Validar o ficheiro SAF-T PT

1 09 2012

 

O SAF-T, amplamente conhecido e documentado, inclusive neste blog (ver este, este e este artigo), tem como objectivo inicial permitir a exportação de dados, num formato normalizado, independentemente da aplicação de facturação utilizada. Para além de permitir e facilitar a obtenção de informação por parte dos serviços de inspecção das autoridades competentes, num processo de auditoria, poderá em breve ter uma nova função pois, será através deste que funcionará uma das alternativas para comunicar à Administração Fiscal os dados relativos à facturação. Segundo a legislação que entrará em vigor no dia 1 de Janeiro de 2003, será disponibilizada uma aplicação que terá como função extrair os dados relevantes do ficheiro SAF-T e proceder ao envio para as finanças (veja este artigo para mais detalhes).

 

 

Para garantir que o ficheiro exportado pelo seu sistema está conforme a estrutura definida pela legislação em vigor, existem validadores que se encarregam de analisar o ficheiro e efectuar essa confirmação. Alguns fabricantes de software têm validadores próprios, incorporados dentro das aplicações, ou externos. Uma busca no Google revela que existem também validadores criados por independentes, que funcionam directamente online, no navegador web, ou através de aplicações que são instaladas no computador. É importante referir que nunca deverá submeter o seu ficheiro SAF-T a uma aplicação, ou site, no qual não confie, pois existe sempre a possibilidade de alguém se poder vir a apoderar dos seus dados.

 

Para gerar o ficheiro SAF-T na sua aplicação de facturação, ou ERP, deverá consultar a documentação do produto, ou contactar o respectivo fabricante. Se utiliza o Primavera Express, este artigo exemplifica como proceder.

 

A AT (Autoridade Tributária) disponibiliza no seu portal, na página dedicada ao SAF-T, uma aplicação que poderá ser descarregada, e que após a instalação (apenas disponível para Windows) permite efectuar a validação de qualquer ficheiro SAF-T. Sendo este o validador “oficial” é aconselhável que opte pela sua utilização em detrimento dos restantes.

image

Actualmente, e de acordo com a portaria 1192/2009, a versão da estrutura é: 1.01_01.

Nota: deverá garantir que esta  é a ultima versão da aplicação, carregando no botão “Actualizar” (é necessária uma ligação à Internet para que seja feita essa confirmação).

Indique onde se encontra o ficheiro, carregue no botão “Validar” e aguarde que seja mostrado o resultado. No caso da não existência de erros será mostrada a informação que o ficheiro foi validado com sucesso.

image

A opção “Visualizar Relatório” abre uma janela no navegador com os detalhes do ficheiro analisado e com outras informações.

image

 

 

 

No caso de falha na validação, é mostrada uma ou mais mensagens a indicar qual a sua origem.

image

Ao abrir o relatório de erros é sugerido que o utilizador o envie para o fabricante da aplicação que gerou o ficheiro SAF-T, a fim de este analisar as causas para a não validação com sucesso.

 

 

Para além da aplicação anteriormente referida, poderá validar o seu ficheiro online, recorrendo a esta página da Autoridade Tributária. Necessita de ter instalada a versão 1.6 ou superior do Java (download aqui).

image

 

 

 

Mais sobre o SAF-T:

PORTAL DAS FINANÇAS

ASSOFT


Ações

Information

6 responses

26 09 2012
Pedro Lopes

Também pode usar um analisador gratuito. Consultar http://www.centralgest.com/?p=analisador-saft-validador-saft

29 09 2012
XpecialGUEST

Obrigado pela informação.

13 12 2012
1 01 2013
Pedro

Olá.

Parabéns pela página.

Apesar de o ficheiro saft (Express 7) validar na página das finanças (http://info.portaldasfinancas.gov.pt/apps/saft-pt01/) no analisador Saft reporta um erro “missing element name” pelo que caso deseje enviar o ficheiro dá erro (https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/fesaftup_static/html/saftapplet.html)

Alguma ideia sobre o que será?

Obrigado.

8 01 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Em primeiro lugar deverá garantir que tema última versão do Primavera para gerar o SAFT (hoje foi disponibilizada nova actualização: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2013/01/08/primavera-express-actualizao-para-a-v7-5001-1138/).

Posteriormente deverá analisar o ficheiro com um analisador do SAFT que poderá eventualmente indicar onde está o problema: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/12/13/analisador-saftanalise-e-valide-os-dados-do-seu-ficheiro-saft/

Mesmo assim, se não tiver sucesso ao validar no validador “oficial” deverá contactar o suporte da Primavera para obter apoio.
Cumprimentos

6 02 2013
SAFT-Erros mais comuns « ..::invisible flame light::..

[…] Ler Validar o ficheiro SAF-T PT […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: