas últimas opções, o código impresso no cartão é útil para quando o cliente não trouxe o cartão, mas sabe o seu numero, ou quando o leitor de cartões ou de códigos de barras não se encontram operacionais.

 

Logicamente que o utilizador terá que ponderar qual a melhor opção, pensando a favor dos cartões físicos o facto de transmitir uma melhor imagem para o cliente,uma vez que os cartões podem ser personalizados com os dados e com a imagem da empresa.

3

No caso de utilização de cartões físicos, a possibilidade de existir um extravio do cartão não foi esquecida. Existe uma opção para copiar os dados de um cliente de um cartão para outro

 

 

 

Introdução de um movimento para o cartão 0001. Poderá especificar a que documento de venda se refere este crédito de pontos, e inclusive especificar uma observação, para melhor compreender o movimento registado.

5

 

 

 

É possível visualizar a cada instante os movimentos de um determinado cartão.

6

 

 

 

Novo registo de pontos para o mesmo cliente. É possível visualizar no momento logo após a gravação, o saldo existente por forma a poder comunicar verbalmente ao cliente os seus pontos.

7

 

 

 

Seguindo as regras criadas acima, como o cliente tem 225 pontos, irá ser feito um rebatimento de 200 pontos. Mais uma vez o campo “Talão” poderá ser utilizado para registar o documento de venda onde o desconto de 20 Euros foi aplicado, para haver sempre uma relação de crédito ou débito de pontos com o documento de facturação.

9

 

 

 

Nova consulta de dados do cliente, após o rebatimento de pontos são mostrados todos os movimentos com a data, valor e pontos creditados ou debitados.

10

 

 

 

Nas configurações dos SMS’s de aniversário, no primeiro ícone do canto inferior, poderá definir um texto a enviar aos clientes X dias antes da data do seu aniversário. Obviamente que este envio de SMS’s tem um custo. Poderá comprar packs de sms’s (ver este link para mais detalhes), sendo-lhe atribuído um login que terá que configurar na aplicação para o envio de mensagens escritas através da Internet. O envio de sms’s também poderá ser feito em lote de uma só vez para todos os clientes na base de dados. Esta funcionalidade é útil para anunciar uma nova campanha,  um novo produto, etc. (segundo ícone).

11

Exemplo de texto a enviar: A Loja ABC deseja-lhe um feliz aniversário. Visite-nos nos próximos 4 dias, e os pontos atribuídos serão a duplicar. Obrigado

 

 

Existe uma versão touch screeen para os utilizadores que possuem um ecrã táctil, em tudo igual a esta versão apresentada, com a única diferença que dispõe de um teclado virtual que é apresentado em todos os campos de introdução. Esta versão não está disponível para download. Terá que ser solicitada à Global iD.

 

Resta dizer que a aplicação é totalmente em português e conta também com um manual também na nossa língua. Fica a sugestão para a implementação de novas funcionalidades, como a possibilidade de poder apagar e desactivar um cliente, imprimir os extractos de pontos, melhorar a introdução de texto na configuração dos SMS’s, uma vez que no meu caso se mostrou bastante lenta, e o texto ficou numa só linha, tendo ficado parte dele ocultado.

 

Para finalizar, não esquecer que toda a informação do CC Free Edition, é guardada num único ficheiro de base de dados (veja no manual qual a localização do mesmo). Se desejar automatizar a cópia de segurança, consulte o seguinte artigo: Sql Backup And FTP–Possibilidade de fazer cópias de segurança de pastas.

 

 

Download do CC Free Edition

Mais informações: http://www.global-id.eu/


Ações

Information

17 responses

15 02 2012
Aplicações Grátis e Essenciais para Empresas « ..::invisible flame light::..

[…] Cartão Cliente Free Edition (Post) […]

9 03 2012
rui

Boa tarde,

Não estou a conseguir clicar no “Reb. Manual”, alguma dica ?

9 03 2012
rui

já consegui :) foi uma pequena distração faltava inserir o cod cartao. Obrigado na mesma, software simples.

11 03 2012
alex

Olá,
estou com um problema !
eu instalei o programa, mas quando vou inserir um novo cliente,
aparece uma mensagem do windows que deixou de funcionar o programa e vai abaixo.
eu estou a utilizar o windows 7 home premiun.

Será que alguem me pode ajudar ?

12 03 2012
XpecialGUEST

No meu teste, com XP não tive qualquer problema. Tente executar a aplicação como Administrador, ou configurar a mesma para correr em modo compatibilidade com o XP. Se não resolver contacte a Global iD.

13 03 2012
alex

Problema resolvido,
instalei num pc com windows xp , e funciona bem.
Obrigado pela ajuda XpecialGUEST .

13 03 2012
Jose Ribeiro - Portugal

Olá.
Não consegui perceber qual o custo para implementar um cartão de pontos no meu negocio.

13 03 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Contacte o Sr. Filipe Marques da Global iD: comercial@global-id.eu

22 03 2012
Filipe Marques

Boa tarde Alex…

O Windows 7 que estava a utilizar é a versão 32 ou 64 Bits?
Esse erro normalmente é associado à Versão 64 Bits pois o nosso sistema está preparado para instalar em sistemas 32 Bits e por isso falta uma libraria para 64 bits.

Para isso pode ir ao endereço http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=5821

Efectuar download da versão 64 bits e 32 bits instalar.

À partida ficará tudo a funcionar …

14 03 2013
cristiane

funciona em tablet?

21 03 2013
XpecialGUEST

Depende. Se o tablet tiver como sistema operativo o Windows, sim.

17 04 2013
FABIO LIMA Q

CARA MEU PROBLEMA CONTINUOU NAO CONSIGO DIJEITO NENHUM FICA PEDINDO UMA TAL DE DDL sqlceme35.dll

1 05 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Contacte o produtor da aplicação para obter suporte: http://www.global-id.eu/

9 10 2013
diana

isto dá para o windows 8?

21 10 2013
XpecialGUEST

Não sei. É uma questão de experimentar!

15 04 2016
Marta

Bom dia, tinha o programa em windowsvista e agora mudamos para o 10 e dá erro , alguma dica para voltar a usar o programa?

15 04 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
Deve contactar o fabricante da aplicação:
http://www.global-id.eu/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: