Mac OS X Lion-Sleep Mode-Falha de segurança?

24 04 2012

 

Apple-securityA funcionalidade sleep mode (standby/pausa) permite que, com muito pouca energia necessária, e durante muito tempo, um Mac possa manter guardado o estado do sistema, quando o utilizador fecha a tampa do seu Mac portátil. Para colocar um Mac portátil em sleep, deverá escolher a opção Sleep/Pausa no menu Apple, ou carregar no botão ON.

Durante este modo, o led frontal fica intermitente de modo que o utilizador sabe qual o estado do seu portátil quando a tampa está fechada.

 

Este é um óptimo recurso quando deseja mover o seu portátil de um local para outro, sem no entanto desligar o computador. Em vez de encerrar todas as aplicações, guardar todos os ficheiros alterados, etc, encerrar e da próxima vez, ligar, processo este que demora algum tempo, simplesmente coloca em sleep mode, e quando retomar, tudo é apresentado tal e qual como foi deixado da última vez. Quando em sleep, uma vez que o disco rígido do computador não está em funcionamento, apenas a memória RAM está a consumir energia para manter o estado do sistema, é totalmente seguro transportar o computador, sem perigo de danos no disco rígido.

 

O sleep mode é aliás o único comportamento (sem recorrer a software de terceiros) quando a tampa de um Mac portátil é fechada. Mais informações aqui: http://support.apple.com/kb/HT2412?viewlocale=pt.

 

Aliás, muitos utilizadores raramente desligam por completo os seus Mac portáteis, apenas o fazendo para instalar actualizações, calibração da bateria, quando vão ficar vários dias sem o utilizar, até porque, quando em sleep mode a bateria esgotar-se-á, ou por outro motivo de força maior.

 

 

Esta breve introdução foi para explicar as vantagens do sleep, nos sistemas Apple, no entanto, como em qualquer aplicação, podem existir problemas de segurança, e é essa situação que retrato neste artigo. À algumas semanas atrás, ao abrir a tampa do MacBook Pro, tal como sempre, seria suposto aparecer o ecrã de login para introduzir a password de acesso e retomar a utilização. Dessa vez, porem, aconteceu algo estranho. Numa das metades do ecrã era mostrada uma das janelas abertas, neste caso uma máquina virtual, com Windows XP a correr sobre o VMware Fusion, e na outra metade, parte da janela o ecrã de login do Mac OS X (Lion versão 10.7.2).

IMG00068-20111229-2355

 

 

A janela de login desaparecia por momentos, conforme ia tentando mover-me, sem sucesso, para um dos outros 3 ambientes de trabalho que tenho configurados. Consegui apenas trabalhar na janela activa, ainda que com a janela de login sobreposta.

IMG00065-20111229-2355

 

IMG00069-20111229-2357

Depois de uma rápida procura na internet sobre situações semelhantes, a única coisa que encontrei foi um utilizador que relata que o Dashboard não fica bloqueado: http://hints.macworld.com/article.php?story=2011090620050367.

 

 

 

Links de interesse:

http://hints.macworld.com/article.php?story=20080115010734658


Ações

Information

Uma resposta

26 10 2015

Deixe um comentário