Primavera Express 7.5-Processar, validar e submeter o SAFT

26 01 2013

A proximidade da data limite para o primeiro envio do ficheiro SAFT leva a que seja crescente a preocupação com o envio de dados de facturação para a AT. Este artigo visa exemplificar todo o procedimento desde gerar ficheiro no Primavera Express, validar, até submeter o mesmo no portal da AT.

 

Os dados de facturação  têm que ser comunicados a partir do dia da sua emissão até́ ao dia 25 do mês seguinte. Os documentos podem ser comunicados em períodos mais curtos, isto é, podem ser enviados vários ficheiros ao longo de cada mês.

 

 

Para reduzir a probabilidade de enfrentar problemas neste processo, deverá garantir o seguinte:

  • Tem a última versão do Primavera Express instalada (menu Ajuda > Procurar actualizações).
  • Tem o Java instalado e está actualizado.
  • Está a utilizar um dos navegadores recomendados na página do envio do SAFT. A informação que actualmente está no rodapé especifica o IE 9, Chrome, Firefox 16 e Safari.
  • Conhece os dados de autenticação no Portal das Finanças (utilizador, igual ao numero de contribuinte e a senha, ou em alternativa poderá efectuar autenticação com o cartão do cidadão).

 

 

 

EXPORTAR

Versão do PE utilizada neste artigo: 07.5001.1144

Nos utilitários do módulo de Vendas, escolha a opção SAF-T (PT) – Exportações. Este assistente permite gerar o ficheiro SAFT simplificado, para cada mês.

Aqui pode visualizar os documentos que vão ser exportados para o ficheiro. Depois de seleccionar as datas pretendidas, carregue em Actualizar. São mostrados todos os documentos a exportar para o SAFT. Carregue posteriormente em Processar, para que seja mostrada a janela de exportação.

image

A opção “Mostrar os documentos”, permite mostrar ou ocultar apenas documentos que ainda não foram enviados para o SAFT. Após um documento ter sido exportado a primeira vez, o Primavera assume que este já foi enviado, no entanto isso poderá não ter acontecido. Por essa razão poderá haver a necessidade de alterar este filtro para “Todos” por forma a mostrar todos os documentos, independentemente de terem sido já exportados ou não.

 

 

 

Após carregar em processar é mostrada uma nova janela onde poderá alterar a localização de destino, entre outras opções.

image

A opção “Exporta todos os documentos” especifica se devem ser incluídos documentos que já tenham sido exportados anteriormente.

Depois de confirmar, aguarde até que o ficheiro seja gerado e que seja aberto o navegador e a página da AT onde deverá proceder à validação e submissão do SAFT. É necessário ter o Java instalado no sistema (poderá descarregar o mesmo aqui).

 

 

 

 

 

VALIDAR/ENVIAR

Nota: uma vez que o site do e-fatura tem sofrido algumas alterações, parte deste artigo foi reformulada, no entanto, ainda continua a estar disponível aqui o validador anterior, que não obriga a fazer autenticação para validar o ficheiro.

image

 

 

 

 

Na realidade neste passo é feita uma pré-validação, uma vez que um ficheiro validado aqui poderá ser posteriormente recusado pela AT (ver estados possíveis mais em baixo).

Aceda à página e-fatura. No canto inferior esquerdo escolha a opção Enviar Ficheiro. Uma nota para o facto de ser possível simular a validação do SAFT, sem ter que proceder ao envio.

image

 

 

 

Aguarde até que seja redireccionado para a página onde irá efectuar a autenticação no sistema.

image

 

 

 

Depois da autenticação, será mostrada uma página onde deverá indicar o ano e mês referente ao SAFT a enviar. Posteriormente deverá carregar no botão Abrir para indicar o ficheiro a enviar (o nome do ficheiro exportado pelo Primavera Express tem a seguinte estrutura: SAFT_CódigoDaBaseDeDados_DataInicial_DataFinal.xml).

image

Nota: No navegador Safari, em OS X Lion, os botões Submeter, Validar e Abrir não têm qualquer texto, sendo por isso desaconselhado que neste momento utilize este navegador.

Poderá optar por submeter o ficheiro de imediato, ou apenas validar o mesmo. Ao validar, se o ficheiro estiver conforme, será mostrada uma mensagem de resumo:

image

Poderá confrontar os valores apresentados aqui, com os valores apresentados pelo Primavera, para ter a certeza que estão correctos.

 

 

 

Ao proceder ao envio, uma vez que a integração poderá não ser imediata, deverá consultar o estado do ficheiro depois de o mesmo ter sido enviado. Aceda ao menu localizado no canto superior direito, e escolha “Comerciante”, efectuando de seguida a autenticação caso seja necessário.

image

 

 

 

Depois da autenticação, o menu mostra agora uma série de opções como consultar ficheiros submetidos e consultar facturas.

Estado dos ficheiros submetidos:

image

image

Os estados possíveis são:

  • Pendente – quando ainda espera processamento.
  • Integrado com sucesso – quando o ficheiro foi totalmente processado e registado na base de dados da AT.
  • Integrado parcialmente – quando só parte da informação foi processada, por exemplo a que difere da enviada anteriormente por este ou outro meio.
  • Rejeitado – quando se detetou um problema a nível de conteúdo que impediu o respetivo processamento.

 

 

 

 

No Primavera Express poderá consultar todas as exportações efectuadas. Com o botão direito do rato em cada exportação tem acesso a várias opções.

image

 

 

 

 

Artigos relacionados:

Projecto Colibri-Visualizador SAFT-PT v2

Analisador SAFT–Analise e valide os dados do seu ficheiro SAFT

Validar o ficheiro SAF-T PT


Ações

Information

69 responses

29 01 2013
hugo santos

Boa noite,

peço desculpa por deixar aqui neste tema esta observação, mas não soube onde mais a colocar.

pode esclarecer se é possivel para o primavera, imprimir a listagem de pendentes com a coluna dos dias a que foi emitida a factura, pergunto isto pois na consulta (antes de imprimir) aparece essa coluna, mas quando se manda imprimir ela não aparece.

Obrigado pela ajuda.

29 01 2013
Pedro

Alguém me sabe dizer onde posso consultar o conteudo dos updates que a Primavera tem lançado?
Neste momento tenho o update 1138 instalado, e penso que o último foi o 1147!!!

Obrigado.

29 01 2013
Pedro

Lancei a pergunta porque como tenho lido que aquando da instalação de alguns updates para o Primavera Express/Starter Easy tem aparecido subitamente alguns problemas, como a versão que tenho instalada está estável (é a 1138) e como não utilizo todas as opções do software, queria saber que mudanças é que tinham sido feitas da versão 1138 para a 1147 (que penso ser o ultimo update disponibilzado pela Primavera).

Obrigado.

31 01 2013
XpecialGUEST

É simples. Depois de procurar uma actualização, na opção “Procurar actualizações” no menu Ajuda, se esta existir, é proposto ao utilizador descarregar um ficheiro. Depois de descarregar e descompactar, deverá abrir o ficheiro Main (com o navegador web) que se encontra dentro da pasta Express750\Notes. Aí poderá consultar as alterações.

1 02 2013
Pedro

Obrigado XpecialGUEST, na mouche ;)

Andava à procura dessa informação mas dentro do PSE 7.50!

1 02 2013
Edgar Maia

Boa noite,

Estou com um problema. Ao enviar os ficheiro de Janeiro, ao selecionar o ficheiro dá sempre erro! “Ficheiro SAF-T PT (inválido)”

Preciso de ajuda, o que podem sugerir que faça? Tenho a última versão instalada.

Cumprimentos.

1 02 2013
Pedro

Experimente fazer o download do CentralGest – Analisador SAFT-PT, assim pode importar o SAF-T para dentro dele e ele faz a auditoria ao ficheiro e indica-lhe os erros que possui.

2 Indicações sobre o CentralGest:
——————————————
Se der erro no Nó “Comment” e ao nivel do documento FS (Facturas simplificadas), estes dois não são erros:
A Primavera é que acrescentou o Nó Comment no SAF-T (não exigido pelas Finanças), e penso que até Maio o SAF-T converte as Facturas Simplificadas que têm código FS para FT no SAF-T.

Espero ter ajudado.

3 02 2013
Edgar Maia

Tinha alguns erros de clientes gravados anteriormente com o número de contribuinte com espaços exemplo: 000 000 000 e dava erro.

Agora tem apenas dois erros:

ERRO: O nó “comment” não está previsto existir como nó raiz!
TIPO: Estrutura do XSD

É problemático? Posso enviar o ficheiro sem problemas com estes erros?

4 02 2013
Pedro

O erro em relação ao Nó “Comment” não é problema… o Primavera acrescentou esse nó à formatação do SAF-T para o utilizador colocar lá alguma observação.
Há-de reparar que o Primavera na opção de exportação do SAF-T tem lá uma opção para, caso o utilizador queira introduzir alguma observação, o possa fazer.

Faça o upload do ficheiro no site do efacturas, e depois verifique se ele acusa algum erro!
O ficheiro só é realmente submetido ás finanças quando faz o login e carrega posteriormente no botão submeter.

4 02 2013
Bruno Miranda

EU TENHO O MESMO PROBLEMA QUE O SR. EDGAR MAIA.
JÁ INSTALEI O CENTRALGEST E DETECTOU 13 ERROS, HÁ ALGUMA MANEIRA DE CORRIGIR?

AGRADECIA AJUDA.

BRUNO MIRANDA

5 02 2013
Nuno Pinto

boa noite, eu tenho os seguintes erros, e não faço ideia do que são, tenho o easy starter, agradecia uma ajuda, muito obrigado

Na linha 655:InvalidRegex: Pattern value ‘([0-9])+|([a-zA-Z0-9-/]+ [0-9]+)’ is not a valid regular expression. The reported error was: ”-‘ is an invalid character range. Write ‘\-‘.’ at column ‘{2}’.
Na linha 4:cvc-minLength-valid: Value ” with length = ‘0’ is not facet-valid with respect to minLength ‘1’ for type ‘SAFPTtextTypeMandatoryMax60Car’.
Na linha 4:cvc-type.3.1.3: The value ” of element ‘ProductDescription’ is not valid.
Na linha 4:cvc-minLength-valid: Value ” with length = ‘0’ is not facet-valid with respect to minLength ‘1’ for type ‘SAFPTtextTypeMandatoryMax60Car’.
Na linha 4:cvc-type.3.1.3: The value ” of element ‘ProductDescription’ is not valid.
Na linha 4:cvc-minLength-valid: Value ” with length = ‘0’ is not facet-valid with respect to minLength ‘1’ for type ‘SAFPTtextTypeMandatoryMax60Car’.
Na linha 4:cvc-type.3.1.3: The value ” of element ‘ProductDescription’ is not valid.
Na linha 4:cvc-minLength-valid: Value ” with length = ‘0’ is not facet-valid with respect to minLength ‘1’ for type ‘SAFPTtextTypeMandatoryMax60Car’.
Na linha 4:cvc-type.3.1.3: The value ” of element ‘ProductDescription’ is not valid.
Na linha 4:cvc-minLength-valid: Value ” with length = ‘0’ is not facet-valid with respect to minLength ‘1’ for type ‘SAFPTtextTypeMandatoryMax60Car’. Error:

Limite do número de erros alcançado (10)

5 02 2013
Pedro

Experimente instalar o CentralGest pode ser que a descrição dos erros seja mais precisa. Existe a versão gratuita.

5 02 2013
Nuno Pinto

Boa noite Pedro, já instalei o centralgest, e aleluia percebi que erros tenho, deu-me 69 erros!!! em que dois são iguais:

O nó “Comment” não está previsto existir como nó raíz!
que penso que seja um bug do software?

depois dá-me 66 erros sobre produtos abertos em que não tem designação, produtos estes que uso para compor a tabela de modo a dividir produtos e famílias, mas sendo assim, vou apagá-los e devem desaparecer.

depois o ultimo erro é um NIF de um cliente que já descobri que não está correcto, um dos dígitos. neste caso posso corrigir na ficha de cliente, mas em relação ás facturas que foram emitidas para este cliente não sei como proceder?

Obrigado pela excelente ajuda

Nuno Pinto

7 02 2013
Pedro

Eu costumo usar o site http://www.nif.pt para testar os NIFs.

No caso do NIF introduzido ser de uma empresa costuma aparecer mais abaixo o nome completo dela e se o NIF é válido ou não, se for de um particular aparece só a indicação da validade ou não do NIF.

Em relação á factura a emendar, sei que se forem do tipo FA tem de se criar uma Nota de Crédito, porque a aplicação bloqueia logo os documentos impressos.
Se for factura-recibo (FR) é que não sei, porque as facturas recibo não geram conta-corrente. Expuz esta duvida ao suporte do Primavera mas não obtive resposta :(

6 02 2013
HQA

Boa tarde,
Estou a encontrar algumas dificuldades na validação do ficheiro SAF-T PT, obtendo como mensagem o facto do ficheiro não estar de acordo com o formato exigido.
Trata-se de um erro conhecido? Sabe-se como corrigi-lo?
Obrigado.

6 02 2013
6 02 2013
SAFT-Erros mais comuns « ..::invisible flame light::..

[…] Ler Primavera Express 7.5-Processar, validar e submeter o SAFT […]

11 02 2013
Marta Alves

Boa tarde,

Agradeço a todos por este blog bastante útil e vou aconselhar a todos que o consultem.

Ajudaram mais do que o serviço técnico do programa de facturação que uso.

Muito obrigada

12 02 2013
Fernando

Bom dia
Alguém me pode ajudar com o ficheiro saf-t do primavera Express 7.5? dá o seguinte erro ao validar o ficheiro no site das finanças

Erro :cvc-minLength-valid: Value ” with length = ‘0’ is not facet-valid with respect to minLength ‘1’ for type ‘SAFPTtextTypeMandatoryMax50Car’.

Obrigado

13 02 2013
João

Preencha a localidade da empresa no menu administração. Depois gere novamente o ficheiro. Ab

13 02 2013
Fernando

Obgd joão
Ab

14 02 2013
Fabricio

Boas utilizei o analisador SAFT e tenho 8 erros sempre com o mesmo erro em comum: Nº digitos menor que o minimo permitido: “1” alguma solução?

14 02 2013
Nu

Boa tarde, penso que sejam artigos sem designação, caso os possa apagar e gerar novo ficheiro SAF-T o problema deverá desaparecer. Usou o analisador da CentralGest?

15 02 2013
Patrícia

Bom dia!
Ao validar o Saft do Primavera Express no site das finanças dá-me o seguinte erro:

O ficheiro seleccionado não está de acordo com o formato exigido.
Erro :cvc-minLength-valid: Value ” with length = ’0′ is not facet-valid with respect to minLength ’1′ for type ‘SAFPTtextTypeMandatoryMax60Car’

Será que me podem ajudar, por favor?

15 02 2013
Nuno Pinto

Bom dia Patrícia,

Como já foi indicado acima, instale o analisador da Central Gest e veja de maneira perceptível os erros associados, que no seu caso deverão ser nos artigos abertos sem designação.

15 02 2013
Raquel

Boa noite, estou a tentar exportar o meu saft, mas o meu problema começa logo no facto de que, quando vou aos Utilitários, não me aparece a opção para exportar o Saft. É porque tenho a versão gratuita?

21 02 2013
Antonio Pereira

Acede no “Administrador” – Empresas (todas) – depois no lado direito , seleciona a opção Gestor de Exportação de Dados. O processo começa a partir daí.

21 02 2013
Antonio Pereira

Ao visualizar o ficheiro Saft exportado pelo Primavera Express aparece-me um cliente com a designação “Consumidor final” que n ão criei nem aparece no programa. Onde posso aceder à informação deste cliente já que na opção da tabela de clientes, no programa, ele não aparece?

22 02 2013
Samuel T.

Sempre que um documento de venda é feito sem indicação do NIF do comprador, a venda é automaticamente identificada como sendo a um consumidor final

22 02 2013
Antonio Pereira

Neste caso não fiz qualquer venda sem NIF.

1 04 2013
Zé Correia

Ao introduzir o NIF numa fatura simplificada, e usando o cliente “VD – cliente indiferenciado”, no ficheiro SAFT o NIF aparece acrescido de “_c”. Por exemplo 999999999_c. Ao proceder ao envio do SAFT, não dará erro?

2 04 2013
Pedro

c penso significar cliente. Não é nenhum erro.
Mas pode usar o CentralGest e testar o ficheiro SAF-T.

13 04 2013
XpecialGUEST

Pelo que pude constactar, e por alguma razão, ao exportar o SAFT o Primavera insere no ficheiro um cliente com o código 999999990_C, cliente este que não existe na tabela de clientes.

O 999999990_C é o código do cliente, pelo que não deverá ter qualquer problema, a partir do momento em que a AT considera o ficheiro como válido.

Cumprimentos

14 05 2013
Fernando Freitas

Bom dia, ao consultar o ficheiro SAFT notei que aparece o seguinte:
2013-01-012013-12-31, quando o mês que escolhi foi o de Abril, a minha pergunta é se não tem qualquer inconveniente enviar assim o ficheiro ou esta errado e não devo enviar o ficheiro. É que gerei 2 vezes o ficheiro e aparece sempre a data em cima. Obrigado

25 05 2013
Silva

Desde uma ultima actualização que não consigo exportar o ficheiro saft,correu tudo bem até Março, mas agora não consigo enviar o ficheiro de Abril. aparece este erro:

“4121: Cannot find either column “dbo” or the user-defined function or aggregate “dbo.Validanifpt”, or the name is ambiguous.”

Alguma solução para este problema?

12 06 2013
XpecialGUEST

Ultrapassou o problema? Se sim, como? Hoje a Primavera disponibilizou uma actualização. Experimente actualizar para ver se o problema é ultrapassado.

27 05 2013
jose manuel ferreira

o meu problema tb é igual ao do sr.silva
a mensagem que aparece é a seguinte:
4121: Cannot find either column “dbo” or the user-defined function or aggregate “dbalgume o.Validanifpt”, or the name is ambiguous.

alguem pode ajudar?

12 06 2013
XpecialGUEST

Ultrapassou o problema? Se sim, como? Hoje a Primavera disponibilizou uma actualização. Experimente actualizar para ver se o problema é ultrapassado.

27 05 2013
jose manuel ferreira

quando faço a validação no validador, o erro que dá é?
Na linha 44: XML document structures must start and end within the same entity.

5 08 2013
joao

Boa Noite
Estou com um problema sério que é gerar o ficheiro saft das facturas de julho dá o seguinte erro:
“O item não foi encontrado na colecção correspondente ao nome ou ordinal pedido” os meses anteriores tudo funciona bem.
Quem pode ajudar

6 08 2013
Pedro

Qual é a versão que tem actualmente instalada do Primavera?

26 08 2013
Patrícia E.

Estou com problemas para criar o ficheiro SAFT… Segui os passos todos, e quando clico em atualizar não aparece nenhum documento embora tenha passado 5 facturas em julho…
Precisava de enviar o ficheiro SAFT hoje para as finanças…
Alguém pode ajudar? O que é que pode estar a faltar?

26 08 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Tem a certeza que está a colocar o intervalo de datas correcto? Se sim, altere para “Todos” em “Mostrar os documentos” (ao lado da data) e carregue em Actualizar.
Cumprimentos

21 10 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Basta ir a Tabelas > Vendas > Documentos > editar todos os documentos necessários > separador Séries > Seleccionar todas as séries em questão > em Comunicação escolher “Comunica via SAF-T (PT)”.

25 09 2013
Nuno Alves

Confirmo, agora actualizado e não aparecem os dados …

3 10 2013
João Andade

Olá,

gostaria de saber se aguem me pode ajudar com um erro que me está a surgir na validação do fich Saft;

Na linha 50: XML document structures must start and end within the same entity.

Obrigado

5 10 2013
XpecialGUEST

Boa noite,
Deverá contactar o suporte da Primavera, para obter apoio. Em todo o caso, antes disso, confirme se tem a última versão do Express (Menu Ajuda > Procurar actualizações).

8 10 2013
cristina

Ola boa noite,
antes de mais parabens pelo excelente trabalho.
estou a usar a versão 7,5 gratuitaá dois dias , fui entantar “ensaiar o envio do do ficheiro saft, mas quando chego ao passo saft exportacoes em vez de abrir essa janela abre uma que diz comunicação de faturas mas n me aparecem os documento de venda na lista.podem ajudar-me,
obg
cris

9 10 2013
Pedro

A janela é essa mesma “Comunicação de facturas”.

Actualizar => clicar nesta opção para mostrar/actualizar a lista dos documentos que vão ser integrados no ficheiro SAF-T. Verifique primeiro o intervalo das datas a exportar!

Validar => depois de actualizar, clique nesta opção para a aplicação testar se existem erros nesses documentos que quer exportar.

Exportar => finalmente, se a validação não indicou nenhum erro, clique nesta opção para finalmente gerar o ficheiro SAF-T a enviar à AT.

9 10 2013
cristina

obrigada pela atenção, mas estou na mesma quando carrego em actualizar nao me aparece nenhum documento,peso que deve ter haver com a forma como criei a empresa havia um passo qualquer que dizia empresa comunica e acho que eu devo ter colocado não, n me lembro é onde foi que fiz isso.

21 10 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Basta ir a Tabelas > Vendas > Documentos > editar todos os documentos necessários > separador Séries > Seleccionar todas as séries em questão > em Comunicação escolher “Comunica via SAF-T (PT)”.

8 10 2013
cristina

aconteceu-me no fundo o que aconteceu ao nuno alves

21 10 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Basta ir a Tabelas > Vendas > Documentos > editar todos os documentos necessários > separador Séries > Seleccionar todas as séries em questão > em Comunicação escolher “Comunica via SAF-T (PT)”.

21 10 2013
Ricardo

Tenho o mesmo problema da Cristina, fiz 3 facturas em setembro e não aparecem para exportar

21 10 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Basta ir a Tabelas > Vendas > Documentos > editar todos os documentos necessários > separador Séries > Seleccionar todas as séries em questão > em Comunicação escolher “Comunica via SAF-T (PT)”.

25 10 2013
Fernando

Bom Dia,
Tenho a versão do Primavera 8.1 e ao gerar o SAFT a enviar hoje, verifico que tenho um erro no valor, isto é, a diferença é exactamente o valor de uma factura que deve estar duas vezes.
Como é que posso resolver este problema?
Obrigado pelo Vosso apoio.
Cps,
FA

29 10 2013
XpecialGUEST

Boa noite,
Se existe uma factura que não era suposto ter sido gravada, a versão 8.10 permite que esse documento seja anulado, deixando assim os valores de serem considerados. No entanto esse documento é enviado na mesma para o SAFT.
Cumprimentos

24 11 2013
Vasco Lopes

Boa tarde.

Estou a tentar exportar o ficheiro SAF-T do Primavera, mas ao selecionar as datas pretendidas e carregando no atualizar, não me surge nada apesar de ter várias faturas durante o período seleccionado. Podem ajudar?

Obrigado

28 11 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,
Se a versão que tem instalada é relativamente recente, esta questão deve ter origem na configuração das séries.

Altere todas as séries, de todos os documentos de venda que são utilizados, e no campo Comunicação altere para “Comunica via SAF-T (PT).” Grave a cada alteração, e volte a processar o ficheiro SAF-t.
Cumprimentos

24 02 2014
Bruno

Bom dia,
Preciso de uma ajuda. Tenho instalado o primavera starter easy .
Faço sempre a exportação do SAFT para comunicar à AT e não tem havido problemas, mas este mês não fiz nenhuma FT e o primavera não permite exportar o SAFT a zero.
Como faço para comunicar a zero???
Agradeço ajuda

24 02 2014
XpecialGUEST

Bom dia,
Segundo a AT, não é necessário comunicar o ficheiro SAFT quando não existiram documentos:

Fonte: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/faturas/faqs_agentes.html
24 – No caso de não emitir qualquer fatura durante o mês, tenho que enviar qualquer comunicação à AT?
No mês em que não emitir faturas, não necessita de efetuar qualquer comunicação à AT.

Por esse motivo, é provável que o Primavera Express não permita a exportação do ficheiro nessas condições.
Cumprimentos

24 02 2014
Bruno

Boa tarde,

Obrigado pela sua resposta.

Cpts

12 05 2014
Criar Ideias,Criar

Só quero mesmo agradecer este excelente trabalho que tantas vezes me tem tirado dúvidas

12 05 2014
XpecialGUEST

Obrigado pelo seu comentário.

9 03 2015
Andre

Boa tarde,
Ao enviar o ficheiro Saft no site das finanças este da erro e não carrega, fiz o download do centralgest e este diz que no ficheiro saft tem 55 erros,
os erros são numero de digitosos menos que o permitido na descrição do produto e outro erro e Tdatetime inválidos, a minha questão e a seguinte como posso eu corrigir esses erros? Posso alterar as facturas que já estão passas para assim corrigir os erros.
Cumprimentos

14 03 2015
XpecialGUEST

Bom dia,
Primeiramente deverá validar se está a utilizar a última versão do Primavera Express (menu Ajuda > Procurar actualizações). Se mesmo com a última versão da aplicação continua a enfrentar os problemas descritos, deverá contactar o suporte da Primavera.

13 04 2015
Henrique caçador

boa tarde,
estou com um problema

foi efectuada uma fatura para um cliente errado.
exportei o saf-.t mas ainda não comuniquei e agora queria anular a fatura para corrigir e não me e possivel fazer porque diz que ja foi enviado no ficheiro saft.

Á alguma forma de ultrapassar isto?????

13 04 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Faz sentido que a aplicação tenha esse comportamento, porque caso contrário seria possível exportar uma fatura para o SAFT, e após essa exportação, anular a mesma no Primavera. Além disso o Primavera não tem forma de saber se o ficheiro exportado foi ou não comunicado, por isso, a partir do momento em que exporta, ele partirá do principio que foi comunicado.

Creio que não tem forma de ultrapassar esta situação. Para ter a certeza, valide com o suporte da Primavera.

13 04 2015
Pedro F-

Para “anular” uma Factura tem de emitir uma Nota de Crédito e fazer referência no corpo dela de que essa NC nº xxx anula a Factura nº xxx pelo motivo de…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: