Primavera Express v7-Como proceder em caso de inoperacionalidade da aplicação

30 03 2012

As empresas dependem cada vez mais de tecnologia e de software para as suas actividades diárias. Situações há, porem, em que é necessário ter um plano de contingência que preveja a paragem do sistema, como consequência de problemas de hardware, software, falhas de energia, actualização do ERP/aplicação de facturação, ou qualquer outro motivo.

 

A utilização de documentos manuais permite minimizar o impacto deste tipo de constrangimentos, podendo continuar a actividade operacional da empresa de forma minimamente normal, não ficando tão dependente da tecnologia e podendo assim cumprir com todas as obrigações referentes à emissão de documentos fiscais.

 

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As novas regras relativas à certificação de aplicações informáticas de facturação, que vão entrar em vigor dia 1 de Abril de 2012 impõem que, quem utilize software certificado, possa utilizar livros de facturas manuais, apenas em caso de inoperacionalidade da aplicação de facturação. Posteriormente, estes documentos têm de ser lançados na aplicação de facturação, numa série especifica, indicando o numero do documento manual, num novo campo criado para esse efeito.

 

No Primavera Express, deverá configurar novas séries, nos documentos de venda.

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Todos os documentos que existem em livros de documentos manuais, devem ser lançados, na aplicação, no documento correspondente, numa série especifica para o efeito. Deverá portanto, criar uma série para esse efeito, activando as opções “Cópia do documento original” e “Integração de documentos emitidos manualmente”.

No editor de vendas, sempre que utilizar a nova série, criada anteriormente, para inserir documentos manuais, será obrigado a introduzir o numero do documento manual, caso contrário será mostrado um erro e o documento não será gravado.

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No separador Transacção, no campo “Nº doc. original” introduza o numero do documento emitido nos livro. Depois de gravado, o documento deixa de poder ser alterado, obedecendo portanto às mesmas regras dos documentos/séries certificados.

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Na impressão do documento é feita referencia ao documento original (manual):

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Informação de interesse:

Nos FAQ’s da Primavera, disponíveis neste link tem a seguinte pergunta/reposta:

Como proceder no caso de ter que recuperar a faturação dum determinado período de tempo como consequência da inoperacionalidade do sistema?

Nestes casos as empresas poderão emitir faturas impressas em tipografias autorizadas, devendo ser posteriormente recuperadas para o módulo de faturação do ERP.
Logo que seja possível deverão as empresas, através do ERP e em série específica anual e com numeração sequencial própria, emitir uma nova fatura que recolha todos os elementos da fatura manual, com observância dos requisitos definidos no artigo 6o da Portaria 363/2010.
Neste documento é obrigatório indicar o número do documento manual no campo N/Referência.

 

 

No PDF criado pela AT, intitulado “NOVAS REGRAS SOBRE UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS INFORMÁTICOS DE FATURAÇÃO”:

POSSO CONTINUAR A USAR FATURAS OU DOCUMENTOS EQUIVALENTES MANUAIS (IMPRESSOS EM TIPOGRAFIAS AUTORIZADAS)?
Se não está obrigado a utilizar programa certificado pode continuar a usar faturas ou documentos equivalentes manuais (impressos em tipografias autorizadas).
Porém, os sujeitos passivos que não reúnam nenhum dos requisitos de exclusão, só podem emitir faturas ou documentos equivalentes impressos em tipografias autorizadas em caso de inoperacionalidade do programa de faturação (situações em que o acesso ao programa de mostre inviável), devendo ser integrados no programa imediatamente após a cessação da sua inoperacionalidade, utilizando uma numeração sequencial própria e uma série específica, anual ou plurianual, por tipo de documento.

 

 

 

Em caso de dúvidas relativas a este procedimento, num contexto fiscal e contabilístico, deverá contactar um gabinete de contabilidade ou um Técnico Oficial de Contas.


Ações

Information

12 responses

4 04 2012
Rui

boa tarde, gostaria de saber se é possivel criar um novo tipo de “modelo POS” no primavera v7.

queria colocar um talao apenas para garantias, ou seja algo que nao “precisa-s” de se facturar”.

OObrigado

4 04 2012
XpecialGUEST

Bos tarde,

O Primavera express não permite criar novos tipos de documentos, daí que torna-se um pouco complicado utilizar os documentos já existentes para esse efeito.

Carlos

5 04 2012
rui

Boa tarde Carlos, consegui criar na mesma, basta mudar o nome de um tipo de Documento (em documentos de venda, um que não se esteja a utilizar) e depois configurar um documento de venda pos e guardar com outro nome..

não sei se fui muito explícito.

6 04 2012
XpecialGUEST

Cuidado com o documento que utiliza uma vez que pode estar a fazer ligação a contas correntes, ser considerado para o IVA ou estatísticas de vendas, etc.

Carlos

6 04 2012
rui

Obrigado pela dica, mas o documento “POR” é utilizado como “pedido de cotação” ou seja não serve para fins contabilísticos.

6 04 2012
XpecialGUEST

Sendo assim, OK.

30 12 2012
Luix

No POS sempre que vou a gravar o documento aparece-me a caixa Nº Doc. Original mas na serie que estou a utilizar não tenho activa a opção “Cópia do documento original”, como faço desaparecer a dita caixa?

17 02 2013
Sandra

Boa tarde
Apos fazer o registo e o download do programa express deparo-me com o seguinte erro “20003 – A data do documento 17-02-2013 não está dentro dos limites especificados na série ‘2012’.
Ou seja nao sei porque razao a versao 7.50 nao tem a serie 2013?
Será que dá pra alterar a existente ou fazer nova para o ano actual ou é descarregado uma nova actualizaçao só para esse caso?
Obrigado.

12 06 2013
XpecialGUEST

Terá que criar novas séries de documentos. Não consegue alterar as existentes. Consulte o seguinte artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/

7 05 2013
Miguel

Eu também estou a ter o mesmo problema. Aguém me pode ajudar ?

12 06 2013
XpecialGUEST

Terá que criar novas séries de documentos. Não consegue alterar as existentes. Consulte o seguinte artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/

1 01 2014
Primavera Express 7.5–Séries de Documentos | ..::invisible flame light::..

[…] como por exemplo, para a integração de documentos emitidos manualmente (consultar artigo Primavera Express v7-Como proceder em caso de inoperacionalidade da aplicação). No caso de documentos de transporte, pode também existir a necessidade de configurar várias […]

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