Obrigação de Comunicação de Faturas e Documentos de Transporte à AT-Primavera Express não sofrerá alterações

17 09 2012

Numa das últimas comunicações emitidas pela Primavera quanto às recentes alterações à legislação, relacionadas com a comunicação de dados de facturação e documentos de transporte, à AT, a implementar no inicio do próximo ano, é explicitamente referido que os produtos nos quais esta a ser estudada a implementação de novas funcionalidades são a última versão do ERP (v8), e o Starter Easy (v7.5).

 

Desta forma fica sub entendido que o Primavera Express não sofrerá alterações quanto a estas matérias, o que significa que não irá existir nenhum tipo de comunicação directa entre a aplicação e a AT. No caso da comunicação das facturas, esta poderá ser efectuada recorrendo ao SAF-T. Quanto à comunicação dos documentos de transporte, estes, embora sejam documentos assinados (certificados) penso que não são exportados para o SAF-T, tanto mais que o decreto que regulamenta esta nova imposição não refere este método como sendo uma opção.

 

 

Comunicado:

No seguimento da política do governo de combate à economia informal foi publicado o Decreto-Lei nº 198/2012, de 24 de agosto que impõe a comunicação obrigatória da emissão de faturas e documentos de transporte à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), as quais entrarão em vigor a partir de 1 de janeiro de 2013.

 

  • Comunicação obrigatória de faturas
    As pessoas singulares e coletivas que pratiquem operações sujeitas a IVA ficam obrigadas a comunicar à AT, por transmissão eletrónica de dados, os elementos das faturas emitidas nos termos do código do IVA. Essa comunicação deverá ocorrer até ao dia 8 do mês seguinte ao da emissão da fatura.
  • Comunicação de documentos de transporte
    Todos os sujeitos passivos com um volume de negócios superior a 100.000€ são obrigados a comunicar à AT os documentos de transporte antes do início do mesmo. No caso dos documentos de transporte emitidos por via eletrónica, programa informático certificado ou software produzido internamente, a comunicação à AT deve efetuar-se por meio de transmissão eletrónica de dados.

A PRIMAVERA encontra-se a preparar o produto para dar resposta às novas determinações legais pelo que vimos por este meio comunicar que as alterações a introduzir serão implementadas na v8.0 e posteriores.  Estas alterações serão introduzidas também na solução Starter Easy.

 

Fonte: PrimaveraBSS


Ações

Information

3 responses

6 01 2014
Fernando

Queria alterar alguns parâmetros de uma série (parâmetros de impressão e uso dessa série por defeito). Consegui fazê-lo para os recebimentos, mas não sei como o fazer para as facturas. Solicitava uma ajuda.

7 01 2014
XpecialGUEST

Boa noite,

O procedimento é precisamente o mesmo para os restantes tipos de documentos: vendas, stocks, contas correntes e tesouraria (https://invisibleflamelight.files.wordpress.com/2014/01/image1.png). Todos estes tipos de documentos estão acessíveis no menu Tabelas, no navegador.

8 01 2014
Fernando

Muito obrigado. Já consegui resolver o meu problema.

Cumprimentos

Fernando

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: