Primavera Express 7.5-Nova actualização 07.5001.1134

27 12 2012

A versão 07.5001.1134 disponibilizada hoje, vem dar resposta às alterações fiscais que entram em vigor em 2013.

 

Para descarregar a actualização deverá carregar na opção “Procurar actualizações” no menu Ajuda. Aguarde até que seja mostrada uma janela a informar que uma versão mais recente foi encontrada e descarregue-a para o computador.

Deverá efectuar uma cópia de segurança das bases de dados e dos mapas, antes de avançar para o processo de actualização (ler nota no fim do artigo).

Se ainda não tem instalado o Primavera Express poderá descarregar aqui.

 

Depois de actualizar, a primeira vez que executar o Primavera ou o Administrador será mostrado o Setup and Go que será responsável por actualizar a base de dados.

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Deverá seguir as instruções fornecidas ao longo do processo.

Ao concluir o assistente, se a actualização correu como esperado, não deverão ser mostrados erros na migração, o que significa que poderá agora abrir o Primavera normalmente.

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Alterações:

Nos utilitários do módulo de Vendas, existe agora um assistente de exportação do SAF-T. Este assistente permite gerar um ficheiro SAF-T simplificado, que vez que agora, ao contrário do SAF-T “normal” (cuja exportação é feita no Administrador), apenas comtempla os artigos e clientes constantes dos documentos a exportar e não as tabelas completas.

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Este utilitário permite visualizar os documentos que vão ser exportados para o ficheiro. Depois de seleccionar as datas pretendidas, carregue em Actualizar. São mostrados todos os documentos a exportar para o SAF-T. Carregue posteriormente em Processar, para que seja mostrada a janela de exportação.

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Nesta janela poderá definir o caminho de destino para o ficheiro, assim como incluir comentários.

A opção “Exporta todos os documentos”, quando activada, faz com que sejam incluídos documentos que já foram exportados.

Ao pressionar Confirmar o ficheiro será gerado e é será aberto no navegador o site da AT onde deverá proceder ao de envio do ficheiro.

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O separador Histórico será preenhcido.

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Em todas as linhas é possível, através do Drill Down,  visualizar mais detalhes sobre cada exportação.

 

 

 

Existem também alterações ao nível dos documentos. Passam a existir dois novos documentos: a Factura Simplificada (FS ao nível do SAF-T), e Fatura/Recibo (FT ao nível do SAF-T). Este último é para documentos a pronto (vem substituir a Venda-a-Dinheiro).

Foi também criado um novo campo “Designação” que permite que um documento possa ter uma designação diferente da designação que será impressa nos documentos. No caso do documento Fatura/Recibo, a designação fiscal na impressão é Factura.

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Uma vez que este documento só pode ser emitido em determinadas circunstâncias, existe um novo campo para indicar o valor limite até ao qual o documento pode ser utilizado. Quando esse limite for ultrapassado, não será possível gravar o documento. É mostrada uma janela a sugerir ao utilizador um outro documento.

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Esta funcionalidade está também disponível no POS.

 

 

 

 

 

Ao nível da impressão passa a ser incluído o código do documento como forma de garantir a unicidade da numeração, uma vez que vários tipos de documentos podem ter a mesma designação fiscal. image

 

 

 

 

 

A aplicação passa também a controlar a possibilidade de gravar documentos do tipo “Venda-a-Dinheiro”, conforme a data do documento. Se a data for superior a 01-01-2013 será impossível gravar.

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Não é possível criar um novo documento com a designação fiscal [VD] e data igual ou superior a 01 de Janeiro de 2013.

 

 

 

Nota: Se anteriormente, antes desta actualização, alterou ou duplicou algum mapa, deverá refazer essas alterações, nos mapas disponibilizados por este instalador.Por via das dúvidas não deverá optar por repor a cópia de segurança da pasta Mapas. Esta questão ganha especial importância por causa dos mapas associados aos documentos de venda, uma vez que estes podem ter sido alterados pela Primavera para comtemplar as mais recentes alterações fiscais.


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219 responses

28 12 2012
Nekinha

Eu não consigo acertar com a diferença de 0.01 €…tenho 127.10 mais iva( 29.233) menos retenção 27.3265, igual a 129.0065. Penso que por usar o iva apenas com 2 casas decimais nunca me dá o valor correcto de 129.01 mas sim de 129.00, alguém me pode confirmar isto ou como se faz para ajustar o primavera a isto mesmo?!
Bom trabalho

30 12 2012
XpecialGUEST

Deverá contactar o suporte da Primavera para apoio.

28 12 2012
Pedro

Boa tarde,

esta actualização também já está disponivel para o Primavera Starter Easy 7.50?

Em relação aos acertos, de tantas variantes que fiz a que ficou menos pior refere 2 casas decimais para tudo: Valores, IVA, …
Apenas quando crio um documento no Editor de Vendas, ao colocar o valor sem IVA no artigo se o valor final da compra divergir utilizo o item acerto que coloca 0,01 no documento e asim o valor total do documento fica certo.

Não sei se alguém conseguiu uma melhor combinação?!

30 12 2012
XpecialGUEST

Boa noite,
Sim, está disponível para o Starter Easy.

29 12 2012
hugo santos

Boa noite e em relação ao primavera express V6,4?

Não tem essa actualização do SAF – Simplificado.

Nem tem essa Actualização em que as vendas a dinheiro são substituídas e por sua vez incluida a factura simplificada.

E agora, continuo a facturar com o primaversa 6.4, se este ainda cumpre as exigências legais?

Obrigado.

30 12 2012
XpecialGUEST

Terá que actualizar para a versão 7.5 tendo em conta que o Express 6 está descontinuado, e a Primavera já indicou que o mesmo não irá cumprir com as novas regras. Tenha em conta as limitações do Express, nomeadamente o volume máximo de negócios.

22 02 2013
andreia

Boa tarde XpecialGUEST,preciso de ajuda…Como fazer essa actualização?Obrigada

29 12 2012
Jose Nunes

instalei e no pos exemplo um artigo de 5 euros com iva da no total 5.01euros a pagar… que ruim… alguem tem solução ?

29 12 2012
Jose Nunes

troquei o documento por defeito no posto para FS e ja nao da a diferença de 1 cêntimo

Abraço

9 01 2013
Teresa Guerreiro

Boa tarde José,

Como alterou o documento por defeito no POS de Venda-a-Dinheiro para FS?

Cumprimentos,
Teresa

29 12 2012
Bruno Caetano

Boa noite, ainda se pode continuar a utilizar o PE 6.4?
O SAFT que ele exporta pode ser utilizado?
Cumps.

29 12 2012
jose nunes

Nao.. tem de ser a nova versao pois o saft da 6.4 nai cumpre as novas normas do saft

30 12 2012
hugo santos

Bom dia,

Mas o PE 7.5 é so até 30000€.
Que soluções sugerem em software não certificado idêntico ao PE 6.4, que não tenha esses limites?
E no âmbito dos gratuitos que sugerem?
Obrigado.

30 12 2012
XpecialGUEST

Boa noite,

Não certificados? Os produtores de software não podem mais disponibilizar software não certificado por isso será difícil de encontrar.
Em todo o caso o Projecto Colibri é gratuito e não tem limites de volume de negócios, embora a versão disponibilizada, seja certificada.

31 12 2012
hugo santos

Bom dia XpecialGuest,

Obrigado pelo comentário.

Descobri que também existe o time factura, o gestcom enterprise express. Na sua opinião qual o melhor?
E nos pagos, mas baratos?

Obrigado.

8 01 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Não tenho opinião formada sobre o Time Factura. Alem disso penso que foi descontinuado.

Em relação ao Gescom Enterprise Express, nada melhor do que ler os comentários no artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/tag/gescom-enterprise-express/ e testar a aplicação.

Existem dezenas de software-houses no mercado, nada melhor do que ir testando, perguntando, comparando…
Cumprimentos

30 12 2012
Thomas

Alguem pode disponibilizar a versão mais recente do PE? Tenho a v 1119 e ao procurar sempre diz que ja tenho a versão mais recente. Ao tentar descarregar do site da primavera, memsmo com registo novo, fico com uma versão ainda mais antiga 7.5001.1103! Isso faz algum sentido?

Obrigado e boa passagem de ano!

30 12 2012
XpecialGUEST

Deverá tentar novamente. Certamente é um problema temporário.
Cumprimentos e bom ano

31 12 2012
Thomas

Já estou a tentar desde que essa versão se encontra disponível, mas não consigo actualizar pelo software nem descarregar do site da Primavera. Sempre dá me a versão EXP750_7.5001.1103.

Muito estranho. Vou tentar no ano novo!

2 01 2013
Rui

Já consegiste Thomas?

8 01 2013
31 12 2012
Leonardo

Boa noite,

Este ano ultrapassei por pouco os 30.000€… mas em 2013, tenho muitas duvidas que chegue lá (infelizmente)…

Ao fazer a atualização do primavera express como é verificado o volume anual, de acordo com os valores registados do ano anterior? Ou esses dados não são tidos em conta e durante o ano de 2013 caso se atinja os 30.000,00€ a aplicação deixa de emitir mais facturas?

Obrigado, Leonardo

8 01 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Pelo teste que acabei de fazer ele controla o limite por cada ano. Em todo o caso antes de avançar confirme com a Primavera.

31 12 2012
Nelson

Boas,
ao tentar imprimir mapa de iva dáme sempre o seguinte erro Erro no” método: SetLocation, mapa: C:\PROGRAM FILES\PRIMAVERA\SGX750\MAPAS\EX\GCP\IVA00004.rpt.
Impossível localizar a propriedade QE.”, e a tentar imprimir inventário também me dá erro nos mapas.
Isto depois de atualizar para a versão mais recente.
Espero que me possa ajudar,
Obrigado

3 01 2013
Antonio

Boas
Tirar a opção pre visualizar, e já imprime….

5 01 2013
Nelson

obg

6 01 2013
Sérgio Torres

Boas Nelson

Conseguires resolver este problema da propriedade QE?
É que eu estou com o mesmo problema e retirando a opção de pré-visualização dá-me erro na mesma.
No entanto o mapa que eu criei é o unico que abre no crystal reports. Os que vêm por default do primavera dão-me erro a abrir.
Ou seja, não consigo nem inserir logotipo nos mapas que vêm por defeito, nem usar o meu que já tem o logotipo.

Obrigado

9 01 2013
XpecialGUEST

O ideal é utilizar sempre a última versão dos mapas, que vêm com os instaladores. Em todo o caso qual é o erro que recebe ao abrir os reports com o Crystal?
Cumprimentos

10 01 2013
Nelson

Boas, a mim resolveu-me retirando o pre visualizar.
Cumps

31 12 2012
Nelson

Boas, qual o relatório predefinido da Factura/recibo e factura simplificada?
Obrigado

8 01 2013
XpecialGUEST

Doc. Venda s/ Logotipo (GCPVLS01)

1 01 2013
Pedro

Boa noite,

Quando crio uma Factura-Recibo com o cliente VD para emitir uma Factura-Recibo a um cliente que pagou a pronto, no SAF-T não aparece o nome desse cliente nem a morada ou o seu contribuinte, apenas aparece VD e os artigos e valores inseridos na Factura-Recibo!

Isso é normal? Ou tenho sempre de abrir uma ficha para cada cliente para o qual tenho de emitir uma Factura-Recibo?

Obrigado.

8 01 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Penso que é normal uma vez que a legislação não obriga, em determinadas circunstancias, a identificar o cliente.
Cumprimentos

1 01 2013
Pedro

Boa noite,

Voltando à dúvida acima apresentada…

em vez de utilizar o cliente “VD – Cliente Indiferenciado” existente no Primavera e definido no Administrador como “cliente indiferenciado”, criei um cliente igual ao “VD” chamado, por exemplo, “FR – Nome do Cliente” e utilizei-o para emitir as Facturas-Recibo de Clientes que pagam a pronto pagamento.

Como o cliente “FR” não está definido no Administrador (nos parâmetros da empresa) como “Cliente Indiferenciado”, o SAF-T recolhe os dados dos clientes (nome, morada, NIF) criados com este cliente-tipo no Editor de vendas, e como defini o cliente “FR” com tipo de pagamento “pronto pagamento”, ele não gera contas correntes, como se pretende em clientes que pagam a pronto.

2 01 2013
Rui

Boa tarde,
Quando faço a tentativa de atualização (a versão que tenho neste momento é 7.5001.1121) atraves do Primavera, diz que existe uma nova versão e que para baixar se deve fechar a aplicação, o que é impossivel. Depois de clicar ok abre-se um bloco de notas em branco e diz “A sintaxe do nome do ficheiro, do nome do diretorio, ou da etiqueta do volume é incorreta” e não dá para fazer mais nada.
Também já baixei a atualização a partir do site da primavera, lá diz que é a versão 07.5001.1134, mas depois de extair o ficheiro é criada uma pasta “EXP750_7.5001.1119”, ou seja uma versão abaixo na minha atual. Ao executar o setup.exe confirma que esta versão é mais antiga do que a minha e que não é a ultima que saiu. Alguem pode ajudar?

2 01 2013
Thomas

Tive o mm problema. Tentei com 6 registos diferentes, em 3 browsers diferentes, sempre descarregou uma versão maos antiga. No entanto descarregei hoje noutro Computador directamente do site com outro registo novo e ai já deu. Pode ser que ajuda algo.

9 01 2013
XpecialGUEST

Também já verifiquei que existe um comportamento diferente conforme o navegador utilizado, que tive oportunidade de mencionar no artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/11/17/primavera-express-no-windows-8/

2 01 2013
Pedro

Por acaso das duas vezes que fiz o download deu-me as versões: 1119 e 1134. Tudo ok.

Não percebo sinceramente que downloads são esses do Starter Easy!
Eu comprei a versão anual!

E vocês?

Em relação à dúvida que coloquei acima não sei é se trará problemas ao SAF-T?!!! O suporte do Primavera está um caos… montes de tempo ao telefone para não haver nenhum técnico disponivel. :(((

Alguém me consegue ajudar… como é que criam clientes c/ pagamento a pronto no Starter Easy? Documento “Factura/Recibo” e em relação ao cliente? Criam sempre uma ficha para ele, quer o pagamento seja a pronto quer seja a crédito?

Obrigado.

3 01 2013
Pedro

Desculpem lá estar-vos a chatear mais uma vez.

Podem-me dizer ao menos como estão a emitir Facturas ou Facturas Simplificadas para clientes c/ pagamento a pronto no Starter Easy ou no Express 7? Criam sempre uma ficha para eles, quer o pagamento seja a pronto quer seja a crédito, ou utilizam algum item especial tipo “VD – Cliente indiferenciado” ou outro item que tenham criado para pronto pagamentos?
é que se utilizar o item VD para os clientes a pronto pagamento no SAF-T não aparece os dados deles!!! Não sei se isso é normal?

Tenho aqui montes de clientes a pronto para emitir documento de facturação e não sei como!
O suporte do Primavera via telefone está um caos e por email as respostas são mais que lacónicas ((

Cumprimentos,

Pedro Figueiredo

3 01 2013
victor

boa tarde, ao tentar gravar um documento de venda o programa da um erro dizendo que “o numero do documento original é obrigatorio, não sei do que se trata. por favor se alguem me puder ajudar agradecia.

8 01 2013
XpecialGUEST

Está a escolher uma série de documentos que tem a opção “Cópia do documento original” activada. Consulte este artigo:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/03/30/primavera-express-v7-como-proceder-em-caso-de-inoperacionalidade-da-aplicao/

3 01 2013
rodolfo

Boa tarde. Tentei colocar logotipo com o crystal report usando o tutorial do 6 e alterando os ficheiros indicados mas os recibos não aparece o logotipo e nas faturas diz que o rodape e cabeçalho são grandes demais. Pode explicar como alterar o logotipo para a versão 7.50? obrigado

9 01 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Embora o artigo tenha sido escrito tendo por base a v6, não terá dificuldades de maior se o utilizar para alterar reports da v7.5. Se não está a conseguir obter sucesso sugiro que solicite a ajuda de um profissional, ou crie um incidente de suporte directamente no suporte da Primavera.

Cumprimentos

9 01 2013
rodolfo

Eu na versao 6 tinha conseguido e fiz tudo igual agora nesta faço o mesmo mas diz que o cabeçalho e rodape sao grandes demais e nos recibos nao aparece o logo.

3 01 2013
sonia

boa noite
tentei alterar no posto de venda o documento sugerido de VD para Fatura simplicada, para depois poder utilizar no POS directamente a FS.
Acontece que quando faço a alterarção e tento gravar da-me oseguinte erro:
“A série do documento de devolução conta corrente não existe.
A série do documento de devolução a dinheiro não existe.”

No entanto a serie 2013 esta criada para ambos os documentos.
Qual sera o problema?

Obrigada

4 01 2013
João Ferraz

Bom dia , estou farto de tentar de entrar em contacto a Primavera por causa de atualização feita e não consigo pois continua dar-me erro: Não é possível criar um novo documento com a designação fiscal [VD] e data igual ou superior a 01 de Janeiro de 2013.: pei«dia a vossa ajuda, já pagiei uma nova licença e nada …..

4 01 2013
victor

bom dia, se ja fez esta atualização não conssegue gravar o documento com a designação VD, o sistema não deixa.

4 01 2013
Pedro

Boa noite,

o suporte do Primavera está um caos, isto dito duas vezes por eles… :(
Depois de vários telefonemas e mails lá consegui saber quase tudo o que queria.

Então aqui vai João:

O documento VD deixou de ter validade a partir de 01-01-2013, essa mensagem é um alerta criado propositadamente para o cliente.

Assim o documento “Factura-Recibo” vem substituir a VD.
Podes usar o cliente pré-existente no primavera “VD-Cliente Indiferenciado” no documento “Factur-Recibo” para emitires Facturas [FR] para clientes que pagam a pronto.
As Facturas-Recibo tal como as antigas VDs autoliquidam, ás-de reparar que não aparece nada nas contas-correntes.
No caso de o cliente não fornecer NIF, deixas o campo em branco preenchendo os outros campos tal como nome, morada, cod. postal, distrito, …

Espero ter ajudado.

Cumps

4 01 2013
Necro

Boas! O que me preocupa é que ao usar Factura/Recibo no POS (e tem de ser pois é o único documento que activa o método de pagamento e não cria pendentes nas contas correntes) no talão de venda aparece com a designação FR e não sei se é legal com as novas regras da AT (nas impressões A4 aparece como Factura NUMERO/SERIE [FR]).

Alguém sabe se é legal? Melhor ainda, alguém sabe como por este documento a ser designado como Factura no talão de venda do POS?

Obrigado

4 01 2013
Pedro

Boas Necro, é legal, por isto:
o primeiro nome “FACTURA” é o nome que a AT exige que apareça nos documentos de facturação também pode aparecer “FACTURA SIMPLIFICADA”, o [FR] ou [FA] ou [FS] é um complemento para a série que tu criaste, primavera coloca-a automaticamente logo a seguir ao nome que tudeste à série, logo faz parte dessa série.
O nome de uma série pode ser o ano fiscal em que entraste mas também pode ser outro bem diferente dependendo do ramo de negócio que tenhas e que te dê mais jeito ter.

5 01 2013
Necro

Boas Pedro! Muito obrigado pela resposta, isto tem sido uma dor de cabeça! Eu percebo que o nome/série que damos ao documento pouco interessa, mas pelo que sei é importante que na impressão seja impresso o nome correcto e autorizado pela AT. Neste caso FACTURA e FACTURA SIMPLIFICADA. No entanto, e apesar do nome sair correctamente nas impressões A4, nos talões de impressoras POS sai FR para Factura/Recibo e é isto que me preocupa não ser legal. Nas simplificadas sai FS e nas normais FT e isto pode dizer-se correcto, pois até é a designação gerada no SAF-T.
Pelo que vejo agora, penso que até posso configurar um talão de venda específico para as Facturas/Recibo com um nome sempre fixo (Factura por ex.) e isto deve resolver o problema, mas será que a Primavera não deveria ter estado atenta a isto?
É que pela AT o documento Factura/Recibo já não existe e o Primavera Express emitir um documento FR dá confusão…

Outra questão caricata, sendo as Facturas Simplificadas os documentos que substituem os talões de venda/vendas a dinheiro estas não deviam gerar pendentes nas contas correntes! É que para isso usava-se a Factura normal…

5 01 2013
Pedro

Em relação ao POS não te consigo ajudar… como não trabalho numa frente de loja mas num escritório utilizo o ERP do Primavera (menos vistoso e mais técnico)!

Sim no ERP as Facturas e Facturas Simplificadas geram sempre pendentes nas C.Correntes e a Factura/Recibo autoliquida (fiz alguns testes destes ainda em 2012 e pude constatar isso).
Acho um bocado estranho mas também cheguei a ouvir que as Facturas Simplificadas iam substituir os talões e as VDs, no entanto a fonte de informação não me pareceu lá muito credivel.
Fiquei com a impressão de que as facturas simplificadas são apenas uma versão light das facturas.

No entanto o suporte do Primavera (apesar de caotico) confirmou-me que as Facturas/Recibo [FR] é que vão substituir as VDs, no entanto quando impressas em papel têm de vir com a designação de FACTURA nº / série [FR] exigida pela AT.

17 01 2013
Nelinha Silva

Boa tarde Sr. Pedro,

Tal como o senhor trabalho num escritório, não tenho tido dificuldade com o Starter Easy, mas quando tento introduzir o valor das casas decimais nos artigos, precisi de introduzir artigos com valores com 3 e 4 digitos decimais, faço a respetiva alteração das casa decimais no admnistrador, mas quando entro na plataforma de facturação aparece-me sempre as duas casas decimais. Pode-me ajudar?

17 01 2013
Nelinha Silva

:)

17 01 2013
Pedro

Boa noite Nelinha, eu costumo usar apenas 2 casas decimais para a “coisa” não ficar estranha e se por acaso o total não ficar certo utilizo o item “acerto” existente no Editor de vendas :)

Para mudar as casas decimais pode ir a Tabelas => Gerais => Outras Tabelas => Moedas => escolher EUR (Euro) e clicar no separador “Geral”, aí pode definir as casas decimais para várias situações.

4 01 2013
nelinha

Com esta versão como se pode anular/estorno de factura, ??

4 01 2013
Thomas

Se não estou enganado, apartir deste ano não é permitido anular faturas., pelo que essa opção está desativada. Se tou enganado, podem me dar porrada XD

4 01 2013
Pedro

Já não existe estorno para facturas, só para recibos.

Se quiseres “anular” uma factura tens de criar uma nota de crédito, e fazer referência nela ao nº da factura que queres anular e o motivo, depois tens de fazer o cliente assinar as vias que emitiste da Nota de crédito e já está.

A única dúvida que tenho é no caso de me enganar numa Factura-Recibo no Primavera, como é um documento que autoliquida, como é que “emendo” uma?!

9 01 2013
david neves

Precisava de saber como emendar uma factura-recibo, alguém sabe como será possível?

Obrigado

17 01 2013
Pedro

Enviei um email para a Primavera com essa mesma dúvida, mas até agora não obtive resposta :((

4 01 2013
Thomas

Preciso um ajudinha com o IVA. Estou isento atravês do Artigo 53. No entanto preenchi os artigos com Taxa de IVA 00- Regime de isenção. O que acontece nas faturas é que me diz Isenção Artigo 9. Será que estou a fazer algo mal? Se alguem tem uma dica agradecia.

Cumprimentos,
Thomas

9 01 2013
XpecialGUEST

Confirme na configuração da taxa 00, se o campo Motivo Isenção está preenchido com o texto que pretende.
Cumprimentos

23 01 2013
Paulo Almeida

Tenho o mesmo problema com a Isenção de iva art 53º, na fatura aparece sempre o motivo encaminhando para o Isento Iva Art. 9º.

Penso que vou acabar por criar uma nno campo 00 > Regime de Isenção (o Motivo:Isento de IVA Art. 53º )

23 01 2013
Paulo Almeida

Encontrei a resposta então antes de mais devem:
Entrar no ERP e no Menu Tabelas > Gerais > Outras Tabelas > Taxas de Iva (Abrir na Lupa para disponibilizar a tabela por completo) e alterar o primeiro registo: [00] (Duplo clique) 00 > Regime de isenção.
Colocam no campo Motivo de Isenção o Texto: Isento Iva Art. 53º

ATENÇÃO Á TAXA que deve estar com 0,00.
Seguidamente GRAVAR.

Fecham o ERP e abrem em Modo Administrador o qual devem seguir o seguinte Caminho:

1.Aceder à opção “Taxas de IVA” | | Logística e Tesouraria | Parâmetros da Empresa | Gerais | Taxas de IVA;
2.Seleccionar a taxa de IVA para cada uma das operações;
Neste caso selecionam a 00 Regime de Isenção.
3.Confirmar.

Na próxima Fatura que emitirem o documento vai trazer o Motivo de isenção como: Isento Iva Art. 53º.

Obrigado e Bons Negócios.

7 01 2013
lokifer

Amigos uma dúvida, agora após este actualização e as novas regras de faturação qual é o mapa que devo utilizar para as novas Faturas/recibo ?
Devo utilizar o mapa “Doc. Vend s/ logotipo”, como utilizava anteriormente para as minhas VD (vendas a dinheiro), ou o mapa “Factura/Recibo s/logotipo ?
Alguém sabe qual é o mapa correto, ou o que vem configurado por defeito numa instalação novo ?

Desde já agradeço.
Abraço.

7 01 2013
Sérgio Torres

Boas Lokifer. Pelo que percebi, a actualização do primavera express para versão 7 só é necessária porque permite a exportação do ficheiro, que resume a facturação de todo o mês anterior, e que será esse ficheiro que temos de fazer uploado pelo portal das finanças. O tipo de mapa é indiferente desde que vá com os dados que normalmente são exigidos numa factura. Eu uso factura/recibo com logotipo, apesar de agora estar com problemas técnicos e ainda não conseguir que vá o logotipo.
Um abraço e espero ter ajudado sem ter dito algo que não esteja correcto

9 01 2013
XpecialGUEST

O mapa Factura/Recibo nada tem a ver com o documento Factura/Recibo. O documento é agora equivalente a uma Venda a Dinheiro.

O mapa tem numa só página 2 documentos: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/16/primavera-express-facturarecibo-no-mesmo-documento/
Cumprimentos

17 01 2013
Pedro

Eu estou a utilizar o mapa “Doc. de venda c/ numeros de série c/ logotipo”, para as Facturas-Recibo [FR], no entanto personalizei-o com a demo do Crystal Reports XI.

8 01 2013
lokifer

Obrigado

8 01 2013
lokifer

Alguém sabe como configurar o IVA no Primavera express para o regime da Regime da margem de lucro – Objetos de coleção e antiguidades

9 01 2013
XpecialGUEST

O Primavera Express não contempla, que eu saiba, esse regime especial de IVA.

9 01 2013
lokifer

Obrigado, e será que o Gescom Enterprise Express comtempla ?, se sim sabe me informar de como se pode configurar a taxa?
ou existe algum gratuito que contemple este sistema?

Mais uma vez o meu obrigado, e volto a referir este blog é 5 estrelas.

8 01 2013
rodolfo

Alguem sabe como colocar o logotipo no 7? é que ja usei o utorial do 6 e não dá.

8 01 2013
Paulo Fagundes

Boas Noites, tenho o primavera express e com a actualizacao lixou o VD todo, quando imprimo sai o talao do tamanha de uma folha A4. alguem tem algum mais pequeno que possa enviar?

9 01 2013
Bruno Queirós

Boa tarde,

atualizei a versão do Primavera Express para a mais recente e ainda não tive problemas com o novo software.
Neste momento estou é com um problema que não consigo ultrapassar. Emiti uma fatura em 2012 e só recebi o seu valor este mês. Queria emitir o respetivo recibo para enviar ao cliente mas dá um erro, aparecendo a mensagem “Documento inexistente”.
Sinceramente não entendo

9 01 2013
Lia Ferreira

Boa tarde, ontem emiti facturas e facturas simplificadas na nova versão do primavera expert do qual fiz download, mas hoje quando ia emitir novas facturas volta a aparecer a nº 1 para fazer, mas nas contas correntes aparecem-me as que já fiz, alguém me pode dar uma dica do que se terá passado?!

9 01 2013
Ana

Boa tarde, gostava de saber se posso apagar a empresa DEMO e no seu lugar introduzir outra empresa? Tentei fazer e aparentemente correu bem, mas quando fui inserir a série das facturas, reparei que já tinha lá séries anteriores e como uma delas tinha já documentos emitidos, não consigo apagar essa série. Fiquei sem saber o que fazer!
Nos recibos consegui apagar as séries que já lá estavam.
Alguma ideia?
obrigada

9 01 2013
Ricardo Barbosa

Boa noite,

Desde já deixe-me dar-lhe os meus parabens, pois é de uma ajuda tremenda.

De seguida, gostava de expor o meu problema que me aparece, depois de ter tudo instalado, e quando faço a actualização da empresa, aparece-me o seguinte erro:

“A cópia da base de dados ‘PRIEXPRESS’ não é possível. [Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]Cannot open backup device ‘C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL.1\MSSQL\Backup\PRIEXPRESS.bak’. Operating system error 3(O sistema não conseguiu localizar o caminho especificado.). [Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]BACKUP DATABASE is terminating abnormally.”

Como resolvo isto?

Abraço

11 01 2013
Margarida Marques

Boa noite!

Agradeço a preciosa ajuda que é dada neste blog. É realmente exemplar!

Desta vez, cabe-me a mim pedir ajuda…

Fiz actualização para a versao mais recente a 07.5001.1138. Mas esta versao nao tem a correcçao introduzida na versao 7.5001.1121.

Como na emissão de facturas de 2012 surgiu um problema, precisaria daquela correcção para poder continuar a emiti-las. Será que me consegue disponibilizar sta versão?

Obrigada.

Abraço

11 01 2013
hugo santos

Bom dia Agradeço que me digam qual a versão do crystal report que se deverá utilizar para edição dos mapas do primavera starter easy?.

Têm algum link para tal?

Obrigado.

11 01 2013
Pedro

A versão para 2013 deveria ter sido criada já na versão 7.5 para ser uma série com documentos de facturação assinados, o PE 6.40 não consegue criar séries com documentos assinados!

Penso que terá que criar uma nova série para 2013 já na versão 7.5.

11 01 2013
Pedro

Crystal Reports XI (versão 11).

Tens a demo dele no site da Crystal Reports.

17 01 2013
Nelinha Silva

Boa tarde,

Crystal Reports 2008.

11 01 2013
Carla

Boa tarde no inicio de 2013,comecei a usar a versão 6.4 que era a que tinha em 2012.ontem fiz o a atualização para a versão 7.5,já fiz a migração tudo bem.no inicio do ano já tinha criado a serie para 2013,agora com a atualização ela aparece lá em quase todos os documentos mas não me deixa gravar para que fique activa para o ano de 2013.
Alguém que me possa ajudar.
Obrigado.

11 01 2013
Pedro

A versão para 2013 deveria ter sido criada já na versão 7.5 para ser uma série com documentos de facturação assinados, o PE 6.40 não consegue criar séries com documentos assinados!

Penso que terá que criar uma nova série para 2013 já na versão 7.5.

– Postei esta mesma resposta mais acima, peço desculpa!

12 01 2013
Carla

Sim mas isso eu já fiz,criei uma nova série para 2013 mas não me deixa pois diz que essa série já existe.

14 01 2013
Margarida Marques

Boa tarde!
Algém me poderá ajudar?

Ainda tenho de emitir facturas de 2012, mas o programa já não me permitir emitir porque não está a ter em conta uma nota de crédito emitida para anular uma factura. Ou seja, não está a considerar a correcção do erro feita na versão 7.5001.1121.

Entretanto, li o vosso post e actualizaçoes disponiveis. A versao mais recente é a 07.5001.1138. Mas continuo sem conseguir emitir as facturas de 2012 porque não considera a nota de crédito emitida.

Como corrijo isto? Com a versão 7.5001.1121? Outra versão?

Obrigada.

Abraço.

14 01 2013
Paulo Fagundes

Urgente:
Instalei o primavera express no windows 8 mas ele nao abre
dá-me sempre erro.

22 01 2013
oscar

preciso de ajuda, quanto vou a operaçoes conta corrente e tento dizer que uma fatura esta pago ao gravar diz me que a A lista das séries está vazia.

ja tentei de tudo e nao consigo resolver, precisava entregar recibos aos clientes

26 01 2013
Paulo Oliveira

Já verifiquei todas as series, todas me parecem OK, mas o problema mantém-se, parece não ter solução.
Alguém pode ajudar, urgente.

31 01 2013
XpecialGUEST

No editor de contas correntes, no documento que é sugerido, existe alguma série activa e por defeito?

23 01 2013
JOSE ALVES

Bom dia,
Preciso de ajuda…
Actualizei o primavera, mas agora quando vou emitir uma fatura (no editor de vendas) ao imprimir aparece estorno e recibo de estorno. Como resolvo este problema? URGENTE!!

31 01 2013
XpecialGUEST

Bom dia,

Pela descrição que faz não dá para perceber onde aparece essa informação. É o nome do documento? Verifique a configuração do documento em questão, em concreto o campo Desinação Fiscal – Impressão (https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/12/27/primavera-express-7-5-nova-actualizao-07-5001-1134/).

Garanta que está a utilizar a última versão da aplicação.

26 01 2013
hugo santos

Boa noite, tenho instalado desde janeiro o primavera starter easy (antes express 6.4)

Até ao momento estava a correr tudo bem, mas hoje actualizei o programa e agora diz-me ao imprimir a guia transporte numero 10, que existem documentos sem assinatura na serie 2013 e não me permite imprimir.

Acho isso estranho, pois neste mesmo programa (starter easy) tenho já emitidas facturas, guias de transporte, notas de credito para essa mesma seria 2013 (unica que tenho criada para o ano de 2013).

Agradeço a ajuda.

31 01 2013
XpecialGUEST

Não sei qual a origem da mensagem, tendo em conta o seu comentário. Na mesma série não podem coexistir documentos com e sem assinatura.
Poderá criar uma nova série para o documento GT.
Cumprimentos

31 01 2013
André Simões

Boa noite,
instalei estes dias o Primavera Express V7.5 e correu tudo bem.
Meti um backup de 31-12-2012 e lançei as guias de remessa até hoje.
Tenho valores pendentes de faturas de 2012 para tirar os recibos.
Não consigo tirar os recibos apesar de ainda trabalhar com as 2 séries e dá-me este erro:
” A data de introdução do pendente ‘VRE’ não está dentro dos limites específicados na série ‘2013’. ”

Alguém sabe o que quer dizer isto?

1 02 2013
Manuela Ferreira

André eu resolvi esse problema da seguinte forma, quando quero emitir um recibo da série do ano anterior, marco a séria como a do ano 2012, certifico-me que a data que vai constar no documento seja até 31-12-2012 e só assim é que consigo confirmar e imprimir os recibos sem que o programa me informe de qualquer erro. Fui clara? Se não fui, esteja à vontade e pergunte.

1 02 2013
André Simões

Manuela, obrigado pela disponibilidade.
Não dá pois ponho a série 2012 como defeito, tiro o recibo, claro, com a data de 31-12 e assume o tal erro.
Será que tenho que criar uma nova série no V7.5 para o ano de 2012 para os documentos em falta tipo, os recibos que faltaram tirar, como por Ex: 2012A, pois são documentos todos certificados na versão nova e é imcompatível com o programa anterior 6.40?
Será isso?

1 02 2013
Pedro

Criei uma nova série para 2013 e quando preciso de emitir algum recibo referente a alguma factura de 2012, consigo tirá-lo e o recibo sai com a data do dia em que o tirei ou seja xx/xx/2013.
Por acaso só tenho a série de 2013 activa porque como o ano de 2012 já acabou, inactivei a série referente a 2012 nos vários documentos de facturação.
Sempre fiz isto e nunca me deu erro algum, quer no Primavera Express 6.40 (até final de 2012) quer no Primavera Starter Easy 7.50.
Não percebo porque vos dá erro.
Os recibos não são documentos fiscais por isso não são assinados digitalmente.
Experimentem ver nas definições referentes ao documento “RE – Recibo” as datas de inicio e fim de emissão deles, pode ser que estejam mal definidas!

1 02 2013
André Simões

Pois é Pedro, na versão 7.5 não funciona assim.
As faturas eram de 2012.

O que vou escrever serve para esclarecer algumas pessoas que tem o mesmo problema;

Como o programa 7.5 é certificado, resolvi o problema lendo uns tópicos daqui e fiz como:
-Criei uma série no menu tabelas, nos documentos GR e RE como 2012A , puz como série por defeito, e não criei uma série no Administrador
-Fui aos recebimentos e selecionei essa série(2012A) e escolhi os clientes que faltava passar esses documentos, seguindo a ordem dos recibos últimos e passei com a data de 31-12-2012.
Problema resolvido e deixei de ter pendentes na série de 2013.

2 02 2013
Pedro

Eu utilizo o Primavera Starter Easy 7.50, e sempre procedi da maneira que escrevi acima.

Só se é por usares as GR (Guias de Remessa).
Se calhar percebi mal! É que eu não utilizo GR’s.

Emito as FA (Facturas) e depois emito os respectivos Recibos referentes ás facturas entretanto pagas, e emito os recibos com a data do dia, ou seja nesta altura com datas de 2013, logo referentes à série de 2013.

2 02 2013
Pedro

Esqueci-me de mencionar que nós não vendemos nem transportamos bens para os clientes. Nestes casos é que acho que se utilizará as Guias de Remessa ou de Transporte, penso eu.
Somos uma micro-empresa de prestação de serviços, logo emitimos só FA (Facturas para pagamentos a crédito) e FR (Facturas-Recibo para pagamentos a pronto).
Em relação ás Facturas [FA] aí sim emitimos o respectivo Recibo quando são pagas (e espero que o sejam mesmo)!

11 02 2013
Vitor

Boa noite, estou com um problema semelhante:

Ao imprimir recibos referentes a 2012, pagos em 2013, estou a utilizar a série 2013 que criei. A questão é que no recibo aparece-me referência à factura que originou o recibo (até aqui tudo bem) mas por baixo aparece-me agora uma linha referente a um documento VRE com o valor da retenção na fonte… Não percebo o que significa e gostaria de saber como posso ocultar essa linha pois penso que irá causar confusão aos meus clientes. Estou a usar mapas editados no Crystal Reports que havia modificado para a versão 6.40 do Primavera e que adaptei para a nova versão, mas antes não me aparecia esta linha VRE… Se me conseguirem ajudar… Obrigado.

13 02 2013
Pedro

No mapa relacionado com recibos que estou a utilizar não aparece nehuma referência a VRE, quer no PE 6.40 quer agora no PSE 7.50!

O mapa que utilizo é o GCPLLS01.

14 02 2013
Vitor

O mapa que o Primavera 7.5 está a utilizar por defeito para os recibos é o GCPLLS14. Há forma de escolher qual mapa utilizar?

Obrigado,

14 02 2013
Pedro

Sim, indo a Tabelas => Tesouraria => Pagamentos/Recebimentos => Documentos, escolher o documento “RE”, no separador Séries escolher a série que está a usar e depois ir ao separador Impressão, clicar no botão “Configurar” ou escolher o documento na Textbox “Relatório”. No final clicar no icone “gravar”.

O meu PSE 7.5 tem estado a usar desde o inicio que foi instalado, o mapa GCPLLS01.
Apenas o personalizei, para colocar o modelo no fundo dele.

Cumps.

1 02 2013
Cristina Faria

Boa tarde, ao validar o ficheiro saft dá-me 2 erros na estrutura de dados:
Erros de Validação
Na linha 655:InvalidRegex: Pattern value ‘([0-9])+|([a-zA-Z0-9-/]+ [0-9]+)’ is not a valid regular
expression. The reported error was: ”-‘ is an invalid character range. Write ‘\-‘.’ at column ‘{2}’.
Na linha 4:An invalid XML character (Unicode: 0x1f) was found in the element content of the document.
Error: An invalid XML character (Unicode: 0x1f) was found in the element content of the document.
Como posso corrigir tais erros, agradecia resposta urgente

1 02 2013
Pedro

experimente fazer o update da aplicação para a última versão, a 1147.

3 02 2013
Fernanda

Boa tarde, ao criar um novo cliente apenas coloquei 8 numeros para o contribuinte, entretanto emiti a factura e confirmei o recebimento, e só agora alertada pelo cliente vi o meu erro. Já alterei a ficha de cliente, mas não consigo corrigir na factura e imprimir novamente. Existe alguma maneira de corrigir sem fazer nota de credito? Muito obrigado. Cumprimentos Fernanda

5 02 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Actualmente não tem alternativa a não ser emitir uma NC.

5 02 2013
rodolfo

Tambem estou com o mesmo problema, mas o meu é que a fatura e o recibo são do ano passado e nao consigo estornar nem alterar o documento. Ja tentei lançar uma nota de crédito usando a série de 2012 mas não consigo. como consigo resolver este problema?

5 02 2013
XpecialGUEST

Sugiro que contacte o seu contabilista para apoio a ultrapassar esta questão da melhor forma possível.

5 02 2013
rodolfo

O meu contabilista diz que deveria dar para emitir documentos do ano anterior ainda mais quando existem erros e disse para contactar a Primavera.

5 02 2013
Jose Nunes

ao abrir um documento de 2012 o primavera nao deixa alterar e gravar a não ser que se desbloqueie o documento no botão contexto -> desbloquiar, so assim consigo alterar documentos do ano de 2012

5 02 2013
rodolfo

Desde ja obrigaod pela resposta. Onde e como encontro esse botao para alterar a fatura com o NIF correcto? é que o cliente ja tem o NIF correcto mas os documentos do ano passado aparecem com o errado.

4 02 2013
Francisco

Boa tarde,
Quando tento extrair o ficheiro SAF-T referente a Janeiro, o programa extrai até dia 31 de Dezembro, sendo assim o ficheiro nao é validado. O que posso fazer?

5 02 2013
salete

Olá boa tarde.
Preciso de ajuda para corrigir o iva k aparece a 0.03% na factura. Como faço para alterar.
Agradeço ajuda

5 02 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Criou ou alterou uma taxa de IVA a 0,03? Qual a versão do Primavera que esta a utilizar?

6 02 2013
carlos cunha

PERGUNTA, O EXPRESS FUNCIONA COM O WINDOWS 8?

6 02 2013
11 02 2013
Daniel M

Boa noite,

era utilizador do primavera 6.4 e fiz todas as actualizações para o 7.5 e estava tudo a funcionar correctamente.
Recentemente, o computador onde estava instalado o primavera 7.5 avariou e não tenho previsão de quando vai ficar reparado. Como o disco onde estava instalado o programa se safou (tenho-o ligado a uma drive usb externa) estava a tentar instalar o primavera noutro computador para exportar o SAFT e validá-lo. Alguém sabe como posso importar os dados para a nova instalação (a cópia de segurança ficou desactualizada, como a instalação do primavera 7.5 era recente ainda não tinha feito nenhuma cópia e entretanto passei faturas e recibos).

obrigado.

12 02 2013
rodolfo

Estou a ter um problema com o Primavera Express, ao tentar imprimir recibos de faturas do ano 2012, dá erro com ‘A data de introdução do pendente ‘VRE’ não está dentro dos limites específicados na série ’2013′, depois altero datas e séries e também dá mais erros. Ou seja o meu problema é que não consigo imprimir os recibos de faturas do ano passado até mesmo com a data de 2013. Alguma solução?

13 02 2013
rodolfo

Os erros que dá são: ‘o documento VRE não pode ser usado para o tipo de entidade cliente. Não existem tipos de contas nas contas correntes para a entidade.’ Além de não conseguir tirar o recibo com a data de 31 de Dezembro que aparece o mesmo texto acima e ainda ‘ a data de introdução do pendente VRE não esta dentro dos limites especificados na serie 2013’ e ‘ a data do documento VRE tem de ser posterior á data do documento anterior’. Estou mesmo a precisar de tirar os recibos por causa da contabilidade e não sei que faça, já experimentei várias soluções e nada. Obrigado

22 02 2013
andreia

ola boa tarde.
gostaria de saber como faço pra atualizar o primavera express v6.30.
obrigada

22 02 2013
hugo santos

Boa tarde, tive despesas bancárias com a devolução de cheque.

1) Qual o documento que deve ser criado (factura ou nota de debito) para imputar essas despesas?

2) Vou querer imputar o exacto valor ao cliente.
Nas despesas bancárias por parte do banco existem:
– comissões e imposto de selo (sem iva) – como devo de fazer para debitar sem iva? Criar um novo artigo intitulado comissões bancárias?
– as despesas/portes (com iva)

Obrigado.

25 02 2013
André

Boa tarde
Quando instalei o primavera espress consegui criar uma nova serie. Actualmente, quando vou ao administrador, seleciono empresas, a minha empresa e quando era suposto aparecer os varios menus na parte de baixo onde 1 deles era o de criar uma nova serie nao aparece la nada. Alguem me sabe dizer porque desapareceram os menus?

Obrigado

28 02 2013
Miguel Vicente

Boa tarde,
Estou com o mesmo problema do André…
Necessito de criar a série 2013, nas regularizações de clientes. Ao entrar como adm, carrego no botão do lado drt do rato em cima da minha empresa e aparece um quadro com aplicações/serviços disponíveis, o problema é que este quadro está vazio e não me permite avançar. O que faço?
Agradeço qualquer ajuda
Obrigado

1 03 2013
Pedro F.

Entre no ERP e na Tabela dos Documentos referentes à Tesoraria, escolha o documento RGC, no tabulador Séries crie a série para 2013 e defina os parametros para ela. No final grave o documento e voilá :)

1 03 2013
Miguel Vicente

Obrigado Pedro F.
Resolveste o meu problema…

3 03 2013
André

O motivo pelo qual queria criar uma nova serie deve-se ao facto de quando criei a serie deixei selecionada a opçao de somar o iva ao valor final do produto e nao pretendo tal coisa. O que acontece é que ao criar um artigo e lhe atribuir o valor ele ainda me vai adicionar mais o iva e da forma que explicou nao consigo alterar isso.

6 03 2013
Paulo Pereira

Boa tarde,
Como poço alterar o numero de casas decimais para o preço de um artigo? Tenho o primavera 7, e faço revenda de produtos com o valor de p.ex: 0.2563€ mas o primavera trás por defeito duas casas decimais.

Como altero isto’

Obrigado

20 03 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Terá que alterar as definições da moeda EUR em Tabelas > Gerais > Outras Tabelas.
Cumprimentos

6 03 2013
rodolfo

Estou a ter um problema com o Primavera Express, ao tentar imprimir recibos de faturas do ano 2012, dá erro com ‘A data de introdução do pendente ‘VRE’ não está dentro dos limites específicados na série ’2013′, depois altero datas e séries e também dá mais erros. Ou seja o meu problema é que não consigo imprimir os recibos de faturas do ano passado até mesmo com a data de 2013. Os erros que dá são: ‘o documento VRE não pode ser usado para o tipo de entidade cliente. Não existem tipos de contas nas contas correntes para a entidade.’ Além de não conseguir tirar o recibo com a data de 31 de Dezembro que aparece o mesmo texto acima e ainda ‘ a data de introdução do pendente VRE não esta dentro dos limites especificados na serie 2013′ e ‘ a data do documento VRE tem de ser posterior á data do documento anterior’. Estou mesmo a precisar de tirar os recibos por causa da contabilidade e não sei que faça, já experimentei várias soluções e nada. Obrigado

21 03 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Não sei o porque de o documento VRE (Valor Recuperar Estado) estar disponível para utilização no editor de contas correntes. Não era suposto. Por defeito este documento não está disponível para a entidade Cliente. Sugiro que contacte o suporte da Primavera para ultrapassar esta questão.
Cumprimentos

7 03 2013
ricardo

Alguemme pode descrever como efectua uma venda no primavera pos passo a passo. É que ou nao percebo nada disto ou nao ta a dar no meu computador.

21 03 2013
XpecialGUEST

Poderá consultar o manual em PDF, nas páginas 117 a 134.

7 03 2013
patricia

Está a aparecer esta mensagem quando tento imprimir uma factura na versao 7.5 «Existem documentos sem assinatura na série [2013]» fiz aquela alteração na serie e ainda assim continua

21 03 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Certamente a base de dados veio da versão 6.40. Terá que criar novas séries sempre que seja mostrada esta mensagem.

8 03 2013
PM

Boa Tarde

Desculpem o incomodo que ja vi várias pessoas a perguntar sobre o caso das retenções na fonte, que sai do lado esquerdo da fatura mas não sobtrai ao total da fatura, a minha pergunta é como faço para alterar o mapa ? é no primavera express 7.5, será que podem ajudar passo a passo , desde já o meu obrigado a todos pelas boas dicas.

21 03 2013
XpecialGUEST

O seguinte artigo foi efectuado tendo por base a versão 6, no entanto deve funcionar tambem para a versão 7.5: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/12/15/primavera-express-como-retirar-o-valor-da-reteno-ao-total-da-factura/
Cumprimentos

9 03 2013
Ricardo

Bom dia,

Utilizo o primavera express 7.5 e estou com um problema, ao tentar imprimir os documento de venda aparece a seguinte mensagem “Um ou mais campos não foram localizados no conjunto de resultados. Use Verificar Banco de Dados para atualizar o relatório.”
Alguém sabe como posso resolver este problema?

21 03 2013
XpecialGUEST

Tente, actalizar, reinstalar ou reparar a instalação. Se não conseguir ultrapassar deve contactar o suporte da Primavera.

11 03 2013
Carlos Pereira

Utilizo o Primavera Express 7.5 e apercebi-me que tenho uma factura/recibo que necessitava de emendar pelo seguinte. Quando cliquei F9 (outros serviços) apaguei essa descrição para escrever mão de obra, mas por lapso deixei em branco e salvei. Agora quando tento enviar o SAFT diz que tenho esse documento com a linha em branco. Não sei como fazer. Alguém me pode ajudar? Já fiz todas as actualizações do Primavera mas esse erro não é corrigido!

21 03 2013
XpecialGUEST

Qual o erro em concreto?
Já conseguiu ultrapassar? Se sim, como?

14 03 2013
Fernanda

Boa Tarde,

Por favor estou com uma dificuldade em cancelar um vdr. Alguém pode me ajudar a fazer isso? Uso o Programa v6.4 essa programa esta licenciado para uso, vi uma mensagem que não esta licenciado desde 01/01/2013, por favor me orientem.

Obrigada

21 03 2013
XpecialGUEST

Tal como respondi no outro comentário, não deveria estar a utilizar a versão 6.40 pois esta não cumpre com as acuais regras em vigor.
Cumprimentos

15 03 2013
Carlos Pereira

Fiz uma nova actualização hoje e o meu problema fico resolvido!

19 03 2013
Hugo Sousa

Boa Tarde,
Estou tendo um problema nos valores do IVA na factura.
Exemplo Fatura: Merc/Serv – 61.00€
IVA – 14.02€
Total – 75.02€
O correto seria 61.00 * 23% = 14.03€ que daria 75.03.
A contabilista não aceita a factura com esse tipo de problema e ñ sei como resolver. Alguem tem a solução ou já se deparou com esse tipo de problema.

20 03 2013
apinhos@hotmail.com

Bom dia
Nao consigo Colocar numa factura o valor da retenção na fonte, agradeço ajuda
Ob

21 03 2013
21 03 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Existem alguns cenários em que os valores podem diferir.
No Menu Ajuda > Ajuda, depois de abrir o navegador, coloque “Como é que o IVA é arredondado na L&T?” na caixa de pesquisa, para que seja mostrado um documento explicativo de alguns dos cenários.

22 03 2013
MRocha

Bom dia,

Utilizo o Primavera Express V7.5.
Por questões práticas, como o facto de não ter de introduzir os dados do cliente, emito faturas simplificadas. Só agora me apercebi que está a gerar pendentes nas contas correntes… ou seja tenho de emitir recibos.
A fatura simplificada não funciona como uma Venda a Dinheiro ou Talão de Venda?
É possível contornar esta situação?

13 04 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Inicialmente, o documento FS não estava a efectuar liquidação automática. Entretanto penso que numa das actualizações da aplicação a Primavera alterou esse comportamento. Deverá garantir que tem a última versão da aplicação (menu Ajuda > Procurar actualizações). Se sim, confirme se tal comportamento foi alterado. Em caso negativo, contacte o suporte da Primavera.

1 04 2013
Sérgio Moreira

Bom dia..
Instalei recentemente o Primavera Express e cometi o erro de alterar a designação fiscal no documento de venda “factura simplificada” para “talão de venda” o que originou um erro a facturar dizendo “Não é possível criar um novo documento com a designação fiscal [TV] e data igual ou superior a 01 de Janeiro de 2013”. Verifiquei que não é possível repor tal situação ou pelo menos não consigo. Alguém me pode informar como proceder ?

Também não consigo atinar com o documento para imprimir os talões, pois assume a impressora que coloquei como genérica que a que uso é uma epson tm-u210 nem existe software nem drivers. Imprime os caracteres correctos mas muito espaçados e gasta muito papel. Penso que vai buscar um tipo de impressão em a4.
Se alguém me puder ajudar agradeço, já estou a ficar com cabelos brancos.
Obrigado

13 04 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Pelo menos na versão que tenho instalada (1176), consigo alterar a designação fiscal nos tipos de documentos onde ainda não foi gravado nenhum documento. Se tiver uma versão, anterior, actualize. Se mesmo assim não conseguir alterar, sugiro que contacte o suporte da Primavera.

Em relação à impressora, consulte o seguinte artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/08/04/como-instalar-uma-impressora-de-tales-no-windows-e-configur-la-no-primavera-express-pos/. Se a impressora for do tipo LPT ou Série (COM), penso que não necessita de instalar drivers para esse modelo. Terá que confirmar que os documentos que vai utilizar no POS, por exemplo FR estão configurados para imprimir para a impressora de talões. Edite o documento, e no separador Séries, após escolher a série em questão, no separador Gerais terá que ter a opção “Utilizado em POS” activa, e no separador ao lado “Pontos de Venda” deverá activar a opção “Imprimir directamente para a impressora de talões” e selecionar qual o modelo a utilizar. Consulte também o artigo https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/10/11/primavera-express-dicas-e-configuraes-parte-ii/.
Cumprimentos

11 04 2013
Mário Ramos

Viva,

Ando aqui às voltas com uma questão… passa-se o seguinte:
Quando iniciei a actividade comercial, comecei por criar clientes numerados por 1, 2, 3, … ao chegar aos 20 e 30 reparei que na lista de clientes a ordem apresentada numericamente não era sequencial, porque o Primavera coloca primeiro todos os números começados por 1 e depois todos os começados por 2 e por ai fora, ficando confuso, não é?

Então renomeei os nºs de clientes para 0001, 0002, etc. e ficaram muito alinhadinhos :)
Fui então eliminar os registos anteriores, mas há vários que não deixa eliminar, aparece:
“Não pode remover o cliente [x] porque está a ser utilizado em Vendas.”

Já fui a contas correntes e havia alguns que tinham montantes em aberto (apesar de quando emito factura simplificada colocar sempre pagamento a pronto como forma de pagamento, howsoever…). Emiti então a cobrança dos valores e alguns deu para eliminar outros não, continua a mesma mensagem.
Reexportei o ficheiro saf-t para excluir mais uma hipótese e continua a mesma mensagem.

Que mais devo fazer?

Obrigado.

13 04 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Basicamente o que deve ter feito, erradamente, foi editar a ficha de um cliente, alterando o seu código, e gravando. Isso faz com que seja criado um novo cliente, e não alterado o cliente actual. Desta forma deve ter ficado com 2 clientes iguais, em que apenas os códigos de cliente são diferentes. Isto faz com que não consiga eliminar o cliente com o código antigo, porque deve estar associado a algum documento.

O procedimento correcto é editar o código do cliente, através do Administrador, em Outros Utilitários > Alteração de Códigos, onde tem que indicar qual o código actual e qual o novo código, confirmando de seguida.

Cumprimentos

13 04 2013
Mário Ramos

Boa noite,

Realmente foi isso mesmo que fiz. Já está resolvi.
As coisas que aprendo aqui… neste blog.

Tentei não incomodar, pesquisando na web e no manual, mas sem frutos. Eventualmente coloquei mal os dados em pesquisa.
De qualquer forma fico muito grato por mais esta ajuda.

Obrigado.

14 04 2013
Nelinha Silva

Boa noite, tenho o Primavera Starter Easy desde Janeiro deste ano. Anteriormente usava a versão 6.4 do Primavera Express. Coloquei um logotipo da empresa, alterei o aspeto da fatura no mapa GCPVLS01 e correu tudo bem. Fatura 100% apresentável.
Agora o meu problema está na emissão de recibos, alterei no mapa GCPLLS01 o que pretendia, gravei e não alterou nada no meu recibo….não percebo a razão disto acontecer. Será que o mapa para alterar recibos no Starter Easy não é este?

Muito obrigado.

14 04 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Certamente está a alterar o mapa errado, ou o documento RE não está configurado para o mapa Doc. Liquidação s/ Logotipo (GCPLLS01.rpt)

Consulte os artigos:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/02/27/primavera-express-colocar-logtipo-nos-documentos-de-venda/
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos/
Cumprimentos

25 04 2013
Ckrys

Boa noite,
Eu estou a usar o Primavera Express 7.50, e preciso da vossa ajuda, por favor.
Eu por engano criei um documento “Devolução” em vez de selecionar o campo “Fatura”. Como posso eliminar este documento que criei por engano?
Cumprimentos

1 05 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Não conseguirá alterar nem eliminar esse documento. Verifique com o seu contabilista qual a melhor forma de ultrapassar esta questão. Normalmente é emitido um documento de natureza contrária por forma a saldar o valor.

22 05 2013
Hélder Rodrigues

Bom dia,

Já tinha a v7.5 e em Abril, atualizei para a última versão disponibilizada. A partir desse momento deixei de conseguir exportar o ficheiro SAF-T. No Administrador v7.50 surge a mensagem de erro “runtime error ‘429’: ActiveX component can´t create object”. Também no Express v7.50, ao efetuar a validação (exportação SAF-T), dá uma mensagem de erro “Dll de validação não encontrado” e, na opção exportar dá o erro “ActiveX component can´t create object”.

Alguém consegue ajudar? Será problema do SQL Server?

Obrigado

Cumprimentos

29 06 2013
hugo santos

Bom dia, ontem actualizei para a ultima versão 07.5001.1278.
Hoje emiti um recibo, e mandei imprimir (que não o fez).
Apareceu-me o recibo aberto no easyinvoice (não sei porquê) e com uma série de campos para preencher (detalhes do emissor, do receptor, do documento e das linhas) – o que é isto?
Agora não imprime, nem me deixa fechar esse recibo.
O que se passa?
Obrigado

21 07 2013
XpecialGUEST

Bom dia,

Como ultrapassou o problema?
A última versão do Express é 7.5001.1289.

1 07 2013
hugo santos

Bom dia,
Hoje ao tentar aceder a uma factura em rascunho, aparece-me o seguinte erro:
Erro ao editar documento
13 – type mismatch

alguem me pode ajudar?

1 07 2013
XpecialGUEST

É a primeira vez que esse erro surge ao efectuar essa operação?

Tem a última versão da aplicação (menu Ajuda > Procurar actualizações)?

1 07 2013
hugo santos

sim, primeira vez.
Voltei a fazer novo rascunho, para o mesmo cliente, e esse rascunho desapareceu…
Que significa esse erro?

21 07 2013
XpecialGUEST

Verifique se tem a ultima versão da aplicação instalada. Poderá ser um problema que eventualmente já tenha sido ultrapassado.

2 07 2013
jl.vinhos

Tenho a V7.5. quando tento utilizar a fatura simplificada com qualquer cliente aparece-me sempre a mensagem:
A data do documento VDR não está dentro dos limites especificados na série ‘2012’.
Podem ajudar?

21 07 2013
8 07 2013
João Pinto

Tenho o Starter Easy (versão atualizada) mas quando pretendo imprimir
aparece a seguinte mensagem de erro: ” erro no código da fórmula “.
O programa está instalado no Windows 7.
Alguém me pode ajudar ?
Obrigado!
João Pinto

21 07 2013
XpecialGUEST

Alterou algum mapa com o Crystal Reports?
Alguma vez conseguiu imprimir?
Esse erro é mostrado quando tenta imprimir qualquer coisa, ou apenas algo especifico?

29 07 2013
Luis Viegas

Boa Tarde
Tenho o Starter Easy e gostaria de saber como anular GR e substituir por outra depois de cominicar documento de transporte à AT.

Obrigado
Luis Viegas

2 08 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Consulte o site e-fatura pois não tenho a certeza se é possível eliminar um documento após a comunicação do mesmo.
Cumprimentos

5 10 2013
sonia

Bom dia a todos,
Tenho uma duvida relativa ao limite de faturação do primavera express.
Segundo diz no site o lime é 30.000€. Esse volume é contado com todo o valor de vendas – sem o IVA certo?
Isto porque eu tenho 22.000€ de vendas sem iva. Mas hoje quando abri o primavera apareceu um aviso a dizer que já tinha 28.000€ de faturação. Ou seja está a contar o IVA.
Precisava de tirar a duvida, os 30.000€ de limite são com ou sem IVA?
Obrigada

5 10 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Acabei de gravar uma factura, com valor de 22000 Euros, sem IVA, e ao arrancar o Primavera Express é mostrada a mensagem:

Volume de negócios perto do limite da licença.
Atingiu um volume de negócios de 22.000,00 e o volume limite da licença é de 30.000,00
Conheça as soluções da PRIMAVERA para empresas que faturam acima de 30.000,00
Saiba mais em http://www.primaverabss.com/pt/PortalRender.aspx?PageID=17a452c3-de17-4114-a40d-a42124b905e9www.primaverabss.com/StarterEasy

Tem o Express actualizado (Menu Ajuda > Procurar actualizações)?
Cumprimentos

16 10 2013
sonia

Boa tarde,
Sim tenho o primavera actualizado.
Hoje tenho 24000 facturados (sem iva) e o primavera não me deixa fazer mais nenhuma factura.
Diz que atingi o limite do volume para o qual esta licenciado….
Ja estive a verificar tudo e está correcto. Sao 24.000 faturados sem iva, em todos os documentos…
Preciso de ajuda urgente
Obrigado

17 10 2013
Nuno

Bom dia,
quero começar a utilizar a versão Express e tenho uma dúvida que não consigo esclarecer com o manual. Preciso de fazer aparecer numa factura uns dados do Cliente (exemplo : Nº de encomenda interna dele) e não sei em que campo devo colocar esta informação para ela sair na factura (Observações)?

Obrigado!!!

17 10 2013
Pedro F.

Boas Nuno,

Informações adicionais podem ser colocadas mesmo no corpo da Factura, ou seja, no Editor de Documentos, na zona reservada aos artigos pode-se acrescentar essa informação.
Neste caso não se escolhe artigo algum numa linha e nessa mesma linha na zona referente à “Descrição” pode-se acrecentar a informação que pretendes.

21 10 2013
XpecialGUEST

Bom dia,
Basta colocar essa informação no campo V/Refer., que se encontra no primeiro separador, no editor de vendas.
Cumprimentos

17 10 2013
sonia

Hoje estive a efectuar um teste no primavera.
Descarreguei a versao 7.5, licenciada. Instalei num novo computador.
Faturei unica e exclusivamente as seguintes faturas
1 – 22.000 c/ iva incluido
2 – 6.000 c/ iva incluido
3 – 1.500 c/iva incluido
4 – 500 c/ iva incluido
Ou seja num total facturei com IVA 30.000€.
Neste momento não consigo fazer mais nenhuma fatura, diz que o limite foi atinguido.

Ou seja, os 30.000€ de limite são com IVA e não sem IVA como o Primavera indica na sua página.
Sinto-me um pouco lesada pela informação que me foi transmitida.

Não pode ser problema do meu sistema. POis a versao esta actualizada, coloquei o programa de raiz para fazer este teste e não faturei mais nada apenas isto e chega aos 24.000€ Sem IVA ou 30.000€ Com IVA e não ha mais forma de faturar.

17 10 2013
Pedro F.

Boa tarde Sonia,

O Primavera 7 Express tem essa limitação de 30.000€ c/ IVA de facturação máxima permitida!

No caso de se achar que se vai facturar mais de 30.000€ a versão a seguir ao Express (existem várias, mas a mais “light”) é o Primavera 7 Starter Easy, mas esta versão já é paga, se a memória não me falha anda à volta de 140,00€ c/ IVA.

21 10 2013
XpecialGUEST

Bom dia,
A informação que encontro no site da Primavera é:

27. Como é calculado o limite de 30.000€ de faturação?
O cálculo é feito com base no valor líquido dos documentos do tipo fatura, isto é, valores com desconto e sem IVA.
Sugiro que contacte a Primavera para mais esclarecimentos.

28 10 2013
José Rui Silva

Bom dia.
Eu atualizei para a versão 7.5001.1293 e agora surge-me esta mensagem quando pretendo imprimir o documento: Erro na impressão.

Erro no método: GetSqlQuery, mapa: C:\PROGRAM FILES (X86)\PRIMAVERA\SGX750\MAPAS\EX\GCP\GcpVls12.rpt.
The ) is missing.

Alguém me pode informar o que fazer?

29 10 2013
XpecialGUEST

Boa noite,
A última versão é a 07.5001.1318. Actualize e verifique se o erro persiste. Como alternativa pode escolher outro report para impressão (https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos/)

30 10 2013
Maria José

Boa noite.
caro XpecialGUEST,
já me ajudou por duas vezes à já bastante tempo e sem abusar da sua paciência e boa vontade, tinha uma questão para lhe colocar.

Ao instalar o PrimaveraExpress 7.5 versão 07.5001.1318 no meu LapTop depois de ser formatado ocorreu-me um erro:

Ocorreu o seguinte erro no ficheiro`C:\Program Files(x86)\Common Files\Primavera\SGX750\TTEUp710.dll\.
O sistema não conseguiu localizar o ficheiro especificado(0x2)

A instalação não fica concluída e agradecia que me ajudasse se fizer o favor.

Obrigado pela atenção.

Maria José

30 10 2013
XpecialGUEST

Boa noite.
Já experimentou desactivar temporariamente o anti-vírus antes de iniciar a instalação do Primavera?
Cumprimentos

31 10 2013
Maria José

Olá sr.carlos.
Obrigado pela prontidão na sua resposta.
Tenho o AVAST como anti vírus e não experimentei instalar o software sem o desativar.
Farei isso logo e depois digo como correu.
Obrigado mais uma vez.

Maria José

31 10 2013
Maria José

Boa noite sr. Carlos.
Realmente, fiz como disse e resultou.
Desativei o anti-virus, instalei o software sem problemas e depois fiz uma atualização da empresa nos utilitários no administrador para atualizar a versão da cópia de segurança que tinha numa pen drive.
Obrigado pela ajuda e um grande bem haja para a sua boa vontade e disposição para resolver as dificuldades de tanta gente em relação a este software.

Cumprimentos.

Maria José

5 11 2013
Rui Pinho

Boa tarde,

Ao tentar actualizar o Primavera Express 7 com a versão 7.5001.1324, o sistema abre-me o programa Word, e não deixa fazer a actualização, já fiz varias e nunca me aconteceu isto. Agradeço alguma ajuda para resolver este problema.

Os melhores cumprimentos

Rui Pinho

28 11 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,
Em que momento da actualização esse problema ocorre?
Cumprimentos

13 11 2013
Maria José

Boa noite sr. Carlos
Apareceu-me hoje um erro ao imprimir uma guia de remessa no primavera express.
O Campo ´TrataIvaCaixa´na tabela´CabeDoc´é obrigatório

Nunca me apareceu isso e estou enrascada.
Pode ajudar-me por favor?
Obrigado pela atenção.

Maria José

28 11 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,
Instale a última versão do Primavera, no caso de ainda não a ter instalada. Se o problema persistir, contacte a Primavera para suporte.
Cumprimentos

27 12 2013
Julio Cruz

Boa tarde,
Emiti um Fatura Simplificada no POS e necessito de fazer uma nota de crédito, porque me enganei no valor.
Como faço esta Nota de Crédito no POS.
Obrigado pela atenção.

29 12 2013
XpecialGUEST

Boa noite,
Deve conferir se o documento NCD – Nota Crédito a Dinheiro tem alguma série configurada para ser utilizada no POS. Se sim, utilize este documento.
Cumprimentos

6 01 2014
Fernando

Boa tarde,

As FAQ do Primavera Express dizem explicitamente como alterar alguns parâmetros das séries, como os parâmetros de impressão, a definição dessa série como a série que se usa por defeito ou como inactivar uma série. No entanto, essas alterações só funcionam para os recibos e não para as facturas.

Poderia ajudar-me a fazer estas alterações nas séries por forma a abrangerem a emissão de facturas?

Cumprimentos

Fernando

6 01 2014
Pedro

Pode fazer isso escolhendo primeiro nas Tabelas o documento que pretende, por Ex: RE. FA, FR, NC, ND, …

Essas alterações podem ser feitas nos Recibos, assim como nas Facturas, Notas de Crédito e Débito, etc.

6 01 2014
quartocrescentealojamentos

Obrigado, já consegui.

Cumprimentos

Fernando

9 01 2014
hugo santos

Boa tarde,
No cliente indiferenciado para efeitos da factura simplificada que elementos se deve configurar automaticamente:
NIF
Nome
morada
Obrigado

10 01 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Nenhum destes elementos é obrigatório. No entanto o nome do cliente indiferenciado (VD) já está preenchido com “Cliente Indiferenciado”.
Cumprimentos

11 01 2014
Fernando

Boa noite,

Quando temos um cliente estrangeiro que não tem NIF, o que devemos colocar nesse campo? Deixamos em branco ou colocamos o número do passaporte (e o programa aceita)?

Obrigado

Fernando

11 01 2014
XpecialGUEST

Boa noite,8
Na ficha do cliente, no separador Dados Fiscais, deve definir que o Espaço Fiscal do cliente é diferente de Nacional (Intracomunitário ou Externo), e preencher o mesmo se for o caso. Se reparar, o botão que efectua a validação do NIF, quando o cliente é Nacional, fica inactivo, o que significa que não é efectuada qualquer tipo de validação em relação aos dados introduzidos no campo.
Cumprimentos

12 01 2014
Fernando

Obrigado.

Cumprimentos

Fernando

2 02 2014
José Almeida

Boa tarde

Tenho o Primavera Starter Easy e preciso de criar uma nota de crédito associada uma factura, como faço?

Sendo que sempre que tento criar nota de crédito só me deixa seleccionar artigos.

Obrigado
Cumprimentos,
José Almeida

8 02 2014
XpecialGUEST

Boa noite,

Se o Primavera Starter Easy tiver o mesmo comportamento que o Primavera Express, não tem possibilidade de “encadear” os dois documentos (Factura e Nota de Crédito), através do assistente de estorno, pois este não deve existir no Starter Easy. No editor de vendas procure a opção Estorno, no meu Contexto. Como alternativa, poderá duplicar a Factura, para o documento Nota de Crédito (botão Duplicar no Editor de Vendas), podendo fazer referencia ao documento de origem, através da introdução manual de texto, na coluna Descrição, no corpo do documento (numa das linhas de artigos).

“Sendo que sempre que tento criar nota de crédito só me deixa seleccionar artigos.”
Não percebi qual a questão.

Cumprimentos
Carlos Moreira

13 03 2014
luis V.

Bom dia,
Atualizei a máquina para o WIN8 e agora não consigo instalar o Prim Express 7.5001.1343, dá um erro de codigo -5009….

Diz que tenho aplicações abertas ou a instalação anterior não está concluída, está tudo fechado e ate reiniciei o pc para não ter nada a atrapalhar

Alguma sugestão?

Obrigado
Luís

29 04 2014
Bruno Aroso

Boas.
As minhas facturas estão a sair com o valor por unidade já com IVA incluído no preço. Como posso retirar o IVA do valor por unidade passando este a ser só apresentado no valor total da venda?

Obg.

1 05 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Certamente a série que está a utilizar tem a opção IVA Incluído. Se não conseguir alterar este parâmetro crie uma nova série, sem a opção activa.
Cumprimentos

13 06 2014
Pedro Nuno Fragoso dos Santos

Boa tarde, tenho o Primavera Express V7.5, instalado sem problemas ha cerca de 2 anos. Mas agora pretendo abrir para facturação e dá constantemente o mesmo problema “Erro na abertura da empresa.48:error in loadingDLL”. Será que me podem ajudar?
Obrigada
Pedro Santos

13 06 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Faça a reinstalação do Primavera Express. Como alternativa pode actualizar o Primavera para a versão 7.60: http://www.primaverabss.com/pt/Solu%c3%a7%c3%b5es-ERP-PRIMAVERA%20Express-Download.aspx. Em qualquer uma das duas opções, deve fazer cópias de segurança, e desactivar temporariamente Anti-Vírus no processo de reparação/instalação.
Cumprimentos

2 03 2015
Catarina

Boa tarde,

Nunca tive problemas em imprimir documentos e agora aparece-me este erro ao tentar imprimir uma factura/recibo:

Erro na impressão.

Erro no método: SetLocationSubReports, mapa: C:\PROGRAM FILES (X86)\PRIMAVERA\SGX750\MAPAS\EX\GCP\GCPVLS31.rpt.
A tabela ‘ResumoIva’ não foi localizada.

Pode ajudar-me?

Obrigada.

7 03 2015
XpecialGUEST

Bom dia,
Comece por verificar se tem instalada a última versão da aplicação (menu Ajuda > Procurar actualizações). Poderá também alterar o report de impressão para um outro que esteja disponível (https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/03/19/primavera-express-configurao-da-impresso-nos-documentos). Se não ultrapassar o problema, contacte o suporte da Primavera.
Cumprimentos

14 05 2015
Bruno Cartaxo

Boa Noite.
Sem querer em vez de fazer cópia de segurança fiz reposição de cópia de segurança, o que me fez perder muitas facturas pois já era uma cópia de segurança de Janeiro. É possível reverter este meu erro? Com os ficheiro saft posso fazer essa recuperação?
Agradeço a sua ajuda.
Cumprimentos,
Bruno Miguel

15 05 2015
XpecialGUEST

Bom dia,
Não tendo a certeza absoluta, eu penso que não consegue reverter.
Os ficheiros SAFT podem ajudar a reintroduzir na aplicação os dados, no entanto não consegue importar os mesmos para o Primavera.

As seguintes aplicações permitem consultar o conteúdo dos ficheiros SAFT:
http://www.centralgest.com/software/analisador-saft
http://www.projectocolibri.com/download

Adicionalmente informo que segundo a legislação actual, e tendo em conta o cenário em causa, deveria seguir os procedimentos do Despacho n.º 8632/2014. O problema é que o Primavera Express na versão atual não dá resposta às regras previstas neste decreto, nomeadamente:

2.5 – Integração de documentos através de duplicados que não integram a cópia de segurança (backup), quando houver necessidade de reposição de dados por inoperacionalidade do sistema:
2.5.1 – Quando ocorrer uma situação de erro ou anomalia do programa, devem ser encerradas as séries em utilização e criadas novas, para prosseguir com a emissão de documentos, após a reposição da última cópia de segurança efetuada.
2.5.2 – A integração de documentos emitidos que não constam da cópia de segurança reposta, deve realizar-se no programa certificado, através dos duplicados desses documentos, em série específica anual e com numeração sequencial própria, iniciada no n.º 1.
2.5.3 – Para este efeito, será processado um novo documento do mesmo tipo do duplicado que recolha todos os elementos desse documento emitido, com observância dos requisitos definidos nos artigos 6.º e 7.º da Portaria 363/2010.
2.5.4 – O campo Origem do documento (SourceBilling) das tabelas 4.1 a 4.2, consoante o caso, deve ser preenchido com o valor “M” (sem aspas).
2.5.5 – Nestes casos, no campo Chave de controlo (HashControl) das tabelas 4.1 e 4.2, consoante o caso, deve ser aposta a seguinte informação:
2.5.5.1 – Número da versão da chave privada (1,2, etc.) e separado por um “-” (hífen);
2.5.5.2 – Registo sequencial dos seguintes elementos: a sigla constante do campo Tipo do documento (InvoiceType ou MovementType conforme aplicável), que deve corresponder ao tipo de documento a recuperar através do duplicado, seguida da letra D; um espaço e a identificação única do documento (InvoiceNo ou DocumentNumber, consoante o caso).
Exemplo: 1-FTD XY 2013A/00099, sendo “XY 2013A/00099” a identificação única do documento integrado.
2.5.6 – Nas séries de recuperação de dados, a data do documento corresponde à do duplicado do documento. É de todo o interesse que se criem campos distintos, de preenchimento obrigatório, para acolher o código interno do tipo de documento, série e n.º do duplicado por forma a evitar lapsos na recolha deste tipo de documentos, designadamente, do código interno do tipo de documento e da série. Poder-se-ão criar tantas séries, quantas as existentes nos duplicados dos documentos, ou apenas uma série única.
2.5.7 – Para referenciar um documento original recolhido na aplicação, deve ser utilizado o código interno do tipo de documento, a série e o n.º do documento original, e não a identificação única do documento (InvoiceNo ou DocumentNumber) atribuído pela aplicação ao documento recuperado.
2.5.8 – Quando, houver necessidade de integrar outros duplicados de outros tipos de documentos, utilizar-se-ão os campos aplicáveis e os procedimentos dos números anteriores.

Cumprimentos

12 05 2016
Vladimir Calado

Boa tarde.
Fiz uma actualização do PRIMAVERA para a Versão 8.10
O problema é que o Software não está licenciado, consegui licenciar a plantaforma anterior (versão 7) no Administrador, mais ja não consigo abrir quaisquer empresa. Já na versão 8.10 recebo a seguinte informação:
“Ocorreu um erro ao copiar o ficheiro da licença para a directoria de sistema”.
Detalhes: Permission denied
Outrora… “A licença introduzida não é válida”.
Alguém me da uma ajudinha por favor?.

Grato, grato.

16 05 2016
XpecialGUEST

Boa noite,
Deverá validar/configurar as permissões da pasta onde o Primavera está instalado no servidor (por defeito: C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA).
Caso não consiga ultrapassar, deverá contactar o suporte da Primavera.

19 06 2016
Lizzi

Boa noite,
Instalei recentemente o primavera express v.7.6, mas não consigo emitir fatura no cliente indiferenciado (VD), dá erro de falta de preenchimento do país de faturação, mas ao preencher o campo do país na ficha do cliente, depois o nif “consumidor final” dá como inválido. Como anteriormente conseguia emitir bem estes documentos, não percebo o que estou a fazer de errado. O que devo colocar no campo NIF ou como devo configurar a ficha do cliente VD?

27 06 2016
XpecialGUEST

Boa noite,
No Administrador > Parâmetros da Empresa > Gerais > Outros, existem as opções “Obrigatório a Introdução do Número de Contribuinte” e “Verificar se o número de contribuinte é válido”. Altere de acordo com o que é pretendido.

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