Primavera Express 7-NOVAS REGRAS DE COMUNICAÇÃO DE FATURAS

4 12 2012

Novas informações disponíveis na página do Primavera Express:

 

Fonte: http://www.primaverabss.com/

No âmbito das obrigações declarativas, publicadas no Decreto-Lei nº 198/2012, de 24 de agosto, que entram em vigor dia 1 de janeiro de 2013, ficou claro recentemente que a submissão do ficheiro SAFT (PT) tal como ele existe é admissível para upload no Portal das Finanças.
A PRIMAVERA informa que não irá introduzir qualquer alteração na estrutura do ficheiro SAFT (PT), no âmbito do Decreto-Lei atrás referido, uma vez que o ficheiro gerado pelo EXPRESS (v7) cumpre com os requisitos necessários para cumprimento da obrigação de comunicação de faturas à AT (Autoridade Tributária e Aduaneira).


Deste modo, os utilizadores EXPRESS (v7) já se encontram preparados para cumprir com a obrigação de comunicação de faturas à AT através da submissão do ficheiro SAFT (PT). No entanto, caso assim o entendam, a partir de meados de dezembro os utilizadores Express (v7) poderão aceder a uma nova versão da aplicação que incluirá melhorias quanto à usabilidade e controlo do ficheiro e que estará disponível através da página de download deste portal.


Ações

Information

34 responses

5 12 2012
hugo santos

Boa noite, e os utilizadores do primavera v6.4? Programa que também emite o SAFT.

5 12 2012
Vitinho

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/AC494AE7-7E41-41C9-991B-15C3F0126ABF/0/ComunicacaodosdadosdasfaturasaAT.pdf

“No momento ou após a transmissão do bem/prestação do serviço, o fornecedor emite a
fatura respeitando as regras legais vigentes.
No início do mês seguinte, o agente económico extrai do seu sistema de faturação o
ficheiro SAF-T (PT) para o efeito de comunicação à AT das faturas emitidas no mês
anterior.
O ficheiro xml para este efeito deve conter as seguintes tabelas do SAF-T (PT):
 1 – Cabeçalho (Header);
 2.2 – Tabela de Clientes (Customer);
 2.5 – Tabela de Impostos (TaxTable);
 4.1 – Documentos Comerciais de Clientes (SalesInvoice).
O ficheiro apenas deve conter os Documentos Comerciais com data movimento do período
em extração.”

Ie, as finanças pedem documentos comerciais. A Primavera para não se chatear muito, vai fornecer para além dos documentos comerciais, dados contabilisticos etc.

Ou muito me engano ou vão ter as Finanças a dizer que não querem o ficheiro assim (e os clientes tb)

5 12 2012
Vitinho

OK

Já percebi.

“Em face da importância de concretização da presente
medida e como forma de apoiar os contribuintes, será
disponibilizada, gratuitamente, uma aplicação informática
destinada a extrair dos ficheiros SAF -T (PT) das empresas
os elementos relevantes das faturas a serem enviadas à AT,
bem como os meios necessários para permitir a submissão
direta dos dados das faturas através do Portal das Finanças.
Com efeito, a disponibilização desta aplicação destina -se a
garantir um princípio estruturante de todo o sistema, que é o
da gratuidade, evitando assim que os sujeitos passivos e os
consumidores finais sejam onerados com custos adicionais
decorrentes da aplicação desta medida.”

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/AC494AE7-7E41-41C9-991B-15C3F0126ABF/0/ComunicacaodosdadosdasfaturasaAT.pdf

Alguém sabe se a dita aplicação já foi disponibilizada para testes?

5 12 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

Quando é referida aplicação, não significa necessariamente que será uma aplicação que terá que ser instalada no computador.
Já existe um portal especifico, que para alem de FAQ’s permite enviar o ficheiro SAFT: https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/external/factemipf/home.action

14 12 2012
Vitinho

Medo, medo

5 12 2012
5 12 2012
Vitinho

8 de Fevereiro de 2012

(tic tac, tic tac, tic tac)

6 12 2012
Jorge Tavares

Vivas!

Será que me pode ajudar?

Instalei a o Express V7 (ja uso há algum tempo a v6.4).

Aquando da primeira vez que corro o programa (V7), ele arranca o Setup&go, e o programa deixa de responder.

Já tentei correr “como administrador” (win7) e sempre sem sucesso…

Alguma dica?

Desde já o meu muito obrigado.

12 12 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Já vários visitantes reportaram situações semelhantes. Não encontrei nenhum comentário onde fosse indicado como proceder para ultrapassar essa situação. Contacte o suporte da Primavera.

Cumprimentos

13 12 2012
Jorge Tavares

Muito obrigado na mesma!

Cumprimentos

7 12 2012
Miguel

Boa Tarde, será que na gama express a primavera irá disponibilizar a comunicação das facturas via webservice á AT ? Ou em caso negativo alguem conhece softwares que o efectuem (o objectivo seria não ter de estar mensalmente ás voltas com os SAFT). Obrigado

12 12 2012
XpecialGUEST

A Primavera já indicou que não vai proceder a alterações no Express no sentido de comunicar dados de facturação à AT via webservice. Duvido muito, dada a complexidade que implica, que venham a existir aplicações externas, desenvolvidas por terceiros que permitam fazer esse tipo de comunicação.

12 12 2012
Miguel

Obrigado pela resposta. E se é que eventualmente alguem sabe, isso está previsto e/ou em funcionamento na gama starter ?

12 12 2012
XpecialGUEST

Pelo que li, sim, no entanto o melhor é confirmar com a Primavera.

13 12 2012
Luis Caldas

Já alguem saber se o ficheiro gerado pela v.6.40 é aceite pelas finanças com as novas normas etc etc ?

13 12 2012
XpecialGUEST

Boa tarde,

No site da Primavera tem agora a seguinte informação:

“Atenção: Se é utilizador EXPRESS v6 deverá fazer o upgrade para versão mais recente (v7) uma vez que a versão do software que utiliza não responde às novas regras de comunicação de faturas.”

13 12 2012
Analisador SAFT–Analise e valide os dados do seu ficheiro SAFT « ..::invisible flame light::..

[…] Primavera Express 7-NOVAS REGRAS DE COMUNICAÇÃO DE FATURAS […]

13 12 2012
Luis Caldas

Pois ja percebi que a versao 6 nao permite exportar o saft com datas mensais. A minha opiniao é que devia ser mais simples o upgrade para a versao 7 a nivel de templates para quem alterou etc etc e na questao no limite de 30 mil euros na facturaçao. Mas como sempre o mais pequenino é que se lixe…Aproveito para dar os parabens mais uma vez por este site e trabalho desenvolvido.

30 12 2012
XpecialGUEST

Podia ser mais fácil…mas não era a mesma coisa :)
Obrigado pelo comentário.

27 12 2012
Filipe Pedro

boas,
pelo que li acima o saft-pt do express 6.4, não é valido, a versão 7.5 esta limitada a 30.000€, quais são as soluções mais económicas, tendo em conta que já tenho artigos e cliente (MUITOS) lançados na versão 6.4.

30 12 2012
29 12 2012
hugo santos

Boa noite só agora me dei conta pelo que estou a ler neste post, que a v6.4, que possuo, não está nos parametros exigiveis… Estou como o Sr Filipe Pedro, e agora que soluções mais económicas, estava a engrançar com o primavera? Pois facturo mais de 30 000€…

27 01 2013
Paulo

Boa tarde,
chamo-me Paulo e já trabalho com o Primavera Express já à 3 anos e tenho que agradecer muito ao XpecialGUEST por tantas dúvidas esclarecer a esta gente toda, tal como eu, que fomos encontrando dificuldades em trabalhar com o programa e que foram resolvidas e ultrapassadas.
Fica sempre bem dizer isto pois realmente este senhor, é digno de uma homenagem.
Bom, posto isto vou colocar a questão que me trouxe aqui.
tal como muita gente, fui obrigado a fazer a actualização para a Versão7 e por acaso, correu-me tudo bem.
Tinha algumas guias de remessa de Janeiro tiradas no programa anterior(6.40) mas fiz a reposição de um backup do dia 31-12-2012 e lançei as guias de novo na versão7 para faturar tudo no fim do mês já no programa novo..
Acontece que hoje, fui lançar uma guia de remessa e aoo imprimir saiu-me com uma letra quase ilegível. Fui ao windows à configuração da impressora e estava tudo bem.
Como faço para mudar o tipo de letra para ficar percetível?
Muito obrigado por tudo e um grande bem haja para o dedicado senhor XpecialGUEST.

Paulo Gonçalves

29 01 2013
Paulo

Alguém me pode ajudar?
Estou mesmo a precisar de resolver este problema com urgência.
Agradecia encarecidamente que alguém me pudesse esclarecer.
Obrigado pela atenção.

Paulo Gonçalves

29 01 2013
Miguel

Ola,
Ja foi testado mudar o relatorio que esta a ser impreenso a ver se resolve? … Claro que isto sera apenas uma ideia …

29 01 2013
Paulo

Boa noite,
imprimi um mapa de iva e saiu-me bem.
Não sei sinceramente o que se passa.
Tiro guias de remessa todos os dias e estou a ficar preocupado.
Fui obrigado a migrar para a versão V7.50 mas fiquei pior do que estava.
Obrigado na mesma.

Paulo Gonçalves

29 01 2013
Miguel

Olá Paulo não era bem isso que eu queria dizer.
A minha ideia era nas propriedades de impressão do documento, dentro da série do documento, e neste caso as Guias de Remessa ver qual é o relatorio que está a ser impreenso (tipo “Doc. venda c/ logotipo” ou algo do género pois não tenho aqui o primavera neste pc) ….

29 01 2013
Paulo

No separador impressão aparece” Doc. venda s/logotipo” e as 3 vias da G.remessa. Está tudo bem aí.

Paulo Gonçalves

29 01 2013
Miguel

Experimenta colocar doc venda com logotipo e imprime a ver se muda alguma coisa …

31 01 2013
Paulo

Miguel, experimentei vários tipos de documentos de saída e sai-me tudo com o mesmo tipo de letra.

1 02 2013
Miguel

Olá,

Apenas uma ideia meio tola mas verifica por exemplo em MS Word se tens a fonte “Calibri” instalada e a funcionar nesse computador (se não estou em erro é a fonte que o Primavera 7.5 usa para os reports …

5 02 2013
Paulo

Olá Miguel.
Fiz um pré visualizar e exportei para o word e já imprime bem.
O tipo de letra é o mesmo.
Acontece que se mandar diretamente para a impressora sai-me um tipo de letra ilegível muito junta mas reoarei que se fizer pré visualização e imprimir, já me sai bem….definitivamente fico sem perceber,lol
Cumprimentos.

Paulo Gonçalves

2 02 2013
Paulo Gonçalves

Miguel, tenho esse tipo de letra no word.
Sabes, já tentei todos os tipos de letra possíveis mas continua-me a sair igual…não sei o que fazer….
Obrigado pela ajuda.

Paulo Gonçalves

4 02 2013
Maria

Estou com um problema com o Express 7.5 de 2013. Lancei um documento (ADC) adiantamento de cliente (foi o primeiro), acontece que na conta corrente o valor aparece em duplicado, depois da fazer a fatura na conta corrente o cliente fica a dever o valor da fatura e desconta o adiantamento a dobrar. Se consultar os pendentes o valor está correto. Como resolver este erro?
Obrigada!

Deixe uma Resposta

