Mac OS X-Partilhar a ligação à Internet

23 02 2012

 

A simplicidade do Mac OS X é algo que surpreende constantemente os seus utilizadores. Recentemente, um amigo meu estava com dificuldades em aceder à Internet. Ambos estávamos ligados ao mesmo ponto de acesso público WiFi, e por alguma razão que desconheço, embora ele se conseguisse ligar ao Access Point, não recebia as configurações TCP/IP e por conseguinte não conseguia ligar-se à Internet.

Ambos tínhamos a mesma configuração nos adaptadores para receber IP automático, e o router não estava a filtrar trafego por endereço MAC. Tentou todas as formas possíveis, inclusive definir as propriedades TCP/IP manualmente, para resolver a situação. Segundo ele, já teria tido as mesmas dificuldades no passado.

 

Quando pensei que o poderia ajudar, partilhando a minha ligação à Internet, não tinha em mente que seria algo tão simples: depois de ligar ambos os computadores com um cabo de rede crossover, bastou aceder às propriedades de Partilha, nas Preferências do Sistema e activar a partilha da Internet. Apenas tive que definir qual a ligação que queria partilhar (WiFi) e qual a porta de saída (Ethernet).

1

 

Para concluir, defini no meu computador, e no dele (Windows), que a ligação Ethernet receberia configurações IP de forma automática.

2

Uma vez que não existia na nossa rede ponto-a-ponto, um servidor DHCP, as configurações IP foram efectuadas automaticamente recorrendo ao endereçamento APIPA 169.254.x.y.

Advertisements

Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: