Conversor USB-Serial ATEN UC232A (chip PL2303) no OS X Mountain Lion

12 06 2013

A maior parte dos computadores actuais, como portáteis e desktops, não possuem porta série uma vez que esta tecnologia tem vindo a cair em desuso especialmente no que diz respeito à informática de consumo. A tecnologia USB é actualmente o standard de mercado, no entanto nem sempre foi assim. PDAs, impressoras, cameras digitais, modems, entre outros dispositivos, utilizavam conexão série à alguns anos atrás.

 

Excepção feita a computadores POS e servidores onde a porta série ainda não foi completamente posta de lado. Nos POSs esta porta é muito utilizada para ligar periféricos como impressoras de talões, visores de cliente, balanças, leitores de códigos de barras, gavetas, terminais pagamento automático, etc. A porta série é também essencial na configuração inicial de equipamentos de rede como  CISCO, através da porta de consola, máquinas industriais, máquinas de diagnóstico, etc.

 

Existem no mercado diversos fabricantes que disponibilizam conversores USB para porta série. O modelo UC232A da ATEN é um dos mais conhecidos, e é compatível com os sistemas Windows, Linux e Mac OS X.

 

 

A instalação deste modelo em Windows, é um processo trivial. Embora os drivers estejam incluídos no CD que acompanha o conversor, é recomendado descarregar do site do fabricante pois assim tem a certeza que está a instalar a última versão, mitigando possíveis problemas. Nesta página em Resources > Software & Driver encontra os drivers para todos os sistemas compatíveis. O problema é que, no caso do Mac OS X, os drivers disponibilizados pela ATEN são antigos, e não funcionam nas versões mais recentes deste sistema operativo. A Prolific disponibiliza drivers mais recentes nesta página, no entanto não se têm mostrado fiáveis.

 

 

 

Instalação do Conversor USB-SERIAL ATEN UC232A no OS X Mountain Lion

Após ligar o conversor, verificar em System Information, em Hardware > USB, se existe o  “USB-Serial Controller D”. Em caso afirmativo o dispositivo é detectado no sistema.

image

Como é possível verificar na linha “Fabricante”, a Prolific Technology Inc é a empresa por detrás da tecnologia existente no dispositivo. A ATEN é uma das empresas que comercializa um dos modelos baseados no chip Prolific PL-2303.

Tal como referi acima, a Profilic disponibiliza nesta página, o driver oficial (neste momento a versão disponível é a v1.5.0), no entanto, por alguma razão, não funciona, pelo menos no meu sistema. Adicionalmente, na mesma página são disponibilizados drivers compatíveis, desenvolvidos por terceiros. Um desses drivers, disponível nesta página, é funcional e é o que aparentemente é o mais utilizado pela sua fiabilidade e taxa de sucesso.

 

 

Descarregar este ficheiro, e extrair o mesmo.

Executar o seguinte comando no terminal do OS X:

cd /caminho para o ficheiro descarregado

image

Executar os seguintes comandos:

sudo cp -R osx-pl2303.kext /System/Library/Extensions/

(inserir password se necessário, para o utilizador logado no sistema)

cd /System/Library/Extensions
sudo chmod -R 755 osx-pl2303.kext
sudo chown -R root:wheel osx-pl2303.kext
cd /System/Library/Extensions
sudo kextload ./osx-pl2303.kext
sudo kextcache -system-cache

image

 

 

Neste momento, se tudo correu como previsto é suposto que exista uma nova porta no sistema definida como “PL2303…”. Estão disponíveis para o sistema Mac OS X, várias aplicações de terminal, que poderá utilizar para comunicar através de uma porta série. O Cornflake, o CoolTerm e ZTerm.

image

image

 

 

 

 

Páginas relacionadas:

http://wlanbook.com/usb-to-serial-adapter-for-mac-os-x-lion-with-driver/

http://www.dalverson.com/zterm/

http://freeware.the-meiers.org

http://www.xbsd.nl/2011/07/pl2303-serial-usb-on-osx-lion.html

http://www.prolific.com.tw/US/ShowProduct.aspx?pcid=41&showlevel=0041-0041

http://rolande.wordpress.com/2012/10/25/getting-the-aten-usb-serial-adapter-working-with-mac-osx-lion/


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: