Wintouch-Instalação do ERP

21 08 2012

imageMuitas das empresas que desenvolvem ERP’s disponibilizam nos seus sites a possibilidade de qualquer interessado descarregar os seus produtos, como forma fazer uma avaliação dos mesmos, e ter desta forma um primeiro contacto com as suas aplicações. O que acontece muitas das vezes é que, para o utilizador comum, sem conhecimentos mais técnicos, um pequeno obstáculo pode significar dificuldades acrescidas podendo originar que este não consiga concluir a instalação com sucesso, e desta forma ter uma primeira abordagem satisfatória.

 

A Wintouch, software house portuguesa, é disso um exemplo, tendo criado para o efeito uma página onde qualquer interessado pode descarregar o ERP e obter  ainda outras informações sobre a instalação da versão de demonstração.

 

Neste artigo irei demonstrar todos os passos para descarregar, instalar, criar uma empresa.

 

Para começar clique aqui para aceder à página de downloads da Wintouch.

image

 

Nota: é aconselhável que, para efeitos de teste, instale o ERP Wintouch num computador que não se encontre em produção, isto é, que não seja critico, que não contenha outras instalações do Wintouch ou outras aplicações importantes.

No fundo da página, deverá descarregar a versão 32 bits, ou 64 bits, dependendo da versão do seu sistema operativo. Em Windows XP é quase certo que seja a edição 32 bits. Se for Windows Vista ou 7 deverá confirmar. Esta página da Microsoft, pode ajudar a determinar qual a versão instalada no seu computador.

image

Aguarde até que o download seja concluído.

 

Uma vez que o instalador do ERP tem uma opção para instalar o SQL Server 2008 R2, de forma integrada, antes de iniciar o processo, é necessário confirmar se todos os componentes necessários estão instalados no seu computador. Se tal não se verificar, a instalação do ERP e/ou do SQL Server podem não ter sucesso. Assim, em determinados sistemas, deverá instalar os seguintes componentes, conforme o sistema operativo e versão:

 

Sistemas Windows XP 32 bits:

 

Sistemas Windows Vista 32 bits:

 

Sistemas Windows Vista 64 bits:

 

Nota: No caso do Windows 7 não será necessário, à partida, instalar nem o PowerShell nem o Windows Installer.

 

 

Antes de começar a instalação destes componentes, encerre qualquer aplicação que possa estar aberta.

Neste exemplo, utilizei um computador com Windows XP 32 bits, logo foi efectuada a instalação do PowerShell e do Windows Installer 4.5.

 

 

 

Instalação do PowerShell

Execute o ficheiro que descarregou

image

Carregue em Seguinte e de seguida aceite o contrato de licenciamento, escolhendo a opção “I Agree”, e carregando de seguida no botão “Seguinte”.

image

Aguarde que a instalação seja terminada.

image

 

 

 

 

Instalação do Windows Installer 4.5

image

No primeiro ecrã carregue em Seguinte para prosseguir.

image

Carregue em Concordo para aceitar os termos do licenciamento, e prossiga no assistente.

 

Se surgir uma mensagem a informar que para concluir com êxito a instalação, é necessário parar e reiniciar os serviços listados, carregue em Continuar.

image

 

Aguarde pela conclusão da instalação.

image

Carregue em concluir, para reiniciar o Windows. Este passo é extremamente importante sob pena de a instalação do SQL Server poder vir a falhar, nos passos seguintes.

 

 

 

 

Localize o ficheiro descarregado do site da Wintouch, e descompacte-o utilizando um descompactador como o Winrar por exemplo:

image

Aguarde que a extracção dos ficheiros seja concluída e de seguida abra a pasta que entretanto foi criada, com os ficheiros extraídos. Localize e execute o ficheiro Setup.

image

 

 

Escolha do idioma de instalação.

image

 

 

Aguarde até que seja mostrado o seguinte ecrã que dá inicio ao assistente de instalação. Carregue em Seguinte para prosseguir.
image

 

 

Escolha Sim, para aceitar o contrato de licença

image

 

 

A versão 570 (5.70) é a versão que deve instalar pois comtempla as regras da certificação de software (ver este artigo para mais detalhes).

image

 

 

Neste passo, é perguntado ao utilizador se o posto onde a instalação está a ser efectuada é servidor ou cliente. Escolha “Posto servidor COM SQL SERVER 2008”, para que, tal como explicado acima, a instalação do SQL Server seja feita pelo assistente de instalação.

image

Para utilizadores mais avançados, poderá ser escolhida a segunda opção, não instalar o SQL Server, podendo utilizar um servidor de dados já existente, ou, em alternativa, instalar o SQL Server manualmente.

 

 

Seleccione as aplicações que deseja instalar. Se pretende testar todos os módulos do ERP active todos os componentes.

image

 

 

Carregue em Seguinte para continuar. Se desejar, poderá alterar a pasta onde o ERP será instalado.

image

 

 

 

image

Siga o progresso da instalação. Se verificar que a ficou estagnado, confira se uma janela minimizada, sem nenhum texto, apenas com um botão OK aparece na barra de tarefas. Em caso afirmativo, carregue em OK, para prosseguir, nessa janela em todas as janelas seguintes que possam surgir.

image

 

 

Na parte final do processo de instalação, poderá surgir o seguinte ecrã:

image

Uma vez que o Microsoft .Net Framework está instalado, são mostradas as opções “Reparar” e “Desinstalar”. Escolha a opção Cancelar para sair deste assistente.

 

 

Escolha “Sim” quando questionado se deseja abandonar a reparação do .Net Framework.

image

 

 

Na parte final será feita a instalação do SQL Server, que poderá demorar ainda algum tempo. Durante este processo podem ser mostradas várias janelas, não faça nada enquanto não terminar.

image

image

 

 

 

Esta é a última etapa do assistente de instalação.

image

 

 

 

 

Se a instalação correu como o previsto, vários ícones são colocados no ambiente de trabalho.

image

E, caso não estivesse anteriormente instado, são criados atalhos, nos Programas, para o SQL Server 2008 R2.

image

Se este ponto não se verificar, significa que o SQL Server não foi instalado e como tal não conseguirá executar as aplicações Wintouch.

Uma primeira abordagem para tentar ultrapassar esta questão é verificar se, caso aplicável, instalou os componentes PowerShell e Windows Installer, tendo reiniciado o computador posteriormente. De seguida inicie novamente a reinstalação do ERP através do Setup que executa a o assistente de instalação (inicio do artigo). Se mesmo assim não tiver sucesso, em última análise poderá instalar manualmente o SQL Server 2008 R2, especificando o nome da instancia como “WINTOUCH”, e a password do utilizador SA como “Pa$$w0rd”.

 

 

 

Na primeira vez que executar qualquer uma das aplicações, será mostrada uma mensagem a informar que nenhuma empresa foi encontrada. Ao clicar em OK surgirá um assistente que auxiliará o utilizador na criação de uma nova empresa.

image

 

 

Escreva um código para a empresa, como TESTE, por exemplo.

image

Confirme para prosseguir.

 

 

Escolha a opção “Repor cópia” clicando em Concluir para avançar.

image

 

 

No separador geral escolha o ficheiro “demo”, ou, caso pretenda explorar alguma área de negócio mais especifica, percorra os restantes separadores e escolha uma outra base de dados.

image

Clique em Repor para finalizar o assistente.

 

 

Poderá agora explorar o ERP Wintouch. Não estando licenciada, as aplicações funcionam em modo demonstração, sem restrições ao nível das funcionalidades, existindo no entanto um limite de registos que podem ser gravados, em determinadas áreas do ERP.

image

Na barra lateral esquerda pode aceder a todos os módulos do ERP que foram inicialmente instalados.

 

 

Na pasta da aplicação, em SGW\Manual estão disponíveis diversos manuais, e outra documentação de apoio, relativa a todos os módulos do ERP. Embora algo “antigos”, não tendo sido criados especificamente para a última versão, 5.70, são uma grande ajuda para todos os utilizadores e implementadores.

image

 

 

A ajuda da aplicação é também bastante detalhada. Para aceder clique no Menu Ajuda > Conteúdo.

image

 

www.wintouch.pt


Ações

Information

2 responses

13 08 2013
Windows 8 e Server 2012-Símbolo de agrupamento de dígitos definido para [ESPAÇO] ou [NULL] | ..::invisible flame light::..

[…] de compatibilidade com determinadas aplicações, nomeadamente com alguns ERP’s como por exemplo Wintouch e […]

2 12 2014

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: