Primavera Express v7.5-Questões Frequentes (FAQ)

9 06 2012

As perguntas frequentes neste artigo foram retiradas de um PDF publicado pela Primavera no PKB (Primavera Knowledge Base). Dada a semelhança entre o Primavera Starter Easy e o Primavera Express, a quase totalidade das perguntas/respostas também se aplicam a este último.

 

Notas:

  • o ficheiro original pode ser descarregado aqui.
  • para aceder à base de dados de conhecimento aceda ao menu Ajuda > Ajuda.

 

 

Questões frequentes:

1. Tenho instalado o PRIMAVERA Express v6.40. Sou obrigado a desinstalar antes de instalar a nova versão?
Não é necessário fazer a desinstalação antes de instalar o PRIMAVERA Starter Easy v7.50, porém a versão que tinha anteriormente instalada é atualizada para a Start Easy v7.50.

2. Fiz o download do ficheiro, mas agora estou com dificuldades em instalá-lo. Como ultrapassar?
Para fazer a instalação será necessário executar o ficheiro em modo de Administrador. Essa condição é um dos requisitos em alguns sistemas operativos como o Windows 7 e o Vista quando Controlo de Conta de utilizador estão ativos (UAC).

3. Ao gravar documentos de vendas nas séries existentes, surge a mensagem: “Ocorreram erros ao gravar este documento. Existem documentos sem assinatura na série [código da série] do documento [código do doc.].” O que fazer?
Será necessário criar uma nova série, de forma a gerar documentos com assinatura, dado que não é possível ter séries com documentos de ambos os tipos (com e sem assinatura). Após esta configuração, os documentos criados anteriormente (sem assinatura), podem ser editados e regravados, bem como criados novos documentos (que não geram assinatura).

4. Gravei um documento de venda certificado que agora desejo alterar. Como devo proceder?
Caso os dados a alterar tenham relevância fiscal, devido aos requisitos da Certificação de Software não é possível alterar documentos gravados nestas condições. A alteração de dados com relevância fiscal só é possível caso se proceda ao seu estorno e à geração de um novo documento. Apenas é permitida a alteração de dados sem relevância fiscal, tais como, por exemplo, o modo de pagamento ou o local de descarga. Mais detalhes podem ser consultados nos artigos 6º da Portaria 363/2010 e 36º do Código do IVA.

 

5. Os documentos do POS também incluem a assinatura?
Sim. Tal como no ERP, todos os documentos de venda ao abrigo da certificação passam a gerar assinatura. O POS (Point of Sales) utiliza documentos do ERP, pelo que também cria a assinatura.

6. No processo de gravação de um documento de venda, posso guardar a informação introduzida para uma posterior gravação definitiva?
Poderá gravar o documento de venda em modo de Rascunho. Ao gravar um documento em modo Rascunho, toda a informação que foi nele inserida será guardada sem executar qualquer transação (por exemplo, movimento de stocks, registo nas Contas Correntes, etc.).
Os documentos gravados em modo Rascunho podem ser recuperados em qualquer momento, de forma a poderem ser alterados gravando-os novamente em modo Rascunho ou procedendo à gravação do documento de forma efetiva, isto é, gerar um documento de venda.

7. Tenho instalado o PRIMAVERA Express v6.40. Como faço para atualizar para a versão Starert Easy v7.50?
Deve ser efetuado o download da aplicação e instalar. No final da instalação do PRIMAVERA Starter Easy v7.50 é despoletado o Setup&Go que vai fazer a atualização das base de dados que tinha na versão v6.40.

8. Ao instalar o PRIMAVERA Starter Easy v7.50 surge uma mensagem para fazer o download da Framework .NET 3.5. Preciso instalar?
Sendo um requisito de instalação do produto terá que fazer a instalação da Framework . NET 3.5 antes de instalar. No caso de não ter instalada na máquina a framework, no momento da instalação é sugerido um link para efetuar o download e fazer a instalação.
No final da instalação da Framework .NET 3.5 pode prosseguir a instalação do PRIMAVERA Starter Easy v7.50.

9. Na reposição da cópia de segurança surge o seguinte erro: “<javascript:__doPostBack(‘MyMatrix$ctl13$FAQ_Q4′,”)>”. Como ultrapassar?
Habitualmente, a primeira vez que uma cópia de segurança é reposta, surge a seguinte mensagem:
“Erro ao carregar os ficheiros disponíveis.
[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]SQL Server blocked access to procedure ‘sys.xp_cmdshell’ of component ‘xp_cmdshell’ because this component is turned off as part of the security configuration for this server. A system administrator can enable the use of ‘xp_cmdshell’ by using
sp_configure. For more information about enabling ‘xp_cmdshell’, see "Surface Area Configuration" in SQL Server Books Online.”
Tal como a mensagem indica, este componente do SQL encontra-se por defeito desativado por questões de segurança. Para resolver o problema deverá aceder ao menu Iniciar do seu Computador | Programas | Microsoft SQL Server 2005 | Configuration Tools | SQL server Surface Area Configuration | Surface Area Configuratión for Features, verificar se possui um visto na opção "Enable OpenRowset-and Opendata source Support". Mais em baixo, selecione "Xp_CMDShell" e colocar o visto na opção "Enable XP_CMDShell".
Após esta operação, já é possível repor a sua cópia de segurança. É recomendado que esta operação seja efetuada com o PRIMAVERA Starter Easy encerrado.

10. Tinha instalado o PRIMAVERA Express v7.50. Depois de instalar o PRIMAVERA Starter Easy 7.50 e de ter desinstalado o Express, o Starter Easy deixou de funcionar.
Apesar de serem produtos distintos, tem alguns ficheiros comuns (à semelhança da Executive/Professional).

Assim quando está a ser desinstalado o PRIMAVERA Express v7.50, estão a ser removidos ficheiros necessários ao funcionamento do Starter Easy.
Se desejar desinstalar o PRIMAVERA Express, deverá instalar novamente o Starter Easy no final.

11. Como instalar/atualizar a versão Starter Easy v7.50?
Para atualizar a versão que tem instalada no seu computador, em primeiro lugar, deverá efetuar uma Cópia de Segurança da sua empresa (Consulte a FAQ “Como efetuo uma cópia de segurança?”) e depois proceder ao download da versão Starter Easy v7.50. Para efetuar o download basta registar-se no portal da PRIMAVERA, posteriormente ser-lhe-à enviado por e-mail o link que deverá seguir para efetuar o download da solução.
No final da instalação do PRIMAVERA Starter Easy v7.50 é ativado o Setup&Go que irá despoletar a atualização das bases de dados que tinha na versão v6.40. A versão 7.50 ficará pronta a ser utilizada. No entanto a Versão 6.40 irá permanecer instalada na sua máquina, até que a deseje desinstalar.

12. Como proceder à migração dos dados?
O processo de migração é despoletado no final da instalação caso esteja instalada a versão anterior do PRIMAVERA Express v6.40. Após referência à Linha e Versão do produto anterior começa o processo de migração, de acordo com os seguintes passos:
A) São realizadas Cópias de Segurança, disponíveis na pasta default da instância SQL Server (backup), B) Podem ser escolhidas as empresas a migrar, C) Dependendo da instância SQL usada na versão 6.40 podem existir os seguintes cenários:
- Instância MSDE – Instância SQL2005 – Instância SQL2008
De acordo com estes cenários, podem existir dois comportamentos: 1) Instância MSDE ou SQL2005 – é criada uma nova instância SQL2005 com o nome “PRIEXPRESS750”. O Priempre e as Bases de Dados PRIDEMO e PRIEXPRESS são copiados para esta nova instância e as bases de dados atualizadas nesta instância; 2) Instâncias SQL2008 – são atualizadas as bases de dados no SQL2008. A instância “PRIEXPRESS750” é igualmente criada, mas como a versão é superior à 2005, apenas é atualizada a instância superior.

13. Ocorreu um erro no processo de migração. O que posso fazer?
Para poder usar a v7.50 devem ser corrigidos os erros (para resolver os problemas poderá ser contactado um Parceiro da rede PRIMAVERA ou efetuado o registo nos Serviços de Suporte PRIMAVERA).

14. Como iniciar a plataforma?
Para iniciar a plataforma PRIMAVERA Starter Easy deverá prosseguir com os seguintes passos: Depois de surgir o primeiro ecrã deverá escolher a opção “Próximo”.
De seguida, será solicitado o nome do servidor de dados. No ecrã surgirá o nome.\PRIEXPRESS750, que deverá manter.
Seguidamente ser-lhe-á solicitada a conta de acesso e respetiva password.
Deverá introduzir na conta de acesso “sa”, sendo a password “PRIMAVERA”.
Estes dados devem ser introduzidos tal como aqui apresentados, sendo que a conta deve ser introduzida em letras minúsculas e a password em letras maiúsculas.
De seguida selecionar o idioma que pretende.
Uma vez nessa janela, será efetuada a ligação com o servidor de base de dados. Selecione a opção “Próximo” para finalizar a construção da base de dados.
Por fim, selecione a opção “Finalizar”. A Plataforma irá automaticamente entrar no Administrador, estando pronta a funcionar.

15. Como pré-visualizar um documento antes de imprimir?
Para pré-visualizar um documento antes da sua impressão será necessário configurá-lo. Tomemos como exemplo uma Fatura- terá que aceder a Tabelas | Vendas | Documentos, pressionar a tecla F4 para abrir a lista de documentos, selecionar o documento FA (neste caso), aceder ao separador "Séries", clicar sobre a série que esteja a utilizar (por exemplo 2012), aceder ao separador "Impressão", escolher a opção "Pré-visualizar" e gravar.
No caso de Documentos de Conta Corrente (Recibos, etc.), o processo é o mesmo, mas para tal terá de selecionar o separador Tabelas | Tesouraria | Pagamentos/Recebimentos | Documentos.

16. Ao tentar alterar um documento de Venda a Dinheiro, é habitual surgir uma mensagem?
Normalmente e dependendo da configuração dos documentos, ao tentar editar/alterar uma Venda a Dinheiro (VD), poderá surgir uma mensagem a referir "A data do documento VDR tem de ser posterior à data do documento anterior (“data”) ".
O documento VDR (Recebimento de Venda a Dinheiro) é o documento de liquidação das Vendas a Dinheiro. O documento VDR é um documento que liquida automaticamente a VD e por isso, ambos os documentos prosseguem em conjunto. Esta situação é semelhante ao Recebimento para liquidação de uma Fatura.
Para resolução deste problema, é necessário aceder a Tabelas | Tesouraria | Pagamentos/Recebimentos | Documentos | Documento VDR, escolher o separador Séries, selecionar o ano de 2012 e colocar o visto no campo Alteração da Data. Igualmente, em Tabelas | Vendas | Documentos | Documento VD, separador Séries deverá selecionar 2012. Após esta configuração será possível alterar a Venda a Dinheiro sem constrangimentos.

17. Como posso eliminar/apagar uma Fatura?
Depois de criado e gravado ou impresso um documento do tipo Fatura, não é possível elimina-lo. O procedimento é fazer uma nota de crédito.

18. Depois de criar uma série que está incorreta como apagá-la ou torná-la inativa?
Caso tenha criado uma série que não pretenda poderá torná-la inativa. Para tal, deverá aceder a Tabelas | Tesouraria | Pagamentos/Recebimentos | Documentos e selecionar o documento pretendido. No separador Séries deverá colocar um X na opção inativa.

19. Os documentos do POS também incluem a assinatura?
Sim. Tal como no ERP, todos os documentos de venda passam a gerar assinatura, cumprindo os requisitos de certificação. O POS utiliza documentos do ERP, logo também gera assinatura.

20. Como consultar o resumo das vendas para verificar quanto faturei até ao momento?
Para efetuar essa consulta deverá aceder a Vendas | Exploração | Vendas | Resumos e de seguida atualizar.

21. É possível inserir um logótipo numa fatura ou em qualquer outro Documento de Venda?
Os mapas da aplicação PRIMAVERA são gerados numa ferramenta designada Crystal Reports. Todos os mapas poderão ser alterados se o utilizador tiver este programa e conhecimentos para efetuar essa alteração. O Serviço de Suporte Técnico da PRIMAVERA pode auxiliar os utilizadores nesta questão. Para tal sugere-se o envio do pedido através do e-mail support@primaverabss.com. Alertamos, no entanto, que este é um serviço pago.

22. Como efetuo a mudança de ano no PRIMAVERA Starter Easy?
Ao criar uma nova empresa aparecerá, por defeito, a Série referente a 2012. No entanto, em 2013 deverá criar uma nova Série através do Assistente de criação de Séries para dar início a um novo exercício. Para tal, no Administrador aceda a Empresas e sobre a sua Empresa selecione (com o botão direito do rato) as opções| Serviços | Criação de Séries |. O Assistente de criação de Séries irá guiá-lo em todos os passos para criação de uma nova série.

23. No Administrador tento criar uma empresa e não consigo. O que fazer?
Ao efetuar o download e instalar a aplicação PRIMAVERA Starter Easy são criadas por defeito duas empresas: • Uma versão de Demonstração que contém Movimentos, Artigos, Clientes, etc., já criados para que os utilizadores percebam o modo de funcionamento da aplicação;
• Uma empresa standard designada por Express. Esta é uma empresa que ainda não contém qualquer informação para que os utilizadores possam inserir os dados da sua empresa e assim iniciar a sua atividade. Se preferir pode criar uma nova empresa na aplicação com uma designação diferente (a designação da sua empresa). Para tal terá que eliminar a empresa com o nome Express e no Administrador voltar a criar uma empresa standard nova.
A imagem ilustra a forma como poderá ser realizado este processo de eliminação do registo e, posteriormente, a criação de uma empresa nova. Terá de escolher a opção: Empresa Standard.

24. Como inserir no cabeçalho de uma fatura para impressão os dados da minha empresa?
Para inserir os dados da empresa no cabeçalho da fatura a imprimir tem que aceder à aplicação PRIMAVERA Starter Easy v7.50, selecionar o menu de Tabelas | Vendas | Documentos e depois escolher o documento que pretende imprimir (ex. FA – fatura), e no separador “Séries”, colocar o cursor em cima da série que está a ser utilizada. Mais abaixo, no separador Impressão, terá que modificar o relatório para Doc. Venda S/logótipo e gravar. Desta forma, na impressão da fatura, os dados da empresa surgem no cabeçalho.
Nota: As empresas que utilizem papel timbrado poderão selecionar o relatório “Doc. Venda c/logótipo”.

25. Como imprimir um recibo?
Para imprimir um recibo é necessário que a fatura seja liquidada. Depois de processar a fatura aceda a Tesouraria | Pagamentos/Recebimentos | Operações sobre Contas Correntes e selecione o cliente pretendido; verifique se o documento é do tipo RE (Recibo) e atualize para listar todas as faturas pendentes desse cliente. Posteriormente é necessário colocar o visto na última coluna (cf.), na fatura que pretende liquidar e confirmar.
De seguida surge a janela "Resumo de Liquidações", na qual deverá selecionar a opção "Imprimir" para proceder à impressão do recibo. Caso não pretenda imprimir já o recibo, poderá selecionar “Confirmar” e posteriormente imprimir o recibo através da opção "Reimpressão de documentos".
Caso necessite de reimprimir algum documento escolha a opção de "Reimpressão de documentos". Para tal deverá aceder ao menu Tesouraria |
Pagamentos/Recebimentos | Reimpressão de documentos e no canto superior direito selecionar a opção documentos (Contas Correntes, Vendas, etc.), escolha o documento pretendido ou todos os documentos (deverão surgir a azul), indique o cliente e atualize. Em seguida surgem os documentos que se encontram disponíveis para impressão.
Nota: Se a opção "Não impressos" estiver selecionada não irão surgir todos os documentos, mas apenas os que ainda não foram impressos.

26. Como posso reimprimir um documento?
Para reimprimir um documento deverá aceder ao menu Vendas | Utilitários | Reimpressão de documentos. De seguida escolha uma opção de documento (Vendas – Stocks – Contas Correntes) e atualize. Caso pretenda reimprimir um documento de um cliente específico deverá selecionar o Tipo – Cliente – e pesquisar o cliente pretendido no item Inicial, de seguida atualize.

27. Quando tento imprimir um recibo a aplicação emite uma mensagem, indicando que não tem nenhum relatório associado. Como proceder?
Quando surge esta mensagem significa que no documento de recebimento não está definido o relatório de impressão, logo não consegue imprimir. Para ultrapassar esta questão, basta aceder a Tabelas | Tesouraria | Pagamentos/Recebimentos | Documentos, selecionar o documento RE (Recebimento) no separador “Séries”, colocar o cursor na série que está a ser utilizada e no separador “Impressão” colocar o relatório Doc. Liquidação S/logótipo.

28. Como configurar a aplicação para que os documentos façam retenção?
Para que a aplicação faça retenção é necessário parametrizá-la. Para tal, terá que aceder à aplicação PRIMAVERA Starter Easy – Administrador, colocar o cursor por cima da sua empresa e aceder aos “Parâmetros da Empresa”; de seguida entre no separador Tesouraria | Pagamentos/Recebimentos | Retenções e coloque o visto para efetuar retenção na fonte.
O passo seguinte será aceder à aplicação PRIMAVERA Starter Easy V7.50 e na ficha de cliente colocar o visto para que este faça retenção, preenchendo os dados na grelha.
Por último, basta selecionar essa informação no artigo que este está sujeito a retenção.

29. Como posso desbloquear um documento após feita a migração do EXPRESS para o Starter Easy?
Para desbloquear um documento tenho que aceder a Vendas | Vendas/Encomendas, depois em contexto tenho de desbloquear. Terá que ter em atenção se os valores dos documentos emitidos são iguais ao que já foram processados.

30. Como criar um novo documento?
Não é possível criar novos documentos, só pode usar os documentos standard que vêm no programa.
A imagem exemplifica que ao tentar criar um novo documento este não deixa associar uma série nem gravar.

31. Pretendo fazer atualizações ao Starter Easy mas não consigo.
Para fazer atualizações em Administrador | Ajuda | Procurar Atualizações terá que ter o Starter Easy licenciado, caso não o tenho licenciado não consegue fazer atualizações.

32. Após ter feito a migração do Express v6.4 para o Starter Easy 7.50 ao imprimir um recibo não aparece o nome do cliente.
Terá que gravar a ficha do cliente antes de emitir os recibos. Não é necessário fazer qualquer alteração na ficha do cliente, mas sim regrava-la para que o campo seja atualizado.
A impressão passa a ser efetuada corretamente.

33. Após a migração da versão v6.40 para o Start Easy quando imprimir um documento poderá aparecer esta mensagem "este documento não serve de fatura".
Esta mensagem deve-se ao fato de ter uma série de 2012 que não está certificada (oriunda da V6.40), daí a mensagem que aparece na impressão referir "este documento não serve de fatura". Todos os documentos que estão nesta série não serão certificados.
Como o ERP PRIMAVERA Starter Easy é um produto certificado, caso pretenda que o documento fatura seja certificado deve criar uma nova série certificada. A partir desse momento o documento passa a ser impresso com a certificação. Para criar uma nova série deve aceder a Administrador, clicar em cima da empresa e escolher a opção Criação de Séries. Após a sua criação só terá que no documento associar a nova série criada.

34. Pretendo instalar noutro computador a aplicação PRIMAVERA Starter Easy e copiar os dados inseridos no computador inicial, é possível?
É possível. Para isso basta aceder à aplicação PRIMAVERA Starter Easy – Administrador, colocar o rato sobre a empresa Express e com o botão do lado direito efetuar uma Cópia de Segurança.
Pode guardar a Cópia de Segurança numa Pen ou num CD e transportar a informação para outra máquina. Posteriormente apenas será necessário repor a Cópia de Segurança. Desta forma não perde os dados da sua empresa.
Nota: Caso os procedimentos de Cópia de Segurança ocorram normalmente, todos os dados da sua empresa serão guardados, tais como configurações, documentos, listas de clientes, artigos, etc.

35. Erro ao instalar o SQL Server.
Quando se instala o SQL Server não se poderá ter o disco (C:) compactado pois não permite avançar a instalação até que este seja descompactado.

36. Como desinstalar o PRIMAVERA Starter Easy?
Para desinstalar completamente o PRIMAVERA Starter Easy da sua máquina deverá aceder ao Painel de Controlo do seu computador | Adicionar e Remover Programas ou | Programas e Funcionalidades, no caso do Windows Vista. De seguida deve localizar na lista dos programas o PRIMAVERA Starter Easy, selecioná-lo e selecionar a opção Desinstalar. Deverão ser seguidos todos os passos do assistente – inicialmente selecionar Remover e posteriormente escolher a opção "Eliminar os ficheiros criados na diretoria PRIMAVERA" e escolher a opção "Próximo" até ao final do processo. Nota: É recomendada a realização da uma Cópia de Segurança, caso pretenda conservar os dados da sua empresa.

37. O campo Contactos na ficha de clientes (que poderia verificar no Express v.6.4) não consta no programa Starter Easy, como proceder.
Para poder continuar a utilizar Contactos terá que ir ao ERP PRIMAVERA Starter Easy, ir a Tabelas | Contactos e Oportunidades | Contactos.

38. Fazendo uma Guia de Remessa com valor a zero ao converter documento em fatura tento alterar os valores dos artigos, ao gravar aparece a mensagem: Ocorreram erros ao gravar este documento. Foram alterados dados no documento de relevância fiscal que violam o disposto na portaria 363/2010.
Após converter um documento em fatura e gravar não é permitido alterar/modificar o documento que altere dados de relevância fiscal. A solução é a seguinte: Fazer uma Guia de Remessa com valor a zero. De seguida entrar no editor de vendas e selecionar a guia de remessa com o valor zero e clicar em Duplicar. Escolher o documento que pretende e assim já pode alterar os valores que necessitar. Por fim gravar.

39. No documento recibo não indica que é um documento certificado.
Os documentos de contas correntes são considerados documento de controlo interno e por tal não devem ser sujeitos a assinatura digital.
Para possuir assinatura digital os documentos devem ter relevância legal, daí apenas estarem a ser assinados os documentos gerados através do módulo de vendas.

40. Como alterar uma nota de crédito.
Não é possível alterar documentos no Starter Easy de relevância fiscal. Caso o valor da nota de crédito for de valor superior ao da fatura tem de regularizar com nota de débito, se for inferior tem de gerar uma nota de crédito (2ª nota).

41. Como colocar um documento para ser indicado por omissão no editor de vendas.
Ir a Utilizador | Preferências | Logística/Tesouraria e na sugestão de documentos colocar o documento que pretende e gravar.

42. Ao gravar um documento ocorre o erro: o IVA associado à linha não refere o motivo de isenção.
Ir a Tabelas | Gerais | Outras Tabelas | Taxas de IVA, selecionar a taxa de IVA e preencher o motivo de isenção no campo Motivo de Isenção, por fim gravar.

43. Ao anular um artigo ocorre a mensagem: O registo não pode ser removido porque está referenciado na tabela ‘dbo.LinhasSTK’
A partir do momento que um artigo é movimentado, jamais o consegue remover.
O artigo pode estar associado a um documento de venda ou a um movimento de stock.
Se o artigo foi movimentado através da venda, não o consegue remover do documento. Se o artigo foi movimentado através dos movimentos de stock, pode eventualmente remover a linha de artigo do documento de stock e depois gravar o documento. Posteriormente remover o artigo.

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54 respostas

30 10 2012
Helder Ribeiro

Boa tarde,
Estou a usar a ultima versao do express e estou com dificuldades na conversão de documentos, quando faço “Atualizar” não apareçe qualquer documento na listagem. A intenção seria converter os orçamentos para faturas e mesmo depois de marcar os orçamentos como Aprovados ou Fechados, não aparece nenhum documento na listagem da “Conversão de Documentos”. Isto será alguma limitação da versão Express? Obrigado

3 11 2012
Pedro Cunha

Bom dia o Primavera Express 7.5 , corre com o Windows 8 pro?

3 11 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

A Primavera ainda não forneceu indicações sobre esse assunto, de modo que pode ser um risco. Eu já testei no Windows 8 Enterprise, e à parte de um erro que me deu inicialmente, do qual não me lembro do detalhe, nem em que circunstancias ocorreu, está a funcionar. Só não testei o Administrador nem o POS.

19 11 2012
Bruno André Cruz Matos

Boas.

voltei a fazer asneiras. e da grossa!!
desta vez cometi o erro de formatar o PC, sem fazer a respectiva cópia da base de dados.
consegui no entanto encontrar aqui um backup, mas que já tem 11 meses.
existe alguma forma de recomeçar na última factura emitida? por esse número de factura? é que tenho as cópias das facturas impressas, e não queria ter de voltar a emitir factura por factura desde Janeiro.
aguardo uma ajudinha
abraço

19 11 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Sim, existe. Tem que ir a cada série, de cada documento, e indicar no campo “Último Documento” qual foi o último documento emitido. https://invisibleflamelight.files.wordpress.com/2012/01/image22.png

Cumprimentos

19 11 2012
Bruno André Cruz Matos

Boa noite
um muito obrigado pela resposta. no entanto nem sequer consigo encontrar esse campo que você indicou.
o meu primavera não tem esses campos como a foto que você enviou.
ou então sou eu que não encontro.
eu sou muito fraquinho neste programa, que só me serve para emitir facturas e ter conta de clientes. tudo o resto é-me difícil encontrar neste programa.
agradeço mais alguma ajuda
cumprimentos

20 11 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Tabelas > Vendas > Documentos > na janela que abre carregue em listas > escolha a única que existe “Documento Vendas” > abrirá uma tabela com todos os documentos de venda > abra documento a documento e… > no separador Séries, seleccione a série para a qual deseja indicar o numerador do ultimo documento emitido > no campo Último Documento insira o último documento emitido antes de ocorrer o problema. Grave para concluir.

21 11 2012
Bruno André Cruz Matos

Boa noite caro colega

já tinha encontrado uma tabela idêntica na conta corrente e fazia alteração e não dava.
agora sim fui aos campos por si indicado e tudo correu nas maravilhas.
já está onde acabou.
mais uma vez obrigado e com os melhores cumprimentos

5 01 2013
Ivo

Boa noite.

apos a ultima actualização já efectuada no programa primavera, a partir do menu ajuda, quando tento fechar a caixa os valores aparecem a zero quando foram emitidas facturas simplificadas e facturas recibos, conforme manda a legislação, alguém me pode ajudar por favor?

pois deveria de aparecer o valor final das vendas e fazer o fecho da caixa.

estou desesperado.

Obrigado

9 01 2013
13 01 2013
Marques

Estou a tentar fazer a migração do PE 6.4 para o Starte easy e aparec o seguinte erro
EXEC [STD_DropIndex] DocumentosTesouraria, DocumentosTesouraria02

como posso resolver? pois informa que a migração falhou e não avança.

31 01 2013
XpecialGUEST

Terá de contactar o suporte da Primavera.

14 01 2013
Marques

a mensagem diz indices duplicados.
como resolvo isto

31 01 2013
XpecialGUEST

Terá de contactar o suporte da Primavera.

24 01 2013
SFS

Bom dia,

instalei há pouco o Starter Easy e comecei a trabalhar sem grandes problemas (já tinha o Express 6.4 antes). Agora queria criar um novo artigo para venda e não consigo gravar. Preecho todos os campos da ficha de artigo e depois obtenho a seguinte mensagem de erro:

‘Impossível efetuar a gravação do artigo. Detalhe:
A chave do objecto está vazia. A moeda não está preenchida.
A Unidade não está preenchida.’

Seria possível indicar-me o que está a correr mal, ou se estou a ultrapassar algum passo? Obrigada.

31 01 2013
XpecialGUEST

Contacte o suporte da Primavera.

5 02 2013
Luis

Olá boa tarde,

Preciso de ajuda com o Primavera Express 7.50, tirei uma factura com o nome errado, já corrigi o nome do cliente, mas quando volto a reimprimir a factura, ela aparece sempre com o nome anterior, é possível alterar o nome na factura que saiu errada?

Obrigado
Luís

5 02 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Alterar o nome na ficha desse cliente não vai fazer com que essa alteração se reflicta em documentos anteriormente gravados.

5 02 2013
Maria Freitas Sacramento

Muito boa tarde.
Tenho actualmente o Primavera Express v.6.40, e vou passar para o Starter Easy.
Segundo entendi posso migrar todos os dados de um para o outro, certo? Deverei fazer copia de segurança e não desinstalar a primeira versão, e ao instalar a segunda versão dá-se a migração?
Conseguirei continuar a série de facturação que utilizava no Express, continuando a sua numeração, sem ter de voltar ao documento nº 1? (apenas utilizo as facturas, e os recibos)

Grata pela atenção e ajuda.
Maria

6 02 2013
Maria Freitas Sacramento

Por favor ignore as minhas questões. Já obtive as informações que precisava. Pergunto apenas, porque não encontro essa informação em lugar algum, se é possível ao iniciar uma nova série, indicar que em vez desta começar no 1, começa antes do 100 (por exemplo)? Isso é possível?
Grata pela atenção.
Os melhores cumprimentos,
Maria

6 02 2013
XpecialGUEST

Sim, é possível. Basta alterar o campo “Último Documento” que está disponível na configuração de cada série, para cada documento (https://invisibleflamelight.files.wordpress.com/2012/01/image22.png). Se deseja começar no 100, deverá colocar 99 como sendo o último documento.
Cumprimentos

6 02 2013
Maria Freitas Sacramento

Muito obrigada pela atenção!!
Cumprimentos

14 02 2013
jetBOX

Bom dia
Tenho o seguinte problema no Primavera Starter Easy
Ao imprimir documentos mesmo tendo a opção de pré-visualizar inativa todos os documentos são vizualizados em vez de sairem diretamente para a impressora.
Grato pela ajuda.
Cumprimentos

18 02 2013
Nuno Janeiro

Boa Tarde!
Possuo o Primavera express na minha loja e verifiquei agora no mapa de IVA que o valor do iva não estão correcto, ou seja, se multiplicar o valor total de vendas sem IVA por 23%, dá-me mais 0,21€ do que o programa indica. Gostaria de saber se me pode ajudar e como resolver esta questão.
Obrigado.

25 02 2013
miguel

boas nao consigo eliminar uma fatura coloquei mal o motivo de isençao e quero entregar a fatura correcta ao cliente como posso fazer!

11 03 2013
Maria Freitas Sacramento

Boa noite.
Após instalação da versão 7.50, ocorre-me o seguinte erro: Verifique o modo de autenticação do SQL Server. Já li uma série de instruções e não consigo resolver. Podem ajudar-me? Grata!

21 03 2013
XpecialGUEST

Deverá contactar o suporte da Primavera apoio. Cumprimentos.

3 04 2013
Helder Ribeiro

Bom dia,
Após criar uma Nota de Crédito , o valor dessa nota aparece na conta corrente do cliente a débito e não a crédito como deveria ser. Já simulei os mesmos documentos na DEMO e fica tudo correto, a Nota de Crédito aparece como crédito ao cliente. Já aconteceu isto a alguém? Alguma sugestão para resolver a situação? Obrigado.

13 04 2013
XpecialGUEST

Em Tabelas > Vendas > Documentos > edite o documento NC e verifique qual a sua natureza: Documento a Receber, ou Documento a Pagar.

Documento a Pagar é o que está correcto. Como já gravou documentos, não irá conseguir alterar esta definição. Sugiro que contacte o suporte da Primavera para ajuda.

5 04 2013
Jonce

como trocar o tipo de moeda no Primavera express 7.50?

13 04 2013
XpecialGUEST

É uma limitação do Express.

6 04 2013
Carlos Bessa

Instalei a versão primavera express no portatil com o windows 7 64 bits e correu tudo bem ate mandar imprimir….aparece este erro e não consigo imprimir….

Erro no método: ReportViewer, mapa: C:\PROGRAM FILES (X86)\PRIMAVERA\SGX750\MAPAS\EX\GCP\GCPVLS01.rpt.
Erro no método: PrintReport, mapa: C:\PROGRAM FILES (X86)\PRIMAVERA\SGX750\MAPAS\EX\GCP\GCPVLS01.rpt.
Erro no código da fórmula. Entre em contato com a Business Objects.

13 04 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Com o Primavera encerrado instale os seguintes pacotes:

http://dl.dropbox.com/u/11385203/CrystalXI.RDC.exe
http://dl.dropbox.com/u/11385203/CrystalXI.NET.msi

Se não resultar, contacte a Primavera para obter suporte.

23 04 2013
Carlos Bessa

Infelismente não corrigiu o erro……continua a dar o mesmo erro. De qualquer forma obrigado pela resposta à questão.

1 05 2013
XpecialGUEST

Conseguiu ultrapassar o problema? Se sim, como?

29 07 2013
costa

Boa tarde
relativamente ao Primavera Express, a impressora não estava a imprimir e por inexperiencia a utilizadora fez vários (4) fechos de caixa. O sistema não deveria dar apenas 1 fecho por cada abertura de caixa? Como poderei anular os fechos de caixa que estão a mais?
Cumprimentos e obrigado pela colaboração.

2 08 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Após carregar em “Fecho Caixa” esse botão fica inactivo, ficando activo o botão “Abrir Caixa”. O que pode ser feito é um estorno do fecho através do botão com o respectivo nome, fazendo com que a caixa depois de fechada possa ser “reaberta”.
Cumprimentos

16 08 2013
João

boa tarde, instalei o Starter Easy já licenciado e ainda estou a testar o programa, sem gravar os documentos e apercebi-me de algumas situações que gostava me esclarecessem :
1º ao lançar um artigo em uma factura para um cliente intracomunitário, aparece-me o iva como ‘Inversão suj. passivo’ existe uma forma de pré configurar para aparecer sempre o iva como normal visto eu não trabalhar com esse regime de iva?
2º ao imprimir uma factura para um clinte intracomunitario preciso do motivo da isenção da mesma, ‘ao emitir a factura esse motivo já istá pré configurado’?
3º Existe alguma forma de eu poder criar a frase ‘Os artigos facturados foram colocados à disposição do adquirente nesta data ‘mas apenas para facturas emitidas para o mercado interno’ o ideal seria atribuir a frase a cada cliente nacional, será possivél?

Nota : apenas trabalhamos com iva a 23% mercado interno ou 0% Isento para exportação ao abrigo do artigo 14 do riti ou do civa.

Cumpts
Obrigado
João

31 08 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

1-Desconheço que exista uma forma de alterar esse comportamento.
2-O motivo de isenção é definido na própria taxa de IVA, no campo especifico para esse efeito, e é mostrado no próprio documento.
3-Com o Crystal Reports pode editar os reports e incluir essa menção, e, se tiver conhecimentos para o efeito, eventualmente deve conseguir criar uma condição que mostre apenas essa menção para clientes definidos como nacionais.
Cumprimentos

2 09 2013
neka

Bom dia..pois essa parte também já tinha conhecimento…mas na versao 7.50 dava para copiar a lista dos artigos juntamente com a descrição e colar tudo de uma vez só…nesta nova ainda não consegui…Mas obrigado na mesma!

3 09 2013
XpecialGUEST

Olá. Desconheço. Nunca tinha tentado copiar do excel para o Primavera.

21 08 2013
neka

como posso copiar dados calculados no excel para uma factura a ser emitida no primavera???tem de ser uma celula a uma ?Ou como selecionado varias celulas e colo no primavera?
Antes bastava o copy paste…mas deixou de dar…

31 08 2013
XpecialGUEST

Acabei de testar, e se copiar uma coluna do excel, com códigos de artigos, e posteriormente seleccionar várias linhas no editor de vendas, na coluna Artigo, os dados copiados, mas apenas a primeira linha é totalmente preenchida. Nas restantes tive que pressionar Enter para que a linha fosse completada com a descrição, preço, etc…

8 10 2013
JP

Boa tarde,
o pc onde tinha o primavera express 7.50, morreu. Consegui remover o disco do pc e usá-lo como disco externo.
No entanto não encontro a cópia de segurança que terá sido feita….haverá forma de buscar os dados da empresa+facturação, para ineserir em novo primavera express noutro pc? Se não, que devo fazer? Já procurei pelo ficheiro NOMEDABASEDADOS.BAK, e não aparece… fico na dúvida que a cópia de segurança terá ficado gravada… help please..
Se não for possível recuperar nada..como devo fazer em relação à facturação?
Obrigada

21 10 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,
Já resolveu a questão? Procure simplesmente por *.bak, uma vez que a cópia de segurança pode ter ficado com outro nome diferente do nome que está a utilizar para procurar. Se não tem cópia de segurança, existe forma de efectuar um attach das bases de dados, no entanto não é algo que possa ser explicado em poucas palavras. Sugiro que contacte o suporte da Primavera.
Cumprimentos

1 04 2014
sofia neves

Boa Tarde ,
estou a tentar fazer uma copia de segurança da faturação do primavera express para o meu disco externo e diz-me copia feita com sucesso mas no meu disco externo não encontro e no pc não sei onde fica , será que me pode dar uma ajuda em relação e esta situação ?
cumprimentos

Sofia

2 04 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Já tentou colocar como destino uma outra localização, por exemplo “C:\”?
Tenha em conta que, ao alterar o destino, deve garantir que para alem da pasta de destino, deverá ter também o código_da_base_de_dados.BAK, como por exemplo: “C:\PRIDEMO.bak”
Cumprimentos

2 04 2014
Bárbara

Boa tarde, Não sei se me podem ajudar na minha simples dúvida, tenho primavera express 7.50, como já não estava a trabalhar algum tempo, deu-me uma branca e não consigo colocar o nome de cliente e o nif do mesmo numa fatura simplificada. Será que me podem recordar como devo proceder? obrigada

2 04 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Para associar um cliente a um documento deve posicionar o cursor no campo da entidade e posteriormente carregar em F4 para abrir a tabela de clientes. Posteriormente, após escolher o cliente pretendido, deve voltar a carregar em F4.
Cumprimentos

5 04 2014
Manuel

Boa tarde, agradeço ajuda. Emiti 2 facturas no programa primavera express no regime de IVA de caixa. Quando agora tento nas operações s/ contas correntes liquidar as facturas para emitir os respectivos recibos( cliente e actualização) nenhuma factura aparece. Penso que o problema poderá estar na definição do documento de venda FA, que utilizei, pois está definido e sem hipótese de alteração, (não) ligação às contas correntes..será este o problema? e como o resolver? obrigada

6 04 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Testei emitir 1 FA (IVA de Caixa), e essa factura ficou disponível no editor de Contas Correntes e foi liquidada.

Em todo o caso o seu comentário não é completamente esclarecedor. Onde diz “…para emitir os respectivos recibos( cliente e actualização…” e “…Penso que o problema poderá estar na definição do documento de venda FA, que utilizei, pois está definido e sem hipótese de alteração, (não) ligação às contas correntes…” o que quer realmente dizer?

6 04 2014
Manuel

obrigado. vou tentar explicar melhor: as facturas que quero liquidar simplesmente não me aparecem quando pesquiso nas contas correntes.Quando consulto pendentes também não. Quando exploro os documentos emitidos de vendas, as facturas aparecem. Verifiquei que na consulta de pendentes, na janela contas/documentos/estados , o documento factura(FA) não aparece. ..Daí, fui a tabelas /documento de vendas/ FA – factura e verifiquei que, ao contrario dos outros documentos, o FA ( o único que utilizei) está “truncado” e sem poder alterar as janelas contas correntes, stocks e opção ligação às contas correntes ( sem ligação)…será aqui o problema? mais uma vez obrigado pela ajuda.

7 04 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Está a utilizar o Primavera Express?
Sugiro que contacte o suporte da Primavera.
Cumprimentos

8 04 2014
Manuel

Boa tarde, sim é o express. Obrigado.

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