Primavera-Instalação do ERP Professional v8

2 09 2012

 

SideBannerSe é utilizador do Primavera Express, certamente já sentiu pela falta de determinadas funcionalidades. Como é do conhecimento geral, esta aplicação de facturação, pelo facto de não implicar custos de licenciamento é bastante limitada, quando comparada com as funcionalidades e potencialidades existentes no ERP da linha Profissional. Este guia de instalação do Primavera Professional aplica-se desta forma, tanto aos utilizadores do Express, como a qualquer interessado, seja um potencial utilizador, estudante, formador, investigador, professor, ou qualquer outro perfil.

 

Neste artigo irei explicar como poderá descarregar, instalar, e começar a explorar a versão 8 do ERP Primavera Professional, passo a passo, de forma detalhada.

 

 

 

Nota: é obrigatório ter o Primavera Express instalado para poder ter acesso à página de downloads de produtos.

Aceda ao menu Ajuda > Dados do Utilizador.

image 

 

 

Será aberta uma nova janela, no navegador, na área User’Space do portal da Primavera. No primeiro menu, MySpace, deverá escolher a opção Download de Produtos.

image

 

Carregue em Download, logo por baixo da edição Professional.

image

A linha Executive e o Fiscal Reporting estão também disponíveis para descarregar, no entanto não serão abordados neste artigo.

 

 

Guarde o ficheiro numa localização à escolha.

image

 

 

Quando o download for terminado, localize o ficheiro descarregado e descompacte o mesmo, com o WinRAR, ou outra ferramenta para o efeito.

image

Aguarde que o processo termine.

 

 

O ERP Primavera utiliza o SQL Server, da Microsoft como servidor de dados. A sua instalação poderá ser feita de forma integrada, com a instalação do ERP, sendo que este é o processo mais simplificado e rápido. A instalação do SQL Server também poderá ser feita de forma manual, no entanto a complexidade e o tempo necessário são maiores. Irei apenas explicar como instalar o SQL Server de forma integrada, com o assistente de instalação do ERP. Por esse motivo, antes de iniciar o processo de instalação, deverá garantir que o computador cumpre os requisitos necessários para que a instalação possa ter sucesso.

 

 

Requisitos mínimos de hardware:

  • Processador 1.4 GHz x86 / x64 (recomendado 2.0 GHz ou superior);
  • 1 GB de RAM para sistema Operativo 32 bit ou 2GB RAM para sistemas 64 bit (recomendado 2GB ou superior para S.O. 32 bit e 3GB ou superior para S.O. 64 bit);
  • 6 GB de espaço livre em disco;
  • Resolução de ecrã mínima 1024×768;
  • Ligação à internet para acesso à ajuda online (opcional).

 

Requisitos mínimos de software:

  • Windows XP, Vista ou 7 (32 ou 64 bits)
  • Servidor de dados Microsoft SQL Server 2005, 2008, 2008 R2 ou 2012 (versão 32 e 64 bits). Nota: o SQL Server 2008 R2 Express poderá ser instalado de forma integrada (este método é o que vai ser explicado neste artigo), sendo que, para o efeito deverá garantir que os seguintes componentes se encontram previamente instalados no seu sistema operativo:

 

Sistemas Windows XP 32 bits:

Sistemas Windows Vista 32 bits:

Sistemas Windows Vista 64 bits:

 

Para qualquer dos sistemas, deverá estar instalada a plataforma Microsoft .NET Framework 3.5 SP1 ou superior. O ficheiro de instalação está disponível na pasta para onde extraiu o ficheiro descarregado,  em DVD_Professional_L800_19July2012\Setups\FX.NET.3.5.

 

 

Nota: é aconselhável que, para efeitos de teste, instale o ERP Primavera num computador que não se encontre em produção, isto é, que não seja critico, que não contenha outras instalações do Primavera, SQL Server, ou outras aplicações importantes.

 

 

 

Iniciar a instalação

Abra a pasta descompactada anteriormente.

image

 

 

Execute o ficheiro main.htm que se encontra dentro da pasta Autorun. Será aberta uma janela no navegador web.

image

 

 

Escolha o país. Esta escolha irá influenciar os produtos disponíveis para instalação, a língua da documentação, instalação e interface do ERP, entre outras definições ao nível da base de dados.

image

São apresentados nesta página todos os produtos e recursos referentes à Linha Profissional do ERP Primavera. Manuais diversos, documentação relativa à base de dados e extensibilidade e  utilitários diversos. Excelentes recursos para quem deseja estudar o ERP Primavera e compreender o seu funcionamento.

 

 

Encerre todas as aplicações que possam estar abertas e desactive temporariamente o anti-vírus.

Carregue no botão ERP Primavera, e aguarde que seja mostrada a seguinte janela, na qual deve estar a opção Executar.

image

 

 

Executar novamente.

image

 

 

A primeira janela do assistente implica que sejam aceites os termos de utilização para prosseguir.

image

 

 

Por defeito, o tipo de instalação está sem servidor. Altere para monoposto. Se desejar altere também a pasta de destino onde o ERP será instalado.

image

 

 

Escolha os módulos que pretende instalar. O primeiro da lista é o SQL Server que, tal como referido acima, será instalado pelo assistente.

image

 

 

Neste passo é sugerido o nome da instância de dados que será criada, que poderá eventualmente alterar se desejar. Será especificar a password do utilizador SA. Coloque uma password complexa como por exemplo 1Q2W3E##. Anote-a pois irá ser necessária nos passos seguintes.

image

 

 

É mostrado um resumo de todos os módulos anteriormente seleccionados e outros componentes obrigatórios.

image

 

 

Este processo poderá demorar bastante tempo, dependendo dos módulos seleccionados e da capacidade de processamento do computador.

image

 

 

Na finalização da instalação poderá ser pedido ao utilizador para reiniciar o computador. Informe o assistente que pretende reiniciar agora e carregue em Terminar.

image

 

 

Antes de o computador ser reiniciado será despoletada a seguinte janela:

image

No separador Schedulers desactive tudo o carregue em confirmar para reiniciar.

 

 

Depois de reiniciar, no menu iniciar deverá ter agora todos os atalhos para todas as aplicações do ERP. Para facilitar o acesso deverá copiar para o ambiente de trabalho os atalhos para o Administrador e para o ERP.

image

 

 

Terá que executar em primeiro lugar o Administrador para inicializar a plataforma.

image

 

 

Neste ponto deverá especificar qual o servidor de dados onde o Primavera se irá conectar, colocando, tal como na imagem “.\PRIMAVERA”, ou outro nome caso tenha, anteriormente, no processo de instalação, alterado o nome sugerido.

image

 

 

Aqui, terá que especificar a conta do utilizador do SQL Server que o ERP utilizará para se conectar ao servidor de dados. Especifique “SA” em conta de acesso, e na password coloque a password definida anteriormente, que terá sido, neste exemplo “1Q2W3E##”.

image

 

 

Aceite o idioma por omissão que será utilizado para todos os utilizadores.

image

 

 

Ao carregar em Próximo irá ser efectuada a inicialização da plataforma.

image

 

 

Este processo poderá demorar algum tempo.

image

 

 

Esta é o último passo do assistente, e significa que concluiu com sucesso o processo de inicialização da plataforma.

image

 

 

O Administrador será aberto automaticamente. Caso isso não aconteça execute-o manualmente.

image

 

 

Carregue em “Empresas (Todas)”, do lado esquerdo, e de seguida crie uma nova empresa, carregando na opção para o efeito. Será despoletado um assistente que ficará encarregue de o auxiliar nesse processo.

image

 

 

Indique que deseja criar uma Empresa de demonstração, uma vez que esta já traz alguns dados fictícios, para efeitos de testes e demonstração, como cliente, artigos, fornecedores, funcionários, vendas, compras, etc. Identifique a empresa com um código à sua escolha, como DEMO por exemplo.

image

 

 

Escolha a localização da Sede.

image

 

 

Avance neste passo.

image

 

 

A mesma empresa não poderá ter ao mesmo tempo os módulos de Contabilidade e Contabilidade Não Organizada. Desactive um dos dois, para poder prosseguir.

image

 

 

Aguarde que a base de dados seja criada.

image

 

 

Neste passo deverá escolher a opção “Não incluir a base de dados em nenhum plano de manutenção”. Uma vez que esta base de dados é para testes não existe interesse em associar a mesma a um plano de manutenção que seria responsável por, entre outras tarefas possíveis, efetuar cópias de segurança.

image

 

 

Responda “Sim” na janela seguinte.

image

 

 

Aqui poderá definir o nome da empresa e o respectivo numero de contribuinte. Para o efeito, vamos aceitar o que é sugerido, e avançar.

image

 

 

Aceite o regime/periodicidade do IVA, e os restantes dados.

image

 

 

Uma vez que não existem utilizadores criados, não é necessário definir permissões de acesso à nova empresa criada. Como tal, carregue em Próximo.

image

 

 

Finalize o assistente.

image

 

 

 

Termine o Administrador, e poderá agora abrir o ERP. No primeiro acesso terá de escolher a empresa com a qual deseja trabalhar, ou seja, a empresa que anteriormente criou.

image

 

 

Deverá ter em conta que a primeira vez que abrir a empresa, e algumas das suas funcionalidades, registos ou tabelas poderá demorar algum tempo adicional uma vez que podem ser executadas algumas rotinas de atualização.

image

 

 

Ambiente de trabalho do ERP Primavera Professional v8

image

Do lado esquerdo, no navegador estão disponíveis todos os módulos da aplicação, que poderá agora explorar.

 

 

 

Recursos de ajuda:

Do ponto de vista do consultor técnico, existem muitos recursos em PDF no próprio ficheiro descarregado no inicio do artigo, acessíveis através do browser.

image

 

Para o utilizador e consultor funcional, os recursos estão disponíveis no PKB que é um portal que reúne um vasto conjunto de documentação de apoio relativa a todas as áreas do ERP Primavera.

No Menu Ajuda > Ajuda (se for detectada uma ligação à Internet o utilizador é levado para o PKB-Primavera KnowledgeBase) onde tem à sua disposição quer o manual do produto, quer uma série de outros recursos.

image

 

 

Se não for detectada uma lição à internet é mostrado o ficheiro de ajuda que também ele reúne muita documentação sobre todas as áreas do ERP

image

 

Página do Primavera Professional


Ações

Information

80 responses

15 10 2012
Tania Coelho

Boa tarde,
somos um cliente do vosso produto PRIMAVERA EXPRESS já faz quase 2 anos e gostaríamos de vos colocar a seguinte duvida:
ao fazermos uma factura para um cliente nosso, como normalmente fazemos, apareceu-nos um erro não nos permite imprimir a factura em questão:

Erro na impressão.

Erro no método: GetSqlQuery, mapa: C:\PROGRAMAS\PRIMAVERA\SGX750\MAPAS\EX\GCP\GCPVLS14.rpt.
The ) is missing.

Gostaríamos de saber o que poderemos fazer para ultrapassá-lo. Ou se será uma questão de actualizar o software – e o que fazer nessa situação.
Agadecendo desde já a vossa atenção, pomo-nos ao vosso dispor para mais qualquer esclarecimento.

Atentamente,
Tania Coelho

18 10 2012
XpecialGUEST

Bom dia,

Apenas uma nota inicial para o facto de este blog não ter nenhum tipo de relação com a PrimaveraBSS que é o produtor do Primavera Express.

Esse erro ocorreu após ter acontecido alguma coisa em especial nesse computador, como por exemplo a instalação ou desinstalação recente, de outras aplicações?

27 12 2012
Pedro Pereira

Boa noite, conseguiu resolver o problema?

Cumprimentos.

27 12 2012
Tania Coelho

Bom dia, não conseguimos resolvê-lo : (
Tivemos que instalar o programa de novo.

Cumprimentos

26 12 2012
Pedro Pereira

Estou com o mesmo problema ao imprimir o documento.
Começou do nada a acontecer.
Alguma solução no horizonte?

Obrigado

3 01 2013
Alo

alguém sabe colocar o navegador a funcionar com o Windows 8? Ou aceder aos menus sem precisar do navegador? Obrigado.

8 01 2013
XpecialGUEST

Não está a funcionar? Quase todas as funcionalidades e opções estão no navegador.

12 01 2013
Filipe Ruivo

Olá
Como faço para fazer a migração do Primavera Starter Easy para o Primavera Profissional V8?

Desde já um obrigado

29 01 2013
Rui

Boa Noite

Instalei a versão 8 no win 8 64 bit , e correu tudo bem.
Mas quando foram repostas 2 bases dados da versão 6 e no administrador surgem 2 erros.

Ao abrir a empresa aparece

erro carregar parametros do log ( o item nao foi encontrado na colecção correspondente
ao nome ou ordinal pedido )

ao fechar

erro gravar parametros do log

invalid column name ´chave´
erro na actualização da empresa

[Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]Could not find stored procedure ‘STD_DropFunction’.

Um abraço

Rui

31 01 2013
XpecialGUEST

Migração de bases de dados é um processo critico. Deverá contactar o suporte da Primavera.
Cumprimentos

31 01 2013
Rui

Obrigado , já consegui migrar…faltava a versão 7.50 , não é possivel passar da 6 directamente para a 8.

Abraço

Rui

1 05 2013
Ivo

Boa Noite

alguem me sabe dizer como posso criar uma conta no user space da primavera?

Obrigado

12 06 2013
XpecialGUEST

Penso que só consegue se tiver licenciamento de algum produto.
Cumprimentos

2 05 2013
dsasda

Não podes

3 05 2013
Ivo

entao como é suposto testar o produto aqui referenciado?

12 06 2013
XpecialGUEST

Contacte a Primavera pf.

13 09 2013
Marco_ol

Bom dia.
Da-me sempre erro.
é possível facultar-me o link de download?
Cumprimentos.

13 09 2013
XpecialGUEST

Bom dia,
Não tenho link directo para download. No entanto, se consultar o artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2013/08/26/primavera-elevation-business-suite-teste-durante-30-dias/ poderá ficar a saber como pode ser criada uma conta no User’Space, onde poderá descarregar e testar o ERP v8 entre outros produtos.
Cumprimentos

10 12 2013
Cátia_M

Boa Tarde.
Instalei recentemente o programa de facturação primavera Express versão 7.5, a minha empresa é uma micro empresa que se estabeleceu muito recentemente, como tal é a primeira vez que estou a usar um programa de facturação.
Estou a ter enormes dificuldades relativamente as retenções na fonte. já segui os passos todos mas aquando da emissão de factura não me aparece o valor das retenções, tb li que só davam nos recibos,mas ao passar uma factura-recibo porque que também não faz a retenção?
Gostava também de instalar a versão 8 , mas também não consigo por causa do login. A minha duvida é : tenho que me registar no site da primavera para aceder ao user space e como faço isso?
Peço desculpa pela minha ignorância mas não tenho qualquer informação ou base sobre programas de facturação

22 12 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Acabei de gravar um documento Factura/Recibo, com retenção na fonte, e a aplicação tem o comportamento correcto. Eventualmente no seu caso poderá existir alguma configuração em falta. No seguinte artigo, consulte a Pergunta/Resposta 25: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2013/12/07/primavera-actualiza-lista-de-faqs-frequently-asked-questions-da-verso-7-x/. Não se esqueça que, após efectuar alterações no Administrador, deve reabrir a empresa!

Quanto ao acesso ao User’Space, deverá contactar a Primavera. Desde que este portal sofreu alterações, à algum tempo atrás, o acesso automático, através do Menu Ajuda do Primavera Express deixou de funcionar.
Cumprimentos

12 03 2014
Duarte Esteves

Bom dia. Tenho a versão 8 do primavera (contabilidade não organizada).
Hoje fui tentar fazer a mudança de ano dos vários empresários e dá-me esta mensagem “o item não foi encontrado na coleção do nome original”.
Consegue ajudar-me. Obrigado

16 03 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Sugiro que contacte o suporte da Primavera.

31 03 2014
Leandro Pedro Lisboa Pedro

olá gostaria que me ajudassem o meu primavera foi instalado em 2013 e a data nãO MUDA

2 04 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
A data/séries não alteram automaticamente.
Consulte o artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2014/01/01/primavera-express-7-5sries-de-documentos/

3 06 2014
Ana Silva

Boa tarde,
Acabei de efetuar no Primavera Erp 8 uma fatura mas a NÂO GRAVEI, no entanto não consigo alterar a dita fatura. O numerador avançou para a fatura seguinte mas não me deixa alterar nada na fatura. Será normal ?
Repito..eu não gravei a fatura após a elaboração da mesma, o que seria normal ela não ficar em registo.
Como poderei altera-la ou mesmo eliminá-la ? Estou aflita
Muito obrigada.
Ana E Silva

4 06 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Consulte as respostas aos seus comentários anteriores.

18 07 2014
Pedro F.

Não consegui criar login algum no Myspace do Primavera !?
Alguém me poderá dar um link directo para descarregar o Primavera Professional 8, pois gostaria de explorá-lo.
Obrigado.

19 07 2014
19 07 2014
ERP Primavera Professional-Download DEMO | ..::invisible flame light::..

[…] Artigo relacionado: Primavera-Instalação do ERP Professional v8 […]

19 08 2014
Miguel

Boa noite, Antes demais os meus parabéns aos autores do blog, é sem duvida único e muito útil?
Sou utilizador do Primavera Profissional V8.00 e recentemente com uma actualização apareceu no menu favoritos “ClouService” e partir dai ficou extremamente lento e esta constantemente a bloquear.
Acham normal isso?
Existe maneira de retirar esses “CloudService”

Muito Obrigado pelo tempo dispensado.
M. Cumprimentos
Miguel

20 08 2014
XpecialGUEST

Bom dia,
No Windows, em “Desinstalar ou alterar um programa” poderá desinstalar o Primavera CloudConnector. Eu diria que não existe nenhum problema nisso se não utiliza serviços Primavera na Cloud integrados com o ERP. No entanto o melhor seria contactar a Primavera para obter suporte nesse sentido.
Cumprimentos
Carlos

20 08 2014
Miguel

Bom dia Carlos,

Obrigado pela sua atenção.
Contactei a Primavera e disseram-me que devia estar lento a carregar e o aparecer nos favoritos vários “ClouService” que se deve ao facto da actualização não ter sido bem feita,para ir as actualizações e instalar manualmente a actualização.
Já tentei mas continua aparecer o mesmo.
Vou desinstalar Primavera CloudConnector.

M. Cumprimentos
Miguel

2 09 2014
André Luciano

quero me cadastrar, como eu posso fazer?

7 09 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Se apenas quiser descarregar o ERP Primavera Professional, consulte o seguinte artigo:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2014/07/19/erp-primavera-professional-download-demo/

Se efetivamente pretender efetuar o seu registo no PRIMAVERA User’Space, contacte a Primavera.

22 11 2014
Pedro

Boa tarde.

Venho por este informar que estou com problemas no programa Primavera v8.10..

O problema que se trata é este: quando vou abri-lo ele leva uns 15 segundos abrir e mostra-me de novo o “Assistente de Inicialização da Plataforma PRIMAVERA” depois de já o ter instalado. Eu meto o nome de utilizador e a password que tinha designado anteriormente mas não aceita. O que faço para tentar tratar o problema é iniciar um Restauro de Sistema para uma data em que estava a funcionar e funciona. Mas isto voltou acontecer este problemas deste de ontem e hoje também. Não sei se isto acontece por ser apenas uma Versão de Demonstração com algum tipo de prazo ou outra coisa.
Mas o facto é que não sei o que se passa e não encontro forma de resolve-lo de outra maneira.
Aguardo futuro esclarecimento.
Cumprimentos

23 11 2014
XpecialGUEST

Bom dia,
O facto de ser mostrado o assistente de Inicialização da Plataforma, ao executar o Primavera, poderá ter como origem diversas causas, nomeadamente o facto de o servidor de dados SQL Server estar indisponível, ou não contactável. Esta questão nada tem a ver com o facto de a aplicação não estar licenciada.
Sugiro que contacte o suporte da Primavera.
Cumprimentos

8 02 2015
andre

boas pessoal,
alguém consegue facultar o download para o primavera professional v7? obrigado
cumps

12 02 2015
XpecialGUEST

Boa noite,
Contacte a Primavera.

16 11 2015
Quim

boa tarde, gostaria de saber se o priimavera v8 apesar de nao ser licenceada tem alguma limitacao?

18 11 2015
XpecialGUEST

Bom dia,
Sim, em modo de demonstração existem limitações. Por exemplo, deixa de ser possível inserir mais registos, ou regravar registos existentes, em determinadas áreas do ERP. Por exemplo, no módulo de Contabilidade, ao regravar um novo movimento já existente é mostrada a mensagem:
“Ocorreu um erro ao gravar o documento.
Versão de demonstração. Não pode gravar mais movimentos”

20 11 2015
Quim

bom dia mais uma vez, sendo assim, como posso fazer o licenciamento?

22 11 2015
XpecialGUEST

Boa noite,
Deverá entrar em contacto com a Primavera:
http://pt.primaverabss.com/pt/

16 04 2015
Bernardo

Boa tarde Pessoal,

estou com um problemão a imenso tempo. Eecutei o setup para instalar o programa. segui os passos todos, quando chego na parte em que tenho de colocar o Utilizador “SA” + passw anteriormente introduzida, dámne sempre este erro: Não é possivel conectar ao serv, usando os dados que forneceu.
1.verifica os dados introduzidos.
2. verifique o modo de autenticação SQL server

NT. estou usando o w7 32bit.

17 04 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
O que poderá ter acontecido é que por alguma razão o SQL Server não tenha sido instalado (de forma integrada), logo não consegue inicializar o ERP Primavera para o servidor de dados.
Sugiro que contacte o suporte da Primavera.

20 04 2015
Bernardo

olá Xpecial Guest,

vc tem uma ideia de como entrar em contacto com o serviço de suporte da Primavera?
presumo que seja somente para versões pagas, pois no site não encontro nada. desculpa a ignorancia, mas se me pudesses ajudar agradecia.

20 04 2015
XpecialGUEST

Sugiro que aceda à seguinte página, onde poderá encontrar os contactos da Primavera nas várias localizações onde está presente:
http://pt.primaverabss.com/pt/contactos/#localizacao

2 05 2015
Manuel

Boa noite eu sou alono estou a fazer informatica de gestão e estou a ulizar o software primavera na escola. Ja fiz o download e intali no meu coputador seguindo os passos dados pelo blog. Mas quando abro o assistente de inicialização da plataforma o erro é o seguinte
Não é possivel conectar ao servidor , usando os dados que forneceu.
1.Verifique os dados que introduziu.
2.Verifique o modo de autenticação do SQL Server.

Ajudem m por favor eu prciso muito aprender mais sobre este programa.

2 05 2015
Pedro F.

Verifica primeiro se o serviço correspondente à instância do SQL Server está a correr, antes de executares o Primavera.

11 05 2015
Antonio Tembe

Boa tarde. Nao consigo emigrar a base de dados da Versao 8.10 pra versao 9.0. Deparo-me com o seguinte erro: versao encontrada( 07.75294) e Esperada: 07.79015. agradecia a vossa ajuda

12 05 2015
XpecialGUEST

Boa noite,
Deverá contactar o suporte da Primavera para apoio no processo de migração.
Cumprimentos

14 10 2015
Hugo Pavão

Boa tarde,

Já conseguiu migrar as bases de dados da V8.10 para a V9?

Obrigado

14 10 2015
Costa

Bom dia!
É possível com actualização do programa o centro de custo deixar de funcionar? Qual é a solução?

14 10 2015
XpecialGUEST

Bom dia,
Qual é o erro? Qual é a funcionalidade? Qual é o comportamento? Procura soluções, mas não indica detalhes…

16 10 2015
Hugo Pavão

Boa tarde,

Trabalho com o Primavera Versão 8.10 e com o SQL server 2008 express e após a reposição do backup de uma empresa através do Adminstrador, aparece me o seguinte erro quando tento abrir essa empresa no ERP : versao encontrada( 07.75321) e Esperada: 07.75322.

Já tentei fazer no administrador : Utilitários -> Empresas -> atualização de empresa e mesmo assim continua a aparecer me o mesmo erro.

Nota: o Backup foi criado num outro servidor com o primavera 8.10 e sql server 2008 instalados.

Agradecia a sua ajuda!

Atentamente,
Hugo Pavão

16 10 2015
XpecialGUEST

Boa noite,
A mensagem que é apresentada não está relacionada com o SQL Server.
Quando executa o utilitário que refere, o que acontece? É mostrada a informação que não existem empresas para atualizar, ou é efetuada uma tentativa de atualização que termina com erro?
As versões de todos os módulos do Primavera, do sistema onde está a repor o backup, são iguais ou superiores às versões onde o backup foi gerado?

21 10 2015
Hélio Dias de Brito Teixeira

Boa tarde, é possível instalar o Primavera do Windows Server 2012 R2 ?

Tenho um tecnico a tentar a imenso tempo, e não consegue.

24 10 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Questões como:

– Qual é o produto Primavera que está a tentar instalar, e a versão do mesmo?
– A Primavera indica que o produto que está a ser instalado é compatível com o Sistema Operativo em questão (essa informação está documentada no PKB)?
– O Windows Server é “limpo” ou já estava anteriormente em produção, com outras aplicações criticas instaladas (incluindo outros produtos/versões Primavera?
– O Windows Server cumpre com todos os pré-requisitos de instalação do produto Primavera que está a tentar instalar, como por exemplo a versão X do Microsoft .Net Framework, etc…?
– Etc…

fazem com que não seja de todo possível responder a este tipo de perguntas de forma clara e objetiva, sem conhecer mais detalhes.
Por outro lado, ainda que na teoria o produto e respetiva versão que está a ser instalada seja compatível com o Sistema Operativo em questão, é normal que surjam problemas com diversas origens, dependendo do cenário em questão.

27 11 2015
Pedro

Não consigo fazer download
Por favor ajudem-me

27 11 2015
2 02 2016
Limpo Junior

boa tarde, baixai o primavera ERP profissional V8 na windows 10, quando tento intalar da o seguinte erro: o Microsoft installer v4 e Microsoft console nao estao instalado.ajudem me

6 02 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
Oficialmente a Primavera não garante compatibilidade (…o que não significa que não funcione) entre o Primavera v8.0 (a versão que está disponível para download no blog, já descontinuada pela Primavera), e o Windows 10. Em ambiente de testes, aconselho a instalar o Primavera v8.0 num sistema operativo compatível. Desanconselho totalmente utilizar o Primavera v8.0 em ambiente real/produção, no Windows 10, ainda que agora consiga ultrapassar as questões que reporta.

21 03 2016
Marchell Tiago

Boa tardw,
O link para download demo é para productos da apple-Mac, tem como passar para windows ou o do windows.

21 03 2016
XpecialGUEST

Qual link?
A Primavera não desenvolve software para OS X (Apple).

5 05 2016
Mário Noé

Preciso do sistema ou setup do primavera 8.10 profissional para poder instalar no meu computador por favor.

7 05 2016
6 05 2016
vladimircalado

Boa tarde.
Tenho o Primavera profissional V8 intalado no servidor e seus respectivos posto, pretendo actualizar para a verão 8.10 que tenho disponivel em CD-DVD.
É possivel fazer?
Grato

7 05 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
Sim, no entanto recomendo que o processo seja efetuado por alguém com os conhecimentos necessários.

14 06 2016
Filipe Soares

Boa tarde,

Tinha o primavera 8 no win7 no então ao actualizar automaticamente para o win10 ocorreu um erro que desconheço e agora o pc nao inicia. Terei que formata-lo porque nao consigo repor o win7.

ha alguma forma de recupera a base de dados do primavera?
se sim quais são os ficheiros que deve procura no disco?
como faço para depois adiciona-los a nova instalação do primavera?

obrigado

17 06 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
Em principio sim, existe a hipótese de recuperar todos os dados.
Este artigo, embora antigo, poderá ajudar em parte:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/12/07/como-transportar-o-primavera-express-entre-computadores/
Tendo em conta o que especificou que aconteceu, sugiro que contacte a Primavera para obter apoio.

14 06 2016
Victor Jay

Como resolver o seguinte erro?:Ocorreu um erro ao criar a entrada do menu.

17 06 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
Em que circunstancias esse erro acontece? Quando faz o quê? Qual é a versão? Sempre aconteceu?

Já experimentou efetuar a reparação da instalação?
Sugiro que consulte o seguinte artigo:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/08/17/primavera-expressreparao-da-instalao/
Se tal for necessário, contacte a Primavera para obter suporte.

3 08 2016
Ruth Do Rosário

hello,. a little help here please..
meu Windows é o 10 e não sei que Windows installer deve ser ou o Windows management que o peograma esta a pedir pra baixar. os que estão la esta a dizer que tem erro de certificação

5 08 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
A Primavera não garante que o Primavera v8.00 seja compatível com o Windows 10. Esta versão é antiga e foi descontinuada anteriormente. Se o objetivo é testar o Primavera v8.0 o ideal será faze-lo em Windows XP, Vista ou 7 (32 ou 64 bits).

14 09 2016
Camilo

Bom dia, verifiquei que é uma versão de demonstração e gostaria de saber como faço para ter a versão autentica (com licença)?

14 09 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
Deve contactar a Primavera.

21 09 2016
Jose

Bom dia Carissos

É possivel instalar primavera Versão 8, no windows 10?
pois que quando instalo, ele pede sempre a o windows installer v 4.5 e, mas o PC, mostra q ja tenho o no instalado. O que faço?

25 09 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
Oficialmente a Primavera não garante compatibilidade entre a versão 8.0 e o Windows 10, portanto é possível que, se tentar efetuar a instalação, encontre problemas que podem ou não ser “ultrapassáveis”.

22 10 2016
Nuno Gomes

Boa tarde,

Instalei o Primavera v8.10 (devidamente licenciado) com o SQL Server 2008 R2 (que vem com o respectivo iso). Instalei sem qualquer problema e actualizei as empresas. No entanto, a opção backups automáticos via plano de manutenção não cria os respectivos backups.
Existe alguma forma de verificar o que (não) está a acontecer?
Se consultar os logs do administrador, não aparece qualquer referência a tentativas/erros de backup.

Existe algum post/link onde esta questão seja tratada?

Nota: A instalação é monoposto e o SO é Win7 Pro 32bits

31 10 2016
XpecialGUEST

Boa noite,
É quase certo que o problema estará no facto de o SQL Server Express (que é instalado de forma integrada com o Primavera), por ser uma edição gratuita, não permitir o arranque do serviço Agent, que é responsável pela execução dos backups agendados. Penso que uma das alternativas seria configurar o serviço PWS (PRIMAVERA Windows Scheduler). O que sugiro é “esquecer” a configuração dos backups, no Primavera, e optar por software de terceiros como o SQL Backup Master. Artigos relacionados:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/03/26/backups-de-bases-de-dados-sql-server-para-a-cloud/
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2013/04/28/sql-backup-mastercpia-de-segurana-de-bases-de-dados-sql-server/

Como nota de rodapé, o ERP Primavera, nas versões mais recentes, possui um novo serviço denominado de Maintenance Plans Service que trata desta questão (serviço que executa os backups agendados), de forma simplificada.
Consulte a P11 do seguinte documento:
http://www.inovflow.pt/wp-content/uploads/2015/07/FAQ_ERPv910.pdf

1 11 2016
Mauricio

Boa tarde
Pessoal necessito de ajuda tenho instalado o primevera versão 8, e gostaria que me ajudem a definir a tabela da taxa IRT de Angola.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: