EMS SQL Manager for SQL Server–Lite Edition

16 02 2013

imageO EMS SQL Manager for SQL Server – Lite Edition é uma aplicação para  gerir de bases de dados Microsoft SQL Server, tal como o SQL Management Studio Express da Microsoft. Este último também é gratuito e está disponível para download no site da Microsoft.

 

A vantagem do EMS SQL Manager for SQL Server, é que tem uma edição “portátil” que não necessita de ser instalada, bastando descarregar, descompactar. O ficheiro tem apenas cerca de 10 MB, e pode ser transportado numa pendrive estando sempre pronto para ser executado. A edição free tem, entre outras limitações, o limite de 5 Bases de Dados que podem ser geridas.

 

Poderá descarregar a aplicação aqui (EMS SQL Manager for SQL Server Freeware (executable-file only). É necessário registo.

 

 

Neste artigo é demonstrado como configurar o EMS SQL Manager for SQL Server para gerir bases de dados do Primavera Express 7.5

O Primavera Express 7.5 não permite, tal como acontecia na versão 6.4, aceder directamente às bases de dados através da combinação de teclas CTRL+ALT+P. Uma vez que o SQL Management Studio não é instalado automaticamente, no processo de instalação do Primavera Express, em situações em que por uma razão ou por outra é necessário alterar ou aceder determinado tipo de informação, ou efectuar alguma operação de manutenção, existe esta limitação, que é facilmente colmatada com o recurso a ferramentas externas.

 

Com o EMS SQL Manager, para além de permitir alterar dados de tabelas é possível ter acesso a vário tipo de  informação que poderá ser útil para um administrador de base de dados, programador, ou para o próprio utilizador.

 

 

Na primeira vez que executa a aplicação é mostrada a seguinte janela onde poderá configurar algumas opções relacionadas com o interface do utilizador.

image

O idioma default é inglês, não existindo opção para alterar para português. Apenas os idiomas russo e alemão são de escolha opcional.

 

 

De seguida poderá ser mostrada uma outra janela onde poderá activar, por 30 dias, todas as funcionalidades da versão completa.

image

 

Carregue no primeiro ícone da barra de tarefas, para configurar a ligação ao servidor de dados. De seguida especifique qual a localização do mesmo. Para o Primavera Express 7.5 a localização por defeito é “.\priexpress750”. Pressione Next.

image

 

 

Poderá ser mostrada uma janela a perguntar se desejamos desactivar o preenchimento automático dos servidores. Deverá activar a opção “Do not ask me again”, e escolher Yes.

image

 

 

Escolha a base de dados sobre a qual pretende efectuar operações, de seguida carregue em Finish para terminar o assistente.

image

 

 

Aguarde que seja mostrado o servidor e base de dados na barra lateral esquerda. Pressione duas vezes em cima da base de dados para fazer a conexão.

image

 

 

Aguarde que sejam mostrados todos os objectos.

image

 

 

Ao expandir a árvore Tables, são mostradas todas as tabelas desta base de dados. Para editar uma tabela deverá escolher a opção “Edit Tabele Nome_da_Tabela”.

image

 

 

Do lado direito do ecrã são mostradas todas as propriedades e dados da tabela seleccionada. No separador Data é possível alterar directamente os dados. A menos que saiba exactamente qual o impacto, nunca deverá proceder a qualquer alteração, uma vez que a integridade dos dados poderá ser comprometida.

image


Ações

Information

2 responses

8 04 2013
Pimpão

Será que reccorendo a esta aplicação posso exportar os artigos da base de dados, para depois os importar noutra instalação do programa?

13 04 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

É uma operação complexa que tem que ser bem executada, sem margem para erros, principalmente numa base de dados em produção. Não esquecer que os dados, falando em concreto de artigos, por exemplo, podem estar “espalhados” por várias tabelas. A não importação de parte desses dados pode originar problemas enormes, na estrutura e integridade da aplicação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: