Crie facilmente uma VPN com o LogMeIn Hamachi

2 12 2012

imageUma VPN é uma rede privada virtual que utiliza a internet para interligar duas ou mais redes locais, distintas, criando um túnel de entre elas. Existem várias formas de implementar uma VPN, com diferentes níveis de complexidade de infra-estrutura e custos.

 

Um exemplo prático de utilização de uma VPN é a necessidade de um utilizador remoto, um vendedor por exemplo, que se desloca  de cliente para cliente, necessitar de ter acesso a recursos de rede partilhados que se encontram na sede da empresa, como impressoras, pastas partilhadas e aplicações. Esse utilizador no seu dia a dia pode ligar-se a várias redes diferentes como à rede do seu operador de banda larga móvel, à própria rede dos clientes quando os visita, à rede domestica quando trabalha a partir de casa, ou a um ponto de acesso WiFi em um hotel.

 

A sede da empresa por sua vez, tem a sua rede interna onde os seus recursos não são visíveis a partir do exterior. Ao utilizar uma VPN é como se o utilizador estivesse dentro da rede da empresa, podendo no entanto encontrar-se fisicamente distante.

 

O LogMeIn Hamachi é certamente dos serviços mais conhecidos que permitem implementar uma VPN com muito pouco esforço. A edição gratuita está limitada a 5 computadores por rede. Basta instalar o cliente VPN em cada computador (compatível com Windows, Mac e Linux) que vai participar da rede. Com o Hamachi não tem que configurar routers, redirecionar portas, configurar o sistema operativo e firewall, ter IP fixo ou DDNS, nem efectuar outras alterações na infraestrutura já existente.

 

No seguinte exemplo, existe um servidor com recursos partilhados na sede da empresa, e existem 2 portáteis que se encontram fora da empresa mas necessitam de aceder quer à impressora quer a pastas partilhadas.

 

 

Como configurar uma VPN com o LogMeIn Hamachi?

Em todos os computadores com os quais é desejado criar uma rede, aceder a http://www.vpn.net/ , descarregar e instalar o cliente de VPN.

image

A edição gratuita perdeu à algum tempo a funcionalidade de poder ser executada como um serviço, o que significa que nos computadores onde for instalada, para que possa funcionar devidamente, é necessário que um utilizador faça logon e mantenha a sessão iniciada. Esta funcionalidade é especialmente importante ao instalar o Hamachi num servidor, onde por norma nenhum utilizador faz logon interactivo.

 

 

 

Escolher a língua do interface e prosseguir com a instalação.

image

Carregar em Seguinte no segundo passo e posteriormente aceitar os termos do licenciamento.

 

 

Neste ecrã poderá definir a pasta de instalação e ainda activar a opção para criar um ícone no ambiente de trabalho.

image

 

 

Este é o último passo do assistente que permite executar o Hamachi ao terminar.

image

 

 

O Hamachi tem um interface extremamente minimalista que guia o utilizador através de um assistente que permite criar uma nova rede ou ligar-se a uma já existente. O processo inicial passa por ligar o serviço no botão ON/OFF.

image

 

 

É perguntado ao utilizador qual o nome do cliente. Por defeito é sugerido o nome do computador, no entanto este poderá ser alterado para melhor identificar o computador e(ou) utilizador. Carregue em “Create” para prosseguir.

image

 

 

Aguarde até que seja mostrado o assistente que vai permitir criar nova rede ou juntar a uma rede existente.

image

Neste exemplo, vamos criar nova rede, com o nome EMPRESA ABC, e definir uma password que irá restringir o acesso a esta mesma rede. Só é necessário criar a rede uma vez, e num só computador que pode ser o primeiro onde o Hamachi é instalado. Os restantes vão juntar-se a esta rede criada.

image

Existem 2 tipos de redes. As detidas pelo cliente, normalmente ponto-a-ponto e as geridas. A grande diferença é que as redes geridas podem ser administradas centralmente no site do LogMeIn Hamachi e podem ter funcionalidades mais avançadas.

 

 

Como é possível verificar, a rede “EMPRESA ABC” foi criada, está activa, e o cliente “Portátil-cmoreira-WinXP” já faz parte dessa rede.

image

 

 

 

 

 

Adicionar novos computadores à rede.

Após instalar o cliente Hamachi em outro computador, agora num portátil com OS X, é apenas necessário indicar qual a rede previamente criada e a respectiva password.

1

Como é possível verificar existem agora 2 computadores que fazem parte da VPN “Empresa ABC”.

image

O indicador 2/5 indica que, existem neste momento 2 membros de uma rede que pode atingir 5, uma vez que é o limite da edição gratuita do Hamachi.

 

 

 

 

Por fim é feita a instalação Hamachi no servidor, e é conectado à rede criada.

image

 

 

 

 

 

Acesso aos recursos do servidor

Portátil com XP

O objectivo último é na maior parte dos casos, aceder a recursos em redes distantes. Tal como se estivesse na rede interna, basta procurar o computador que tem os recursos desejados e ao qual queremos aceder. Podem ser solicitadas as credenciais de acesso, tal como aconteceria dentro da própria rede.

image

image

 

 

 

Portátil com OS X

image

image

 

 

 

Existem ainda recursos que podem ser úteis tais como um chat entre os clientes, a possibilidade de estar ligado a mais do que uma rede ao mesmo tempo, modificar opções avançadas de encriptação e compressão de dados.

 

 

 

Links de interesse:

Serviços alternativos ao Hamachi

Pricing do serviço

Manual do LogMeIn Hamachi em português


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: