Mac OS X-Partilhar a ligação à Internet

23 02 2012

 

A simplicidade do Mac OS X é algo que surpreende constantemente os seus utilizadores. Recentemente, um amigo meu estava com dificuldades em aceder à Internet. Ambos estávamos ligados ao mesmo ponto de acesso público WiFi, e por alguma razão que desconheço, embora ele se conseguisse ligar ao Access Point, não recebia as configurações TCP/IP e por conseguinte não conseguia ligar-se à Internet.

Ambos tínhamos a mesma configuração nos adaptadores para receber IP automático, e o router não estava a filtrar trafego por endereço MAC. Tentou todas as formas possíveis, inclusive definir as propriedades TCP/IP manualmente, para resolver a situação. Segundo ele, já teria tido as mesmas dificuldades no passado.

 

Quando pensei que o poderia ajudar, partilhando a minha ligação à Internet, não tinha em mente que seria algo tão simples: depois de ligar ambos os computadores com um cabo de rede crossover, bastou aceder às propriedades de Partilha, nas Preferências do Sistema e activar a partilha da Internet. Apenas tive que definir qual a ligação que queria partilhar (WiFi) e qual a porta de saída (Ethernet).

1

 

Para concluir, defini no meu computador, e no dele (Windows), que a ligação Ethernet receberia configurações IP de forma automática.

2

Uma vez que não existia na nossa rede ponto-a-ponto, um servidor DHCP, as configurações IP foram efectuadas automaticamente recorrendo ao endereçamento APIPA 169.254.x.y.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: