Crystal Reports-Inserir comentários nos reports

19 01 2013

Por regra deve ser utilizada a versão mais recente (revisão) de um report. Quando existem reports alterados e é efectuada a actualização de uma aplicação, principalmente em actualizações maiores, coloca-se a questão de manter, ou não, os reports anteriormente alterados, ou de utilizar os mais recentes e refazer eventuais alterações.

 

Se as modificações aos reports não tiverem sido documentadas poderá ser difícil saber exactamente que alterações foram efectuadas anteriormente, até porque muitas delas podem não ser directamente visíveis na estrutura, quando o report é editado, ou na mesmo na impressão, como ordenação de dados, alteração de formulas, etc.

 

A seguir são apresentadas 3 formas de incluir observações como forma de documentar alterações  efectuadas.

 

 

PROPRIEDADES DO REPORT

19-01-2012 15-46-03

Arquivo > Informações Resumidas (File Menu > Summary Info). No campo Comentários, do separador Resumo insira todos os detalhes que achar conveniente.

 

 

 

 

CAIXA DE TEXTO

Insira uma caixa de texto no report, através do menu Inserir > Objeto de Texto.

image

Esta caixa de texto apenas deverá ficar visível quando o report é editado com o Crystal Reports. Para ocultar esta informação quando é feita a impressão, clique com o botão direito em cima e escolha a opção Formatar Texto. Posteriormente active a opção Suprimir.

 

 

 

 

FORMULA

Carregue com botão direito em cima de Campos de Fórmulas, na barra lateral direita, e crie uma nova formula.

image

Indique o nome desejado, como por exemplo “#COMENTÁRIOS”. O “#” permite que esta nova formula seja a primeira de todas as formulas apresentadas.

image

Insira os comentários que achar necessários, sempre com 2 barras no inicio de cada linha para que o editor de formulas considere que é um comentário. No fim carregue em Salvar e fechar.

image

Logicamente que ao editar o report não é óbvio que exista uma formula com comentários, especialmente se estivermos a falar de pessoas diferentes que abrem e editam o mesmo report. Por esse motivo deverá colocar no topo do report um objecto de texto, suprimido, com tamanho de texto maior que os restantes objectos para que seja feita referencia à formula com as observações.

image

Artigos relacionados:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2013/01/07/report-miner-analise-ficheiros-crystal-reports/

http://www.ml-consult.co.uk/cryst-03.htm

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2013/01/07/report-miner-analise-ficheiros-crystal-reports/


Ações

Information

7 responses

20 01 2013
Vasco

Bom dia,

Antes de mais muito obrigado pela informação detalhada que disponibilizou.

Gostaria de saber se o Primavera Express 7.5 efetua transmissão electrónica de dados em tempo real ou se terei de efectuar a introdução do ficheiro SAFT manualmente via portal das finanças.

Obrigado pela atenção

31 01 2013
XpecialGUEST

Bom dia,

Não efectua comunicação em tempo real e pelos vistos não existem planos para que isso venha a acontecer no Express, por isso terá que ser via SAFT.
Cumprimentos

20 01 2013
Jorge Fernandes M Costa

Como anular uma Factura???

Ao converte um orçamento numa factura proforma, sem querer, emiti uma factura em vez da proforma!
Como posso resolver este problema??

Obrigado desde ja pela ajuda!
Jorge Costa

31 01 2013
XpecialGUEST

Bom dia,

Se estivermos a falar da versão 7.5 do Express não poderá alterar/anular essa factura. Terá que emitir nota de crédito.

Veja também o Cenário 5, no artigo https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/07/14/primavera-express-dicas-na-liquidao-de-documentos-em-conta-corrente/

Em caso de dúvida deverá também contactar o seu TOC para ter a certeza que está a proceder da forma mais correcta.

25 01 2013
Miguel

Salvo melhor opinião aproveito para responder aos anteriores comentários:
Vasco: O Primavera Express tanto quanto sei não possibilita a transmissão das facturas por webservice tendo tal que ser efectuado por SAFT ou seja com a exportação mensal do SAFT e a submissão no portal das finanças / e-factura.
Jorge: Para anular uma factura contabilisticamente deverá na minha opinião fazer a emissão de uma nota de crédito correspondente.

E agora as minhas questões … no que respeita aos reports, quando uma factura tem várias páginas como diminuir ou acabar com aquele horrivel espaço em branco que fica no rodapé de todas as páginas (excepto claro a última que contem os valores e as tabelas de iva … ) ?

Imaginemos que estou a migrar de outro software e que existem um cliente que por exemplo tem facturas em aberto no montante de 1000 €, como é que eu lanço esse valor no primavera para que possa depois passar recibos sobre esses valores ?

E por último, uma pergunta não dirigida ao Primavera mas sim genericamente … alguém sabe se irá existir cruzamento de dados das facturas agora emitidas para efeitos de por exemplo IVA ? Ou seja imaginemos que tenho n fornecedores que me emitem facturas, quando eu for fazer o IVA esse valor que me foi cobrado já irá aparecer lá no portal ou tudo se processa como antigamente ?

31 01 2013
XpecialGUEST

Bom dia,

1-Não sei se haverá forma alterar isso. Uma das coisas que poderá fazer é diminuir o tamanho da letra nas linhas de artigos por forma a aumentar artigos por página.
2-https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/03/27/primavera-express-como-introduzir-pendentes-manuais/
3-Penso que para já tudo se processará como antigamente. No futuro, estando os dados de facturação do lado da AT, tudo é possível.
Cumprimentos

1 02 2013
Miguel

Obrigado :)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: