Primavera Express–Etiqueta de preço com desconto

21 10 2012

 

imageDesconto, para qualquer consumidor é uma palavra mágica que pode muitas vezes fazer desencadear a decisão de compra.

 

Neste artigo vou demonstrar como configurar uma etiqueta de preço com dois novos campos: o desconto do artigo, definido na respectiva ficha, em percentagem, e o preço de venda (PVP) após o desconto.

 

 

Crystal Reports:

Comece por instalar a última versão do Crystal Reports. Faça o download da versão demonstração (30 dias), do SAP Crystal Reports 2011 , neste link. Preencha o formulário e, na página seguinte carregue no link “Download SAP Crystal Reports 2011 Evaluation – EXE 425 MB”.

Ao iniciar o processo de instalação, será necessário que introduza a chave que foi enviada para o endereço que email que indicou no formulário.

 

 

 

Primavera Express:

Abra o assistente de emissão de etiquetas em Inventário > Utilitários > Emissão de Etiquetas.

image

No separador Artigos, carregue no botão Configurar. Na nova janela que abrirá, seleccione um dos mapas do sistema, como por exemplo o GCPEAR01 e carregue no botão Duplicar, respondendo SIM à pergunta ”Deseja Duplicar o mapa…”. Terá que introduzir posteriormente um nome para o novo mapa, que terá que ser inferior a 8 caracteres, como por exemplo DESC001.

Na janela de manutenção de mapas, deverá agora ver o novo mapa que acabou de ser criado. Seleccione-o e carregue em Propriedades. Altere, se assim o entender, a descrição do mapa.

image

 

 

 

Carregue no botão Editar. O Crystal Reports abrirá com o mapa seleccionado, para proceder as alterações. Originalmente o mapa deverá ter a seguinte estrutura:

image

 

 

 

Antes de proceder à alteração do mesmo, é necessário acrescentar dois campos à etiqueta, que são o desconto e o preço após desconto. Para o campo desconto, é necessário activar o explorador de campo (caso não esteja visível), no menu Visualizar > Explorador de Campo. Encontre o campo Desconto, dentro da tabela Artigo e arraste-o para dentro do relatório.

image

 

 

 

Agora, em Campos de Fórmulas, clique com o botão direito do rato e escolha a opção Novo, para criar uma nova fórmula, indicando de seguida o nome da nova formula, como por exemplo PVPcDESC.

image

 

image

 

 

 

Deverá colocar a seguinte formula, no editor:

{EtiqArtigo.Preco}-({EtiqArtigo.Preco}*({Artigo.Desconto}/100))

image

Carregue no botão Salvar e fechar, e de seguida arraste para o relatório a formula criada.

 

 

 

Altere a etiqueta da forma que desejar, retirando campos que não sejam necessários (neste exemplo foram arrastados para fora da etiqueta, no entanto podem ser eliminados).

image

 

 

 

Se desejar colocar uma cruz em cima do preço base, como forma de evidenciar o preço base, comece por cria-la numa qualquer aplicação de desenho, como o Paint por exemplo. Guarde a imagem com o tipo BMP.

image

 

 

 

Para inserir a imagem anteriormente criada, clique em Inserir > Imagem, seleccionando a imagem anterior.

Redimensione-a, se necessário. Posteriormente clique com o botão direito em cima do campo Preco e escolha a opção Mover > Para a Frente.

image

Agora arraste a cruz para cima do campo Preco.

image

 

 

 

Algumas alterações adicionais efectuadas ao neste exemplo:

  • Foram inseridos alguns símbolos como “-” e a “%” para complementar o campo do desconto, através da inserção de campos de texto (Inserir > Objecto de Texto).
  • Algumas formatações foram aplicadas, como no caso do desconto que após configuração só passará a mostrar o numero inteiro (logicamente que após esta alteração o utilizador não deverá definir descontos que não inteiros, na ficha dos artigos).
  • Activado o símbolo da moeda no campo do novo preço após desconto.

 

 

 

A primeira vez que guardar o relatório deverá ser confrontado com a seguinte mensagem:

image

Responsa Sim para avançar.

 

 

 

No Primavera Express, Confirme nas duas janelas que ficaram abertas para guardar alterações anteriores.

image

 

 

 

Administrador:

No Administrador, caso ainda não tenha configurado, defina que o PVP6 de cada artigo será utilizado para definir o preço do artigo sem IVA (normalmente PVP1) + IVA.

Seleccione a empresa em utilização, e em baixo, nas configurações da Logística e Tesouraria abra os Parâmetros da Empresa. Aqui, em Vendas > Preços de Venda. active a opção do PVP6, escolhendo o PVP1 como base de cálculo.

image

Feche o Administrador e reabra o Primavera para aplicar esta nova definição.

 

 

 

Em cada artigo, tem agora a possibilidade de utilizar o PVP6 como sendo o preço do artigo com IVA. Para facilitar carregue no botão da calculadora, para que o preço seja calculado automaticamente.

image

Uma nota importante para o facto de nenhum dos dois campos ser calculado automaticamente após alterações quer no PVP1, quer no PVP6. O utilizador terá que carregar sempre no botão que se encontra à direita do campo.

 

 

 

No editor de emissão de etiquetas deverá escolher o PVP6 e o novo relatório, para imprimir etiquetas com preços após desconto.

image

 

 

 

Resultado final:

image

 

 

Poderá descarregar o mapa neste link.

 

Nota: artigo editado tendo por base o Primavera Express v7.5. Na versão 6.4 os procedimentos são contudo muito semelhantes.


Ações

Information

2 responses

27 11 2012
Filipe

Boas! Este blog é uma pérola no que se refere a ajuda em vários programas de faturação, principalmente gratuitos e outras questões de negócio tão importantes do nosso País. Gostaria de sugerir que efetuasse um tutorial para alterar a localização por defeito das bases de dados SQL (do Primavera Express por ex.) para uma outra pasta à nossa escolha a fim de facilitar as cópias de segurança. Obrigado e continuação de um excelente trabalho!

27 11 2012
XpecialGUEST

Bom dia,

Obrigado pelo seu comentário.

Se utiliza a versão 7.50 do Express, ao criar uma nova empresa consegue alterar a localização da BD. Veja como proceder em “Localização da Base de Dados” no artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/03/04/primavera-express-v7-instalao-novidades-e-primeiras-impresses/

Em todo o caso poderá fazer o que pretende ao efectuar Detach, mover os ficheiros para a localização pretendida e fazer Attach da(s), base(s) de dados. O melhor mesmo é utilizar uma aplicação que automatiza as cópias de segurança. Leia os seguintes artigos:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/09/17/como-utilizar-o-sqlbackupandftp-para-fazer-backups-do-primavera-express/
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/06/19/sqlbackupandftp-com-suporte-a-armazenamento-na-cloud/
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/10/16/sql-backup-and-ftppossibilidade-de-fazer-cpias-de-segurana-de-pastas/

Cumprimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: