Report Miner-Analise ficheiros Crystal Reports

7 01 2013

imageReport Miner é uma ferramenta que permite analisar e extrair informação de ficheiros RPT (Crystal Reports). O Crystal Reports é uma tecnologia de reporting que é utilizada por inúmeras aplicações, entre elas sistemas de ERP como o Primavera.

 

Este utilitário não modifica os ficheiros, apenas disponibiliza ao utilizador ou programador uma série de informações contida nos reports como data da última alteração, numero de tabelas, grupos, secções, objectos, áreas, formulas, entre outros.

 

Para o utilizador comum, um dos campos mais úteis é a revisão. Comparando a revisão dos mapas originais de cada instalação de uma aplicação é possível detectar se algum mapa pode ou não ter sofrido alguma actualização por parte do fabricante, equacionando desta forma a utilização da versão mais recente.

 

Cada vez que um report é alterado e gravado, o campo revisão é incrementado um numero. O Report Miner através da opção Survey permite identificar a revisão de vários reports ao mesmo tempo mostrando-os numa grelha.

image

Poderá adicionar ao Report Miner um ou mais ficheiros, ou uma pasta completa.

 

O numero da revisão de um report poderá também ser obtido se o  Crystal Reports estiver instalado no sistema, no menu Arquivo > Informações Resumidas. Este campo significa o numero de vezes que o report foi revisto. Um report novo inicializa este campo a 0.

image

 

 

A aplicação consiste em outros 3 utilitários, para além do Survey, que são amplamente do documentadas no ficheiro de ajuda e no site do fabricante. A opção RptDiff permite comparar e identificar diferenças entre dois reports. A funcionalidade Extract permite extrair para um ficheiro de texto ou para uma Base de Dados dados dos reports. A funcionalidade XRef permite identificar as tabelas acedidas por um report.

 

O Report Miner não necessita que o Crystal Reports esteja instalado no computador. É compatível com o Windows 2000 SP2, XP, Vista e 7, e permite analisar reports desde a versão 3.0 à versão 11.5. A versão de avaliação tem algumas limitações como o facto de não permitir imprimir alguns dados disponibilizados pela aplicação.

 

 

Poderá descarregar o Report Miner aqui.

Se receber o erro 1609 ao instalar o Report Miner consulte este artigo.

 

 

http://www.reportminer.com/


Ações

Information

2 responses

8 01 2013
Helder

Muito Bom!!!

19 01 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: