Primavera Express-Como instalar e começar a trabalhar? – índice de ajuda online

9 06 2012

 

Fonte: Primavera Knowledge Base (PKB) (Menu Ajuda > Ajuda, ou tecla F1)

Nota: ao longo deste documento existem ligações para artigos publicados no PKB, que poderá consultar. Se for mostrado um ecrã de login, deverá carregar em F1 na aplicação por forma a que a autenticação seja efectuada de forma automática, devendo de seguida voltar a carregar na ligação.

 

 

A fim de auxiliar os utilizadores nos primeiros passos desde a instalação até ao início da faturação, descrevem-se abaixo alguns dos principais passos que permitem tirar todo o partido da aplicação.

 

Instalação e Inicialização

1.Garantir os requisitos mínimos necessários à instalação:

Requisitos Mínimos dos Produtos PRIMAVERA;
Requisitos Mínimos EXPRESS 7.50.

2.Proceder à instalação:

Instalação EXPRESS 7.50 (Portugal) / Instalação EXPRESS 7.50 (Espanha) (pág. 9)
Instalação Starter Easy 7.50 (Portugal) / Instalação Starter Easy 7.50 (Espanha)

3.Futuramente, de forma fácil, é possível procurar novas atualizações;

4.Caso existam, poderá atualizar-se a versão das empresas;


5.Depois de efetuada a instalação, a inicialização da plataforma PRIMAVERA é efetuada automaticamente. Caso não tenha sido realizada será despoletado o assistente de inicialização da plataforma ao abrir o Administrador (em alternativa, aceder a Utilitários | Inicialização da Plataforma);

 

Empresas

6.De base são criadas duas empresas: uma standard e uma de demonstração. Apenas é possível conter uma empresa standard, porém podem ser criadas todas as empresas de demonstração desejadas. Para criar uma nova empresa standard, por exemplo, com o nome da própria empresa, é necessário eliminar a empresa standard existente e criar uma nova. Em alternativa, poderá utilizar-se a existente preenchendo os dados, mas não poderá ser alterado o nome da mesma;

7.Preencher as propriedades da empresa;

 

Utilizadores e Perfis
8.Criar os utilizadores que poderão ter acesso à aplicação (gestão de utilizadores) e atribuir-lhes os respetivos perfis (gestão de perfis);

Tabelas
9.Configurar algumas das informações centrais:

Artigos
Clientes
Taxas de IVA
Condições de Pagamento

Começar a faturar
10.Após a garantia das condições anteriores, pode-se considerar que é possível começar a preparar os documentos necessários à faturação (Como criar um documento de venda?), nomeadamente através da criação das séries (também possível de forma automática) e dos documentos;

11.De realçar que com a Certificação de Software (sugere-se a leitura atenta dos requisitos da certificação dos programas de certificação) deixa de possível editar documentos do tipo financeiro já gravados. Recomenda-se, por isso, a utilização da funcionalidade de Rascunhos para os casos em que se pretende iniciar um documento que apenas se vai terminar mais tarde. Nos casos em que há um engano no documento, deverá ser definido o modo de estorno (documento de estorno);

 

Inventário / Stocks
12.Podem ser introduzidos movimentos de stock diretamente na aplicação. Através dessa opção o utilizador pode introduzir vários tipos de documentos: Entrada, Saída e Stock inicial. Cada documento é devidamente numerado e datado, como se de um documento de venda ou de compra se tratasse. Cada documento pode ainda conter um conjunto de linhas onde estão mencionados os artigos que são movimentados. Para mais informações sobre como tirar partido desta funcionalidade recomenda-se a consulta das categorias "Documentos de Stock" e "Gestão de Stocks";

13.Existem ainda um conjunto de explorações que permitem, por exemplo, ter informação sobre Entradas e Saídas, Extratos e Inventário;

 

Tesouraria / Contas Correntes 
14.Todos os pendentes de clientes são gerados a partir da criação dos diversos documentos de vendas, mas os mesmos também podem ser introduzidos manualmente;

15.Sugere-se a consulta da categoria Contas Correntes para conhecer em detalhe as operações ao dispor na gestão destas operações;

 

POS (Point of Sales)
16.As diversas operações possíveis de realizar no POS (Point of Sales) podem ser consultadas aqui.


Ações

Information

11 responses

23 06 2012
cavalum

Boas
Desde já os meus agradecimentos pelo excelente conteudo.
Gostaria de uma informação que é:
Na versao express 7.5 no administrador, como entrar dentro dos ficheiros (na versao 6.4 era CTRL+ALT+P) e ensta versao?
Obrigado

24 06 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Que eu conheça, na v7.5 não existe forma de aceder a dentro de ficheiros.

Cumprimentos,
Carlos Moreira

17 09 2012
Mrpintz

Boa noite,
Como sou novo no PE e como já li grande parte das explicações resolvi postar uma duvida:

Gostaria de saber como predefinir as características de um documento de venda, ou seja, pretendo que cada vez que vou emitir uma venda (factura) que a impressão do mesmo seja como Doc. venda s/ logotipo e não Factura/recibo c/ logo. como predefinir isso? é que a primeira factura que emiti saiu como factura/recibo e não pretendia que tal aconteça.

abr
Obrigado desde já

18 09 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Em Tabelas > Documentos > Vendas > escolha o documento > separador Séries > depois de seleccionar a série em questão, em baixo no separador impressão, colocar o relatório: Doc. Venda s/ Logotipo.

Cumprimentos

20 11 2012
Hugo

Boa tarde, e parabéns por blog tão interessante/importante. Exemplar!

Sou utilizador do primavera express v6.40

Sou obrigado a “transitar” para a versão mais recente?

Gostaria de editar no primavera uma caixa de texto e inserir logotipo, já vi alguns posts sobre isso. Tem de ser o Crystal report 2008 ou pode ser o 2011?

Gostaria de passar o primavera para outro pc (o que tem actualmente já tá muito velhinho), qual a melhor forma de o fazer?

Posso ter o primavera em 2 pc ao mesmo tempo? Por exemplo, num que seria a base e acedia a ele através de outro pc e assim a numeração seria continua?
Obrigado.

20 11 2012
XpecialGUEST

Boa tarde. Obrigado pelo seu comentário.

Sou obrigado a “transitar” para a versão mais recente?
É algo que tem que confirmar por si próprio, ou com a ajuda do seu TOC, tendo em conta a legislação em vigor. Consulte esta página para obter mais informações.

Gostaria de editar no primavera uma caixa de texto e inserir logotipo, já vi alguns posts sobre isso. Tem de ser o Crystal report 2008 ou pode ser o 2011?
Penso que é indiferente, em todo o caso, por via das dúvidas, utilize a versão 2011.

Gostaria de passar o primavera para outro pc (o que tem actualmente já tá muito velhinho), qual a melhor forma de o fazer?
Veja este artigo para ajuda: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/12/07/como-transportar-o-primavera-express-entre-computadores/

Posso ter o primavera em 2 pc ao mesmo tempo? Por exemplo, num que seria a base e acedia a ele através de outro pc e assim a numeração seria continua?
Uma das limitações do Express é precisamente essa. Funciona exclusivamente em ambiente mono-posto.

Cumprimentos

23 11 2012
Hugo

Boa noite, obrigado por sua resposta rápida.

Ok, vou continuar com a v6.40.

Durante o fds vou tentar mudar para outro pc, mas como faço para ir buscar o primavera v6.40 se a PRIMAVERA deixou de o disponivilizar no seu site?

A pass a usar é a mesma que nos foi enviada quando fizemos a primeira instalação?

Obrigado.

23 11 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Sim, a Primavera já não disponibiliza a versão 6.40.
Poderá descarregar aqui: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/03/03/primavera-express-v6-download/.
Cumprimentos

27 06 2013
Edgar Antune Josias

Que fiixxii!!!

5 08 2013
Paulo Almeida

Bom dia,
Já tenho o primavera 6.40 instalado e a funcionar no meu PC.
Como fechei a mepresa, só preciso dele para consultar alguns dados antigos.
È possivel instalar o Primavera express 7.5 no mesmo PC e ter os dois a funcionar?
Obrigado

13 08 2013
XpecialGUEST

Boa noite,
Sim, é possível, no entanto em determinados cenários e circunstancias, o facto de “misturar” diferente versões no mesmo sistema pode levar a alguns conflitos e erros.
É uma questão de testar e logo vê o resultado :)
Cumprimentos

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