Boonzi-Controle as suas finanças pessoais

9 02 2013

imageQuanto dinheiro gasta mensalmente em café, em transportes, em almoços fora de casa, ou em combustível? Certamente nos tempos que correm já fez essa pergunta e não obteve uma resposta concreta.

 

O Boonzi, recentemente lançado pela empresa portuguesa Webfuel  pode ajudar na tarefa de controlar e monitorizar as despesas e programar o orçamento, mantendo a todo o momento uma visão integrada de todas as contas sejam elas de qualquer tipo como depósitos à ordem e a prazo, crédito e dinheiro.

 

Ao bom estilo das aplicações Microsoft Money (já descontinuado), e Quicken, o Boonzi tem a vantagem de ter “apenas” as funcionalidades essenciais e isso faz com que o processo de aprendizagem seja muito curto pois a aplicação tem assistentes que tornam intuitiva a sua utilização. O recurso a gráficos para apresentar a informação é uma constante tornado a utilização do Boonzi uma tarefa agradável.

 

image

 

Se alguma vez experimentou o Money ou o Quicken, ou outra aplicações de finanças pessoais, certamente passou por duas fazes. A primeira, de alguma frustração por achar que necessitava de algo menos avançado e menos complexo, e a segunda de, passados alguns dias/semanas/meses desistir de introduzir despesas e receitas por ser uma tarefa ingrata e trabalhosa, quando comparado com o beneficio de olhar para um amontoado de números e não conseguir em poucos segundos perceber para onde foi o dinheiro gasto e se está a cumprir com os objectivos estipulados.

 

 

Ainda que nesta primeira fase o Boonzi fuja um pouco daquilo que começa a ser a tendência de a informação ficar armazenada na cloud e os utilizadores acederem à mesma através do navegador ou de aplicações instaladas em dispositivos móveis, uma vez que só está disponível para Windows e Mac OS X, no futuro está previsto lançar aplicações para iOS, e Android. Faz todo o sentido pois ninguém ao final de um dia ou de uma semana se vai lembrar de todas as despesas que fez, especialmente das de menor valor como ida ao café, almoço, cabeleireiro, etc, que logicamente não aparecem no extrato bancário.

 

Uma das funcionalidades que merece claro destaque, é a possibilidade de importar movimentos, directamente de um extrato bancário. Para isso basta, num dos passos do assistente, aceder ao seu banco e seleccionar no extrato os movimentos a importar. Ainda que possam ser necessárias algumas configurações muito simples, o processo é extremamente rápido quando comparado com a introdução manual, o que também evita erros de introdução. O Boonzi está preparado para lidar com a importação de extratos dos principais bancos portugueses.

 

Boonzi – Importação de extractos bancários em menos de 2 minutos

 

 

 

Algumas imagens da instalação e utilização do Boonzi em Mac

Instalação em OS X

inst

 

 

Na primeira vez que iniciar o Boonzi, poderá introduzir a chave de activação, caso tenha adquirido a licença, ou em alternativa testar a aplicação com dados fictícios.

image

 

 

No caso de colocar a chave de licença, o passo seguinte é criar o perfil, escolhendo um nome e uma moeda base. Poderá ainda definir uma password para proteger o acesso aos dados.

3

 

 

Ao iniciar a aplicação, sempre que existirem actualizações será mostrada uma barra superior a informar para esse facto. Em 2 dias de utilização do Boonzi, foram efectuadas pelo menos 3 actualizações, o que demonstra que neste momento a melhoria é uma constante.

4-autoupdate

Poderá consultar em detalhe quais as novidades.

image

 

 

No primeiro arranque, depois de definir o perfil, é mostrado o assistente que permite criar uma conta bancária.

7-AssistenteCriacaoConta

Basta introduzir o nome, o saldo e a data do mesmo.

8-criacaoconta

 

 

 

A importação de movimentos é uma das inovações do Boonzi, que lhe conferem uma vantagem face a outros produtos do género.

import1

Pode optar por 2 tipos de importação. O primeiro tal como já referi permite importar movimentos através do método copiar. O segundo consiste em importar os dados através de um ficheiro CSV, se o seu banco permitir exportar informação para este tipo de ficheiro.

import2

Optando pelo primeiro método, no extrato de movimento basta seleecionar e posteriormente copiar.

image

Neste passo pode mapear cada coluna do extrato do banco para a coluna correspondente  no Boonzi, ou ignorar no caso de não haver correspondência possível. 4

O ultimo passo deste assistente é a integração das transacções.

5

 

 

Orçamento mensal

orcamento

 

 

Despesas e receitas por categoria

categorias

 

 

Evolução do saldo

evolucaosaldo

 

 

Histórico de transacções

transaccoes

 

 

Visão Geral

visaogeral

 

 

 

 

Notas:

  • Antes de comprar, poderá testar o software com dados fictícios para realmente perceber se o mesmo vai ao encontro do que procura.
  • Após a compra poderá actualizar a aplicação de forma gratuita por um ano.
  • Permite utilizar mais do que uma moeda.
  • O interface está disponível em português e inglês.
  • Uma licença pode ser instalada em 3 computadores.
  • No mesmo computador pode existir mais de um perfil, ou seja toda a família pode utilizar o Boonzi.
  • É possível exportar para PDF e Excel, assim como imprimir todos os relatórios.
  • Em cada transacção pode anexar ficheiros, o que poderá ser útil para associar comprovativos de pagamento, facturas, certificados de garantia, entre outros documentos que considere importantes.

 

 

 

O preço base do Boonzi é de 39.9 Euros.

Ao comprar a aplicação através deste link tem um desconto promocional de 10 Euros, sendo que desta forma o total a pagar é de 29.90 Euros. Este desconto é válido até 15 de Fevereiro.


Ações

Information

4 responses

31 07 2013
Nova versão do Boonzi (1.6) já disponível | ..::invisible flame light::..

[…] Boonzi, já referenciado neste artigo, acaba de ser actualizado para a versão 1.6, com importantes […]

4 09 2013
9 09 2013
Passatempo Boonzi: Oferta da 1 licença no valor de 39.9 € | ..::invisible flame light::..

[…] Boonzi-Controle as suas finanças pessoais […]

23 10 2016

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: