PRIMAVERA Express 7.5001.1165-Melhorias no assistente de exportação do SAFT

18 02 2013

A versão 7.5001.1165 disponível a partir de hoje traz consigo melhoramentos no assistente de exportação do SAFT.

 

Agora, está disponível uma opção que permite validar o ficheiro, mostrado os erros e avisos que visam ajudar o utilizador. Para alguns erros, poderá ser sugerida uma forma automatizada de os ultrapassar, ficando ao critério do utilizador executar ou não a correção proposta para cada erro.

 

A opção para validar, deverá ser executada antes de exportar o ficheiro. No entanto, se optar por Exportar, sem previamente validar, e se existirem erros, será perguntado ao utilizador se deseja visualizar os detalhes.

image

Neste exemplo, num dos erros mostrados, é sugerida a alteração da conservatória da empresa, uma vez que contem espaços. Ao carregar em Corrigir a própria aplicação encarrega-se desta alteração.

Este validador está também disponível na exportação do SAFT disponível no Administrador (Administrador > Gestor de Exportação de Dados).

 

 

 

Outras alterações:

– O filtro de visualização foi alterado. Agora apenas é possível visualizar todos os documentos, ou apenas os não exportados.

– Apenas as entidades e artigos relativos aos documentos exportados são incluídos SAFT. Anteriormente todos os registos destas tabelas eram exportados para o ficheiro.

 

 

 

O validador irá executar o diagnóstico para detetar os seguintes erros e avisos:

Erro/Aviso

Validação

Sugestão

Erro Documentos de Venda sem designação fiscal associada. Sugerida a designação FT para documentos a receber e DV para documentos a pagar.
Erro Conservatória da empresa com espaços. Sugerida a conservatória sem espaços.
Erro Número de registo da empresa com espaços. Sugerido o número de registo sem espaços.
Erro Código postal da empresa com formato errado. Sugerido o código postal no formato NNNN-NNN.
Erro Código postal da empresa com dados errados. (Nenhuma sugestão)
Erro Morada da Empresa não preenchida. (Nenhuma sugestão)
Erro Localidade da Empresa não preenchida. (Nenhuma sugestão)
Erro Clientes com número de contribuinte não válido. Caso a validade do número de contribuinte esteja apenas dependente do formato com que foi inserido, será sugerido o mesmo número com o formato corrigido.
Erro Devedores com número de contribuinte não válido. Caso a validade do número de contribuinte esteja apenas dependente do formato com que foi inserido, será sugerido o mesmo número com o formato corrigido.
Erro Documentos de Venda com número de contribuinte não válido. Caso a validade do número de contribuinte esteja apenas dependente do formato com que foi inserido, será sugerido o mesmo número com o formato corrigido.
Erro Artigos sem descrição definida. Sugerido o código do artigo para preencher a descrição.
Erro Documentos de venda com totais negativos. (Nenhuma sugestão)
Erro Clientes com caracteres inválidos no Nome, Morada, Localidade, Código Postal, Telefone, Fax e Endereço Web. Sugeridos os mesmos dados sem os caracteres especiais.
Erro Devedores com caracteres inválidos no Nome, Morada, Localidade, Código Postal, Telefone, Fax e Endereço Web. Sugeridos os mesmos dados sem os caracteres especiais.
Erro Artigos com caracteres inválidos na Descrição e Código de Barras. Sugeridos os mesmos dados sem os caracteres especiais.
Erro Famílias de artigos com caracteres inválidos na Descrição. Sugeridos os mesmos dados sem os caracteres especiais.
Erro Clientes sem país associado. Será sugerido PT, caso o número de contribuinte seja válido para Portugal.
Erro Devedores sem país associado. Será sugerido PT, caso o número de contribuinte seja válido para Portugal.
Aviso Documentos de Venda com configuração para permitir totais negativos. (Nenhuma sugestão)
Aviso Documentos de Venda com número de contribuinte não válido para Portugal. Será colocado o número 999999990 (Cliente final) na geração do ficheiro SAF-T.
Aviso Linhas de documentos de venda sem descrição. Será colocado o código do artigo na geração do ficheiro SAF-T.
Aviso Motivos de isenção de Iva com mais de 60 caracteres. Serão colocados os primeiros 60 caracteres do motivo de isenção na geração do ficheiro SAF-T.
Aviso Artigos com mais de 30 caracteres no código Serão colocados os primeiros 28 caracteres do código, mais um número até 100 na geração do ficheiro SAF-T.
Aviso Clientes com caracteres inválidos no Código. Será utilizado o código sem os caracteres inválidos.
Aviso Países com caracteres inválidos no Código. Será utilizado o código sem os caracteres inválidos.
Aviso Artigos com caracteres inválidos no Código. Será utilizado o código sem os caracteres inválidos.
Aviso Documentos de Venda com caracteres inválidos no Identificador. Será utilizado o identificador sem os caracteres inválidos.
Aviso Faturas com caracteres inválidos na descrição das linhas. Será utilizada a descrição sem os caracteres inválidos.
Aviso Clientes sem a Morada, Localidade ou Código Postal preenchidos. (Nenhuma sugestão)

(Fonte: Primavera PKB-Menu Ajuda da janela Validador SAF-T)

.

 

 

 

A versão 7.5001.1165 corrige também as seguintes anomalias:

Anomaly: 579624

Fixed in Version: 7.5001.1158

Solved in date: 02/14/2013

Problem description

Detalhes da exportação SAFT não são apresentados

How to reproduce

1. Exportar ficheiro SAFT.

Observed behaviour

No final da exportação não são apresentados os detalhes para consulta das mensagens.

Expected behaviour

Deverão ser apresentadas todas as mensagens.

 

 

Anomaly: 580116

Fixed in Version: 7.5001.1156

Solved in date: 02/14/2013

Problem description

Não é efetuado tratamento de caracteres unicode na geração do SAFT

How to reproduce

1. Numa empresa gerar o ficheiro SAft

Observed behaviour

Pode ocorrer um erro:

"A validação do ficheiro SAFT_001.xml falhou:

Foi encontrado um carácter inválido no texto."

Expected behaviour

Não devia.

A geração do SAFT deveria tratar os carateres unicode


Ações

Information

34 responses

25 02 2013
Filipe Ferreira

Boa noite.

Em primeiro lugar quero agradecer a criação e manutenção do blog, uma vez que tem informação relevante, muito útil e atualizada.

Após a atualização para a versão 1166 (feita hoje), não consigo gerar o ficheiro SAFT-PT. Quando escolho a opção exportar o programa apresenta o erro ‘2812: Could not find stored procedure ‘GCP_ValidaCriacaoSAFTEasy’. que acontece porque é feita (automaticamente) uma validação antes da exportação, e depois (na janela de exportação quando confirmo a operação) apresenta o erro ‘4121: Cannot find either column “dbo” or the user-defined function or aggregate “dbo.Validanifpt”, or the name is ambiguous.’.

Gostaria de saber se tem conhecimento de como ultrapassar estes erros uma vez que não encontro informação na net. Neste momento estou frustrado porque com a versão que tinha (já não me lembro qual mas julgo ser anterior à 1134) o ficheiro gerado era inválido; com a versão 1166 (de 19.02.2013) nem consigo gerar o SAFT.

Agradeço desde já a atenção dispensada e o retorno à minha questão.

Melhores cumprimentos,
Filipe Ferreira

25 02 2013
Filipe Ferreira

Já agora, as minhas desculpas se este não é o local apropriado para colocar a questão. Caso se verifique, agradeço que me indique qual o local que devo utilizar.

Atenciosamente,
Filipe Ferreira

1 03 2013
tacurtir

Não tenho esse problema mas tenho o problema do iva…tipo passo um artigo de 2,00 euros e até aqui tudo bem…passo o artigo 2 vezes o preço aparece 4,01…Se alguem sabe contornar esta situação agradecia….

20 03 2013
XpecialGUEST

Tem a ver com a configuração da moeda, nomeadamente o número de casas decimais. Na moeda EUR, se aumentar o número de casas decimais em “Preços/Remunerações Unitários”, em vez de 4,01, já fica com 4,00 Euros.
Em todo o caso com o botão direito do rato, pode criar um acerto de 0.01.
Cumprimentos

1 03 2013
Ricardo

Eu Também tenho o mesmo problema e não consigo gerar o saft
Quando escolho a opção exportar o programa apresenta o erro ’2812: Could not find stored procedure ‘GCP_ValidaCriacaoSAFTEasy’. que acontece porque é feita (automaticamente) uma validação antes da exportação, e depois (na janela de exportação quando confirmo a operação) apresenta o erro ’4121: Cannot find either column “dbo” or the user-defined function or aggregate “dbo.Validanifpt”, or the name is ambiguous.’.

Alguém sabe como resolver este bug

2 03 2013
Filipe Ferreira

Para resolver o problema tive que contactar a Primavera (através do suporte pago) e após a intervenção deles ficou a funcionar.

(Peço desculpa se for muito técnico na explicação mas o problema é eminentemente técnico.)

Pelo que percebi, o problema tem a ver com a instalação não ter sido completamente feita aquando da passagem para a nova versão 7.5, onde o motor de base de dados usado é diferente.

Para uma instalação completa e correta do Primavera Express é necessário que a opção xp_cmdshell do SQL Server (motor de base de dados) esteja ativa. Esta situação é conhecida e no SQL Server 2005 de fácil resolução. As ferramentas que são instaladas (aquando da instalação do Primavera Express) com o SQL Server 2005 permitem ter acesso a este tipo de configurações e facilmente ativar a opção.

O problema começa na nova versão do Primavera Express. No processo de migração para a versão 7.5, é instalado o novo motor de base de dados, o SQL Server 2008. Aqui as ferramentas instaladas não permitem ativar facilmente a opção xp_cmdshell. Por conseguinte, os procedimentos posteriores de instalação não serão completa e corretamente instalados e aqui começa o imbróglio.

Não estando ativa a referida opção, alguns componentes essenciais ao bom funcionamento global da aplicação não estão presentes após a instalação (daí os erros do tipo ‘2812: Could not find stored procedure ‘GCP_ValidaCriacaoSAFTEasy’ )’ e ’4121: Cannot find either column “dbo” or the user-defined function or aggregate “dbo.Validanifpt”, or the name is ambiguous.’

A resolução deste problema implica a ativação da opção xp_cmdshell no 2008. Tal significa executar instruções SQL na base de dados do Primavera Express que não podem ser divulgadas pela Primavera uma vez que isso tem outras implicações, nomeadamente legais.

Resumindo, após a ativação desta opção (que podem procurar com na net mas implica conhecer a base de dados do Primavera Express), basta somente abrir o ERP e o Primavera deteta automaticamente a alteração e executa o resto dos procedimentos de instalação que ficaram “pendentes” no processo de migração para a versão 7.5 ou da atualização para a versão mais recente (no meu caso a 1166).

No entanto, após esta correção pode ser necessário outra intervenção na base de dados do Primavera para resolver campos que não estão preenchidos e é necessário colocar um valor para não dar erro novamente. Mais uma vez este problema é conhecido e é necessário executar uma instrução SQL. Lembro-me de ver informação sobre este tópico mas de momento não consigo precisar onde.

Na minha opinião, a resolução deste problema não passa sem a intervenção da Primavera ou dos seus agentes autorizados, visto ser uma questão inerente ao desenvolvimento da aplicação, i.e., sem uma atualização deles (como a 1166) para endereçar este problema não vai ser possível ao “comum dos mortais” resolver o problema.

20 03 2013
XpecialGUEST

Tendo em conta a descrição do Filipe, deverá contactar o suporte da Primavera.
Cumprimentos

20 06 2013
Fernando

…nem por isso!

Faça o download do Microsoft SQL Server Management Studio Express e active o xp_cmdshell assim:

Microsoft SQL Server 2005
Configuration Tools
SQL server Surface Area Configuration
Surface Area Configuratión for Features
Verificar se possui um visto na opção “Enable OpenRowset-and Opendata source Support”.
Mais em baixo, selecione “Xp_CMDShell” e coloque o visto na opção “Enable XP_CMDShell”

2 03 2013
Emanuel Silva

Bom dia,
Actualizei para a versão 1166 e quando tento imprimir uma FS dá um erro

“A data do documento VDR não está dentro dos limites especificados na série ‘2006’.”

Alguem me consegue dar um dica para resolver.

2 03 2013
Filipe Ferreira

Boa tarde.

A série usada (no seu caso a 2006) tem que ter a data de início e de fim do ano corrente, já que o Primavera valida a data do documento com a série definida.

Quando foi criado documento FS provavelmente não foi associada a série correta, daí o erro.

Idealmente deveria ter uma série chamada ‘2013’ (o nome não tem relevância mas é mais fácil se for associado ao ano fiscal correspondente) com data de início de 1.jan.2013 e fim 31.12.2013 e ser esta a série em uso no seu documentos (neste caso FS).

5 03 2013
Pedro fernandes

Boa noite, apesar de ja seguir este blog há algum tempo é a primeira vez que escrevo. Tenho a versão actualizada mas por alguma razão (problema ou nabice minha) não me aparece nos documentos de venda os valores por extenso. So aparece nos recibos…
Cumprimentos

10 04 2013
Alterar IVA por defeito

Boa tarde, gostaria de saber como definir a taxa de IVA por defeito.

Neste caso a empresa opera nos Açores, onde a taxa de IVA é de 16%, e quando vou inserir um novo artigo, a taxa por defeito apresentada é de 23%, o que se torna um pouco chato…

Grato pela vossa atenção

13 04 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

Encontrou algum sitio onde definir a taxa de IVA por defeito? No Administrador tem algumas opções relacionadas, mas não encontrei para a criação de novos artigos.

14 04 2013
Hugo

Boa tarde,

Gostaria de saber como devo emitir o equivalente a Vendas a Dinheiro em 2013 no PE7, dado que não posso emitir Fatura para um cliente que não possua conta corrente.

Obrigado,
Hugo

14 04 2013
XpecialGUEST

Boa tarde,

O documento que deve utilizar é o FR – Factura/Recibo.
Cumprimentos

15 04 2013
Hugo

Obrigado pela resposta.
O recibo é emitido automaticamente ou é necessário emiti-lo manualmente após a criação da fatura?

Cumprimentos,
Hugo

1 05 2013
XpecialGUEST

O documento FR – Factura/Recibo está configurado para auto-liquidação, o que significa que o recibo é emitido, de forma automática e pela aplicação. O utilizador não tem que se preocupar com essa questão.
Cumprimentos

2 05 2013
Pedro fernandes

Tenho a versão 7.5 actualizada mas por alguma razão (problema ou nabice minha) não me aparece nos documentos de venda os valores por extenso. So aparece nos recibos…
Cumprimentos

12 06 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

O valor em extenso apenas é mostrado nos documentos de venda a pronto, ou nos documentos de liquidação, fazendo referencia ao valor recebido.
Cumprimentos

25 06 2013
Alberto Ferreira

Mais uma vez agradeço a manutenção de tão importante blog

Estou com um problema estranho. Eu já tinha consigo fazer a exportação do SAFT por mais de uma vez.

Mas agora quando no administrador selecciono a empresa não aparece nenhuma aplicação e como tal não tenho como seleccionar a operação exportar SAFT…

Estava a trabalhar com a versão 7.5 …. 1165 e actualizei para a versão …1278. Mas continua tudo na mesma.

Alguém pode-me ajudar?

TIA

25 06 2013
XpecialGUEST

Boa noite,

Poderá exportar o SAFT mensal, que tem que enviar até dia 25 de cada mês pelo módulo de vendas > utilitários > SAF-T (PT) – Exportações.

Em todo o caso, no Administrador, confirme em Sistema > Preferências se tem a opção “Mostrar parâmetros e serviços na lista de empresas” activada.
Cumprimentos

26 06 2013
Alberto Ferreira

Obrigado pela sua colaboração.
Vou testar

12 07 2013
Aida Pereira

Boa noite,

No programa POS aparece-me a msg 0×5(5): Invalid procedure call or argument
frmEditorPosVendas.ImprimeDocumento (Function)

Alguem sabe o que é isto?

21 07 2013
XpecialGUEST

Bom dia,

Esse erro é mostrado quando abre a aplicação? Ou quando executa alguma operação especifica?

10 11 2014
João Silva

Boa tarde, este erro também me ocorre quando efectua a impressão do talão no modulo POS. Se efectuar no registo apenas “Confirmar”, efectua o registo e não ocorrem erros, se selecionar “Imprimir”, grava o registo e ocorre este erro.

16 11 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Já conseguiu anteriormente imprimir documentos no POS, sem problemas? Se sim, o que poderá ter alterado desde então?
Poderá tentar reconfigurar a impressora. Sugiro que consulte o seguinte artigo:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/08/04/como-instalar-uma-impressora-de-tales-no-windows-e-configur-la-no-primavera-express-pos/

Se não conseguir ultrapassar o problema, contacte o suporte da Primavera.

9 01 2014
hugo santos

Boa tarde,
Possuo o 7.50, no SAFT actualmente existem 3 opções:
– saft
– saft portaria 160
– saft portaria 274
Até aqui sempre fiz pela saft (mais antiga) sem problemas, este mês estava a tentar ir pale mais recente (portaria 274).
Quando seleccionei esta aparece duas opções:
– facturação (aparece por defeito)
– Dados parciais (facturação)
Seleccionei a facturação, escolhi o intervalo de tempo (neste caso mes de dezemebro 2013) e fiz seguinte.
APARECE-ME uma janela de ERRO, e não faz ficheiro SAFT:
“As datas indicadas não referem um execicio válido.”

O que se passa?
Obrigado

10 01 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Está a exportar o SAFT no Administrador. Para a comunicação mensal de documentos à AT, deve aceder no próprio Primavera ao menu Vendas > Utilitários > SAF-T (PT) Exportações.
Cumprimentos

17 02 2014
António Coelho

Olá,

Estou com problema que não sei como resolver, Versão que tenho é Primavera Express v7.50 e tenho a última versão a .1343

Emiti algumas facturas em Janeiro as quais não estão liquidadas e por isso não há emissão de recibo, no entanto e como sempre fiz emito o SAFT através do ERP, Vendas/Utilitários/Saf-t- exportações. Este mês por algum motivo que desconheço não o consigo exportar.

Defino o período neste caso de 01-01-2014 a 31-01-2014
Na opção “Mostrar os Documentos” selecciono a opção “Não exportados”
Selecciono a opção “Actualizar” e nada, não me aparece qualquer documento.

Se alguém me poder indicar algo que esteja a fazer mal, por favor eu agradeço.

Muito obrigado

21 02 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Edite todos os tipos de documentos pretendidos (Tabelas > Vendas > Documentos), e no separador séries, após seleccionar a(s) série(s) que devem ser comunicadas para o SAFT, configure o campo “Comunicação” para “Comunica via SAF-T (PT)”.
Cumprimentos

25 11 2014
Hugo Teixeira

Boa noite,
Estou com o mesmo problema de dar um erro ao criar o ficheiro SAFT pelo Administrador “As datas indicadas não referem um exercício válido.” Fui tentar pelo ERP, Vendas > Utilitários > SAF-T (PT) Exportações e aparece a info “não foram carregados documentos”. Entretanto vendo a resposta mesmo acima fui verificar se a série a que diz respeito o mês/ano não estava como “Comunica via SAF-T (PT)”, no entanto depois de seleccionar fui tentar novamente e sem sucesso, quer por Admin e por ERP.
Agradeço ajuda por favor.
Bem hajam.

29 11 2014
XpecialGUEST

Boa noite,

“…Entretanto vendo a resposta mesmo acima fui verificar se a série a que diz respeito o mês/ano não estava como “Comunica via SAF-T (PT)”…”

As séries dos documentos que são para comunicar via SAFT devem estar configuradas com “Comunica via SAF-T (PT)”. Pela sua mensagem depreendo que tenha entendido algo diferente quando diz “…não estava…”.

No assistente de exportação do SAFT “mensal”, garanta que a opção “Mostrar os documentos está em “Todos”.

O seguinte artigo poderá ajudar:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2013/01/26/primavera-express-7-5-processar-validar-e-submeter-o-saft/

Cumprimentos

16 01 2015
João leite

No pos do primavera, não consigo gravar vendas Já verefiquei todas as séries estam dento dentro dos limites de 01/01/2015 a 31/12/2015,

A data do documento [16-01-2015] não respeita os limites definidos na série [0] do Documento[APL].

Isto começou a acontecer quando verefiquei que as facturas que estava a passar dizia que era cópia de original, intruduzidas manualmente, criei uma nova série para este ano agora não consigo trabalhar com o pos
Alguem me ajuda ?

17 01 2015
XpecialGUEST

Boa noite,
O documento APL (Aplicação Financeira), por defeito, é um documento de Bancos. Assim, para alterar os detalhes das séries desse documento, deverá aceder à sua configuração em Tabelas > Tesouraria > Caixa/Bancos > Documentos.
Cumprimentos

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