Moloni-Gestão comercial online

22 06 2012

 

A escolha de um sistema de gestão é algo muito importante para qualquer organização. Dezenas de aplicações no mercado, umas mais genéricas, outras mais direccionadas para um determinado sector, diferentes níveis de funcionalidades, custos dispares entre aplicações que se propõem a desempenhar funções semelhantes, complexidades associadas a modelos de licenciamento, implementação, suporte, formação, e um sem número de outras variáveis que diferenciam os sistemas entre si. Muitas outras questões se podem levantar quanto a este assunto.

 

Quando a palavra de ordem é simplicidade, muitas das actuais ofertas saem fora do plano, para dar lugar a novos conceitos, tendências e tecnologias que o mercado traz até ao utilizador final. Uma das mais recentes opções disponíveis é o Moloni.

 

Não sendo propriamente uma novidade absoluta no que respeita a sistemas de facturação online em Portugal, é um projecto que embora ainda esteja numa fase muito inicial mostra que é uma opção válida, direccionada para micro empresas, profissionais liberais e outro tipo de entidades que coloquem no topo das suas prioridades a simplicidade de utilização, mobilidade, custos baixos de utilização formação e suporte.

 

Baseado no modelo SaaS (Software as a Service), software como um Serviço, e Cloud Computing, o utilizador aluga a utilização do serviço durante o tempo que entender, estando toda a responsabilidade de manter o sistema em funcionamento e actualizado, do  lado do fornecedor de serviços, neste caso a empresa que desenvolve o Moloni.

 

Algumas características do Moloni:

  • Multiplataforma, o que significa que poderá ser utilizado em ambiente Windows, Mac OS X e Linux, assim como nas plataformas móveis Android, iPad e iPhone. Não é necessária qualquer instalação e configuração.
  • Conteúdo da ajuda muito interessante, útil e pratico que é sugerido conforme vamos utilizando sistema.
  • Gera documentos em PDF, assinados digitalmente, que de acordo com a legislação são documentos fiscalmente validos e  legais que não necessitam de ser impressos.
  • Como era expectável, certificado pela Autoridade Tributária, cumprindo assim com todos requisitos da legislação em vigor quanto a sistemas de facturação.
  • Sistema em que os utilizadores podem activamente sugerir a implementação de novidades e seguir o seu estado de implementação. Neste momento já existem sugestões muito interessantes como o desenvolvimento de um modulo para pontos de venda.
  • Permite importar dados de outros sistemas SaaS ou Desktop, o que pode facilitar a migração de outro sistema de facturação.
  • Possibilidade de agendar a emissão de documentos o que é óptimo para processar avenças.
  • Possibilidade de anexar ficheiros a documentos de compra, útil para digitalizar e associar os documentos provenientes de fornecedores.

 

 

 

Existem 3 planos de preços do Moloni. A começar nos 4 Euros, para o plano base até aos 14,90 para o plano Pro (a estes valores acresce IVA à taxa legal em vigor). A diferenciação funcional entre os 3 planos existentes pode ser encontrada aqui. Qualquer um dos planos tem um período de subscrição gratuita por 30 dias, de forma a que o utilizador possa avaliar  se o Moloni cumpre as suas necessidades antes de se decidir pelo pagamento da subscrição.

 

 

 

Imagens do Moloni:

Safari no iPAD:

Ecrã inicial depois do login

2012-06-25T12-10-37_10

Neste ecrã deverá escolher a empresa com a qual deseja trabalhar

 

 

 

Ecrã inicial da empresa

2012-06-25T12-10-36_0

Depois de seleccionar a empresa, na primeira imagem, terá acesso a uma visão global da tesouraria e  facturação. Movendo o cursor do rato, ou carregando nos gráficos é possível obter mais informação.

 

Ficha de clientes

2012-06-25T12-10-37_1

Os campos disponíveis na ficha de clientes são simplesmente os necessários.

 

 

 

Contactos na ficha de cliente

2012-06-25T12-10-37_3

Os campos obrigatórios estão devidamente assinalados para que o utilizador saiba exactamente o que deve preencher.

 

 

 

Tabela de fornecedores

2012-06-25T12-10-37_4

As tabelas de clientes e fornecedores incluem mais informação do que simplesmente os seus contactos. Visualizar directamente o montante em divida sem ter que entrar na entidade é uma boa ajuda.

 

 

 

Calendário

2012-06-25T12-10-37_5

O calendário para além de mostrar as avenças agendadas, permite adicionar tarefas para que nada fique esquecido.

 

 

 

Emissão de um documento de venda

2012-06-25T12-10-37_6

2012-06-25T12-10-37_7

A emissão de documentos de venda é uma tarefa simplificada e intuitiva graças aos botões presentes e às funcionalidades de procura em tempo real. Por exemplo, para adicionar um artigo, basta começar a escrever parte da sua descrição que logo de seguida mostrados todos os artigos que obedecem à descrição introduzida.

 

 

 

Lista de artigos

2012-06-25T12-10-37_9

Algumas opções podem ser alteradas recorrendo aos menus preparados para ecrãs tácteis como o do iPad.

 

 

 

 

 

Safari no Mac OS X:

Ecrã inicial da empresa

1

O ecrã inicial, assim como outros, apresentam na barra lateral direita uma série de atalhos e tópicos de ajuda.

 

 

 

Lista de clientes

2

Algumas listagens, como a listagem de clientes permitem ser exportadas para PDF e CSV (valores separados por vírgulas).

 

 

 

Emissão de um documento de venda

3

Os documentos de venda podem ser gravados em modo rascunho, isto é, em modo temporário até serem gravados definitivamente, uma vez que, com a certificação de software, um documento depois de gravado deixa de poder ser alterado.

 

 

 

 

Testei o Moloni no iPad (iOS), sem qualquer problema. A navegação é muito fácil e intuitiva tanto na vertical como na horizontal. Obviamente existem aspectos a melhorar. Por exemplo, em algumas tabelas, as colunas são demasiado pequenas, o que faz com a que alguns dados fiquem posicionados de uma forma não muito optimizada. No que respeita ao MacBook (Mac OS X) a navegação foi igualmente muito fácil e intuitiva.

 

Mantendo toda a simplicidade que o caracteriza, existe muito espaço para que novas funcionalidades possam ser implementadas, como por exemplo a integração com a rede Multibanco para que os clientes possam pagar as facturas por este sistema, o envio de SMS a clientes com alertas de valores pendentes por exemplo.

 

www.moloni.com/


Ações

Information

6 responses

30 12 2013
joão

Existe software melhores e mais baratos que moloni…
este artigo parece encomendado….

8 01 2014
Filipe

Quais? Ando a pesquisar neste momento e estou com algumas dúvidas..

8 01 2014
15 01 2014
Nuno Almeida

Mais barato? Melhor? I got some bad news for you my friend…

2 05 2015
226799948000

Por acaso deixei o invoice express e não foi por ser maluco. Moloni e depois de ter testado: Magnifinance, facturavirtual, weoinvoice, invoice express, parece-me ser o mais intuitivo, mais rápido, com mais funcionalidades. E segundo lugar poria talvez o Magnifinance, até prorque estão em constante produção, apesar de necessitar de melhorar o interface, porque me parece demasiado lento e os menus não estão propriamente “à mão”.

2 12 2014

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: