Projecto Colibri-Nova versão 7

15 04 2012

Untitled-3aloneO Projecto Colibri (PC) tem vindo a afirmar-se cada vez mais como uma opção credível no que respeita à escolha de uma aplicação de facturação. Este software oferece uma liberdade muito grande, no que respeita à escolha da plataforma a ser utilizada, tanto ao nível do sistema operativo, quando no que toca ao motor de base de dados. Este facto vem colmatar uma grande lacuna existente no mercado, onde a quase totalidade de ERP’s e aplicações de facturação estão apenas disponíveis para plataformas Microsoft (Windows e SQL Server). Uma vez que a quota de  sistemas operativos Linux e MAC OS X, ainda que lentamente, tem vindo a crescer no mercado, o Projecto Colibri ganha desta forma um destaque especial.

 

Existem três edições do Colibri. A edição gratuita, que não tem qualquer custo de licenciamento. A edição licenciada, com um custo de 50 Euros, em que apenas difere da gratuita no facto de permitir licenciar o software à empresa. Por fim, a edição Profissional é a que comtempla todas as funcionalidades da aplicação e a única a suportar o modo cliente/servidor. Esta última tem um custo de 365 Euros, e inclui suporte personalizado. Poderá consultar em detalhe, o comparativo entre todas as edições nesta página. Uma nota importante para o facto de a edição gratuita possuir gestão de fornecedores, o que não acontece na maior parte das aplicações e sistemas de facturação gratuitos ou de baixo custo.

 

Todas as edições são certificadas pela AT (Autoridade Tributária), cumprindo assim toda a legislação em vigor no que respeita à utilização de aplicações de facturação. A aplicação poderá ser utilizada noutros mercados que não o português uma vez que tem funcionalidades multi-moeda.

 

1

 

Existe já uma extensa lista de parceiros do PC, espalhados pelo país com a capacidade de estarem mais próximos dos clientes finais, quer na fase da implementação quer na formação e suporte. No site existe ainda um fórum muito activo onde a extensa comunidade de utilizadores partilha experiencias e entreajuda.

 

Uma outra nota positiva para o suporte para o motor de base de dados H2, que traz consigo uma instalação mais simplificada, permitindo desta forma minimizar o tempo de implementação e complexidade normalmente associada à ligação da aplicação aos motores de bases de dados suportadas MySQL e PostreSQL (leia este artigo sobre a escolha do motor de base de dados).

 

A versão 7 trouxe também consigo uma API (interface de programação) que permite ajudar à integração com o Colibri de outras plataformas, como plataformas de e-commerce, o que cria um potencial enorme para empresas que têm lojas online.

 

 

 

Algumas imagens do Projecto Colibri 7 a correr no MAC OS X Lion.

Ambiente de trabalho da aplicação

AmbienteTrabalho

 

 

 

Ficha de artigos

Artigo

 

 

 

Tabela de artigos

Artigos

 

 

 

Ficha de clientes

Cliente

 

 

 

Elaboração de um documento de venda

DocVD

 

 

 

Aspecto de impressão dos documentos de venda

LayoutDocVD

 

 

 

Parâmetros da empresa

Parametros

 

 

 

Preferências da aplicação: taxas de IVA

TaxasIVA

 

 

 

Emissão de um recibo de clientes

Recibo

 

 

 

Aspecto de impressão de um recibo

ReciboLaytout

 

 

 

Listagem de existências

ResumoExistencias

 

 

 

Editor de relatórios integrado (BIRT – Business Intelligence and Reporting Tools)

11

 

 

 

 

 

Notas:

  • segundo a equipa de desenvolvimento existe possibilidade de ligação do Projecto Colibri a outras tecnologias de bases de dados existentes no mercado
  • a aplicação é multi-língua, estando neste momento traduzida para Inglês, no entanto o utilizador poderá adaptar a aplicação a outras línguas caso deseje

 

 

Download: http://www.projectocolibri.com/downloads-colibri

 

 

Artigos sobre o Projecto Colibri no Pplware

 

 

http://www.projectocolibri.com/


Ações

Information

4 responses

23 04 2012
rui

Bom dia,

gostaria de saber se existe algum software de facturação gratuito com gestão de números de série.

Obrigado.

24 04 2012
XpecialGUEST

Que eu conheça não. Se entretanto descobrir deixe aqui o nome.

Obrigado

1 10 2013
Daniel Pires

Alguém me poderia ajudar a configurar a instalação do Projecto Colibri na Dropbox? Já tenho o programa instalado num MAC e agora preciso colocar num PC com windows e poder trabalhar no programa quer num quer noutro computador!

Desde já agradeço a disponibilidade.

5 10 2013
XpecialGUEST

O blog Pplware tem um artigo que explica como proceder: http://pplware.sapo.pt/windows/software/colibri-dropbox-projecto-colibri-na-cloud/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: