Primavera Express v7-Instalação, novidades e primeiras impressões

4 03 2012

Este é o primeiro artigo sobre o novíssimo Primavera Express v7.

 

Para novos utilizadores do PE, a instalação tal como na versão 6, é simples e não deve implicar problemas de maior.

 

Para utilizadores da versão antiga, a migração para a nova versão é revestida de maior complexidade pois existem uma série de aspectos a ter em conta. Enquanto que actualizações “dentro da mesma versão” são normalmente simples, pois actualizam apenas ficheiros existentes, migrar para uma versão maior, como neste caso,  da 6 para  a 7, implica maiores alterações, como a instalação de uma nova instancia de dados, novos mapas, migração de dados entre versões, etc.

 

image

 

 

 

 

Se utiliza a versão 6, o que necessita de saber antes de instalar o Primavera Express v7:

  • Certifique-se que está abrangido pela utilização de Software Certificado. A versão 7, é certificada pela AT (Autoridade Tributária), o que significa que para além de outras questões, não permite alterar um documento depois de gravado. Veja este, este e este artigos. Em caso de dúvida contacte um TOC.
  • Faça uma cópia de segurança dos dados da versão 6 (Como Fazer Uma Cópia de Segurança Do Primavera Express).
  • Os mapas da versão 6 não são compatíveis com a versão 7. Se na versão 6 alterou mapas (por exemplo, colocou o logótipo nos documentos de venda) deverá, se desejar, repetir  todas essas modificações nos novos mapas da versão 7. Os mapas desta nova versão têm um design mais profissional.
  • A versão 7 tem um mecanismo interno que impossibilita gravar novos documentos de venda, quando o volume de negócios de 30 000 Euros é ultrapassado.
  • Ao migrar para a versão 7, deixa de ser possível repor a base de dados para na versão 6.

 

 

 

INSTALAÇÃO

Nota: Se utiliza a versão 6 e deseja apenas testar a nova versão, instale-a num outro computador, ou numa máquina virtual, como forma de evitar possíveis problemas resultantes de manter ambas as versões no mesmo sistema.

Se tiver o Primavera Express 6 instalado, certifique-se que está encerrado. Encerre também outras aplicações que estejam abertas.

Aceda à página de download do Primavera Express, e preencha o formulário de registo. Ser-lhe-á enviado um email com a chave de registo que deverá inserir juntamente com o email para descarregar a aplicação. Guarde o ficheiro numa pasta à escolha, e no final execute-o para descompactar.

image

 

Caso o assistente de instalação não abra automaticamente, abra a pasta para onde  anteriormente foi descompactado o ficheiro e execute o ficheiro Setup.exe.

image

 

 

 

 

Escolha o idioma de instalação.

image

 

 

 

 

Seguinte.

image

 

 

 

 

Aceite os termos da licença.

image

 

 

 

 

Neste ponto poderá alterar a  localização de destino, onde o PE será instalado.

image

 

 

 

 

Seguinte.

image

 

 

 

 

Seguinte.

image

 

 

 

 

 

Clique em Terminar para sair do assistente de instalação.

image

 

 

 

 

Se a versão 6 do PE for detectada no sistema, surgirá automaticamente o assistente de migração que será responsável por migrar a base de dados da empresa, e a base de dados PRIEMPRE (onde são guardados utilizadores, perfis, dados das empresas), da versão 6 para a nova versão 7. Se desejar apenas testar a versão 7, poderá cancelar este assistente. Neste caso não serão migrados os dados da versão anterior.

image

Próximo para continuar.

 

 

 

 

Aceite as informações apresentadas pelo Setup and Go e avance.

image

 

 

 

 

Aguarde que o processo de inicialização seja concluído.

image

 

 

 

 

Neste ponto é mostrada a empresa que será migrada para a nova versão do PE.

image

 

 

 

 

Próximo.

image

A migração propriamente dita será agora iniciada. Este processo poderá demorar algum tempo.

 

 

 

No final da migração será mostrado um resumo. Se não existirem erros, como neste exemplo, significa que o processo teve sucesso. No entanto, em determinadas circunstâncias, o processo poderá ser terminado com erros na migração, o que significa que estes terão que ser corrigidos e o processo terá que ser repetido até obter sucesso. Ao clicar em “Ver…” na coluna “Mais Detalhes” é mostrada mais informação.

image

 

 

 

 

Terminar.

image

 

 

 

 

 

Uma outra opção para migrar os dados para a nova versão (ou quando vai instalar a versão 7 num outro computador) consiste em repor uma cópia de segurança feita na versão 6, na nova versão do Primavera Express. No entanto, este processo por si só não é suficiente. Se tentar abrir a empresa para onde acabou de repor a cópia de segurança, não terá sucesso porque a mesma necessita de ser actualizada.

Nota: se receber um erro ao repor uma cópia de segurança, veja este artigo.

image

A empresa necessita de ser actualizada.
Recorra ao Administrador para realizar a actualização.

Versão encontrada: 03.09
Versão esperada: 07.69100

 

Para o efeito, no Administrador aceda a Utilitários > Empresas > Actualização de Empresas.

image

Ao escolher Actualização de Empresas (Privada) será despoletado o assistente “Setup And Go” responsável por actulizar a base de dados, processo este já referido anteriormente.

 

 

 

 

 

 

ALGUMAS NOVIDADES E DIFERENÇAS ENTRE A v6 E A v7

Drill-Down

Em muitos dos ecrãs disponíveis, tem a possibilidade de, através da funcionalidade Drill-Down, aceder directamente a um registo. Neste exemplo, no editor de vendas, ao fazer Drill-Down no código de um artigo, é possível abrir a sua ficha. O Drill-Down está também disponível carregando sobre um item a azul, como por exemplo “Documento” e “Entidade”.

image

 

 

 

 

Limite do volume de de negócios

Como já foi mencionado anteriormente, esta versão tem um mecanismo interno que verifica se o volume de negócios limite de 30 000 Euros foi atingido. Nesse caso será mostrada uma mensagem a informar para esse facto.

image

Insto não impede que a aplicação seja aberta, no entanto não conseguira gravar mais documentos de venda.

image

“Não é possível proceder à gravação do documento. O volume de negócios para o qual a aplicação está licenciada foi ultrapassado.”

 

 

 

 

Idiomas

Na ficha de um cliente, é possível definir que o mesmo utiliza idiomas definidos nas fichas de artigos. Esta funcionalidade permite ter várias descrições nos artigos, em línguas diferentes, para serem utilizadas quando queremos emitir documentos para um determinado cliente, com as descrições no seu respectivo idioma.

image

image

Na venda:

image

 

 

 

 

Reimpressão de documentos

Na janela de reimpressão de documentos é agora possível activar a pré-visualização.

image

 

 

 

 

Módulo de POS

É possível agora, definir a série a utilizar no POS. Poderá também activar uma opção que permite mostrar a foto do vendedor no POS.

image

Fotografia do vendedor, na respectiva ficha.

image

Fotografia do vendedor no módulo POS.

image

 

 

 

 

Navegador

O navegador, localizado na lateral esquerda da área de trabalho, agrupa agora todas as funcionalidades e módulos da aplicação, que deixaram de estar localizadas na barra de tarefas, como anteriormente.

image

 

 

 

Ajuda online

O menu Ajuda > Ajuda leva agora ao PKB (Primavera Knowledge Base). A vantagem de aceder a esta base de dados de conhecimento, online, é que os conteúdos estão em constante actualização.

image

Pode optar por utilizar a ajuda online (recomendado), podendo no entanto abrir o ficheiro de ajuda tradicional, que se encontra em: C:\Programas\PRIMAVERA\SGX750\Apl\EXP750_2070.

Se desejar desactivar a ajuda online, poderá faze-lo através do menu Utilizador > Preferências > Sistema > desmarcando a opção “Utilizar ajuda online”.

 

 

 

Procura automática de actualizações

No menu ajuda pode agora verificar a existência de actualizações. O processo de instalação não é, no entanto, automatizado.

image

image

image

POS

Estatísticas de Vendas

No POS é possível colocar um botão na barra lateral que permite analisar estatísticas de vendas, nomeadamente custo das mercadorias, preço de venda e o lucro.

image

ADMINISTRADOR

Língua do Interface

No Administrador, em Sistema > Parâmetros de Instalação tem a possibilidade de mudar a língua do interface da aplicação. Poderá também  configurar a língua por cada utilizador, na respectiva ficha.

image

image

Localização da Base de Dados

Ao criar uma nova empresa, no Administrador, tem agora a possibilidade de poder modificar o nome e localização dos ficheiros de bases de dados sugeridos pela aplicação. Poderá ser útil quando desejamos colocar a base de dados numa unidade mais rápida ou com mais espaço em disco.

image

 

 

 

 

 

CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE

Ao tentar gravar, depois de editar um documento anteriormente gravado, receberá um aviso a informar que tal não é possível devido às regras da certificação.

image

Qualquer “estorno” de um documento de venda passa por emitir um documento de natureza contrária como Devolução para estornar uma Venda-a-Dinheiro e Nota de Crédito para estornar uma Factura.

 

 

 

Rascunho

A certificação de software impede que um um documento depois de gravado possa ser alterado. A possibilidade de gravar um documento em modo Rascunho permite que o utilizador vá gravando documentos nesse modo, até optar por finalizar o mesmo. É possível manter vários documentos em modo rascunho ao mesmo tempo.

image

 

 

 

 

Séries

Se migrou a base de dados da versão anterior do Primavera Express, tenha em mente que, está impossibilitado de gravar novos documentos em séries que já tenham documentos anteriores. A certificação impõe que numa série não possam coexistir documentos com e sem assinatura (certificados), de modo que poderá receber o seguinte erro

image

“Existem documentos sem assinatura na série [A] do documento [VD]”

Necessita de criar novas séries para documentos. Neste exemplo, carregando em “Documento”, é aberta automaticamente a ficha do documento VD. No separador Séries crie uma nova série e coloque-a por defeito.

image

 

 

 

 

Documentos certificados

Os documentos obrigados à certificação cumprem as novas regras da Portaria n.º 22-A/2012, de 24 de Janeiro. Quando o numero de contribuinte não estiver preenchido, é colocado um tracejado, e o texto da assinatura tem agora a referencia à AT (Autoridade Tributária).

image

 

 

 

 

 

Notas:

  • Juntamente com a aplicação é disponibilizado um manual bastante detalhado sobre o PEv7, com links para o PKB (Primavera Knowledge Base).
  • Os alertas da versão 6, não estão mais disponíveis na nova versão.
  • A instancia de dados SQL, criada pela versão 7 é: PRIEXPRESS750. O utilizador é SA e a password é PRIMAVERA. A pasta de instalação é: C:\Programas\PRIMAVERA\SGX750.
  • O acesso à base de dados, no Administrador não funciona mais com a combinação de teclas: ctrl+alt+P.

 

 

 

 

Depois de ter a versão 7 em produção:

  • Se tinha rotinas de cópias de segurança automáticas, tenha em mente que agora, quer a pasta da aplicação, quer a instancia de dados SQL é diferente. Veja este e este artigos.
  • Considere parar a instancia de dados da versão antiga (PRIEXPRESS) e desinstalar a versão 6 (Primavera Express v6-Desinstalação completa).
  • A alteração de mapas poderá ser feita recorrendo ao Crystal Reports. Faça o download da versão demonstração (30 dias), do SAP Crystal Reports 2011, neste link. Preencha o formulário e, na página seguinte carregue no link “Download SAP Crystal Reports 2011 Evaluation – EXE 425 MB”.

 

 

 

Documentação:


Ações

Information

480 responses

5 03 2012
Vítor

Boa tarde,

Preciso de uma ajuda!
Quando tempo fazer a migrção da versão 6.40 para a 7 aparece este erro:

Database ‘msdb’ cannot be opened. It has been marked SUSPECT by recovery

6 03 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Experimente gerar uma cópia de segurança na v6, e importar na v7, fazendo de seguida a actualização da empresa, conforme é mostrado neste artigo.

Cumprimentos
Carlos

6 03 2012
Miguel

Olá,

“O acesso à base de dados, no Administrador não funciona mais com a combinação de teclas: ctrl+alt+P.”

Agora como se pode ter acesso á base de dados ?

Cumprimentos

6 03 2012
Sérgio

Seleccionar empresa, administração, dentro dos ficheiros.
É bom que saiba o que está a fazer…

6 03 2012
Miguel

Olá Sérgio,

No Modulo Administrador, Empresas(Todas), clico em cima do nome da empresa, botão direito do rato, Administração e a única opção que aparece (por sinal desactivada) é Listas por Defeito !!!
Estou no local errado?

Obrigado

6 03 2012
XpecialGUEST

Está no local correcto, o problema é que o Express, ao contrário do que o Sérgio disse não tem essa opção!

Carlos

6 03 2012
XpecialGUEST

No Express não tem essa opção.

6 03 2012
XpecialGUEST

Existem outras formas de aceder à base de dados. Em todo o caso, numa utilização normal não necessita dessa funcionalidade.

Carlos

7 03 2012
Miguel

Fico a saber o mesmo :p
E quais são essas formas ? Ninguem diz que numa utilização normal tal é necessário mas por vezes é necessário fazer pequenos ajustes que não é possivel fazer pela interface do programa, como por exemplo adicionar métodos de pagamento…

7 03 2012
XpecialGUEST

Utilize o SQL Server Management Studio Express 2005!

9 03 2012
Miguel

Funciona na perfeição. Obrigado.

4 06 2012
Flávio Soares

E como faço para abrir a base de dados mesmo?

21 02 2013
tekkor

Pode-me dizer qual a tabela no SQL Server Manag. 2008, na qual podemos adicionar o método de pagamento para emissão de recibo?

6 03 2012
LP

Fiz a atualização do PE para a versão 7, mas agora aparece-me sempre esta mensagem “Component ‘TABCTL32.OCX’ or one of its dependencies not correctly registered: a file is missing or invalid” e não consigo fazer nada de nada!

6 03 2012
XpecialGUEST

Em que versão aparece esse erro? No Adicionar/Remover programas, repare a instalação do Primavera e veja se resolveu. Pode também registar esse dll (https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/02/23/windows-como-registar-um-ficheiro-dll/).

Carlos

6 03 2012
Hélio Cabral

Uma pergunta Relacionado com o Primavera Express mas nem tanto com este tópico. Se alguem souber agradecia. Estou a desenvolver uma aplicação que vai trabalhar em cima da base de dados do primavera. como tal queria usar já o cadastro de utilizadores existente na base de dados. Ao consultar a Base de dados Priempre e realizar um select à tabela de utilizadores lá encontro o user e password só que a password está encriptada. Já estive a ver se é MD5 e conclui que não. Será que alguém sabe qual o método de encriptação ou será um algoritmo da própria primavera. Obrigado

7 03 2012
Hugo Monteiro

Pelo que percebi, o programa está muito similar à versão 6.40.
Vou fazer uma instalação de teste, para ver se alguma coisa de fundo mudou, porque de outra maneira vou manter a versão anterior.

7 03 2012
LP

Carlos,
mas uma vez obrigada pela sua (muito) útil ajuda – consegui resolver o problema com a sugestão de reparar o programa. No entanto surgiu-me outra dúvida, não era suposto ter acesso às duas versões do PE? Agora, quando quero iniciar sessão no PE v6.4, aparece-me uma mensagem de erro de abertura da aplicação ” 208: Invalid object name ‘PostosAplicacoes’.”
Obrigada pela atenção prestada!

7 03 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Sim, em condições normais deveria conseguir ter acesso às 2 versões, sem problemas. Contacte o suporte da Primavera, para tentar ultrapassar esse erro, e depois coloque aqui a solução.

Obrigado
Carlos

8 03 2012
Vítor Pedro

Bom dia
Muito obrigado aos autores deste blog, pois tem-me servido e muito.
Aconteceu-me o mesmo que ao LP. Fiz a migração e deixei de ter acesso à v6.4. Aparece-me ” 208: Invalid object name ‘PostosAplicacoes’. Mas como não irei precisar desta versão, tudo bem, não há problema. O problema é que deixei de ter o pag. tranf. bancária na nova versão. O engraçado é que na empresa teste a opção RTRF está lá. Como poderei resolver este problema, já que tenho mesmo que inserir no recibo esta opção.

Obrigado
Vítor Pedo

8 03 2012
Orlanda

Bom dia,

A mim aparece-me o mesmo erro na v6.4 (erro 208). Conseguiu resolver o problema?

Na v7.5 quando tento imprimir facturas que foram exportadas da n6.4 aparece o erro ” erro na impressão. erro no método :SetLocartion,mapa:C:\PROGRAMAS\PRIMAVERA\SGX70MAPAS\EX\NOVOS\FACRET.rpt.
Impossivel localizar a propriedade QE.

Alguém me pode ajudar?

Obrigada

Orlanda

8 03 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Não pode utilizar os mapas da v6 na nova versão do Primavera Express (v7).

Cumprimentos
Carlos

7 03 2012
Mário João

No novo v7, numa série com IVA incluído o total das parcelas dos artigos vendidos aparece no campo Mercadorias/Serviços com o valor sem IVA incluído e aparece noutro campo o total do IVA para somar e dar o valor total do documento.
É possível alterar o somatório do campo Mercadorias/Serviços para dar o valor total das parcelas já com o IVA incluído e retirar o campo do IVA, indicando que o IVA está incluído à taxa em vigor?
Obrigado.

14 03 2012
Carlos

Não é possível isso!

8 03 2012
Paulo Almeida

Bom dia.
Por acaso sabem se é facil transferir dados do Primavera Express para a versão Starter easy?
Obrigado

8 03 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

O processo deve ser igual ao processo de passar da v6 para a v7 do Express.

Carlos

8 03 2012
Paulo Almeida

Obrigado, depois de experimentar digo qualquer coisa

8 03 2012
LP

A quem perguntou sobre o erro 208, ainda não tenho resposta. Contactei a Primavera e pediram-me que enviasse um email a reportar a situação; estou a aguardar resposta.
Se entretanto alguém já tiver encontrado a solução, partilhe, por favor.

9 03 2012
Alexandre

Estou com o mesmo problema

9 03 2012
Nuno

208: Invalid object name ‘PostosAplicacoes’.
QUE SOLUÇAÕ HÁ PARA ISTO?????!!!!

4 04 2012
Eduardo Pinto

Eu consegui resolver este erro sem recurso ao suporte da primavera.
Para resolver este erro basta ter cópias de segurança da v6.40. E tenho as duas versões a funcionar no mesmo PC.

9 03 2012
Miguel

“Limite do volume de de negócios

Como já foi mencionado anteriormente, esta versão tem um mecanismo interno que verifica se o volume de negócios limite de 30 000 Euros foi atingido. Nesse caso será mostrada uma mensagem a informar para esse facto.”

Este limite é comulativo ou seja é o acumulado de todos os documentos processados em qualquer série e em quaisqueres datas? Para este montante são igualmente contabilizados os documentos migrados da versão 6 ?

11 03 2012
XpecialGUEST

Nos FAQ’s do Primavera Express v7 não diz explicitamente a forma como é feito esse controlo:

“O cálculo é feito com base no valor líquido dos documentos do tipo fatura, isto é, valores com desconto e sem IVA.”

Pelo teste que fiz ele valida o valor por cada ano,e não a soma de todos os anos.

9 03 2012
Luis Rosa

Boas, Precisava de uma ajuda . Instalei a versão 7.5 do primavera express mas quando emito uma venda a dinheiro dá-me a seguinte mensagem: ” existem documentos sem assinatura na série (2012) do documento VD , tinha a versão anterior e apenas fiz o upgrade para a nova versão, agradeço ajuda.

9 03 2012
Miguel

Olá,

Tem de efectuar a criação de uma nova série para os novos documentos com assinatura.

9 03 2012
LP

Resposta do suporte do Primavera para o erro 208 no PE v6.40
“(…) informamos que a partir do momento que migra para a v7,50 deixa de conseguir aceder a partir da V6 à mesma base de dados depois desta ter sido atualizada.
Caso pretenda continuar a utilizar a anterior versão deverá consultar as condições de suporte no sentido de ser ajudada, disponíveis aqui:
http://www.primaverabss.com/pt/PortalRender.aspx?PageID={9e01f2f8-f2a6-11dd-93f7-00155d0f7227}.”

E se eu desistalar o PE v7.50 do computador? O que poderá acontecer? É que, de momento, eu quero utilizar o PE v6.40 e apenas ver as diferenças entre este e o PE v7.50!

10 03 2012
Alexandre

Se a base de dados já foi actualizada então deixamos todos de conseguir aceder à v6 :s. A solução pode passar por voltar a reinstalar a v6?

10 03 2012
Alexandre

Alguém tem o ficheiro de instalação da v6?

11 03 2012
11 03 2012
XpecialGUEST

Como tenho ambas as versões no mesmo computador a funcionar perfeitamente não consigo simular o problema que alguns utilizadores têm reportado. No entanto poderá tentar reinstalar a v6 e ver se resolve: pode fazer o download neste artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/03/03/primavera-express-v6-download/

Cumprimentos
Carlos

11 03 2012
Alexandre

Confirmo que a reinstalação não resolve o problema

12 03 2012
XpecialGUEST

Vamos aguardar que alguém tenha uma resolução para este problema!

12 03 2012
LP

E alguém já experimentou desistalar o PE v7.50 e a reinstalar o PE v6.40? Resoulveu ou resolverá o problema?

12 03 2012
Alexandre

Já desinstalei a versão 7,50 e reinstalei a versão 6 nao resolve. Julgo que, até melhor solução, é desinstalar tudo depois de fazer backup e gravar os rpt alterados e voltar a instalar a v6

12 03 2012
Pauleta30

Boas… fiz a actualização para a versão 7 e até então tudo certo, com excepção quando vou imprimir algum documento, não aparece o nome do “cliente”, morada e também o contribuinte. Os artigos na factura aparecem e no rodapé a info “este documento não serve de fatura…” O que está mal?

12 03 2012
Miguel

Olá,

Esses documentos onde isso acontece são documentos criados ainda no primavera v. 6 certo ?

Se criar novos documentos no primavera 7 isso já não acontece….

12 03 2012
Pauleta30

Ok Miguel,

Deve ser isso, é que para já ainda não criei novos documentos…
Obrigado pela informação…
Cumps

12 03 2012
Ana

Olá
No seguimento desta última questão, como também me aparecia a mesma informação apague-a através do Crystal Report. Julgo que quando for fazer uma nova factura não irá aparecer o nº da licença do programa, pois apenas deixei ficar Primavera BSS/…
Como reponho a informação anterior?
obrigada!

13 03 2012
Samuel

Boas! estou com um problema na actualização, o meu ambiente é windows 7 de 32 bits e ao migrar dá-me um erro dizendo que o tempo de ligação com o servidor SQL expirou.

13 03 2012
Samuel

Mais concretamente:

“[Microsoft][ODBC SQL Server Driver]O tempo limite de início de sessão expirou”

13 03 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Reinicie o computador, e certifique-se que nenhuma outra aplicação está a correr antes de voltar a repetir a operação.

Carlos

13 03 2012
Samuel

hmm, não, está igual, não sei o que fazer

13 03 2012
XpecialGUEST

Contacte o suporte da Primavera e depois diga se ficou resolvido, e como.

Carlos

13 03 2012
Luis

Reinstalação do sistema e reposição do backup da BD da versão 6.4 funciona e é a menos demorada, pelo menos até aparecer alguém com a receita mágica.
Perdi horas a tentar reparar instalações, com drivers XML, ODBC’s etc…
Mais rápido é mesmo instalar noutra máquina ou reinstalar o windows.

14 03 2012
XpecialGUEST

Fica a sugestão para todos os utilizadores com o mesmo problema!

14 03 2012
Jorge Ramalho

Boa tarde, sou utilizador da versão PE antiga, tenho a série de 2012 criada, ao alterar para a nova versão do PE, continuo com a numeração seguida das facturas, guias de transporte, etc, ou ~começa do na factura 01

14 03 2012
Miguel

Sim, pode continuar a numeração sem retornar ao 1, no entanto tem de criar uma nova série após a instalação da nova versão (por exemplo 2012A) para os documentos certificados.

17 03 2012
JGABRIEL

Boa noite,

Fiz a actualização para versão 7 do express, acontece que não consigo arrancar a nova versão, tenho um icone PRIMAVERA EXPRESS – Setup an GO v7.50 faz horas e mais nada. Agora nem a versão antiga consigo arrancar. Que posso fazer para solucionar esta situação?

Agradeço a ajuda possivel, necessito urgente continuar a trabalhar.

17 03 2012
XpecialGUEST

Bom dia,

Comece por reiniciar o computador. Posteriormente volte a executar o Setup and Go. Caso tenha o mesmo problema, pode tentar optar por gerar uma cópia de segurança na v6 e repor na v7, seguindo os passos descritos neste artigo.

19 03 2012
jgabriel

Bom dia,

Segui os passos como me indica, fiz copia de segurança, desinstalei a V6.4 e reinstalei a V7. Resulta que durante o processo de instalação, não consegue instalar o SQL Express 2005!!. E continuo com o mesmo icone sem qualquer desenvolvimento. Julgo que será este o problema… tem alguma solução??

obrigado

19 03 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Contacte o suporte da Primavera. Não faço ideia qual será a origem do problema.

20 03 2012
Thomas Reuffurth

Tem o sistema operativo em Português ou noutra linguagem? Acontece o mesmo a mim mas é devido a ser usado um SO em Alemão.

19 03 2012
Pedro

Boa noite,

Alguém me pode dizer como proceder para conseguir que o P7 Express faça automaticamente cópias de segurança da empresa criada nele?

Obrigado.

19 03 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Veja os seguintes artigos:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/09/17/como-utilizar-o-sqlbackupandftp-para-fazer-backups-do-primavera-express/
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/10/16/sql-backup-and-ftppossibilidade-de-fazer-cpias-de-segurana-de-pastas/

A única coisa que muda é o nome da instancia e o caminho para a pasta do Primavera Express v7. Neste mesmo artigo tem esses dados.

Carlos

20 03 2012
Pauleta30

Boas amigos,

Instalei a versão 7 e até então tudo bem.. acontece que desinstalei a versão 6 e agora quando vou abrir a 7 entra sempre no setup&go para assistente de migração.. ?!?! O que será que está mal??

20 03 2012
XpecialGUEST

Tem a certeza que não está a executar o atalho do Setup and Go?
Não estou a ver qual a relação causa/efeito. Contacte o suporte e coloque aqui a solução. Obrigado
Carlos

20 03 2012
Pauleta30

Pois não.. já experimentei todos os executáveis na pasta principal e todos vão a migração…

20 03 2012
XpecialGUEST

Contacte o suporte da Primavera…é muito estranho.

4 04 2012
jgabriel

Boas, encontrei o metodo para sair dessa situação, assim sendo:

-Desativar os serviços SQL da versão 6.4;
-Criar uma nova base de dados PRIEXPRESS750;
– Fazer o download do V7
Penso que terão problema resolvido

abraço

7 04 2012
Joao Pimentel

ao criar a base de dados PRIEXPRESS750 quais os parametros que utilizou, nomeadamente a password ?

8 04 2012
jgabriel

Caro João Pimentel, ao fim de mais de 60 horas, comsegui contornar todo o processo e tenho a funcionar o V7.5 na perfeição. É absolutamente simples, mas como não tenho grandes conhecimentos de programação, tive de recurrer a alguns sites e finalmente consegui. Como tenho a aminha secretária repleta de apontamentos organizarei e verificarei os passos para expor um post com a solução apenas possivel. Por favor aguarde.

Jose Gabriel

9 04 2012
Joao Pimentel

pois eu passei 6 horas de roda de uma instalação num cliente que tinha a versão 6, tentei criar a base de dados da 7.5 , mas nunca consigo arrancar com a versão nova. a Versão 6.4 esta 100%

11 04 2012
XpecialGUEST

Qual o problema em especifico? Dá algum erro?

24 01 2013
zeka

também estou encravado… tenho a última versão mas não mostra o navegador. pede para fazer login no servidor, através da conta. que conta?

21 03 2012
Isabel Cardana

Boa noite.
Instalei a última versão com importação de todos os dados da versão anterior e está tudo a funcionar OK.

No entanto estou com um problema “de pormenor”. Não é grave porque não impede o funcionamento da aplicação, mas gostava de ter uma solução, se alguém me puder ajudar…

Nos documentos que emito (facturas e recebimentos) o programa está a colocar automaticamente um “i” a seguir a todos os “t”. Isto resulta em coisas tão bonitas como “Contiribuintie”, “Capitial Social”, “Recebimentio”, “Pagamentio”, “Documentio” ou “Totial”.

Também vos acontece?
Obrigada,
Isabel

21 03 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Na pré-visualização também acontece, ou exportando para PDF? De facto é muito estranho esse problema…

Carlos

23 03 2012
Isabel Cardana

Olá Carlos,
Obrigada pela resposta.
Face à sua questão, fui confirmar novamente e de facto só acontece quando exporto para PDF. Na pré-vizualização não acontece. A solução que encontrei foi instalar uma impressora virtual de PDFs e mandar imprimir para essa impressora.
Obrigada,
Isabel

23 03 2012
marco lopes

Boa tarde a todos.
Fiz a migração do primavera v6,50 para v7,50 e tudo ficou impecavel sem problema. O unico problema é quando mando imprimir um recibo não aparece o nome do cliente só a morada, mas na factura aparece tudo.
Alguem sabe como resolver este problema?

27 03 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Tente imprimir um novo recibo, ou reimprimir um já existente utilizando um relatório de impressão diferente. Para ajuda veja este o seguinte post: alterar:https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos/

Carlos

27 03 2012
Luís Frazão

Boa tarde,
tive o mesmo problema, foi só abrir o report com o crystal reports e alterar a variável do nome para @Entidade

29 03 2012
jlrsantos

Boa Noite

Alguem me pode ajudar, para que eu possa passar os artigos da versão 6.4 para a 8 mas com alteração nos primeiros 3 digitos da referencia
Por ex. tenho muitos atigos com a ref FRG????? e cria passá-los para 22????
Grato

30 03 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Só tem uma hipótese de alterar códigos de artigos que é no Administrador. Depois de seleccionar a empresa, em baixo, escolha “Outros Utilitários”. Neste utilitário pode alterar os códigos de artigos, assim como de registos de outras tabelas, como clientes por exemplo.

Nota: Poderá fazer essas alterações antes de passar para a v8, ou depois.
Carlos

1 04 2012
carlos

Ao criar um cliente, não consigo fazer a retençao pq tem um campo ” ENTIDADE” que não sei o que coloque neste campo.
Já tenho a V 7.50

3 04 2012
Nuno

Boa tarde

Será que alguem me pode informar como inserir outras unidades de medida nos artigos como por exemplo MT , apenas vem a UN como pré definida

Cumprimentos

4 04 2012
eduardomc

Consegui o erro 208 sem recurso ao suporte da primavera.
Para resolver este erro basta ter cópias de segurança da v:6.40. E tenho as duas versões a funcionar no mesmo PC.

4 04 2012
eduardomc

Basta ter uma cópia de segurança da base de dados PRIEMPRE na versão 6.40 e repor a cópia.

6 04 2012
TwoEyez

Boas, Instalei a versão 7.5 num pc com o windows xp limpo e cada vez que tento iniciar o Administrador, aparece a ferramenta de migração como posso ultrapassar este passo uma vez que nunca instalei a versão 6.4???

6 04 2012
XpecialGUEST

Tem a certeza que está a executar o Administrador, em vez do atalho para o migrador?

Carlos

7 04 2012
Joao Pimentel

Boa Tarde , peço desculpa pelo incomodo.
A minha situação é a seguinte : como já varios utilizadopres aqui manifestram depois de instalar a versão 7.5 ao executar qualquer modulo que seja fica sempre no SETUPGo750 , não passando dai. Foi sugerido por um utilizador do blog que se cria-se a base de dados PriExpress750, foi o que fiz e já não parou no setupgo750, mas no entanto dá um erro de sa “login fail” então a minha questão é a seguinte :
qual é afinal a password da PriExpress750 ? ( ja li aqui algures que era PRIMAVERA , tentei com maiusculas e minusculas e não deu )

Aproveito para dar os parabéns pelo excelente suporte aqui prestado. Muito Obrigado

11 04 2012
XpecialGUEST

Contacte o suporte da Primavera para obter ajuda.

Carlos

12 04 2012
jgabriel

Boa tarde João Pimentel,

1º prova comos seguintes qwerys no SQL -management studio:
– clicar direito sobre o server PRIEXPRESS750;
– NEW QUERY
– INTRODUZIR OS CODIGOS:
ALTER LOGIN sa WITH PASSWORD = ‘PRIMAVERA’ UNLOCK ;
GO

ALTER LOGIN sa ENABLE ;
GO
ALTER LOGIN sa WITH PASSWORD = ‘PRIMAVERA’ ;
GO

ALTER LOGIN sa WITH CHECK_POLICY = OFF;
ALTER LOGIN sa WITH CHECK_POLICY = ON;
GO

Sempre entrar no Studio como Administrador.

No caso de Continuar a nao responder, podes sempre para o servidor em uso na V6.4. e nesta versão passar a ser o servidor PRIEXPRESS750. Somente depois faz a atualização para o V7.5.

Comigo funcionou, à excepcção de um erro OLB que foi ultrapassado com uma atualização de empresas no Administrador da V7.5.

Aguardo os teus comentarios, espero ter sido util.

9 04 2012
jgabriel

Boa tarde,

Depois de contornar todos os problemas na instalação, consegui arrancar com a V7.5. Agora pergunto, porque não posso criar uma empresa standard? Ao pedir a criação de empresa nova, aparece sempre a empresa de demonstração. Alguem sabe como passar esta fase ou não é permitido nesta versão?

obrigado

11 04 2012
XpecialGUEST

O Express só permite uma empresa Standard. Se ele só está a deixar criar uma DEMO, é porque já existirá uma Standard criada. Confira isso.

Carlos

11 04 2012
Sara Branco

Finalmente consegui por a nova versão a funcionar, mas após muito “partir pedra” ainda me persistem 2 erros… :/

.. as facturas já são criadas mas não as consigo imprimir ou exportar devidamente…

Na opção de imprimir, já consegui colocar a imprimir original, duplicado e triplicado para pdf, no entanto, ocorrem duas coisas:

1. Cria-me 4 páginas de factura, por ex, para 1 factura de 2 linhas… tenho a pagina inicial, duas sem nada apenas com valor a transportar, e pagina final com os totais… já dei voltas e não consegui eliminar este problema…

2. Acrescentou-me uma quantidade de “i” ao longo do texto… emiti “factiuras” em “setiubal” … :)

Na pre-visualização a questão das 4 páginas é logo apresentada, mas os “i” só quando se exporta ou imprime é que aparecem…

Continuo assim sem conseguir emitir as facturas pendentes para poder cobrar! :(

Alguém me ajuda????? Obrigada!

11 04 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

A questão dos “i’s” já alguém reportou e disse que só acontecia ao imprimir directamente. Se exportar para PDF e depois imprimir o PDF o problema não se verificava.
Quanto ao primeiro problema, repare que, normalmente isso acontece, quando coloca algo, nem que seja um espaço, numa linha mais em baixo, quando está a fazer um documento. Faça um novo documento e antes de o imprimir, certifique-se que não altera nenhuma linha, no editor de vendas, a não ser nas linhas onde irá colocar artigos.

Carlos

11 04 2012
Sara Branco

Boa tarde Carlos

A questão dos “i” comigo só se coloca mesmo com a exportação para pdf, ate porque a maquina em questão não tem impressora associada.. o meu procedimento é sempre exportar para pdf e enviar por email…

Os espaços ou outros caracteres mais abaixo, se eu removesse as linhas abaixo, na versão anterior, resolvia o problema.. mas nesta versão uma vez gravada a factura já não posso alterar nada de nada… :/

Sara Branco

11 04 2012
XpecialGUEST

Boa tarde Sara,

A questão dos “i’s” é de facto muito estranha! Contacte o suporte para obter ajuda.

Relativamente à outra questão, de facto não consegue alterar mais esse documento. O que eu disse era para confirmar, num próximo que faça se de facto o problema se repete ou não.

Carlos

19 04 2012
João Silva

Boa tarde a todos,
à pouco tempo adquiri o primavera express, para o meu negocio.
Depois de muito tempo para perceber o seu funcionamento deparei-me com um problema na impressora termica ( bixolon )que não consegue imprimir os talões.

A impressora pelo menos está correctamente instalada no Windows.
Mas nao consigo programa-la no primavera.

Alguem me pode ajudar.

19 04 2012
10 05 2012
Rui Pedro Vieira Martins

Boa Tarde
Conseguimos instalar correctamente o software primavera Express 7.50. Acontece que ao imprimir, só imprime a factura original, não imprime o duplicado. Alguém me sabe esclarecer como posso configurar o programa, de modo a imprimir o original e duplicado das Facturas?

10 05 2012
jlrsantos

Boa Tarde
Tem pelo menos duas situações, a saber:
1º Tem de abrir o cliente em causa e ver na sua ficha e no separador “Outros Dados verificar se eventualmente tem na caixa “nº de vias” o valor 1 se estiver Zero, vamos a segunda situaçao:
2º Ir a tabelas, depois tabelas de vendas, depois documentos, chama o documento em causa “Fa, VD, ou outro” depois de estar visivel o documentos, ir ao separador series, abrindo a caixa com as series clica na série em causa, talvez 2012 ou outra e de seguinda no separador impressão e aí verifica na caixa nº de vias se está 1 modifica para 2 (Sairá em duplicado) modifica para 3 (Sairá em triplicado), deve tambem tirar o visto do pré-visualizar.
ESpero ter ajudado.

11 05 2012
Bruno

Há uma coisa que me está a acontecer e não encontro maneira de resolver.
É 1º vez que instalo o primavera express e com a nova e última versão 7.50. No entanto, quando, após instalação, abre uma janela para efetuar Migração. Mas, não acontece nada porque me dá um erro: “Erro ao avançar para o próximo passo” + “Object variable or with block variable not set”. E não consigo avançar para lá disto?!
O que fazer?

11 05 2012
XpecialGUEST

Contactar o suporte da Primavera.

14 05 2012
ana olival

Boa tarde!

Tive um problema ao emitir uma venda a dinheiro. Era 29/03/2012 e não 29/05/2012.
Na altura não me apercebi e agora fui para emitir outras VD e verifiquei este erro. Como ainda não estamos a 29/05 à alguma possibilidade de “voltar atrás” – corrigir as datas?

Ana

14 05 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

A pensar nessas situações, já criei um artigo, que deverá consultar: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/05/03/primavera-express-7-data-dos-documentos/

Carlos

15 05 2012
E.Silva

Boa tarde

Estou a tentar repor uma copia de segurança para outro computador mas da-me este erro. Será que alguem me pode ajudar?

Obg

[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]The operating system returned the error ’32(O processo não pode aceder ao ficheiro porque este está a ser utilizado por outro processo.)’ while attempting ‘RestoreContainer::ValidateTargetForCreation’ on ‘C:\Programas\PRIMAVERA\SGX750\Dados\PRIDEMO_log.ldf’.
[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]File ‘PRIEXPRESS_Log’ cannot be restored to ‘C:\Programas\PRIMAVERA\SGX750\Dados\PRIDEMO_log.ldf’. Use WITH MOVE to identify a valid location for the file.
[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]Problems were identified while planning for the RESTORE statement. Previous messages provide details.
[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]RESTORE DATABASE is terminating abnormally.

15 05 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Reinicie o computador, e, sem abrir o Primavera, apenas o Administrador, repita todo o processo.

Carlos

18 05 2012
joão silva

Boa tarde

Para resolver o problema tive que mudar os ficheiros de base de dados existentes para outra pasta e assim fazer a instalação.
Problema resolvido.

Obrigado

20 05 2012
Bruno Teixeira

Caro XpecialGUEST,

boa tarde. Já já bastante tempo que não coloco uma dúvida aqui no seu fórum, mas vejo que continua a ser muito útil para um grande número de utilizadores. Um enorme bem haja para si e para o seu trabalho que já vem de à anos.

Tenho a versão gratuita 7.50 do Primavera e após já ter emitido algumas facturas no ano de 2012, eis que esta semana surge-me o erro: “Existem documentos sem assinatura na série _ do documento FA.
Reparei que alguém já colocou esta questão,mas confesso que não consegui, com a sua breve resposta, perceber como deveria proceder.
Poderia dar-me uma ajuda nisto?

Uma última questão. Existe já algum “post” seu com a inserção de logótipos e como colocar/alterar informação ao nível do aspeto visual dos documentos como facturas, recibos, orçamentos, etc?

Uma vez mais os parabéns pelo trabalho e obrigado pela ajuda,

Bruno Teixeira

21 05 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

A primeira questão está respondida no próprio artigo. Leia-o do inicio ao fim.

A última questão está respondida no artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/02/27/primavera-express-colocar-logtipo-nos-documentos-de-venda/

Obrigado pelo seu comentário
Carlos

23 05 2012
bruno teixeira

Caro Carlos,

Viva e uma boa noite novamente. Escrevo-lhe após ter colocado o último “post” com uma questão que já havia sido anteriormente colocada, mas após seguir os seus sábios conselhos, confesso que ainda não consegui emitir a bendita fatura que tanto necessito, mas penso que posso não me ter explicado da melhor forma.

Após ter criado uma nova série, no Primavera 7.5 (atualizando a série que estava ativa na versão 6.40), continua a surgir a mensagem ““Existem documentos sem assinatura na série VND do documento FA.

Quando, no último post, referi que já havia emitido 3 faturas em 2012, não referi que todas tinham sido emitidas com a última versão do software, o 7.50, pelo que esta mensagem surgiu após a emissão de 3 faturas, em meio de Março, sem qualquer problema.

Tal como aconselhou, criei mesmo assim uma outra nova série (VDS)copiando “valores e atributos” da série que já tinha ativa (VND), mas quando agora tento emitir uma nova fatura esta nova séria criada (VDS) nem me surge como opção, pois a série que criei quando a versão 7.50 foi instalada está ativa até 2019 (não sei se será por isto).

Tentei também ver como poderia alterar as características da atual serie ativa (VND) para os “documentos com assinatura”, mas também não tive sucesso pois os meus conhecimentos são escassos.

Pode dar-me algum conselho adicional? Lamento ter de aborrece-lo novamente com este tema.

Obrigado,

Bruno

24 05 2012
cavalum

Boas
Como se trata da versão ezpress não autoriza mais do que uma serie e por isso não lhe aparece.
è possivel resolver o problema mas tem de ser atraves do administrador e dentro dos ficheiros.
se não tiver nada de importante e queira enviar o backup da sua base dados farei a alteração e remeto-lhe novamente já operacional.

25 05 2012
XpecialGUEST

A versão Express permite criar novas séries. Não permite é criar novos tipos de documento.

Cumprimentos

26 05 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Não basta criar uma nova série. É necessário garantir que quando criamos um novo documento, utilizamos a série correcta. Se esta mensagem surge, quando grava documentos numa série onde já foram gravados documentos feitos na v7.5, então não faço ideia o porquê de isso estar a acontecer.

Sugiro que contacte o suporte da Primavera porque pela explicação que fornece, é uma situação estranha.

Cumprimentos
Carlos

25 05 2012
Ruben Franco

Bom dia
Instalei a nova versão do express 7.5 mas nao consigo emitir vendas devido ao seguinte erro:

“Existem documentos sem assinatura na série [2012] do documento [VD].O IVA associado à linha 1 não refere o motivo da isenção.”

Como posso ultrapassar?

Cumprimentos

25 05 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Terá que criar novas séries para os documentos de venda, uma vez que na mesma série não podem coexistir documentos com, e sem assinatura, isto é, certificados. Se ler o artigo verá que é muito fácil de resolver.

Em relação à segunda mensagem, do IVA, está respondida neste artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/03/18/primavera-express-v7-novidades/

Cumprimentos
Carlos

30 05 2012
bruno teixeira

Boa noite a todos,
apenas para agradecer o vosso contributo pois, aparentemente, o problema está resolvido.
Obrigado uma vez mais pela pronta ajuda,

Bruno Teixeira

2 06 2012
Luis Sousa

Olá a todos, definitivamente muito util este blog.
No meu caso em particular, no final da migracao da versão 6 para a 7, o processo foi cancelado devido a um erro :
cito :

Resultado A actualização da empresa foi cancelada devido a um erro

Resumo da Migração

Erros na actualização por script
Versão inicial 07.12
Versão final 07.13
Comando ver
Código x800401D4
Descrição [Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]Cannot resolve the collation conflict between “Latin1_General_CI_AS” and “SQL_Latin1_General_CP1_CI_AS” in the equal to operation.

fazem ideia do que poderá causar isto?

Grato pela atenção

9 06 2012
XpecialGUEST

Bom dia,

Penso que a origem do seu problema poderá estar nas definições do seu sistema operativo/definições regionais. O melhor é contactar o suporte da Primavera para verificarem a situação.

Carlos

7 06 2012
Nuno Aguiar

Não consigo efectuar facturas??? todos os outros procedimentos é possível

9 06 2012
XpecialGUEST

Se necessita de ajuda, talvez fosse óptima ideia detalhar ao máximo o problema, porque da forma que o fez é impossível ajudar no que quer que seja.

8 06 2012
Vitor Pereira

Ola a todos, por infantilidade minha desinstalei a versão 6.4 e ao instalar a 7.5 quando chega a parte do setup&go não avança porque não encontra a versão e dá erro. Já tentei apagar todo tipo de ficheiro para ver se ele não reconhece ter havido a versão 6.4 mas continua sempre com o mesmo erro, já me estou a passar, alguem me pode ajudar

Obrigado desde já

9 06 2012
XpecialGUEST

Bom dia,

Pode tentar instalar a versão 6. Se não tiver o instalador, pode encontra-lo aqui: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/03/03/primavera-express-v6-download/

Se não tiver sucesso, contacte o suporte da Primavera
Cumprimentos
Carlos M.

9 06 2012
Vitor Pereira

Boa Tarde Sr. Carlos,
desde já obrigado pela ajuda, após instalar a versão 6.4 e ter dado erro ao arrancar, instalei a versão 7.5. Quando aparece o setup&go já encontra a versão 6.4 e passa à parte da configuração onde volta a empancar e diz”Invalid object name ‘PRIDEMO..sysfiles’.”, que faço agora :(

9 06 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Deverá contar o suporte da Primavera.

Cumprimentos
Carlos

26 06 2012
João Pedro

Boa Tarde,
Agradecia saber se é possível, com o Primavera Express 7.5, que instalei há uma semana, calcular o Custo de um Artigo, pela Área. (o que implica uma fórmula relativamente simples((comp.x larg.x custo p M2)), mas que seria necessário discriminar esses campos no Documento de Venda.
Vendemos Artigos, que o seu custo é Calculado por M2 (metro quadrado) ou Cm2 (Centimetro quadrado), e que varia conforme a medida, logo o PVP é sempre diferente, dependendo da medida.
Já andei nas dimensões e tipos de dimensão, mas as variáveis seriam praticamente infinitas….logo incomportável.
Descobri que há um campo de opção para fórmula de preço de venda, mas não o descubro,….penso que nesta versão grátis não deva existir?!..
Agradeço qualquer feedback.
cumprimentos
João Pedro

29 06 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Não encontrei no Primavera Express nenhum campo no artigo para colocar a formula de venda que permitiria calcular o preço com base em 2 ou mais variáveis.

Cumprimentos
Carlos Moreira

1 07 2012
Ivo Fernandes

Boa noite!
Eu sou novo nestas coisas, instalei o PE 7,5 e até agora tudo bem à excepção do campo retenção na fonte, pois preciso fazer retenção na fonte em algumas fact. e V. dinh.. Já seleccionei no artigo mão de obra que efectua retenção e no cliente também, no administrador ja mencionei que a empresa pode efectuar retenção. Mas contudo quando faço uma venda a dinheiro ou uma fact não me aparece nenhum campo no documento com o valor da retenção. nem mesmo nos recebimentos
Alguém pode dar uma ajuda?
Obrigado
Cumprimentos
Ivo Fernandes

2 07 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Confira a questão 25, na seguinte página:
http://www.primaverabss.com/pt/Soluções-ERP-PRIMAVERA%20EXPRESS-FAQs%20PRIMAVERA%20EXPRESS%207.aspx

Cumprimentos
Carlos Moreira

6 07 2012
Mário Cardoso

Boa tarde

Desde já quero congratular o autor deste blog pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver. Foi e continua a ser uma grande ajuda em relação ao Primavera Software.

Ao fim de 2 anos a acompanhar o blog tenho uma questão.

Emiti uma VD no POS Primavera 7.50. A VD está definida para sair com o nome “Cliente Indiferenciado”. Depois de emitida o cliente pediu-me para preencher os campos de “Nome” e “NIF”.

Como resolvo isso agora?

Cumprimentos

9 07 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Obrigado pelo seu comentário.

A única forma que tem para resolver a situação, é fazer uma Nota de Crédito, e emitindo uma nova VD. Com as regras da certificação não consegue alterar a maior parte dos dados dos documentos. Em caso de dúvida contacte um contabilista.

Cumprimentos
Carlos Moreira

9 07 2012
Manuel

boa noite…
um amigo meu mandou-me um link para baixar o Primavera expresse v7.50 instalei-o mas não consigo abri-lo por não tenho uma conta de acesso..o que faço por favor envie me uma dica…tunguica@hotmail.com

9 07 2012
XpecialGUEST

A página oficial onde poderá descarregar o Primavera Express v7.5 é esta:

http://www.primaverabss.com/pt/Soluções-ERP-PRIMAVERA%20EXPRESS-Download.aspx

Cumprimentos

23 07 2012
Virtual Guest

Boa noite.

Descarreguei a versao Primavera Express 7.5 e surgiram algumas duvidas para a utilização:

-Durante o processo de criação de empresa no menu onde pede para escolher a localização da sede se eu selecionar outros paises como ( Moçambique ) na janela seguinte não aparece as configurações base.
Gostaria que me ajudasem a solucionar o problema.

Obrigado.

23 07 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Só aparece definida uma configuração base, se, no passo imediatamente anterior, for escolhido Portugal Continental como localização da sede.

Em todo o caso poderá carregar em “Carregue aqui para listar as configurações standard.”, e aí sim, poderá avançar. Terá no entanto que ter em conta que a empresa será criada com dados relativos a uma empresa com sede em Portugal Continental, como a moeda base que será o EURO (não existindo a possibilidade de criar uma nova), impostos e demais tabelas. Resumindo de uma forma breve, embora possa avançar, não lhe servirá de muito.

Cumprimentos
Carlos

23 07 2012
Virtual Guest

ok.tanks

27 07 2012
Samuel

Boas, Tenho um problema, por lapso emiti várias devoluções em vez de facturas, e queria anular/cancelar as devoluções, como posso fazer isto?

obrigado

27 07 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Se tem a versão 7 (certificada pela AT), não terá qualquer hipótese de alterar ou anular. Devera contactar um contabilista para saber qual a melhor forma de proceder. O normal é emitir um documento de natureza contraria.

Cumprimentos
Carlos Moreira

1 08 2012
Jorge Lemos

Boas, tenho um problema e gostaria de saber se me podia ajudar. ao iniciar a aplicaçao aparece a seguinte informaçao: O posto ‘ ******** ‘ não está licenciado para utilizar nenhum dos módulos desta aplicação. Contacte o Administrador de Sistema. como deve fazer para ultrupassar este problema? Obrigado

1 08 2012
XpecialGUEST

Duvido que isso aconteça no Primavera Express. Certamente está a utilizar outra versão/edição. Assim sendo, sugiro que contacte a pessoa responsável pela instalação/configuração.

Cumprimentos

2 08 2012
Jorge Lemos

Disseram que tem a ver com ter intalado o win7 de novo e ter mudado o nome do computador.

2 08 2012
XpecialGUEST

Sim, os postos são identificados pelo nome do computador. É o Express que está a utilizar?

2 08 2012
Jorge Lemos

sim é o express v7.50. o meu pc passou-se. tenho uma copia de segurança antiga, instalei tudo de novo e fiz reposicao do backup e da-me esse eroo

3 08 2012
XpecialGUEST

Aguarde 2 ou 3 dias. Vou criar um artigo onde explico como ultrapassar esse problema.

3 08 2012
XpecialGUEST

Depois de ter reinstalado o Windows 7, e o Primavera Express, repos apenas a cópia de segurança da Base de Dados da empresa, ou repos também um backup da base de dados PRIEMPRE?

3 08 2012
XpecialGUEST

Siga os passos deste artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/08/03/primavera-express-v7-50-problema-com-licenciamento-no-arranque-da-aplicao/.
Deixe um comentário a informar se teve sucesso.

Carlos

9 08 2012
Benvindo

Boa noite
gostei do programa primavera express v7, mas não consigo conectar com outros computadores na rede? gostava que alguem me desse alguma ajuda,

e-mail: b.lussaty01@hotmail.com

10 08 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Uma das limitações do Primavera Express é não funcionar em ambiente multi-posto, o que significa que só conseguirá utilizar num único computador.

Cumprimentos

10 08 2012
Benvindo

sera não tem uma verção que funciona em multi-posto ?
se alguem sabe para majudar estou mesmo apressisar porfavor.

12 08 2012
XpecialGUEST

Bom dia,

Consulte o seguinte artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/04/06/sistemas-de-facturao-a-custo-0-comparativo/

Uma vez que a tabela é um pouco antiga, confirme com cada produtor de software se realmente possui software de facturação gratuito, multi-posto.

Cumprimentos
Carlos Moreira

5 09 2012
Susana

Boa noite,
Tenho o primavera express. Enganei-me a fazer a Factura e ficou superior a 30.000€ agora quero fazer uma NC e não me deixa porque diz que tenho um volume de vendas superior a 30.000€. Coloquei 300€ e 300 na quantidade! Só vi quando imprimi e tarde de mais. Enganei-me e agora?
Alguma solução?

Obrigada pelo excelente site!
Cumprimentos

6 09 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Só vejo uma solução: repor uma cópia de segurança que tenha, recente, refazendo tudo após a data e hora em que essa cópia foi gerada.

Cumprimentos

6 09 2012
Susana

Bom dia,
Pois essa é uma boa ideia, realmente só é a 4ª factura. Mas não tirei nenhuma cópia de segurança antes. E por causa do programa certificado mesmo que eu fizesse de novo todas as facturas iam gerar códigos diferentes de programa certificado.

Enviei um e-mail para o primavera mas se responderem deve ser para dizer que tenho que pagar o outro à frente do express.
Por isso fica aqui um alerta para terem muita atenção pois não tem lógica existir restrições nas NC, mas claro quem fez o programa não é parvo.
Estou mesmo a ver por causa de uma asneira, estou lixada.

Obrigada e cumprimentos

6 09 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Esta é de facto uma boa questão.

No caso de repor uma cópia de segurança e ter que refazer todos os documentos, mesmo introduzindo todos os dados iguais, só o facto de a data/hora ser diferente do documento inicialmente gravado pode originar a que o hash seja diferente, o que leva a que os 4 caracteres da certificação/assinatura do documento, que são impressos, possam também ser diferentes.

No entanto penso que isto não constitui por si só problema algum, porque as regras da certificação não foram quebradas. Talvez o que possa fazer “confusão” é ter dois documentos rigorosamente iguais, um efectuado antes de repor uma cópia de segurança e outro gravado após repor cópia, com chaves diferentes.

Quando digo que a data/hora são consideradas para a geração do hash, os minutos e segundos também são tidos em conta, como por exemplo:
2011-01-20T16:10:44

Ou seja, se quiser gerar uma chave igual, para o mesmo documento, terei que o gravar precisamente na data/hora/minuto/segundo em que o documento original foi gravado. Fiz esse teste, e com alguma precisão e paciência, é possível :)

Deixe aqui um novo comentário, se quiser, no caso de obter uma solução alternativa que não passe por “abandonar” o Express.

Cumprimentos

10 09 2012
Ana Jorge

Boa Tarde, crei a nova serie contudo continua a me aparecer o erro
Existem documentos sem assinatura na série [2012] do documento [FA].
o que sugerem para este problema?
estou realmente deseperada

12 09 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Embora possa ter criado uma nova série, poderá não a ter configurado como sendo a única série por defeito.

Cumprimentos

14 09 2012
Francisco Lemos

Boa tarde

enganei-me a colocar a data de emissão da ultima factura é possivel alterar essa data? como?
como tenho obrigatoriamente que colocar essa data o que posso eu fazer

Obrigado

14 09 2012
XpecialGUEST

Bom dia,

Se estamos a falar da data do documento, e tendo em conta que estará a utilizar a versão 7.5, não conseguirá fazer tal alteração. Agora, o próximo documento terá que ter uma data igual ou superior à data desse documento que emitiu. Se isso for um problema, poderá optar por uma de duas situações:

– repor uma cópia de segurança e refazer o documento em questão (partindo do principio que ainda não saiu para fora da empresa).
– emitir uma nota de crédito para “saldar” essa factura, e posteriormente criar uma nova série para esse documento, e como começará do numerador 0 poderá utilizar a data que entender.

Em caso de dúvida contacte um TOC para perceber qual o procedimento mais correcto.
Cumprimentos

14 09 2012
Rafael Morais

Boa tarde,

Com alguma dificuldade migrei da v.6 para a v.7. Aparentemente está tudo ok, criei nova série e já emiti novas facturas. Porém não estou a conseguir emitir o recibo da última factura da antiga série, surge a seguinte mensagem de erro:

Erro ao efectuar a operação.
(Detalhes)
O documento ‘VRE’ não pode ser usado para o tipo de entidade ‘Cliente ‘
Não existem tipos de conta nas contas correntes para a entidade ‘XPTO’
Não existem estados nas contas correntes para a entidade ‘XPTO’

Agradecia algumas luzes sobre esta questão. Muito obrigado!

14 09 2012
XpecialGUEST

Bom dia,
O documento que deverá utilizar para emitir o recibo, será o RE (Recebimento), e não o VRE (Valor Recuperar Estado).

Cumprimentos
Carlos Moreira

14 09 2012
Rafael Morais

Mas é exactamente esse documento (RE) que está seleccionado. Peço desculpa por não o ter referido no comentário anterior.

Cumps.

14 09 2012
XpecialGUEST

O erro que descreve leva a crer que é o documento VRE, embora, este, por defeito, não esteja configurado para ser utilizado na conta corrente de clientes.
Sugiro que, se ainda não o fez, feche o Primavera e repita a operação, certificando-se que o documento a emitir é o RE. Se mesmo assim não ultrapassar a questão sugiro que contacte o suporte da Primavera.

Cumprimentos

18 09 2012
b.lussaty01@hotmail.com

Boa tarde porfavor algue me ajudem como instalar em vario posto na rede

18 09 2012
XpecialGUEST

Boa tarde. Não é possível utilizar o Primavera Express em ambiente multi-posto.

14 10 2012
Bus4You

Boa noite, preciso de ajuda se for possível.

No segundo passo mencionado não me aparece a versão e por isso da um erro: Object variable or With block variable not set, e depois aparece que devo seleccionar uma instância de origem.

Como consigo fazer isso?

Cumprimentos

18 10 2012
XpecialGUEST

Bom dia,

Segundo passo de que assistente? Setup and Go?

18 10 2012
Isabel Brás

Boa tarde

Tal como a Susana, enganamo-nos numa factura, fez-se uma nota de crédito. Pensamos que estava solucionado, mas há qualquer coisa nos parametros, porque não está a fazer a dedução no volume de negócios, e diz que foi excedido e não conseguimos fazer mais facturas, nunca fizemos cópias de segurança.
Ora bem fazendo uma factura e anulando-a de seguida e pelo valor facturado, não deveria dar 0 (zero).
Como solucionar este problema.
Obrigado

18 10 2012
Rui Rego

Bom, estive a fazer um teste e parece que o software, antes de gravar qualquer documento, verifica o volume de negócios, sendo que este for superior ao permitido não permite gravar qualquer documento. Não sei se é um bug ou terá sido feito propositadamente. Noutras versões no menú contexto aparece uma opção para estornar documentos, o que não acontece aqui. A solução… se tem backup, reponha, se não tem e forem poucos documentos pode sempre reinstalar a aplicação e voltar a fazer tudo de novo. Quando tiver um pouco de tempo irei ver se não será possível uma solução mais viável…;D

18 10 2012
XpecialGUEST

Rui, penso que só verifica no arranque da aplicação. É feito propositadamente, uma vez que é uma limitação da aplicação. O menu contexto não existe no Express. Reinstalar a aplicação e fazer tudo de novo leva a assinaturas diferentes nos documentos, que já foram entregues aos clientes, podendo isso constituir, ou não, um problema.

Cumprimentos

18 10 2012
Rui Rego

Não, não é apenas no início da aplicação. Na empresa demo fiz uma factura de 40000€ e logo a seguir uma NC que já não me deixou gravar. É possível, manipulando directamente a base de dados, alterar a situação, mas…

18 10 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Segundo o que está descrito no site da Primavera:

27. Como é calculado o limite de 30.000€ de faturação?
O cálculo é feito com base no valor líquido dos documentos do tipo fatura, isto é, valores com desconto e sem IVA.

Penso que seja o comportamento normal da aplicação, tendo em conta a forma como é calculado o limite, em todo o caso, para confirmar contacte o suporte da Primavera.

Cumprimentos

18 10 2012
Isabel Brás

Muito obrigado pela ajuda, sendo assim refazer tudo novamente, o que faço com a factura mal feita, faço em branco,tipo 0,01€? Pois já entreguei a posteriores à mesma entidade. Não à problema com a certificação conferida?

18 10 2012
XpecialGUEST

Isabel veja o meu comentário em resposta ao Rui.

18 10 2012
Helder Ribeiro

Boa tarde,
Coloco aqui novamente uma questão colocada anteriormente mas sem resposta.
Na empresa DEMO da versão 7 existe um artigo (A0005) ao qual é possivel calcular o valor por m2, ou seja, quando inserimos esse artigo num documento de venda (factura,venda dinheiro…) apareçe uma nova janela para inserir a largura e altura afim de calcular o m2. Como é que consigo ter essa função para um artigo na empresa STANDARD. Não sei mais onde procurar soluçoes para isto. Obrigado.

18 10 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Só por curiosidade, não encontrei nenhum comentário seu, anterior a este.

Quanto à questão, isso acontece porque a empresa DEMO, foi construída numa edição da aplicação que não tem as limitações do Express, e algumas configurações e parâmetros, embora existam dentro da base de dados, não são visíveis nem alteráveis no interface da aplicação, tendo em conta que o Express tem as suas limitações, e a funcionalidade que fala, que é a Fórmula de Venda, é uma delas.

Resumindo, se criar uma empresa vazia, não tem forma de, num artigo, definir o que pretende.

Cumprimentos

30 10 2012
Helder Ribeiro

Boa tarde,

Estou a tentar passar um orçamento para fatura através da “Conversão de Documentos”, mas quando faço “Atualizar” não obtenho qualquer documento na listagem, mesmo estano todos os documentos selecionados e o orçamento como Aprovado ou Fechado. Isto será alguma limitação da versão Express? Obrigado

30 10 2012
Rui Rego

Veja se na configuração do documento o campo ‘Sujeito a conversão’ está activo. Pode sempre fazer a duplicação do documento para factura.

30 10 2012
Rui Rego

Uma pequena correcção… a versão express não tem o parametro ‘Sujeito a conversão’ na definição de documentos. Seja como for fiz um teste com o orçamento na versão express e não houve qualquer problema na conversão. Como já disse pode optar pela duplicação.

31 10 2012
Helder Ribeiro

Antes de mais muito obrigado pela pronta resposta. Infelizmente continua a não me aparecer qualquer documento na listagem, tenho mesmo que usar o método de duplicação. Mais uma vez obrigado pela ajuda.

2 11 2012
tiagoduarte85

ao abrir obtenho “erro ao verificar as pré-condições para a migração”, “O ficheiro C:\PROGRAM FILES\PRIMAVERA\SGX750\DADOSDEF\ESTCOMUM.SQL não existe em disco”.
tenho a v6.40 instalada.
ideias?
obrigado

2 11 2012
tiagoduarte85

finalmente está pronto. a saber: este erro ultrapassa-se reparando a instalação. os erros seguintes estão relacionados com a impossibilidade de copiar as bases de dados, o que é ultrapassado copiando manualmente todas as DBs para a pasta SGX750\Dados\EX (é preciso criá-la) e adicionar _Data aos ficheiros .mdf caso não tenham isso no nome.

24 11 2012
Rui Jorge

Preciso de ajuda para colocar num recibo que o pagamento foi efectuado através de tranferência bancário. Tenho o Primavera Express 750 instalado e não consigo que essa informação apareça no recibo. Alguem me consegue ajudar?

26 11 2012
XpecialGUEST

Boa noite. Por defeito o Primavera Express não tem esse modo de pagamento, nem existe uma forma fácil de o adicionar.

27 11 2012
mycmoon

É possível;D

19 12 2012
Caminhos de Pax

Instalei a nova versão. Criei uma série com a opção “dedução de Iva” selecionada. Criei um artigo com a opção “dedução de Iva” selecionada, mas sempre que passo uma factura desse produto o Iva é acrescentado ao valor do produto. O que estou a a fazer de errado e como contornar esta situação?

Obrigado.

19 12 2012
mycmoon

Se a intenção era criar um documento com IVA incluido isso faz-se na definição do documento. Vá a séries e ligue a opção IVA incluido.

19 12 2012
Caminhos de Pax

Editei o documento “FA” factura. Cliquei na tab “series” e a opção “deduz iva” está selecionada. Contudo ao criar uma factura e ao adicionar um produto, o iva é adicionado ao valor do produto.

Obrigado

19 12 2012
mycmoon

Não tenho o Express à mão, mas não deveria ser o campo ‘deduz iva’ a ser activado (nem faz sentido) para fazer um documento com iva incluído, mas sim o campo ‘IVA incluído’ (existe no ERP da primavera não sei se existe na versão express, posso verificar mais logo, aqui não tenho essa versão)

19 12 2012
Caminhos de Pax

Sim, a opção que está selecionada diz “Iva Incluido”. Crio depois uma factura com a serie correspondente, adiciono o produto e o Iva é somado ao valor do produto. Não compreendo porque isto acontece.

19 12 2012
mycmoon

Fiz agora mesmo um teste (no ERP não na versão express) e não foi esse o resultado. Coloquei um valor de 5€ e o software deduziu o iva do valor dado, não acrescentou, como seria de esperar.

19 12 2012
Caminhos de Pax

Quer então dizer que isto é uma limitação do express? Que este não permite deduzir Iva?

19 12 2012
Caminhos de Pax

Agora estou confuso… tinha criado produtos e series no express e funcionou, apenas não tinha conseguido deduzir o Iva. Reparei agora que existe na pasta do programa um com a designção ERP. Abro este e os produtos que criei e as séries não aparessem e quando crio uma séria no administrador não aparece neste último. Estamos a falar de dois programas, o express e este ERP. E como usar este último… estou confuso.

Obrigado

19 12 2012
mycmoon

Que confusão vai aí!!!;D Esqueça o ERP apenas o mencionei porque era a versão que tinha disponível na altura. Use apenas o Primavera Express, a licença que tem apenas lhe dá acesso a essa versão. Acabei agora mesmo de fazer um teste nessa versão (express) e funciona. Penso que o seu problema é que está a ligar o campo ‘IVA incluído’ na série errada, ou então não grava após fazer essa alteração. Vá de novo à configuração do documento, séries, verifique se está selecionada a série pretendida, e active o campo ‘IVA incluído’, depois grave. Se tiver a janela de vendas aberta feche e volte a abrir. Crie um novo documento selecionando a série que alterou e vai reparar que à frente do campo que tem o número do documento lhe vai aparecer um símbolo com o texto IVA. Isto quer dizer que todas as vendas feitas com este tipo de documento, nesta série, serão feitas com iva incluído, ou seja, quando indicar que o preço de venda é de 5€ o programa vai retirar o iva incluído neste valor, na taxa que for indicada, para efeitos de cálculo. Espero ter sido claro o suficiente… alguma dúvida é só comentar;D Boa sorte!

19 12 2012
Caminhos de Pax

Mas eu estou a fazer tudo isso… fiz este video com todos os passos. Vê se está alguma coisa errada: http://screencast-o-matic.com/watch/cllqrXV14D

19 12 2012
mycmoon

Está tudo certíssimo! Você está a parametrizar bem o documento e o software está a fazer bem os cálculos! Vejamos:
.O valor do artigo com IVA é de 18,45€
. Como o documento é com iva incluído o software vai retirar o valor do iva ao que você indicou, ou seja, 18,45€/1,23=15, 15*,23=3,45, 15+3,45=18,45. Está tudo correcto!

Aquilo que me parece que você quer fazer é que não apareça mencionado o valor do iva, mas que no fim do documento venha mencionado algo como ‘IVA incluído à taxa de 23%’. É esse o caso?

19 12 2012
Caminhos de Pax

mas o valor do produto deverá ser de €15 já com IVA. Foi esse o valor que eu configurei no produto, como pode ver aqui: http://screencast-o-matic.com/watch/cllq3fV14k

Era assim que eu fazia na versão 6.

19 12 2012
mycmoon

Não… o que você definiu na ficha do artigo foi que o PVP é de 15€+23%IVA (veja o campo Taxa de IVA). Ou seja, você diz que o PVP é de 15€ mas é acrescida a taxa de IVA de 23%, como tal o programa faz as contas com base nesses dados. Há duas formas de dar a volta a isto:
1. No PVP retira o IVA
2. Ao fazer a factura introduz manualmente o preço já com IVA

Cumprimentos e boa sorte;D

23 12 2012
Caminhos de Pax

Mas é que eu não quero fazer contas, eu quero que o programa faça as contas por mim. Na versão 6 eu fazia exactamente desta forma. Colocava €15 no PVP e depois selecionava a opção “deduzir Iva” e ele deduzia o IVA ao PVP em vez de acrescentar como faz a versão 7. Se eu tenho “deduzir iva” selecionado, porque é que ele acrescenta o IVA? Não compreendo! Existe alguma forma de fazer funcionar como na versão 6?

Obrigado

28 12 2012
Caminhos de Pax

Outro coisa que reparo em relação a este assunto, é que se eu tenho que colocar o produto sem IVA no PVP para depois ele acrescentar o IVA, então o programa não está a deduzir o IVA mas a acrescentar, mesmo tendo eu a opção “deduzir iva” selecionada. Por isso a pergunta é esta: o programa tem um bug? Como fazê-lo deduzir IVA ao valor que for colocado no PVP?

Alguém pode ajudar?

Obrigado

28 12 2012
mycmoon

Estive agora a ver na ajuda online qual a finalidade desta opção e não tem nada a ver com aquilo que você quer… vejamos:
Deduz IVA Só aplicável a artigos do tipo “Imobilizado”. Permite definir se o artigo deduz IVA. Caso o faça, o valor a integrar no Imobilizado será o valor do BEM sem o valor do IVA, pois esse valor será recuperado. Caso não faça dedução de IVA, o valor a integrar no Imobilizado será o valor do bem somado do respectivo valor do IVA. No entanto, é de realçar que um artigo que indica que não deduz IVA, quando movimentado, o valor do IVA vai ser ddddconsiderado no Preço de Custo Médio (exemplo: um artigo que não deduz IVA numa compra ao preço de 100 € com IVA a 21%, o PCM será 121 € e não 100 €). Este campo permite também definir uma percentagem do IVA a deduzir.

28 12 2012
mycmoon

Resumindo isto não tem nada a ver com aquilo que você pretende.
A única forma de ter iva incluído é na definição do documento, e resulta quando introduz valores manualmente, mas não quando este é definido na ficha do artigo… da forma como o software foi feito não estou a ver outra maneira sem ser de introduzir o preço unitário na ficha do artigo sem IVA.

28 12 2012
Caminhos de Pax

Então isto é uma novidade da versão 7. Porque na versão 6 eu coloco no PVP o preço já com o IVA, defino que este deve ser deduzido a 100% e o programa faz depois todas as contas corretamente. Por isso a pergunta que faço, é saber se é possivel fazer com que a versão 7 funcione da mesma forma que versão 6… provavelmente não é possível e terei mesmo que colocar os produtos sem o IVA o que significa que terei que ser eu a fazer as contas quando deveria ser o programa a fazê-las.

Desde já o meu agradecimento pelas respostas e tentativa de solucionar este problema.

30 12 2012
XpecialGUEST

Não sei se ajuda, mas o que está disponivel no ficheiro de ajuda do Express 6 em relação ao campo “Deduz IVA” é:

Deduz IVA Só aplicável a artigos do tipo “Imobilizado”. Permite definir se o artigo deduz IVA. Caso o faça, o valor a integrar no Imobilizado será o valor do BEM sem o valor do IVA, pois esse valor será recuperado.
Caso não faça dedução de IVA, o valor a integrar no Imobilizado será o valor do bem somado do respectivo valor do IVA.

28 12 2012
mycmoon

Disse que não era possível mas estava enganado…
Faça o seguinte, vá ao Express Administrador, selecione a empresa que usa e selecione Parâmetros da Empresa->Vendas->Preços de Venda. Selecione PVP1 e diga que este tem base no PVP2. Grave, feche o administrador e o Primavera Express se estiver aberto. Inicie o Primavera Express, e crie um novo artigo, vai reparar que no PVP1 aparece o símbolo IVA e no PVP2 o símbolo IVA com um X, assim como um botão ao lado de cada um. No PVP2 introduza o valor com IVA, de seguida pressione o botão ao lado do PVP1, vai ser calculado o valor sem IVA, grave o artigo. No documento não precisa de indicar que tem IVA incluído! Faça um teste e alguma dúvida é só escrever…

27 12 2012
Cristina M.L

Bom dia, tenho utilizado o PE v.6 agora com as novas regras , estava a pensar alterar para o v.7 pois faturo menos que 50.000 euros e passo menos de 1000 faturas por ano.
a questão é a seguinte este programa é gratuito certo? e certificado? e posso utilizar o ficheiro saft para para enviar para a AT, desculpem as perguntas mas esta não é mesmo a minha praia….

27 12 2012
mycmoon

O programa é gratuito para pequenas empresas com volume de facturação inferior a 30000 euros. É certificado e produz o saft.

17 01 2013
Kalu

A publicidade presente no site sobre o limite de faturação induz em erro o consumidor que vai instalar este software, no site diz e passo a citar: “A sua empresa fatura mais de 30 mil € / ano?

Para as organizações que ultrapassem este volume de faturação anual, disponibilizamos a gama Starter composta por três configurações distintas de software que garantem a utilização de toda a informação atualmente existente e sua evolução para produtos mais ajustados à dimensão da sua empresa. ”

Ou seja o limite é 30 000€ /ano… mentira! depois de contactar o suporte técnico foi-me dito que não é assim, estes 30000€ referen-se ao volume total faturado, por ex: no ano de 2012 faturou 20000€, no ano de 2013 só pode faturar 10000€, que foi o meu caso, neste momento e depois de fazer a passagem de ano o programa avisa que faltam 700€ para bloquear.
Pondo isto nestes termos, segue uma queixa para o ministério público por BURLA e publicidade enganosa ao consumidor, a DECO já foi informada do caso tembém.
Ou seja a Primevera induz o cliente em erro, depois de o programa bloquear ve-se obrigado a comprar o Starter para salvar os dados que tem.
Espero ter eluciado os consumidores, neste momento estou a usar o Projecto colibri, não tem limitações e tem o dobro de opções.
Kalu

17 01 2013
mycmoon

A ser verdade é um verdadeiro embuste desta empresa! Não é tolerável nem sequer eticamente correcto que uma empresa desta dimensão se sirva desta artimanha para conseguir ‘capturar’ mais uns clientes. Estou profundamente desiludido, se bem que não use este software, uso software desenvolvido por mim por isso não preciso de assinaturas, nem nenhuma dessas tretas. Irei ponderar o envio de uma queixa às autoridades competentes. Enfim, nunca pensei que esta empresa usasse este tipo de esquemas, mas pelos vistos é mais um exemplo de como funcionam os gestores portugueses.

18 01 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Acabei de simular na minha versão e o comportamento não foi esse que indica.
O controlo que ele está a fazer é por ano, isto é, em 2012 gravei documentos até perfazer o total de 30 000 Euros. A aplicação não permitiu gravar mais nenhum documento.
Alterei o relógio do Windows para 2013, e no primeiro arranque é mostrada a mensagem, que me parece estar errada:

Ultrapassou o volume de negócios para o qual a aplicação foi licenciada.
Atingiu um volume de negócios de 0,00 e o volume limite da licença é de 30.000,00
Por um valor muito reduzido poderá subscrever uma solução da PRIMAVERA sem limite de faturação e com vários serviços incluídos.
Saiba mais em http://www.primaverabss.com/pt/PortalRender.aspx?PageID=17a452c3-de17-4114-a40d-a42124b905e9www.primaverabss.com/StarterEasy

Posteriormente, numa nova série voltei a gravar documentos de venda até ao limite, e avancei para 2014 e voltei a conseguir facturar.

Está com a última versão da aplicação?
Cumprimentos

18 01 2013
mycmoon

Pois é… não querendo duvidar de que o suporte técnico da primavera estivesse errado, não confirmei esse facto, e, pelos vistos deve ter havido algum mal entendido. Mesmo não usando este programa pessoalmente, achei interessante esta empresa ‘oferecer’ esta aplicação para pequenas/micro empresas. Seja como for fiz um teste, tanto na empresa demo como na normal e o comportamento não foi o referido pelo kalu. Não fiz alteração de datas, apenas facturei em 2012 até próximo de limite, e fiz o mesmo em 2013. Não recebi qualquer mensagem de aviso como o xpecialguest referiu nem nada parecido. Emiti as facturas sem qualquer problemas. Uma em 2012 de +28000 outra em 2013 +29000. Nenhum aviso, nada! Talvez seja um problema de versões. Será que a primavera recuou nesta limitação? Espero que sim…

28 12 2012
mycmoon

Falta uma opção no software de forma a indicar que o IVA já está incluído no PVP… enfim, pormenores que escapam.

28 12 2012
Caminhos de Pax

Boa Tarde,

Como é que se cria o ficheiro SAF-T para enviar para as finanças?

Obrigado

28 12 2012
mycmoon

Vá a Vendas->Utilitários->SAF-T

28 12 2012
Caminhos de Pax

Em vendas->utilitários apenas encontro estas opções:

– Mapas de Iva
– Reimpressão de documentos
– config. de documentos POS

Será este o lugar certo ou a minha versão, que é a express gratuita, não tem esta opção?

Obrigado

28 12 2012
mycmoon

Tem… pelos vistos necessita de fazer uma actualização. Não esquecer de fazer backups antes de actualizar…;D Se for à janela ajuda há uma opção para procurar actualizações. Backup sempre!

28 12 2012
mycmoon

queria dizer opção Ajuda, não janela… enfim!

29 12 2012
Caminhos de Pax

Já actualizei e agora já aparece… a solução para deduzir IVA também funciona, finalmente.

Obrigado pela ajuda.

3 01 2013
Carlos

Boa tarde.
Estou a trabalhar com o Primavera Express pela primeira vez. Instalei a versão 7 e já fiz as cofigurações básicas para emissão de faturas sem stocks, através do Primavera POS, mas tenho uma dificuldade.
Pretendia que ao emitir a fatura pudesse indicar o valor unitário do artigo já com IVA mas só tenho campo para o valor sem IVA, o que não dá jeito porque tenho os artigos marcados com IVA. Será que há alguma confiuração do artigo que não esteja a permitir esta funcionalidade?
Agradecia alguma ajuda.

3 01 2013
mycmoon

A configuração dos PVPs com IVA incluído é feita no administrador. Não sei se fez as parametrizações correctamente, vejamais acima um comentário meu que começa por ‘Disse que não era possível…’

4 01 2013
Carlos

Agradeço a resposta pronta de mycmoon.
Estive a ver os seus comentátrios anteriores e fui verificar as minhas configurações.
Deteto que no documento de venda, para a série 2013 não aparece disponível para assinalar a opção “IVA Incluído”, mas na série 2012 que vinha de base essa opção está disponível. Qual será a razão? Já tenho gravado um documento de venda para testar, que não consigo anular. Será por isso que agora não posso assinalar esta opção? Como posso contornar esta questão?
Obrigado

4 01 2013
mycmoon

Não se podem anular documentos… se quiser fazer experiências use a empresa DEMO (não sei se é essa que está a usar). Depois de se emitir um documento não é possível alterar as suas definições… por isso é que a opção se encontra agora desactivada.

4 01 2013
Carlos

Infelizmente emiti o documento na empresa real. Mas eu preciso mesmo de resolver o problema da emissão de documentos indicando os valores já com IVA. Como é que eu posso fazer? Tenho de eliminar a empresa (não sei se ainda posso) e começar tudo de novo, ou há alguma outra forma?

4 01 2013
mycmoon

Não conheço bem a versão express… se não tiver dados inseridos que sejam relevantes elimine a empresa e crie uma nova. Em último caso desinstale e volte a instalar.

3 01 2013
Miguel

Boa tarde Carlos, desde ja parabens pelo post…
Preciso de ajuda do mestre, estou tentar atualizar primavera express versão 07.5001.1083 para 07.5001.1134 porque primeira nao tem documento FS (fatura simplificada) criada.
Mas ao executar a segunda versão que eu baixei hoje (07.5001.1134), diz-me: C:\User|…..|desktop|primavera express 7.5|express 7.50exe nao é uma aplicação win32 valida.
o meu sistema é 64Bits.
– Que devo fazer?
– Poderia manter a primeira versão e criar apenas o documento FS, seria legal? se possivel, como fazer? tem campos especificos?

4 01 2013
amelia

Boa noite,
instalei o Express V7. Não tinha nenhuma anteriormente instalado.
Já criei a empresa seguindo os passos do manual. Mas….qdo chego à parte do navegador, (pagina 46 ) descubro que não tenho ícon de navegador na barra de ferramentas!!!!
Onde está o navegador? De onde vem? será erro de instalação do programa??? HELP PLEASE! :-/

Obrigada!!!!!!!

4 01 2013
mycmoon

Não sei que manual está a usar, mas também não interessa… verifique se está a usar o Primavera Express e não o Administrador do Primavera.

8 01 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Se de facto está a utilizar o Primavera e não o Administrador, uma segunda forma de activar/desactivar o Navegador é no menu Sistema > Navegador.

4 01 2013
fabricio

Boa tarde,
Utilizava o Primavera express 6.4 e migrei agora para o 7.5.
Os dados ficaram todos ok com a copia de segurança. o unico problema que tenho agora é o seguinte:
Qd tento imprimir uma VD da-me o erro que não esta associada serie etc… vou as series no primaverea e veja que não foi migrada qq serie do 6.4.
Abro o adm faço criar nova serie vou até ao fim mas qd vou a verficar no programa a série que acabei de criar não fica guardada e acabo por não conseguir imprimir na mesma…

alguma ajuda?

obrigado desde já

4 01 2013
mycmoon

Já tentou criar a série diretamente no documento? Qual é o erro em concreto que dá?

4 01 2013
fabricio

“Existem documentos sem assinatua na serie (2012) do documento (vd). ” como se cria a serie directamente no documento? obrigado

4 01 2013
mycmoon

Não tenho aqui o express disponível mas faça o seguinte:
Vá à opção de vendas (como se quisesse criar uma nova factura).
Selecione o documento onde quer criar a série
Pressione o texto ‘Documento:’ (logo atrás da selecção do documento)
Vai-lhe aparecer uma nova janela
Selecione o ‘Tab’ onde diz Séries
Vai-lhe aparecer uma lista das séries criadas
Dentro dessa lista, logo a seguir à ultima crie a série para 2013 e dê-lhe a descrição que quiser.
No ‘Tab’ Geral veja se a opção ‘Gera assinatura…’ está ligada
Grave antes de fechar.

9 01 2013
XpecialGUEST

Tudo correcto, excepto o facto de no Express não existir/estar visível a opção “Gera assinatura…”

11 01 2013
Fabricio

Fiz isso tudo. Mas no POS a VD continuam a ser assumidos como a serie de 2012 e dá o mesmo erro :(

12 01 2013
Fabricio

Se utilizar o programa mesmo para emitir as VD,s consigo imprimir ok, se quiser utilizar o POS é que me dá o erro. Vejo que o POS continua a assumir a série 2012 em vez da 2013. penso que é por aí. Prefiro usar o POS pq posso colocar apenas o nome do cliente e imprimir. enquanto no programa tenho de criar o cliente antes da impressão.

5 01 2013
maria morais

Boa noite,
Instalei o novo PExpress 7.5 e está a trabalhar bem, com excepção no POS. como agora a VD foi alterado para Factura Simplificada, acontece que os movimentos do dia não fica com valores quando se faz o fecho de caixa, mas sim, fica como uma venda a crédito (mapa de clientes).
O que terei de fazer para que os movimentos fique registado no fecho de caixa?
Obrigado.

8 01 2013
Ivo

atuallize o programa a primavera atualizou hoje o programa e esta resolvido.

9 01 2013
XpecialGUEST

Segundo outros comentários, ao que parece o documento Factura Simplificada, inicialmente não fazia liquidação automática, estava a ir para conta corrente. Hoje saiu uma nova actualização e o documento FS auto-liquida-se: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2013/01/08/primavera-express-actualizao-para-a-v7-5001-1138/
Cumprimentos

6 01 2013
sonia

BOA noite,
precisava de uma ajuda urgente.
Instalei o express 7.5, no posto de venda quando tento colocar o documento por omissão na Fatura implificada – fs dá-me um erro:
A série do documento de devolução conta corrente não existe.
A série do documento de devolução a dinheiro não existe.
Ja estive a ver as series e em todos os documentos tenho activa a serie de 2013.
como poderei resolver este erro?
obrigada

7 01 2013
sonia

Boa noite, Ja esta resolvido o meu erro.
Era uma pequena configuração no posto de venda que não estava definido os documentos de devolução.
Será que o limite de 30 000€/ano não virá a ser alterado?
Cumps

8 01 2013
david neves

Boa noite,

Criei uma factura/recibo para um cliente indiferenciado, com um valor errado, e pretendia modificá-la.

Sempre que o tento diz que ‘o documento seleccionado não está configurado para clientes indiferenciados’.

Como posso soluccionar isto?

Obrigado

8 01 2013
mycmoon

Já emitiu o documento? Este permitiu a emissão para cliente indiferenciado? Estranho… Segundo as novas regras de facturação não pode alterar valores do documento (bom, pelo menos não directamente). Terá de emitir um documento de anulação dessa factura e emitir nova factura. Ter em atenção que documentos tipo factura/recibo apenas são permitidos para os antigos recibos verdes.

8 01 2013
david neves

Obrigado pela resposta!

Eu sou um antigo recibo verde por isso julgo não haver problema por ai! Sim permitiu a emissão para um cliente indiferenciado, apenas meti nome e morada para o cliente indiferenciado, mas não consigo fazer a anulação?

Como devo proceder?

mais uma vez obrigado!

8 01 2013
mycmoon

Como já disse, não se podem anular/alterar documentos após a sua emissão, com a excepção de poucos campos irrelevantes como local de transporte. Datas, artigos, valores, iva, etc., não podem ser alterados. A única solução é fazer um recibo de estorno e emissão de um novo documento.

9 01 2013
david neves

E como procedo para fazer esse estorno?

Obrigado

9 01 2013
mycmoon

Tem de emitir um documento que anule a factura. Penso que existe um documento ‘recibo estorno’ que permite fazer isso ou pode criar um documento para essa situação específica. Não tenho disponível o Primavera Express por isso não posso dar instruções pormenorizadas para o fazer. Penso que será da mesma forma como emite um recibo normal, apenas seleciona outro tipo de documento.

9 01 2013
Fábio

Durante a instalação do programa aparece a mensagem “Não foi possível instalar o SQL Server 2008 Express. Deverá efectuar a sua instalação, manualmente, a partir da pasta ….”. Mostra o caminho, mas depois não consigo instalar. Depois, quando pede para colocar o nome do servidor de dados, não entra, provavelmente porque não está feita a instalação. Isto aconteceu a alguém?

9 01 2013
mycmoon

Já me aconteceu, ficou resolvido com a instalação manual do SQL. Quando diz que não consegue instalar está-se referir concretamente a quê?

9 01 2013
Fábio

Obrigado pela resposta. Quando tentei, o setup não funcionava. Agora fui verificar e a pasta SQL Express simplesmente desapareceu.

9 01 2013
mycmoon

Verifique se na pasta c:\programas\ficheiros comuns\primavera\sgx750 existe alguma aplicação como SQLServer2005.

9 01 2013
Fábio

Há pouco estava a ir pelo caminho errado. Na Pasta c:\programas\ficheiroscomuns\primavera\sgx750 naõ existe SQLServer2005, só SQLExpress, que na FAQ diz para executar a partir daí.

9 01 2013
mycmoon

SQLExpress é uma pasta… esqueça isso! Procure um ficheiro dentro da pasta c:\programas\ficheiroscomuns\primavera\sgx750 com o nome SQLServer2005. É um executável, aplicação, com a extensão .msi.

10 01 2013
Fábio

O problema
é esse. Não existe esse executável.

10 01 2013
Fábio

Peço desculpa. O executável existe. Estava a entrar ainda noutra pasta. Quando tento fazer a instalação diz que existe uma versão mais avançada no computador e para desinstalá-la primeiro.

10 01 2013
mycmoon

Provavelmente deve ter alguma aplicação que usa o SQL com uma versão mais recente (há várias). Se para si é essencial o uso do Primavera desinstale qualquer referência ao SQL que encontrar no Painel Controle em Programas e Funcionalidades ou Adicionar e Remover Programas. O inconveniente disto é que haverá alguma aplicação que deixará de funcionar correctamente.

10 01 2013
Fábio

Pois, mas eu já tinha desinstalado a SQL 2008. Não sei porque é que continua a dizer isto.

9 01 2013
david neves

Precisava de saber como emendar uma factura-recibo, alguém sabe como será possível?

Obrigado

9 01 2013
mycmoon

Já disse a resposta, mas volto a repetir: Depois de ser emitido um documento não é possível a sua alteração ou anulação! Ponto! Se pretende estornar o documento por completo faça uma Nota de Crédito ao mesmo, referindo o número da factura a eliminar, se pretende corrigir valores, ou quantidades há duas soluções, se for para mais uma Nota de Débito, mais uma vez com referência à factura, se for para menos uma Nota de Crédito. São estes os únicos meios que tem para fazer isso. É claro que se tiver um backup pode fazer a sua reposição e emitir outra vez o documento, mas aqui cuidado que pode afectar outros movimentos que tenha feito. Para evitar este tipo de situações há empresas que estão a optar pelo uso da gravação de rascunhos antes de emitir a factura definitiva. Um rascunho é uma espécie de documento sem qualquer valor fiscal, que pode ser alterado, eliminado, antes de se proceder à sua facturação. é uma opção que a primavera deixou ao critério dos seus clientes o seu uso ou não. Para usar este tipo de documento faça a factura normalmente mas não grave, em vez disso vá à opção Rascunhos e selecione Gravar Rascunho. Quando tiver a certeza de que tudo está correcto vá a Rascunhos, Editar Rascunho, selecione o pretendido e depois grave o documento. Espero que tenha sido explícito desta vez…

10 01 2013
david neves

Já tinha percebido que não se podia nem alterar/anular uma factura/recibo. A questão agora é a seguinte, estas facturas/recibo que foram emitidas, foram criadas com o cliente indiferenciado (já me tinha dito que não deveria ser possível mas estão criadas e não originou nenhum erro). Quando tento criar uma nota de débito/crédito de modo a corrigir o erro que cometi em alguns valores de umas facturas/recibo (quantidades) diz que não pode ser criada para o cliente indiferenciado…

Como posso contornar isto? Criar clientes e associar depois a nota de débito/crédito à factura/recibo?

Obrigado

10 01 2013
mycmoon

Já tentou ligar na configuração do documento a opção ‘Emissão para cliente indiferenciado’ (nos docs factura/n. débito e n.crédito)? Não esquecer de gravar após alterar, fechar a janela de vendas e voltar a reabrir.

13 01 2013
david neves

Muito obrigadoo!

10 01 2013
César Luís

Bom dia a todos! Reparo que já foi colocada a questão que tenho mas ainda sem resposta! Passo fatura com retenção na fonte, na versão 6 funcionava lindamente. Na nova versão é necessário editar a ficha de cliente nas retenções e pede uma entidade, já tentei colocar o NIF da AT, mas não funciona! Alguém sabe o que temos de fazer?
Uma vez mais felicitação pelo blog!
Cumprimentos,

10 01 2013
mycmoon

Não tenho presente o express, mas vou dizer como o faço no ERP. Quem é a entidade que faz a retenção? No ERP há 3 tipos, estado, garantia, ou outro. Penso que no seu caso será o estado. Na ficha do cliente vá a Retenções e diga que este cliente faz retenções, e o tipo é estado. Tem de definir o tipo de rendimentos, geralmente categoria B, depois define que é o valor é percentual e a sua percentagem. Ter em atenção que o artigo também tem de estar sujeito a retenção. Parece complicado mas é simples…

11 01 2013
césar luis

Origado pela resposta, no entanto algum tempo depois de ter postado consegui resolver o problema. Tinha de selecionar F4 e colocar na entidade “rentenção categoria B”. Ficou a funcionar na perfeição! De qualquer modo muito obrigado.

30 06 2014
Sofia

Boa tarde,
Antes demais, gostaria de vos dar o parabéns por este blog, que tem sido de uma grande e preciosa ajuda.
Depois de ler alguns dos vossos posts e respostas a pedidos de ajuda, que me foram úteis também, ponho aqui a seguinte questão:
– Como posso emitir uma Fatura/ Recibo (FR), no Primavera Express v7.50 (atualizada), que faça Retenção na Fonte e como devo preencher todos os campos (onde vou buscar e o que querem dizer as siglas?)?
– Como faço para que o valor da Retenção na Fonte seja descontado ao total da Fatura/ Recibo, e para que este apareça descriminado na Fatura/ Recibo, como “Retenção na Fonte”?

Já inseri um artigo (“serviço”) que está sujeito a retenção e não deduz IVA.
No cliente, selecionei “Efetua Retenções” (e não sei preencher os restantes dados da grelha – o que significa e onde vou buscar os dados).
Preciso fazer esta Fatura/ Recibo, com Retenção na Fonte, e sem IVA (“Regime de isenção”?) para uma renda (aluguer) de loja.
É-me necessário fazer algum outro tipo de documento?

Agradeço desde já a vossa resposta.

Com os melhores cumprimentos,
Sofia.

30 06 2014
mycmoon

Não conheço nenhum tipo de documento, na facturação, pré-definido, que mencione a retenção de IRS. Pode sempre alterar um documento pré-definido para mencionar esse valor, mas teria de ter o Crystal Reports e saber trabalhar com ele, não sei se é o seu caso. Contudo se optar por emitir uma factura normal e fazer o seu recibo já é possível no recibo incluir este valor. Quanto ao cliente vai ter de definir que efectua retenções, T. retenção = estado, T. Rendimento = B, Valor = 25% (se não me engano). Se quiser posso alterar o documento Factura/Recibo para incluir esta informação.

1 07 2014
Sofia

Bom dia,
Agradeço desde já a rápida resposta.
Realmente o que preciso emitir é um documento (penso que uma Fatura/ Recibo seria mais adequado e simples, por se tratar apenas de um documento), sujeito a Retenção na Fonte. O artigo, tratando-se um uma renda de loja, é do tipo “serviço”, e está isento de IVA. Portanto necessito que venha descriminado o valor do artigo e o valor da Retenção na Fonte = 25% (está correto!), vindo este último descriminado pelo título e subtraído ao valor total do documento (uma vez que irei receber a renda descontada da retenção acima referida e o cliente irá posteriormente pagar a mesma).
Se me puder ajudar / alterar o documento Fatura/ Recibo, agradecia imenso.

Com os melhores cumprimentos,
Sofia.

10 01 2013
Martinho Afonso

Boa tarde,
Tenho instalada a versão 7, mas com a legislação que entrou em vigor este ano devemos passar a emitir “Faturas simplificadas” e não vendas a dinheiro. Alguém me pode explicar como configuro para que sejam emitidas “Faturas simplificadas”. Obrigado.

10 01 2013
mycmoon

Altere o tipo de documento por defeito nas vendas para factura simplificada

10 01 2013
soraia,2009

Obrigado mycmoon.
Infelizmente não consigo encontrar o documento por defeito.Estive a pesquisar dentro do navegador, icom Vendas e não me aparece documento por defeito! Não é aí? Mais uma vez obrigado

10 01 2013
mycmoon

No ERP é no menu Utilizador->Preferências, não tenho a versão express de momento, mas deve ser algo semelhante.

10 01 2013
mycmoon

Se puder expor o seu problema de forma mais concreta, com um exemplo, talvez possa ajudar, não percebi claramente o seu problema.

10 01 2013
Martinho Afonso

Boa noite mycmoon,
Agradeço as dicas que me tem dado, mas ainda não consegui :( estou a ficar desesperado!!
Não consigo criar a FS.
Se não for pedir muito, explique-me passo a passo como devo fazer, desde a criação de empresa até à configuração da FS, sff.
Agradeço mais uma vez a atenção e disponibilidade

10 01 2013
mycmoon

Não necessita de fazer a criação da empresa nem criar um novo tipo de documento. Pode fazê-lo se o quiser, mas não é necessário. Se for ao menu Ajuda->Procurar Actualizações o primavera irá detectar a existência de uma nova versão. Descarregue e instale (feche o primavera antes). Após a actualização o documento Factura Simplificada já vem criado por defeito. Quanto à criação da empresa também não necessita de o fazer, apenas deve parametrizar a mesma. Isto faz-se no Administrador do primavera (primavera administrator).. Execute-o, selecione a empresa Express, com a tecla direita do rato e selecione propriedades, preencha todos os campos que achar necessário. Se necessitar de mais informação diga, ponto a ponto, os problemas que tem, que tentarei encontrar solução para os mesmos.

10 01 2013
Bruno Oliveira

Boas.

Estou com um pequeno problema que já me consome a 1 semana , que consiste no seguinte.
—-

O meu total está sempre a ser somado segundo o preso liquido (total liquido)

Ainda estou a usar com a empresa demo, não sei se tenho de criar uma nova empresa ou alteração do IVA que já pus a (23%)

Já criei serie a deduzir IVA e a não deduzir IVA.


Já estou quase a desistir, por favor alguém me poderá dar uma mão.

10 01 2013
mycmoon

Se o que quer dizer é facturar com IVA incluído a resposta encontra-se uns posts acima…

10 01 2013
Bruno Oliveira

Não. é o mesmo o meu problema é que não é que o total é apresentado com o total liquido no POS (ex)

10 01 2013
mycmoon

Explique, da forma mais pormenorizada possível, qual é o seu problema, não consegui perceber a sua dificuldade.

11 01 2013
césar luis

Boa tarde!
Surgiu-me um novo problema! Tenho tudo a funcionar na perfeição, mas não sei o que se passou na migração, pois quando na conta corrente pretendo emitir um recibo, quando faço gravar/imprimir dá-me o seguinte erro ” lista de séries não defenidas”, e não consigo emitir o recibo! Não encontro nada sobre este erro. Já revi a série RE, e está ok! Reparo é que nos movimentos de tesouraria não existe o DEP ou a CXEUR, penso que poderá ser isto, mas o programa não permite criar estas séries! Já deu este erro a alguém? Preciso de ajuda urgentemente! Muito obrigado!

11 01 2013
mycmoon

Parece que é um problema com as séries, provavelmente não foram criadas para 2013. Vá a Tabelas->Tesouraria->Pagamentos/Recebimentos, selecione o documento RE e verifique se a série 2013 está criada e é a única que está selecionada por defeito. Se for assim, veifique os documentos de Caixa/Bancos para a mesma situação.

11 01 2013
cesar luis

Boas! Já revi a série e está criada corretamente. O erro que dá ao gravar o recibo é: ” erro nO gravar o documento – a lista das séries está vazia” – Sinceramente já não sei o k fazer mais! Preciso de ajuda urgente!

14 01 2013
César Luís

Este erro está a dar-me depois da migração da versão 6. Numa nova instalação este erro não acontece! O que poderá ser? Não encontro nada sobre este problema! alguém já ouviu falar deste erro?

11 01 2013
Fábio

Boa tarde, quando inicio o Primvaera 7.5, pede-me o servidor de dados, onde está instalado o Microsoft SQL Server. O que é que tenho que colocar?
Obrigado!

24 01 2013
zeka

pois a mim também me acontece o mesmo. e também me pede para aceder (login) através de conta. como criar a conta?

será por o meu PC ser windows xp?

5 02 2013
Maria

Não creio que seja isso, eu tinha a minha versão V6.4 a funcionar com o XP, e agora com a V7.5 funciona tudo bem. O único problema que tenho é que ao lançar um adiantamento (ADC) ele nos pendentes lança em sentido inverso, ou seja, nas operações de conta corrente o cliente fica com o dobro do valor em crédito. Estranho, porque nos documentos de conta corrente o valor está correcto. Se alguém poder ajudar agradeço.

31 01 2013
XpecialGUEST

Por alguma razão o SQL Server não deve ter sido instalado com sucesso.

Veja os seguintes artigos para ajuda:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/01/22/primavera-express-resolver-problemas-de-ligao-do-primavera-ao-sql-server/

31 01 2013
XpecialGUEST

Por alguma razão o SQL Server não deve ter sido instalado com sucesso.

Veja os seguintes artigos para ajuda :

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/01/22/primavera-express-resolver-problemas-de-ligao-do-primavera-ao-sql-server/

15 01 2013
César Luís

Boas! Continuo com um erro. Este erro começou a surgir após a migração da versão 6 para a 7. Numa nova instalação este erro não acontece! O que poderá ser? Não encontro nada sobre este problema! Alguém já ouviu falar deste erro? Alguém consegue-me ajudar?

15 01 2013
mycmoon

Não lhe posso ajudar porque nunca fiz migrações da v6 para 7, e, não podendo estar frente ao problema, o seu caso parece-me complicado de resolver. Deixo-lhe apenas uma sugestão, se você criar um novo documento de raíz, idêntico ao que lhe está a dar esse problema não iria resolver a situação? Experimente…

15 01 2013
Ana Pereira

Boa Tarde, e desde já agradeço o tempo disponibilizado para me ajudar. Instalei a versão 7.5 express e ao emitir uma FS dá um erro: “A data do documento VDR não está dentro dos limites especificados na série “2012””
Como posso superar este erro?

15 01 2013
mycmoon

Configure a série de 2013 do documento VDR, coloque-a por defeito e desmarque nas séries anteriores o campo ‘Série por defeito’, se for necessário.

16 01 2013
Ana Pereira

Não existe nenhum documento chamado VDR nos tipos de documento. Criei nova série de 2013 com base na de 2012 e o erro deixou de aparecer

16 01 2013
mycmoon

Claro que existe… se não existisse não podia criar a série. Esse documento vem definido para fazer a autoliquidação das VDs (Recebimento de VD). Não esquecer que as VDs deixam de existir em 2013.

17 01 2013
EasyVet

Bom dia,

Estou com um pequeno problema: ao fazer a introdução dos artigos, já tinha configurado para trabalhar com Iva incluído, mas acontece que para produtos à taxa de 6% o porgrama não esta a calacular o preço de venda com Iva, calcula para todos os outros.

Alguém me consegue ajudar?

Grata
EasyVet

21 01 2013
Fontes

Boas. Atualizei meu P.Express starter, e aparece a opção Fatura Simplificada. Ao tentar imprimir dá: “Erro ao gravar o documento de Venda. A lista das séries está vazia”
Ajuda? Obrigado.

26 01 2013
Paulo Oliveira

tenho o mesmo problema, não consigo resolver o problema, alguém tem solução para “esta lista de series vazia” ….

28 01 2013
Fontes

Os tipos da primavera demoram a descobrir, nem todos tem a mesma formação. Só o 3º técnico é que resolveu. Entrar no modo Administrador, criação de séries (deve ser automático). Neste caso, eu tinha criado as series de 2013 manualmente no próprio programa, devia haver alguma imcompatibilidade. Cumps

23 01 2013
zeka

Olá,
Comecei bem com a nova versão mas agora encravou: não aparece o Navegador.

E pede para fazer login no servidor (abrir conta).

Windows XP

Como resolver isto?

Obrgº

24 01 2013
zeka

já desencravei a situação mas na factura não aparece a empresa que criei: como resolver?

Obrgº

24 01 2013
mycmoon

Provavelmente tem selecionado o modelo de documento errado… na configuração das séries selecione a que pretende usar, vá ao tab ‘Impressão’ e selecione outro modelo, por ex. Doc. Venda s/ Logotipo, pode também definir o n.º de vias e se quer pré-visualizar o documento antes de imprimir.

24 01 2013
zeka

Boa!
Sem ajuda não chegava lá: estava a fazer uma interpretação diferente para ‘s/ logotipo’.

Mto Obrgº ;-)

24 01 2013
isabel maria gonçalves domingos

Ola bom dia.
Fiz a instalaçao do Primavera Express, mas queria usar em POS, onde posso emcontar o guia de utilizaçao. obrigado

24 01 2013
zeka

no manual vem tudo bem detalhado ;-)

31 01 2013
24 01 2013
V. Melo

Boa tarde
No ano de 2012 utilizei até abril a versão 6.4 e depois migrei para a 7.5. Acontece que entretanto já tinha passado 9 faturas. Ao criar nova série para 2012 (por causa da instalação do 7.5) a nova série assumiu as faturas já passadas e começou na fatura 10.
Ora este ano ao criar a série 2013, criei, tendo por base a 2012. O problema foi que a série 2013 ao fazer a primeira fatura assume logo o numero dez.
Alguém sabe como solucionar este problema. Será possível editar a nova série e alterar os conteúdos ou terei de eliminar a agora criada e criar uma nova?
Agradecia uma resposta pois tenho uma série de faturas a tirar e assim não consigo.

24 01 2013
mycmoon

Basta repor o numerador da série do documento para o valor que pretende

1 02 2013
sonia

Boa tarde,
Estou com um enorme erro. Desde inicio ano uso o primavera Express 7.5, tenho feito vendos com documento FS – Fatura simplificada.
Hoje estive a exportar o ficheiro SAFT-PT e quando vou verificar a validação do documento criado no site das finanças da-me o seguinte erro:
“Na linha 4:cvc-enumeration-valid: Value ‘FS’ is not facet-valid with respect to enumeration ‘[FT, ND, NC, VD, TV, TD, AA, DA, RP, RE, CS, LD, RA]’. It must be a value from the enumeration.”.
Ou seja, pela legislação a donominação FS não é correcta, não pode existir. Todas as facturas que criei estão erradas e Agora?
Alguma ajuda….já há alguma soulação por parte do Primavera??

1 02 2013
Miguel

Olá Sónia,

Documento criado no site das finanças ?! Suponho que estejas a validar o documento criado pelo primavera certo ? Se sim submete o ficheiro através do site e-factura se passar na verificação está ok. Os validadores de SAFT que existem inclusivé no site das finanças estão desactualizados acerca dos novos documentos de facturação …

1 02 2013
sonia

Olá Miguel obrigada pela dica.
Sim estava a dizer validar o dumento criado pelo Primavera no site – http://info.portaldasfinancas.gov.pt/apps/saft-pt01/. Atraves deste dá erro.
Vou tentar pelo site e-factura a ver se fica tudo ok.

obg

1 02 2013
Ricardo

Boa tarde, estou com seguinte erro quando tento fazer a migração automatica com setup & Go: O ficheiro C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA\SGX750\CONFIG\EX\PRISECLE.BIN não existe em disco.

Alguma ajuda?

melhores Cumprimentos,

1 02 2013
Bruno André Cruz Matos

boa tarde. estou com dificuldades em migrar para a versão 7.5, e por isso estou ainda a usar a versão 6.4.
quando faço a migração grande parte das tabelas (clientes e artigos ) não aparecem na nova versão.
existe algum método de por tudinho como na versão anterior?
agradeço desde já qualquer ajuda
abraço

4 02 2013
Fabricio

Boas, estava a tentar criar o primeiro documento de 2013 com retenção e tenho o seguinte problema…
na factura que estou a criar, o programa calcula a retenção e coloca o valor no canto inferior esquerdo da factura mas devia subtrair esse valor da retenção ao valor total da factura mas não o faz… alguma configuração errada?

4 02 2013
mycmoon

Não, está tudo correcto! A retenção é feita apenas quando for liquidado o documento, e não na sua emissão, como tal… está tudo certo. Se quiser que o valor da retenção apareça deduzido na factura vai ter de alterar o mapa, penso eu de que…

5 02 2013
Paulo

Boa tarde.
Instalei a versão PE V7.5 está a funcionar bem depois de muitas horas dedicadas ao seu funcionamento e a alguns esclarecimentos que li por aqui..

Acontece-me o seguinte:
Até agora, na versão 6.40, tirava guias de remessa durante o mês e no final do mês, convertia-as em fatura, metia o preço e gravava a fatura e posteriormente tirava o recibo.

Na nova versão, e depois de muitas horas a “marrar” e muitos backups repor e lançar tudo de novo, cheguei à conclusão que depois de converter as guias em faturas não me deixa colocar o preço só me deixando alterar algumas coisas como comentários.
Depois de mais um backup atrás, experimentei por os preços nas guias e ao converter em fatura já me apareceu direitinho e podia gravar.
As Guias de Remessa já tem que ter preço?
Tenho uma empresa de prestação de serviços e muitas vezes passo as guias mas só no final do mês é que sei a que preço vou faturar…
Como faço?
A nova versão 7.5 só funciona desta maneira?

Agradecia uma ajuda por favor.

5 02 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Como transforma as guias em facturas? Através do assistente que existe para esse efeito correcto (Documentos > Processamentos > Conversão de Documentos)? É que o assistente ao converter, grava o documento de destino, o que faz como que não o consiga alterar.

5 02 2013
Paulo Gonçalves

Olá XpecialGUEST.
Faço a conversão de documentos como fazia no 6.40 só que agora, e depois de ler o que disse a(o) mycmoon, percebo porquê de não me deixar me mexer na fatura como dantes.
Existe outra forma de converter as guias de remessa em fatura sem ser dessa maneira e assim contornando esse problema?

6 02 2013
Paulo Gonçalves

Carlos, podes responder-me a esta questão?
Obrigado.

6 02 2013
XpecialGUEST

Existia inicialmente, no Express, antes da versão 6.40 penso eu. Neste momento, e que eu tenha conhecimento não.

6 02 2013
Paulo Gonçalves

Ok. Percebi.
Então das duas uma:
-Ou lanço já os preços nas guias(se souber antecipadamente) e faço a conversão normal para fatura
-Ou lanço as guias sem preço e faço as faturas manualmente, colocando o preço.
Será assim? Se bem que dá uma trabalheira enorme mas não vejo outra solução.

6 02 2013
mycmoon

Se tem mesmo necesidade de emitir as guias não há outra forma (bom, pelo menos através do programa). Faz as guias já com os preços e converte, Se houver alguma alteração emite uma nota de débito ou crédito conforme o caso.

6 02 2013
Paulo Gonçalves

Eu referia-me a lançar as faturas à mão pois como não sei os preços, não vou andar sempre a tirar notas de crédito.

6 02 2013
mycmoon

Não percebeu o que eu disse… tem mesmo necessidade de emitir guias? Se assim for tem de colocar o preço, etc., etc. Acontece que disse que presta serviços. Porquê a emissão de guias? Não pode fazer uma proposta ou orçamento? Assim já podia duplicar este documento para factura e depois alterar aquilo que quisesse.

6 02 2013
Paulo Gonçalves

Faço prestação de serviços no ramo têxtil. Sub-contratam-me para corte de vestuário.
Tenho que tirar guias de remessa para entrega de obra diariamente às empresas que me sub-contratam e no final do mês, passo a fatura.
É assim que funciona o meu ramo.

5 02 2013
mycmoon

Penso que o problema não é com a versão mas com a certificação. Ao fazer a conversar vai gerar um documento certificado (a própria guia já é um documento certificado), que, como se sabe, não permite a alteração de alguns (muitos) campos com relevancia fiscal. Se não for obrigado a usar a certificação tem o problema resolvido, caso contrário a coisa torna-se mais complicada (mas não impossível…).

6 02 2013
Ralphs

Olá,
Alguém sabe onde posso obter a versão 7.0 do primavera express? Versão anterior à versão 7.5 não certificada pela AT?
Agradeço desde já qualquer ajuda nesse sentido.

6 02 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,
Não existe nenhuma versão 7.0 do Express. A versão 7.5 foi a primeira, e desde o inicio que é certificada pela AT.
Cumprimentos

7 02 2013
César Santos

Boa tarde a todos,

Necessito de alguma ajuda e apoio para a migração do programa 6.4 para 7.6.

O que acontece é que tenho então num disco aparte a versão 6.4. Quando uso o programa de Administrador para fazer a copia de segurança da minha empresa dá-me um erro que diz o seguinte:”operating system error 3(error not found)”.
Já instalei um sql manager para efectuar copia de segurança e o erro persiste.
Tentei, no disco onde tenho a versão 7.5, instalar posteriormente a 6.4, copiar os ficheiros de um disco para o outro, mas ao abrir a versão 6.4 dá um erro que diz “A base de dados da empresa não existe”.
Quando utilizo a ferramenta do 7.5 “Setup and Go”, escolho a versão 6.4, ele diz no fim que as tabelas estão actualizadas mas não vejo nada prático a acontecer!
Só ainda nao experimentei instalar a v7.5 no disco onde está a funcionar a 6.4 e tentar algo a partir daí…

Conseguem fornecer alguma ajuda na resolução do erro, ou alguma dica que eu possa experimentar para resolver esta questao da migração? Muito obrigado desde já.
Melhores cumprimentos, César Santos

7 02 2013
César Santos

Boa noite. Julgo ter resolvido o problema!
Muito Obrigado!

11 02 2013
rui

Boa tarde,

Estou com um grave problema, ao fazer reposição da base de dados apareceu o seguinte:
“Erro na comunicação com o servidor de dados”
Detalhe:
[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]RESTORE detected an error on page (0:0) in database “PRIEXPRESS” as read from the backup set.
[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]RESTORE DATABASE is terminating abnormally.

E não consigo fazer nada agora.
Alguma sugestão ?

13 02 2013
rui

Precisava mesmo de uma ajuda.

15 02 2013
rui

Boa tarde, voltei a formatar a maquina. reinstalar tudo e mesmo assim continua a dar o mesmo problema. Precisava msmo de uma ajuda a base de dados tem 600mb

15 02 2013
CMoon

Compacte a base de dados com o 7zip, por ex., faça o upload da mesma para um serviço qualquer na cloud, adrive, sugarsync, etc. e depois dê-me o link para download, irei tentar ver o que se passa.

16 02 2013
rui

Boa tarde,

Obrigado pela resposta, segue o link:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
(COMENTÁRIO ALTERADO: POR RAZÕES QUE SE PRENDEM COM SEGURANÇA E PRIVACIDADE O LINK FOI REMOVIDO. ESTE BLOG NÃO SERVE DE PLATAFORMA PARA DISPONIBILIZAÇÃO DE BASES DE DADOS)

18 02 2013
rui

como posso entao pedir ajuda ? :S

(não entendo como remove o meu link, mas ninguem me responde)

Obrigado

19 02 2013
rui

Alguém pelo menos me pode dizer se me consegue ou nao ajudar ? :)

Obrigado

19 02 2013
Carla Susana Matos Pereira

Bom dia
Preciso de ajuda
Instalei hoje a versão primavera 7.5, após esta ao entrar no express administrador pede-me os seguintes dados
servidor de dados
não faço ideia o que é isto, alguem pode ajudar-me?

Carla

19 02 2013
Paulo Gonçalves

Olá Carla.
Eu também tive esse problema ao instalar a versão 7.5 e foi devido à instalação não instalar o SQL 2008 devido à falta de uma versão actualizada do “windows installer” se não estou em erro.
Desinstalei tudo, vi qual era o erro e fui ao site da microsoft descarregar e instalar esse ficheiro que pede.
Depois instalei de novo e deu tudo direitinho.
Isto foi num PC com Winsdows XP.

Paulo

21 02 2013
amelia

Boa tarde,

como é que eu meto um atirgo para facturar sem introduzir o código? Meus artigos não tem código (suponho q o programa se refira a códio de barras e/ou código que eu atribui ao artigo quando o introduzi na lista)…Não posso colocar apenas o NOME do artigo para poder facturar? como faço isso? Ou terei de atribuir um nº de código a cada artigo???

HELP PLEASE!

Obrigada!

27 02 2013
Marilia Martins

boa tarde. tenho um problema que até agora ninguem conseguiu resolver.
já comprei uma nova impressora EPSON t-20 e ao tentar imprimir talões dá-me sempre o erro de “não consegue abrir a impressora t-20, o mesmo erro que dava com a anterior. tenho e espress 7.5, se alguem me ajudar, agradeço. obrigada. Marilia Martins

20 03 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

O seguinte artigo explica como instalar e configurar uma impressora de talões no Primavera Express: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/08/04/como-instalar-uma-impressora-de-tales-no-windows-e-configur-la-no-primavera-express-pos/

Se mesmo assim não conseguir, sugiro que contacte o suporte.
Cumprimentos

3 03 2013
Carla Fonseca

Boa tarde, preciso de ajuda. Instalei pela primeira vez o Primavera V7, mas quando tento imprimir uma factura diz-me que basicamente que não posso imprimir pois a data de por ex: 23/02/2013 não bate certo com a serie de 2012.

Pode ajudar-me a mudar da serie de 2012 para a de 2013, por favor?

Com os meus cumprimentos.

Carla Fonseca

3 03 2013
mycmoon

Selecione a opção de vendas, selecione o documento pretendido, pressione onde diz documento (logo atrás da lista de documentos). Na nova janela selecione o tab Séries, verifique se a série de 2013 está criada, se não estiver crie nova série, ligue a opção de série por defeito para 2013 e desligue para 2012. Grave, feche a janela de vendas, volte a abrir e veja se já funciona.

10 03 2013
Mário Ramos

Boa noite,

Tive o Primavera Express V7.50 no meu pc com o Win 8, mas fui forçado a fazer um format e downgrade para o Win 7 e a verdade é que não consigo voltar a ter o software a trabalhar…
Ao instalar o programa, a meio diz que não instalou o SQL 2008 e para ir no fim instalar numa pasta do primavera, no problem. Instalo e quando vou tentar iniciar o administrador, não consigo entrar. Já tentei com PRIEXPRESS, PRIEXPRESS750 e nada. Recordo que é a versão 7.50.

Já desinstalei e voltei a instalar, já instalei o SQL Server Backward Compatibility, o SQL Management Studio Express, sei lá… Desconfio que há um qualquer problema na instalação do SQL 2008 R2 e que o servidor de dados PRIEXPRESS750 não fica instalado.. Sei é que ao tentar recebo sempre a info:
“Não é possivel conectar ao servidor, usando os dados que forneceu.
1. Verifique os dados que introduziu.
2. Verifique o modo de autenticação do SQL Server.”

O que estarei a fazer de errado?
Já corri os posts… sinceramente não sei o que faça a isto..

Obrigado.

21 03 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

O problema, tal como refere, certamente deve estar relacionado com o SQL Server. Sugiro que descarregue a última versão do Primavera Express e volte a tentar instalar num Windows 7 limpo, actualizado ao máximo.
Se mesmo assim não correr como esperado, deve contactar o suporte da Primavera.
Cumprimentos

20 03 2013
Alexandra Couto

Bom dia, sou utilizadora do primavera express V7.5 desde Janeiro de 2013, acontece que consigo exportar o ficheiro SAFT, mas sempre que o tento submeter às finanças através do e-factura, dá erro:
O ficheiro seleccionado não está de acordo com o formato exigido.
Erro: cvc-datatype-valid.1.2.1: ‘Lisboa510459935’ is not a valid value for ‘integer’.

Podem ajudar-me?

Muito obrigada

20 03 2013
Miguel

Olá Alexandra,

Se o numero de contribuinte da sua empresa é o 510459935 verifique se no administrador do primavera todos os seus dados estão correctos, caso este seja o contribuinte de um cliente verifique os dados do cliente com esse contribuinte.

20 03 2013
Alexandra Couto

Olá Miguel,
muito obrigada pela sua pronta resposta, de facto todos os meses dou um nó com isto, quem me manda….eu até sou de letras….
Sim, esse é o contribuinte da minha empresa, verifiquei os dados no Administrador e todos estão correctos.
Eu não tinha a conservatória antes do contribuinte, mas o mês passado quando não consegui enviar, das finanças disseram-me que era por isso, e eu alterei, e de facto após essa correcção, o mês passado já consegui, mas este volta tudo ao mesmo…

Há alguma solução?

Obrigada

20 03 2013
Miguel

Olá Alexandra,

No Campo “Conserv. Reg. Comercial” coloque Lisboa e no campo “Matrícula…” coloque o contribuinte e efectue a criação de um novo SAFT ….

4 10 2013
Alexandra Couto

Boa tarde, já tive necessidade de recorrer á Vossa preciosa ajuda e tenho acompanhado as discussões e duvidas que aqui se vão esclarecendo, as quais me têm ajudado bastante.

De há 2 semanas para cá, tenho vivido um drama, pois o disco rigido do meu PC avariou e teve que ser substituido por um novo.
Ainda tenho o antigo, que funciona, embora mal, de onde tenho tentado recuperar alguma informação.
O que me aflige é o seguinte:
Como é que posso passar a informação do primavera, que está no disco antigo para o disco novo?
É possivel?

Desde já agradeço a ajuda que me possam dar, pois este mês ainda não emiti facturas e estou muito preocupada.

Alexandra

5 10 2013
XpecialGUEST

Boa noite,
Tudo depende. Se o disco está com uma anomalia física/lógica, deve contactar uma empresa especializada para avaliar a possibilidade de recuperação dos dados que pretende.
Consulte este artigo, onde refiro algumas empresas especializadas em recuperação de dados: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/02/28/drpdisaster-recovery-plan/
Cumprimentos

20 03 2013
Alexandra Couto

Feito, agora diz:
Erro: cvc-minLength-valid:Value ” with length = ‘0’ is not facet-valid withrespect to minLength ‘1’ for type
‘SAFPTtextTypeMandatoryMax60Car’.

20 03 2013
Miguel

Olá,

Lendo na diagonal o artigo:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2013/02/06/saft-erros-mais-comuns/

Parece-me que isso será causado por um artigo sem descrição… será possivel ?

Miguel

20 03 2013
Alexandra Couto

Viva,
de facto nunca coloquei nada na descrição, o artigo são honorários de gestão, administração, manutenção, limpeza, etc… que descrição será que se coloca? Eventualmente o mês? Mas a descrição não é fixa? Ou o artigo são honorários e a descrição é gestão, administração, etc… e sendo assim passam a existir uma série de artigos honorários e o que muda é a descrição?

Alexandra

20 03 2013
Miguel

Olá Alexandra,

Na minha opinião e isto será mais opinião pessoal … seria algo do género

Artigo 1:
Descrição: Administração de Condominio
Valor: Variável

Miguel

20 03 2013
Alexandra Couto

Muito obrigada Miguel,

mas essa alteração não vai causar problemas relativamente ás facturas já emitidas uma vez que nessas o artigo são honorários de administração e nada consta na descrição e agora passar a ser outro artigo?
Estou a ler todos os possíveis erros descritos no link que fez o favor de me enviar e a confirmar com o que tenho inserido para ver se assim consigo colmatar eventuais erros que ainda possam vir a aparecer e posteriormente vou voltar a gerar o ficheiro e tentar submeter, mas confesso, sem muito ânimo no resultado…

20 03 2013
Miguel

Olá Alexandra,
Penso que nas emitidas não vai conseguir alterar certo ? Agora passar a ser outro artigo daqui para a frente é sem problemas.

Todos os artigos devem ter codigo de artigo e descrição .

Miguel

20 03 2013
Alexandra Couto

Caro Miguel,

Conforme Lhe referi, corrigi todos os possíveis erros e segui as suas sugestões criando uma descrição (não consegui editar o artigo, pelo que mantive o artigo e na descrição coloquei as iniciais do artigo) e gravei.

Voltei a criar o ficheiro e submeti.
Não imagina a minha felicidade quando recebi a mensagem ficheiro submetido com sucesso, parece que me saiu o totoloto.

Espero para o próximo mês não ter problemas…

Muito obrigada pela sua ajuda e bem haja pela disponibilidade demonstrada.

Alexandra

20 03 2013
Miguel

Olá Alexandra,

Fico contente por poder ter ajudado.

Miguel

20 03 2013
zeka

Parabéns aos dois!

Grande exemplo de ajuda e colaboração.

É o DMF: Felicidade ;-)

21 03 2013
XpecialGUEST

:)

25 03 2013
Luis Gomes da Silva

Bom dia! Antes de mais, queria dar os parabéns por este blog!
Estou também com um problema com o Saft que não consigo resolver! Pelo que li, o SAFT do PE tem que ser feito pelo administrador! O problema é que ao fazer o envio aparece-me o seguinte erro:
PRIMAVERA StdPlatBS 7.10
Erro ao executar a operação.
2812: Could not find stored procedure ‘GCP_ValidaCriacaoSAFTEasy’.
Não faço a minima ideia do que isto significa! No apoio da Primavera, dizem-me tenho que pagar para ter ajuda!

13 04 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

O SAFT para envio mensal dos documentos de venda deverá ser exportado através do assistente disponível no módulo de vendas: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2013/01/26/primavera-express-7-5-processar-validar-e-submeter-o-saft/

Tem instalada a última versão da aplicação (menu Ajuda > Procurar actualizações)?

17 04 2013
zeka

Quando iniciei em Janeiro correu tudo bem e sem necessidade de password.

Agora, ao retomar, pede-me a password.

Como ultrapassar este impasse?

Obrigado!

1 05 2013
zeka

Esta questão foi recolocada mais abaixo…

1 04 2013
Paulo Gonçalves

Boa noite.

Estou a tentar repor uma cópia de segurança para outro computador mas aparece-me um erro.
Li num comentário idêntico neste post que a solução passava por reiniciar o PC e abrir o programa diretamente no administrador. Não resultou continuando na mesma.
Será que alguém me pode ajudar?

O erro é este:

[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]The operating system returned the error ’32(O processo não pode aceder ao ficheiro porque este está a ser utilizado por outro processo.)’ while attempting ‘RestoreContainer::ValidateTargetForCreation’ on ‘C:\PROGRAMAS\MICROSOFT SQL SERVER\MSSQL10_50.PRIEXPRESS750\MSSQL\Data\PRIEXPRESS.mdf’.
[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]File ‘PRICORTE_Data’ cannot be restored to ‘C:\PROGRAMAS\MICROSOFT SQL SERVER\MSSQL10_50.PRIEXPRESS750\MSSQL\Data\PRIEXPRESS.mdf’. Use WITH MOVE to identify a valid location for the file.
[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]The operating system returned the error ’32(O processo não pode aceder ao ficheiro porque este está a ser utilizado por outro processo.)’ while attempting ‘RestoreContainer::ValidateTargetForCreation’ on ‘C:\PROGRAMAS\MICROSOFT SQL SERVER\MSSQL10_50.PRIEXPRESS750\MSSQL\Data\PRIEXPRESS_log.ldf’.
[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]File ‘PRICORTE_Log’ cannot be restored to ‘C:\PROGRAMAS\MICROSOFT SQL SERVER\MSSQL10_50.PRIEXPRESS750\MSSQL\Data\PRIEXPRESS_log.ldf’. Use WITH MOVE to identify a valid location for the file.
[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]Problems were identified while planning for the RESTORE statement. Previous messages provide details.
[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]RESTORE DATABASE is terminating abnormally.

13 04 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Pelo seu comentário, tudo leva a crer que o restore não está a ser possível porque a base de dados está a ser utilizada. Se reiniciou o computador e o problema persiste, poderá tentar repor a cópia de segurança com outra aplicação como por exemplo One-Click SQL Restore .
Sugiro que coloque o ficheiro que tem a cópia de segurança, numa localização tão menor quanto possível, como por exemplo C:\

15 04 2013
Nuno

Provavelmente tinha o ERP ou o POS também aberto… Para fazer a cópia/restauro só pode ter o Administrador aberto.

8 04 2013
Maria Figueira

Boas tardes, Tinha a versão 6.4 instalada, instalei a V7.5 e migrei a empresa sem problemas, tendo emitido até duas facturas na nova versão.~
Acontece que mudei de computador (agora com Windows 8, onde instalei apenas a V7 e tentei migrar a empresa criando uma a partir de uma cópia de segurança feita na V7.5 no outro computador. Tudo correu bem e a empresa aparece na componente de administração. Contudo, quando abro a componente Express ERP, surge a janela para “abrir empresa” onde consta a empresa que migrei mas, ao tentar abrir a empresa, o programa crasha e surge uma janela a dizer “Primavera express V7.50 has stopped working. A problem caused the program do stop working correctly. Windows will close the program and notify you if a solution is available”.
Já instalei e desinstalei o Primeavela express, já eliminei a empresa e criei nova a partir de nova sópia de segurança mas o problema persiste.
Agradeço a ajuda que me puderem dar.

8 04 2013
mycmoon

Primavera no Windows 8… cheira-me a esturro! Não sei se a aplicação da Primavera é compatível com este SO, tenho as minhas dúvidas. Nem sei porque é que alguém quer instalar esta aplicação no 8. Faça o downgrade para o 7 e vai ver que tudo corre sem problemas!

13 04 2013
XpecialGUEST

Oficialmente a Primavera diz que é, no entanto logicamente a probabilidade de encontrar problemas é maior neste sistema operativo.

13 04 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Já conseguiu ultrapassar o problema? Se sim, como?

15 04 2013
Nuno

Tive o mesmo problema, resolvi ativanto o modo de compatibilidade. Clique com o botão direito do rato no atalho do ERP e escolha solucionar problemas de compatibilidade (não tenho aqui o windows 8 de momento, mas penso que é essa a frase). Abre-se um assistente e vá fazendo seguinte, até aparecer a opção de executar o programa em modo XP SP3 ou windows 7. Experimente e veja se resolve.

9 04 2013
Sandra Santos

Boa tarde,

Pela 1ª vez, vou trabalhar com este programa. Instalei a versão v7.50 mas, não consigo emitir facturação pois sá o seguinte erro:
A data do documento VDR não está dentro dos limites especificos na série 2012.
já criei uma nova série, mas mesmo assim não consigo emitir documentos.
alguem pode ajudar?

Obrigada,
SMS

13 04 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

O documento VDR é um documento que permite liquidar documentos a pronto pagamento, como VD e FR. É gerado internamente pela aplicação, no entanto é necessário que o mesmo esteja devidamente configurado.
Este artigo poderá ajudar: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/16/a-data-do-documento-vdr-no-est-dentro-dos-limites-especificados-na-srie-2009/

Cumprimentos

9 04 2013
mycmoon

O que acontece é que o documento VDR (liquidação de venda a dinheiro) tem a série de 2012 por defeito. Assim, ao criar documentos em 2013 é despoletado este erro. Solução: criar, se não existir, a série de 2013, por esta como a série por defeito, desligar a série por defeito em 2012 e gravar.
Caso tenha o editor de vendas aberto feche e volte a abrir.

17 04 2013
zeka

Que password?

Quando iniciei em Janeiro correu tudo bem e sem necessidade de password.

Agora, ao retomar, pede-me a password.

Como ultrapassar este impasse?

Obrigado!

1 05 2013
XpecialGUEST

Que password lhe está a ser pedida?
Password do utilizador SA, do SQL Server, ou password de acesso ao Primavera Express?

1 05 2013
zeka

É a password de Administrador no Primavera Express :-(

Obrgº

17 05 2013
Luís V.

Boa tarde;

Alguém cá na empresa, por engano ou outra, criou 2 clientes com números diferentes, por exemplo 0014 e 00014. Ambos se referem ao mesmo cliente, com os mesmos dados. A nossa numeração era e é do tipo XXXX, e naturalmente já tínhamos documentos emitidos no cliente 0014. Agora para o mesmo cliente, temos documentos no 0014 e agora uma factura no 00014.

Como poderei eliminar o cliente 00014, e “transferir” o documento emitido no cliente 00014 para o cliente 0014.

Desde já obrigado.

17 05 2013
mycmoon

O software avisa quando se criam 2 clientes com o mesmo NIF… Seja como for se o documento tiver assinatura esqueça o ‘transferir’. Se não for esse o caso pode alterar o documento para o cliente correcto e depois considerar o cliente errado como anulado na ficha. Se tiver assinatura vai ter de dar o documento como anulado e fazer novo doc.

14 06 2013
RMBP

Boa tarde,

Instalei esta semana o Primavera Express e estou com dificuldades na impressão dos documentos de venda (guias de transporte e faturas), pois quando faço imprimir aparece um aviso a informar que a mesma seguiu para impressão, mas não imprime nada. Em todas as outras soluções onde tenho a opção imprimir se fizer imprimir sai impresso sem qualquer problema. Será que esta situação tem alguma coisa a ver com a certificação? Depois da instalação, de criar a empresa, os artigos e os clientes, tenho que fazer alguma coisa por causa da certificação, ou por defeito o software já tem a certificação instalada?
Desde já agradeço as vossas respostas.

14 06 2013
mycmoon

Não me parece que tenha alguma coisa a ver com a certificação… veja em Utilizador->Preferências qual a impressora que está selecionada.

15 06 2013
RMBP

Bom dia,

aparece a minha impressora como impressora selecionada.

1 07 2013
Aida Pereira

Olá. Instalei a nova versão do Primavera Pos.
Quero efetuar um registo e aparece-me a seguinte msg: “A condição de pagamento não está preenchida.”
Já procurei todas as possibilidades para preencher e não encontro solução!
Ajude-me pf!
OBG!

1 07 2013
XpecialGUEST

Edite o cliente VD, e no separador Dados Comerciais defina a condição de pagamento 1 (Pronto Pagamento). Deve resolver o problema.

1 07 2013
Aida Pereira

Eu agradeço o facto de me estar a tentar ajudar… mas não consegui resolver o problema dessa forma… :( Continua a aparecer a mesma msg…

Como devo fazer?

1 07 2013
Aida Pereira

O registo já existe na tabela ‘dbo.CabecDoc’.
E esta mensagem sabe onde posso resolve-la?

OBG!

1 07 2013
mycmoon

Vá a documentos -> alterar documentos, selecione o documento a alterar (n.º). Pressione com a tecla direita do rato sobre a linha e escolha a opção outros dados do documento, seleccione a condição de pagamento pretendida e confirme. Não sei se resulta…

1 07 2013
Aida Pereira

Boa tarde,
Desde já fico grata por me tentar ajudar… devo ser leiga neste assunto… pois em documentos se pressionar c o botão direito do rato, onde me indicou, n me aparece nd que me indique opção outros dados do doc. mas sim “copiar, colar”
:(
Não dá! Mas obg de qq forma…

1 07 2013
Aida Pereira

O registo já existe na tabela ‘dbo.CabecDoc’.
E esta mensagem sabe onde posso resolve-la?

OBG!

1 07 2013
mycmoon

Está a criar um novo documento com o mesmo número de um documento que já existe na base de dados.

2 07 2013
Aida Pereira

Obg mais uma vez por tentar ajudar.
Mas ja tentei modificar o nr do doc e não sai do nr 1. Como devo alterar para a numeração automática? Ainda n consegui fazer um registo..
Em relação ao outro erro, já n aparece!

Obg!

2 07 2013
mycmoon

Execute a aplicação Primavera ERP.
Vá a tabelas -> documentos-> vendas
Selecione o documento em questão e vá a séries, selecione a série de 2013
Verifique qual o último número de documento (acho muito estranho que diga que o documento já existe quando diz que não fez nenhum, mas adiante)
Altere o n.º do ultimo documento para o n.º anterior ao documento que pretende

1 07 2013
Aida Pereira

Eu agradeço o facto de me estar a tentar ajudar… mas não consegui resolver o problema dessa forma… :( Continua a aparecer a mesma msg…

Como devo fazer?

1 07 2013
mycmoon

Estive a simular uma situação idêntica e o que descobri foi o seguinte:
. se aparecer a mensagem que diz que não possui condição de pagamento não grava o documento
. solução, alterar ficha do cliente, alterar cliente do documento para outro qualquer, voltar a repor o cliente alterado.
Se não entender o que fiz dê-me outra forma de remotamente lhe resolver o problema, teamviewer ou outra qualquer

3 07 2013
Aida Pereira

Olá! Vc é excelente… é mt fácil de perceber a sua ajuda…
Mas resolvo um problema e lg de seguida aparece outro… agora aparece a mensagem: “0×5(5): Invalid procedure call or argument
frmEditorPosVendas.ImprimeDocumento (Function)”.

OBG mais uma vez! :)

5 07 2013
Aida Pereira

Ajude-me por favor… “0×5(5): Invalid procedure call or argument
frmEditorPosVendas.ImprimeDocumento (Function)”.

21 07 2013
XpecialGUEST

Bom dia,

Deverá consultar o suporte da Primavera para obter ajuda.

2 07 2013
King

Boa noite,

No programa POS aparece-me a msg 0x5(5): Invalid procedure call or argument
frmEditorPosVendas.ImprimeDocumento (Function)

Alguem sabe o que é isto?

24 07 2013
Bruno Alves

Bom dia,

Utilizo o Primavera Express V.7, que apresenta um limite de faturação de 30.000€.
No meu caso ainda não atingi esse limite (no ano de 2013 tenho uma faturação acumulada de pouco mais de 27.000€), mas o programa, quando tento gravar ou imprimir a última fatura, dá a seguinte mensagem de erro: “Não é possível proceder à gravação do documento. O volume de negócios para o qual a aplicação está licenciada foi ultrapassado”.
No entanto, confirmando o valor acumulado em: vendas/exploração/vendas/resumos/atualizar verifico que o valor total é pouco mais de 27.000€. Acresce que quando abria o Primavera por vezes aparecia uma mensagem a indicar que estava perto do limite de faturação, e última mensagem indicava que tinha um valor acumulado de aproximadamente 27.000€ (que é o que efetivamente está correto).
Assim, não percebo o porquê do programa estar a bloquear como se tivesse ultrapassado o limite dos 30.000€. Não si se alguém sabe o que poderá estar a acontecer e se haverá alguma solução…
Obrigado.

Cps,

Bruno

24 07 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

O valor da factura que está a tentar gravar, certamente é um valor que, se o documento fosse gravado, faria com que o limite fosse ultrapassado. Certo?

Cumprimentos

24 07 2013
Bruno Alves

Boa noite,

Pois, a questão é mesmo essa. Se não me está a escapar nada, a fatura que pretendo emitir (e que já está preenchida, mas ainda não está gravada de modo definitivo, pois o conteúdo da mesma ainda aparece a preto ao contrário das restantes faturas cujo conteúdo aparece a vermelho) é que faz com que o volume de faturação (sem IVA incluído) perfaça pouco mais de 27.000€. Foi quando tentei imprimir esta última fatura que surgiu a mensagem de erro. Curiosamente, já depois desta fatura estar preenchida saí e entrei no Primavera e apareceu uma mensagem a avisar que o volume de faturação era de aproximadamente 27.000€. Consultando o resumo das faturas (já emitidas e esta última fatura já preenchida, mas que não consigo emitir) confirma-se que o valor total das mesmas é de pouco mais de 27.000€.
Não sei o que se estará a passar…

Cumprimentos

2 08 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Sendo assim, também nao percebo o que poderá estar a impedir a gravação desse documento. Sugiro que contacte a Primavera para obter apoio.
Cumprimentos

7 08 2013
sonia

Bom dia,
Saberá dizer-me se a versão do ficheiro SAFT do primavera será actualizada para a nova portaria? Este mes ao validar o ficheiro no site das finaças obtive o seguinte dado
“Ficheiro enviado com sucesso. Este formato de ficheiro será descontinuado a partir do proximo dia 1 de Outubro de 2013 – Nova portaria nº160/2013)”
Obrigada

12 09 2013
Nuno Ribeiro

erro ao abrir o Primavera ” ERRO NA ABERTURA DA EMPRESA -2147024770: AUTOMATION ERROR” alguem sabe como resolver isto? e k nao abre nada e ate ontem estava a funciona bem

12 09 2013
Miguel
12 09 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,
Obrigado pela partilha.
Já enfrentei um problema no Primavera v8, originado pelo antivírus AVAST, e não tendo conhecimento deste comunicado, foi de difícil detecção.

14 09 2013
Silvio

Caros senhores,
estou a instalar pela primeira vez o express e não sei qual é a conta de acesso. tenho que cria-la? onde? nas contas de acesso ao computador? ja tentei e não funcionou. preciso da vossa ajuda. Obrigado

14 09 2013
XpecialGUEST

Bom dia,
Se está a instalar, não é suposto se seja pedida qualquer informação relativa a contas de acesso. Qual a mensagem exacta que está a ser mostrada e em que altura do processo de instalação?

14 09 2013
Nuno Ribeiro

alguem sabe porque o primavera k tenho instalado num cliente k tb tem o sage nao funciona? ele instala bem e abre e tudo mais mas kuando vou para imprimir uma fatura ele da-me um erro no cristal report mas ele nao imprime e grava a fatura ? ja vi na net k existe uma incompatibilidade entre os dois e ja fiz o que sugeria na net mas continua igual tb que ao colocar um comando CMD da erro. o windows e o 7 64bits

16 09 2013
XpecialGUEST

Correndo o risco de “passar o problema” para o lado da aplicação da Sage, tente reparar a instalação do Primavera. Já agora indique quais os procedimentos que efectuou até agora.

16 09 2013
Nuno Ribeiro

ja fiz isso e continua igual.

16 09 2013
XpecialGUEST

Qual e o erro exacto que e mostrado?

16 09 2013
Nuno Ribeiro

tenho aki print screen do erro envio por email o erro

16 09 2013
XpecialGUEST

Faça o upload do printscree para o site http://share.pho.to e partilhe o link.

16 09 2013
Nuno Ribeiro

http://pho.to/3lhNZ veja aki este e erro k da

16 09 2013
XpecialGUEST

Descarregue e instale os seguintes componentes. No final reinicie o computador.
https://dl.dropboxusercontent.com/u/11385203/CrystalXI.NET.msi
https://dl.dropboxusercontent.com/u/11385203/CrystalXI.RDC.exe

16 09 2013
Nuno Ribeiro

ISSO nao s instala com a reinstalação do windows? nao da confilto com o sage?

16 09 2013
XpecialGUEST

Não, estes componentes nada têm a ver com o Windows. Como disse anteriormente, é lógico que corre o risco de corrigir o problema no Primavera, e ao mesmo tempo criar um problema semelhante na aplicação da Sage.

16 09 2013
mycmoon

Será que não existe alguma incompatibilidade entre a versão do Crystal Reports usada pelas aplicações?

16 09 2013
XpecialGUEST

É possível e muito provável que existam componentes partilhados entre aplicações da SAGE e Primavera que desencadeiem este tipo de problemas. Está documentado no PKB.

14 11 2013
cristina

OLÁ BOA NOITE !
ESTOU COM UM PROBLEMA
QUANDO TENTO EMITIR O MAPA DE IVA O MESMO APARECE EM BRANCO COMO SE NÃO TIVESSE FATURADO NADA ALGUEM ME CONSEGUE AJUDAR?
OBG
CRIS

28 11 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Tem a certeza que no intervalo de datas que está a seleccionar existem vendas? Confirme também se os documentos financeiros estão seleccionados (a cinzento).
Cumprimentos

11 01 2014
joaquim

Instalei o primavera express o ano passado e correu tudo bem. Este ano de 2014 não consigo emitir facturas. Será que tenho de primeiro fechar o ano anterior? e como se faz este processo?

11 01 2014
2 02 2014
Nuno Andrade

Boa noite,
estou a tentar instalar o Primavera express 7 e dá-me o seguinte erro podem-me ajudar sff.

SGX750\DADOSDEF\ESTCOMUM.SQL

8 02 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Em que parte da instalação é mostrado esse erro?
Conseguiu ultrapassar o problema? Se sim, como?

4 02 2014
Bruno

Instalei o primavera V7.5 ao instalar aparece o erro RUL_Selectcountry, mas consigo na mesma instalar. No entanto depois não consigo arrancar o primavera pois aparece C:\PROGRAM FILES (X86)\PRIMAVERA\SGX750\DADOSDEF\ESTCOMUM.SQL não existe em disco.
Será que me podem ajudar?

8 02 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Conseguiu ultrapassar o problema? Se sim, como?

10 02 2014
Bruno

Bom dia, Não consegui ultrapassar, nem sei como o ultrapassar.

12 02 2014
Bruno Cartaxo

Boa Noite,
Terá de desinstalar o Primavera e fazer novamente o download do pacote de Instalação e voltar a instalar.
Cumprimentos,
Bruno Cartaxo

12 02 2014
Bruno Cartaxo

Boa Noite,
Terá de desinstalar o Primavera e fazer novamente o download do pacote de Instalação e voltar a instalar.
Cumprimentos,
Bruno Cartaxo

13 02 2014
Bruno

Bom dia,
Já desinstalei e voltei a instalar e dá o mesmo erro, assim com não encontra o RUL_Country.

13 02 2014
Bruno Cartaxo

Bom Dia Bruno,
Terá de fazer novamente o download do pacote de Instalação, não pode utilizar o mesmo.
Cumprimentos

21 02 2014
Porfírio

Olá.
Se me permite a sugestão, ao desinstalar o Primavera, elimine também a respetiva pasta nos «Programas X86» e através do «CCleaner» elimine ficheiros de registo para que não fique nada associado a uma possível instalação/desinstalação defeituosa do Primavera.
Depois volte a instalar o programa normalmente que deve resultar.
Cumprimentos.

5 03 2014
Joao Carvalho

Boa tarde,
Tenho uma situaçao um bocado estranha.
Quando vou para gravar os documentos aparece uma mensagem de erro a dizer que o numero do documento original é obrigatorio.
Alguem sabe porque e que isto aparece?

5 03 2014
mycmoon

Veja se na definição do documento a opção ‘Cópia do documento original’ está ligada… só pode ser isso.

5 03 2014
Joao Carvalho

Muito obrigado pela ajuda.
Ja tive a testar e acho que agora ja funciona bem.
Obrigado

26 03 2014
Carlos Manuel

Boas
Detectei um bug na versãp 7.60, parece que não sou o unico a ter este problema, tenho pelo menos 3 clientes que usam esta versão e tem o mesmo problema.
Se criar um cliente VD (cliente indifrenciado) para poder preencher o cabeçalho manualmente… tal como fazia antes e de á 2 anos para cá, agora depois de fazer este processo, ao mandar imprimir o documento o cabeçalho desaparece e imprime o cabeçalho sem dados, no entanto aparece a descrição do cliente indifrenciado… ou seja… em cada 3 faturas ou FR… tanto faz.. anulo duas, a maioria das vezes acontece isto.
Pensava que era um problema meu, mas já mais gente com o mesmo problema, penso que se trata de um BUG do programa, pois nas versões anteriores não acontecia.

29 03 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Testei emitir um FR para o cliente VD, preenchendo os dados desse cliente (nome, morada, código postal, etc.), e ao imprimir os dados inseridos são corretamente mostrados, tal como esperado. Não sei qual poderá ser o problema. Sugiro que contacte o suporte da Primavera.

30 03 2014
Carlos

Boas, se ler o meu post, vai ver que nem sempre acontece, esta semana estive em um loja de retrosaria onde usam o programa e questionei a senhora e ela diz que lhe acontece também, não é sempre, mas acontece.
A mim já me aconteceu usar o programa o dia inteiro e não acontecer, esta situação não é constante, por isso deve ser mesmo um bug do programa.

2 04 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Efetivamente poderá ser um problema difícil de reproduzir/simular, e que ocorra só em determinadas circunstancias.

28 04 2014
Paulo Gonçalves

Boa tarde XpecialGUEST:
Formatei o meu PC para instalar o Windows 7 devido a ter já alguns problemas com o XP.
Instalei o Win7 e ao repor a cópia de segurança apareceu-me aquela mensagem para ir ao “surface area configuration” para por o visto no “xp_cmdshell”.
Como no SQL server 2008 não aparece esse menu do Surface Area Configuration, como faço para que possa repor a cópia de segurança?
Obrigado mais uma vez e um grande bem haja.

Paulo Gonçalves

1 05 2014
29 04 2014
Nuno

Bom dia,

Efectuei a actualização para a a nova versão 7.5 express mas quando tento emitir o documento saft aparece-me o seguinte erro:
4121: Cannot find either column “dbo” or the user-defined function or aggregate “dbo.Validanifpt”, or the name is ambiguous.
4121: Cannot find either column “dbo” or the user-defined function or aggregate “dbo.Filtradadosnumericos”, or the name is ambiguous.
208: Invalid object name ‘##tmpRecibosCabec57’.
208: Invalid object name ‘##tmpRecibosCabec57’.
208: Invalid object name ‘##tmpRecibosCabec57’.
208: Invalid object name ‘##tmpEntidades57’.

Podem ajudar-me com os passos para correcção destes erros?

Obrigado

Nuno

1 05 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
A última versão do Primavera é 7.60: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2014/03/13/primavera-express-7-60-mercado-portugus/.
Experimente actualizar e repita a operação de exportação do ficheiro SAFT.
Cumprimentos

30 04 2014
Paulo Gonçalves

Boa tarde XpecialGUEST:
Formatei o meu PC para instalar o Windows 7 devido a ter já alguns problemas com o XP.
Instalei o Win7 e ao repor a cópia de segurança apareceu-me aquela mensagem para ir ao “surface area configuration” para por o visto no “xp_cmdshell”.
Como no SQL server 2008 não aparece esse menu do Surface Area Configuration, como faço para que possa repor a cópia de segurança?
Obrigado mais uma vez e um grande bem haja.

Paulo Gonçalves

1 05 2014
2 05 2014
Paulo Gonçalves

Bom dia.
Obrigado pela resposta desde já.
Fui ao link que escreveu e li lá isto:

SQL 2008, executar dentro da consola:

EXEC sp_configure ‘show advanced options’, 1
RECONFIGURE
EXEC sp_configure ‘xp_cmdshell’, 1
RECONFIGURE

Desculpe lá mas eu não sei o que fazer nem onde ir para fazer isso.
Abri o SQL2008 e não vejo lá nenhuma consola para escrever isso…
Cumprimentos.

3 05 2014
XpecialGUEST

Bom dia,
Experimente colocar o backup a repor dentro da pasta:
C:\Program Files (x86)\Microsoft SQL Server\MSSQL.1\MSSQL\Backup

Em alternativa, tente repor o backup utilizando o One-Click SQL Restore:
http://sqlbackupandftp.com/restore/

Cumprimentos

5 05 2014
Paulo Gonçalves

Boa tarde.
Muito obrigado pela ajuda, XpecialGUEST.
Cumprimentos.

1 05 2014
Daniel

Boa tarde,

Actualizei o meu sistema para o 7.6 pois tive de formatar o meu pc.
Actualizei a empresa quando fiz a migração dos dados parece estar tudo bem, pois aparece-me os meus clientes, facturas e tudo mais só que agora tento imprimir o que quer que seja e não consigo, dá-me impressora não instalada e não sei como corrigir isto. Tenho impressora instalada por wi-fi, imprimo qualquer coisa de outro programa mas não do primavera. No sistema antigo, 7.5 nunca tive problemas.
Já procurei soluções na net e não consegui nada, nem mesmo o manual do 7.6 que não acampanhou a instalação.
Agradeço a vossa ajuda,
Daniel

1 05 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Verifique as definições da impressora em Utilizador > Preferências > Configurar Impressora. Verifique se a impressora para a qual quer imprimir é a que está selecionada.
Cumprimentos

29 07 2014
Rúben Leite

Boa tarde,

Encontro-me com uma situação algo peculiar no que toca à reposição da base de dados.

Sempre que tento fazer a mesma surge-me esta mensagem: “Erro na comunicação com o servidor de dados – Method ‘~’ of object ‘~’ failed”

Devo estar a fazer algo errado mas não sei o quê… Será que me podem “iluminar a mente”?

Agradecido.

Cumprimentos,

Rúben

30 07 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Comece por reiniciar o computador e tentar novamente.
Cumprimentos

4 08 2014
David

Boa noite,

Sendo novo no uso do Primavera estou com um problema que na versão 7.6 não tem a opçao de pagamento por transferencia bancária. Como se pode criar? Para emissão de uma fatura que o pagamento tenha sido por transferencia, obrigatoriamente ao fazer a fatura tem que se escolher o modo de pagamento por transferencia ou pode-se colocar em dinheiro?

Cumprimentos

10 08 2014
19 08 2014
Ricardo Cardoso

Bom dia
alguem pode ajudar, estou a configurar o programa mas estou com dificuldades em relação ao seu funcionamento. Não consigo chegar à parte da abertura de caixa, ao POS ou seja eu já tive um programa em que diariamente fazia abertura e fecho de caixa, neste programa não consigo chegar a essas funções. Também repararei que ao emitir uma fatura a mesma não contemplava o NIF da minha empresa.
Agredecia imenso que alguém me ajudasse? Cts

23 08 2014
João Silva

Boa tarde,
Infelizmente também tenho um problema, quando vou a gerar o SAFT não me aparece quaisquer facturas para que possa gerar o dito ficheiro, esta instalação é a versão 7.5 e foi uma migração da versão 6, será que me podem ajudar?

Muito obrigado,
João Silva

24 08 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Edite todos os tipos de documentos pretendidos (Tabelas > Vendas > Documentos), e no separador séries, após seleccionar a(s) série(s) que devem ser comunicadas para o SAFT, configure o campo “Comunicação” para “Comunica via SAF-T (PT)”.
Cumprimentos

5 11 2014
Fernando Martins

Boa tarde,
Estou com um problema na instalação do próprio software. Fiz o registo e download pela primeira vez do primavera express 7.60 e instalei-o pela primeira vez num sistema operativo Windows 8.1. O que acontece é que quando inicio algum dos serviços, envia-me para um quadro “Setup&Go” que me exige a actualização de uma versão já existente, o que não é possível porque é uma primeira instalação….

Agradeço ajuda p.f!

Fernando Martins

8 11 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,

Nas FAQs do Primavera Express (http://www.primaverabss.com/pt/UserFiles/Downloads/Express_FAQs_12_09_2014.pdf) tem o seguinte:

“Ao entrar na aplicação está a ser despoletado o setup and go quando não há nenhuns dados a migrar. Como proceder?

Para resolver a situação deverá ir a “%windir%\| Primavera | SGX750 | Config | EX e aí renomear o ficheiro PRISECLE.BIN (poderá colocar _PRISECLE.BIN). Depois selecione o Menu Iniciar | Todos os Programas | Acessórios | Linha de Comandos. Na linha de comandos execute os seguintes comandos:

cd\ (enter)
osql -E -S “.\PRIEXPRESS750″ (enter)
SP_PASSWORD NULL, PRIMAVERA, sa (enter)
go (enter)

De seguida entre no Administrador do Express V.750 e para iniciar a plataforma deverá seguir os passos indicados na FAQ respetiva.”

Deve contatar o suporte da Primavera no caso de necessitar de ajuda.
Cumprimentos

18 12 2014
StrongBTP T T P

Boa noite,

quando faço o download do programa surge a mensagem: não foi possível instalar o SQL Server 2008 Express. deverá efectuar a sua instalação, manualmente, a partir da pasta ‘C:\Programas\Ficheiros Comuns\ Primavera\SGX750\SQLExpress’ no final desta instalação. Já tentei, mas não funciona.

22 12 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
O que deve querer dizer é que quando tenta instalar o Primavera Express é mostrada essa mensagem, não no processo de download. Sugiro que contacte o suporte da Primavera.

11 02 2015
Ricardo

Boa tarde.
Preciso de ajuda ao passar um factura recebo uma mensagem de erro, “a data do documento não esta dentro dos limites especificados na serie A”.
Alguém me pode ajudar?

11 02 2015
mycmoon

Tem de definir uma nova série para esse documento, com limites de data de 2015. Está a usar uma série com limites de datas inferiores ao presente ano

22 02 2015
José Gomes

Exmos Senhores boa noite. Alguém me sabe dizer como resolver um problema de impressão que tenho na Primavera Express, onde me diz “Erro na impressão” Location Report – …..GCP/vls05.rpt – A tabela transpay não foi localizada. Alguem me sabe dizer como resolver isto. Programa assim do nada deixou de imprimir :( Obrigado

1 03 2015
XpecialGUEST

Bom dia,
Primeiramente verifique se está a utilizar a última versão da aplicação (Menu Ajuda > Procurar actualizações).

Se o problema não ficar ultrapassado poderá tentar utilizar um outro report de impressão: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos

2 03 2015
Fernando Martins

Bom dia, Alguém me pode ajudar a encontrar a forma de reimprimir uma factura depois de fechada na aplicação “Elevation Express”… porque depois de emitir a factura, sair e tentar imprimir de novo não me deixa…

Muito Obrigado ;)

7 03 2015
XpecialGUEST

Bom dia,
Vendas > Mapas > Imprimir Documentos de Vendas > selecionar os filtros > carregar em Atualizar (do lado esquerdo) > selecionar o documento > Imprimir (em baixo).
Cumprimentos

3 06 2015
David Catarino

Boa tarde, hoje o primavera express começou a dar este erro: 1ª janela diz erro ao invocar o evento “ao abrir empresa” para o modulo logística e tesouraria. De seguida aparece outro quadro: erro na abertura empresa -2147217865:208: Invalid object name cabecdoc. De seguida fecha automaticamente o programa sem se conseguir aceder a nada. Ele estava lento pois a ultima actualização estava a criar conflito com o avast, ontem desinstalei o avast e hoje está assim…alguma ideia de como ultrapassar?

3 06 2015
mycmoon

cabecdoc é uma das tabelas da BD da primavera (header dos documentos de venda). Tudo indica corrupção da BD (já não chegavam os políticos, futebol, etc.;D). Nestas situações a reposição de um backup da BD dão muito jeito… boa sorte!

6 06 2015
XpecialGUEST

Boa noite,

O mais certo é que existissem ficheiros relacionados com o Primavera, em quarentena no Avast.
Uma vez que desentalou o Avast, em principio deverá ter eliminado também os ficheiros em quarentena. O que sugiro é que faça uma reparação da instalação do Primavera.

Artigo relacionado:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2013/09/12/antivirus-avast-relacao-conflituosa-com-o-primavera/

3 12 2015
Joao Paulo

Hoje aconteceu-me o mesmo. Tentei restaurar dois backups (o ultimo e o penúltimo) e não resolveu. Instalei uma versão mais recente e também não resolveu. O antivirus que tenho é o AVG e não tenho nada na quarentena. O que fazer neste caso?

4 12 2015
XpecialGUEST

Sugiro que contacte o suporte da Primavera.

13 07 2015
Pedro Fernandes

Boas

Necessito de introduzir um logo nos meus orçamentos e não estou a conseguir. Diz que tem de ser um ficheiro em (rpt) e o meu logo está em (jpeg).
Alguém pode ajudar

Obrigado

13 07 2015
mycmoon

Não é nada disso…;D os mapas e documentos do Primavera são feitos usando uma ferramenta para o efeito que se chama Crystal Reports. Essa aplicação permite criar fazer o desenho dos mapas e documentos de uma forma visual (e não só…) gerando ficheiros com a extensão .rpt (report). Para se inserir um logo num documento tem de se ter o Crystal Reports, duplicar o documento original para outro e depois inserir a imagem que se pretende nesse documento. Para quem nunca fez isso parece complicado mas não é assim tanto…;D Se quiser ajuda diga alguma coisa.

13 07 2015
Pedro Fernandes

Preciso sim

Onde posso baixar esse Chrystal Report.

Obrigado

19 07 2015
19 07 2015
13 07 2015
mycmoon

Esse programa é pago… http://www.crystalreports.com/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s