CISCO CCNA

24 02 2013

Para juntar às certificações Microsoft e Primavera, obtive ontem a certificação CISCO CCNA (Cisco Certified Network Associate).

 

 

Este certificado tem um valor especial pela dificuldade acrescida, especialmente quando comparado com  alguns exames Microsoft, pelo investimento financeiro em formação e material de estudo, e pelo facto de ter abandonado a formação a meio, retomando meses depois. O exame foi adiado pelo menos 3 vezes.

 

 

Para obter este certificado poderá optar por 2 caminhos. O primeiro é obter aprovação num único exame, 640-802. O segundo é obter a aprovação nos exames 640-822 e 640-816. É possível realizar o exame ser ter frequentado qualquer formação oficial, no entanto é desaconselhado a menos que esteja a vontade em todas as áreas sobre as quais o exame incide.

 

Existem várias Academias CISCO em Portugal, onde poderá encontrar formação. Normalmente nas instituições de ensino como universidades o investimento é inferior quando comparado com centro de formação como Rumos, Galileu, etc. Para além de uma melhor preparação para o exame, o candidato tem contacto com um formador credenciado pela CISCO, com vários modelos de  equipamentos reais de switching e routing, e isso permite uma experiencia mais alargada com clara vantagem na absorção de conhecimento. Adicionalmente, os alunos da Academia CISCO têm acesso aos conteúdos online, que são preparados pela CISCO e são um excelente recurso de aprendizagem.

 

 

Na pirâmide de certificações CISCO, CCNA é uma das certificações de base (não é necessário obter a certificação CCENT para o exame CCNA), não obstante, tem um nível alto de exigência e alto grau de dificuldade, mesmo para quem trabalha na área de networking. O exame, para além das habituais perguntas de escolha múltipla, tem simuladores que implicam ter que introduzir comandos directamente na linha de comandos.

Alguns pontos importantes para futuros candidatos, quanto ao estudo, agendamento do exame, e realização da prova:

 

 

Estudo:

– Procure reunir o máximo de recursos possível, reunindo-o numa só pasta, como vídeos, livros, artigos em blogs especializados, simulações, etc. Algumas matérias são melhor compreendidas quando explicadas por pessoas ou técnicas, ou linguagens diferentes. Procure subdividir os materiais de estudo em 2 pastas: “a estudar”, “estudado”.

– O acesso a equipamentos reais, para além dos emuladores e simuladores, é uma mais valia. Se tiver oportunidade de ter acesso a um laboratório CISCO, disponível nas Academias, não desperdice a oportunidade.

– Utilize o Packet Tracer de forma intensiva. Ele permite executar a maior parte dos comandos abordados no estudo para o exame CCNA.

– Organize ideias e conceitos no seu raciocino, tentando não misturar conceitos. Utilize esquemas em papel para agrupar as matérias.

– Mantenha o foco e o objectivo bem definido. Se deseja ser certificado CISCO, dê o seu melhor até conseguir atingir o objectivo.

– Perceba qual o melhor ritmo de estudo, e encontre um equilíbrio, para que a desmotivação não tome conta e não seja obrigado a fazer paragens no estudo.

– Será necessário decorar uma série de informação, como características de protocolos, portas, etc. Procure faze-lo de forma natural.

– As áreas principais, abordadas no exame são IOS, modelo OSI, protocolo TCP/IP, segmentação de redes utilizando routing e switching, protocolo VTP e STP, VLAN, protocolos de roteamento EIGRP, RIP e OSPF, ACL, Frame Relay.

 

 

Agendamento do exame:

– O exame é realizado em qualquer centro PearsonVUE, sendo que poderá agendar pelo site ou directamente num centro de exames. Poderá obter a lista dos centros nesta página.

– Quando agendado directamente com um centro  de exames,  o exame tem um custo de cerca de 350 Euros, já com IVA, podendo no entanto variar de centro para centro. Existem alguns centros que oferecem o valor do IVA quando facturado a um particular. O agendamento directo com a PearsonVUE tem um custo inferior.

– O exame está disponível em português, no entanto, se estiver à vontade com a língua inglesa, estude, pense e faça o exame nessa língua. Tem a vantagem de ter mais 30 minutos para completar o exame, para além dos 90 minutos, se esta não for a sua língua nativa.

– Não deixe passar muito tempo entre a formação e o exame. O ideal é marcar o exame poucos meses após o final da formação. Isso ajuda criar logo aí a próxima meta. Se for necessário adiar, faça-o sem problemas, sem se sentir pressionado.

– Se fez a formação CCNA confirme se tem direito a um voucher para utilizar na marcação do exame e com isso pagar um valor inferior ao valor normal. No meu caso, com o voucher, o exame ficou com o valor de 150 Euros, quando o preço de mercado ronda os 350 Euros. Atenção ao facto de o voucher ter uma data limite para utilização.

– Faça o exame quando estiver suficientemente confiante na globalidade das matérias. Não permita que o facto de não dominar uma determinada área em especifico, faça com que adie o exame vezes intermináveis.  A maior parte dos candidatos à entrada do exame nunca se considera 100% preparado.

 

 

Segurança e acesso à sala de exames:

– O acesso ao exame é precedido de um processo administrativo que implica uma fotografia de rosto e assinatura digital, para além da normal identificação com BI/cartão do cidadão. Não se esqueça de transportar consigo um destes dois documentos de identificação.

– A sala é monitorizada através de um sistema de vídeo-vigilância. Em qualquer momento é possível levantar a mão para que um colaborador se digira até nós no caso de algum problema.

– É fornecida uma caneta de feltro e uma folha onde é possível escrever.

– Todos os objectos são guardados e mantidos fora do alcance do examinado.

– É necessário assinar alguma documentação em papel, nomeadamente um termo de confidencialidade quanto às matérias abordadas no exame.

 

 

Durante o exame:

– Leia atentamente as instruções que precedem o exame, principalmente no que diz respeito às instruções das perguntas que implicam maior interação com o sistema de exame, nomeadamente, acesso à linha de comandos.

– As perguntas podem ser do tipo: escolha múltipla com uma alternativa correcta; escolha multipla com várias alternativas correctas, arrastar e completar (drag-and-drop); preencher espaços em branco (fill-in-the-blank ) e simulações práticas (testlet, simlet). Normalmente saem 3 a 6 questões de arrastar e preencher espaços e 1 a 3 simulações. O resto são perguntas de escolha múltipla.

– Nas perguntas que incluem um simulador de linha de comandos, poderá sentir algumas dificuldades em encontrar alguns caracteres especiais como “-”, nas teclas onde os caracteres estão assinalados. Isto poderá ter origem na configuração do teclado do Windows. Poderá tentar outras teclas para encontrar os caracteres desejados.

– Nos simuladores, não estão disponíveis todos os comandos do IOS. O TAB, para auto-completar comandos está disponível.

– Actualmente o exame é cotado de 0 a 1000, e o numero de perguntas pode variar entre 45 e 55. Para obter aprovação são necessários 825 pontos.

– Não é possível deixar perguntas para responder no final, ou alterar a ordem das mesmas. A sequencia é seguida, sem hipótese de voltar para trás, mesmo quando uma pergunta não é respondida, ou o candidato pretende alterar a resposta.

– O tempo poderá fazer com que o candidato sinta alguma pressão adicional. No canto superior direito do ecrã está sempre presente um contador decrescente, assim como o numero de perguntas restantes. Gerir correctamente o tempo é muito importante.

 

 

Depois do exame:

– Segundos após terminar o exame é mostrado o resultado.

– A certificação é válida por 3 anos, sendo o processo de renovação semelhante ao processo de agendamento do primeiro exame.

– Receberá por correio um kit da CISCO com o certificado e outra documentação.

 

 

 

 

 

 

Material de estudo que recomendo:

Redes Cisco – Para Profissionais – 4ª Edição Actualizada e Aumentada – FCA

CCNA Cisco Certified Network Associate Study Guide, 7th Edition – Sybex\

31 Days Before Your CCNA Exam: Connecting Switches and Ethernet Technology

http://www.cbtnuggets.com/it-certifications/cisco-ccna

http://packetlife.net/library/cheat-sheets/

http://www.networkexperts.com.br/CursoRedes/LivroCisco.htm

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/11/06/cisco-iosemuladores-simuladores-terminais-e-outros/

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/10/27/cisco-ios-comandos-mais-utilizados-no-ccna-parte-i/

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/10/28/cisco-ios-comandos-mais-utilizados-no-ccna-parte-ii/

 

 

Outros artigos relacionados:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/10/05/certificaes-microsoft/

http://en.wikipedia.org/wiki/CCNA


Ações

Information

5 responses

24 02 2013
Luis Miguel

Desde já os meus Parabéns. Apreciei bastante as certificações Microsoft e espero quando puder atender igualmente a de CCNA. É uma mais valia no mercado de trabalho.

25 02 2013
Miguel

Acima de tudo Parabéns quer pela certificação, quer por todo o esforço que tal implica.

26 03 2013
Jorge

Posso saber em que academia ou centro tirou o ccna?

13 04 2013
XpecialGUEST

Academia CISCO na UTAD. O exame foi na Galileu Porto.

7 07 2014
True-Skills

Poderão sempre optar pela formação certificada cisco disponibilizada pela True-Skills, em Lisboa. O nosso sitio na web é http://www.true-skills.com/formacao/subareas/cisco

Disponham sempre. Estaremos cá para ajudar.

Sobre o formato Academia VS Learning Partner (CLP):
Ambos atribuem no final a certificação CCNA, sendo que as abordagens pedagógicas são francamente distintas. A Academia pauta-se por ser dispersa ao longo do tempo com uma duração acima das 180hr lectivas e de auto-estudo e versa um público académico (estudantes a frequentar a sua licenciatura). Na vertente CLP a formação é concentrada em duas semanas, com uma duração de 70hr e versa um público já empregado ou que pretende obter a certificação de uma forma expedita.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: