Primavera actualiza lista de FAQs (Frequently Asked Questions) da Versão 7.x

7 12 2013

 

A Primavera actualizou recentemente a lista de perguntas frequentes sobre o Primavera Express 7.x com novas perguntas e respostas.

Fonte: http://www.primaverabss.com/

 

1. Tenho instalado o PRIMAVERA Express v6.40. Sou obrigado a desinstalar antes de instalar a nova versão?

Não é necessário fazer a desinstalação antes de instalar o PRIMAVERA Express v7, porém a versão que tinha anteriormente instalada é atualizada para a Express v7.

 

 

 

2. Como instalar/atualizar a versão Express v7?

Para atualizar a versão que tem instalada no seu computador, em primeiro lugar, deverá efetuar uma Cópia de Segurança da sua empresa (Consulte a FAQ “Como efetuo uma cópia de segurança?”) e depois proceder ao download da versão 7. Para efetuar o download basta registar-se no portal da PRIMAVERA, posteriormente ser-lhe-á enviado por e-mail o link que deverá seguir para efetuar o download da solução.

No final da instalação do PRIMAVERA Express 7 é ativado o Setup&Go que irá despoletar a atualização das bases de dados que tinha na versão v6.40. A versão 7.0 ficará pronta a ser utilizada. No entanto a Versão 6.40 irá permanecer instalada na sua máquina, até que a deseje desinstalar.

 

 

 

3. Fiz o download do ficheiro, mas agora estou com dificuldades em instalá-lo. Como ultrapassar?

Para fazer a instalação será necessário executar o ficheiro em modo de Administrador. Esse é um dos requisitos em alguns sistemas operativos como o Windows 7 e o Vista quando o Controlo de Conta de Utilizador está ativo (UAC).

 

 

 

4. Ao instalar o PRIMAVERA Express v7 surge uma mensagem para fazer o download da Framework .NET 3.5. Preciso de instalar?

Sendo este um requisito de instalação do produto terá que proceder à instalação da Framework . NET 3.5 antes de instalar. No caso de não ter instalada na máquina a Framework no momento da instalação do Express 7 é sugerido um link para efetuar o download e proceder de seguida à sua instalação. No final da instalação da Framework .NET 3.5 poderá prosseguir a instalação do PRIMAVERA Express v7.

 

 

5. Na reposição da cópia de segurança surge um erro. Como ultrapassar o problema?

Habitualmente a primeira vez que uma Cópia de Segurança é reposta surge a seguinte mensagem: Erro ao carregar os ficheiros disponíveis – [Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]SQL Server blocked access to procedure ‘sys.xp_cmdshell’ of component ‘xp_cmdshell’ because this component is turned off as part of the security configuration for this server. A system administrator can enable the use of ‘xp_cmdshell’ by using sp_configure. For more information about enabling ‘xp_cmdshell’, see "Surface Area Configuration" in SQL Server Books Online -.

Tal como a mensagem indica, este componente do SQL encontra-se, por defeito, desativado por questões de segurança. Para resolver o problema deverá aceder ao menu Iniciar do seu Computador | Programas | Microsoft SQL Server 2005 | Configuration Tools | SQL server Surface Area Configuration | Surface Area Configuratión for Features e verificar se possui um visto na opção "Enable OpenRowset-and Opendata source Support".
Mais abaixo selecione "Xp_CMDShell" e coloque o visto na opção "Enable XP_CMDShell".

Após esta operação já é possível repor a sua Cópia de Segurança.
É recomendado que esta operação seja efetuada com o PRIMAVERA Express encerrado.

 

 

 

6. Como proceder à migração dos dados?

O processo de migração é despoletado no final da instalação caso esteja instalada a versão anterior do PRIMAVERA Express v6.40. Após referência à Linha e Versão do produto anterior começa o processo de migração, de acordo com os seguintes passos:

A) São realizadas Cópias de Segurança, disponíveis na pasta default da instância SQL Server (backup),
B) Podem ser escolhidas as empresas a migrar,
C) Dependendo da instância SQL usada na versão 6.40 podem existir os seguintes cenários:
– Instância MSDE
– Instância SQL2005
– Instância SQL2008

De acordo com estes cenários, podem existir dois comportamentos:
1) Instância MSDE ou SQL2005 – é criada uma nova instância SQL2005 com o nome “PRIEXPRESS750”. O Priempre e as Bases de Dados PRIDEMO e PRIEXPRESS são copiados para esta nova instância e as bases de dados atualizadas nesta instância;
2) Instâncias SQL2008 – são atualizadas as bases de dados no SQL2008. A instância “PRIEXPRESS750” é igualmente criada, mas como a versão é superior à 2005, apenas é atualizada a instância superior.

 

 

 

7. Ocorreu um erro no processo de migração. O que posso fazer?

Para poder usar a v7.50 devem ser corrigidos os erros (para resolver os problemas poderá ser contactado um Parceiro da rede PRIMAVERA ou efetuado o registo nos Serviços de Suporte PRIMAVERA Express).

 

 

 

8. Como iniciar a plataforma?

Depois de efetuada a instalação a inicialização da plataforma PRIMAVERA é efetuada automaticamente.

Por omissão, após instalação do PRIMAVERA Express, a Plataforma já está inicializada para o servidor de dados (local)\PRIExpress750. Esta instância de SQL Server 2005 Express é instalada durante a instalação do produto.

Porém, esta operação pode ser realizada no Administrador e será iniciada automaticamente por este sempre que detetar que ainda não foi realizada. Se for esse o caso, ao abrir o ADM será iniciado o assistente de inicialização da plataforma (em alternativa, aceder a Utilitários | Inicialização da Plataforma):

Este assistente apenas deve ser executado nos casos em que a instância SQL for diferente da instalada por omissão com o produto. O assistente pedirá ao utilizador a informação necessária para configurar a ligação das aplicações PRIMAVERA ao servidor de dados SQL Server e instalará nesse servidor a base de dados de empresas. Os passos são os seguintes:

1. Depois de iniciado o assistente (imagem anterior) selecionar “Próximo”;
2. No passo seguinte será pedida a identificação do servidor SQL:

Se o servidor estiver no mesmo domínio da máquina atual, poder se á utilizar o nome do servidor. Caso contrário dever se á utilizar o endereço IP.

3. No passo seguinte é pedida a conta de acesso interna à base de dados:

4. De seguida é solicitado o idioma que será usado por omissão para todos os utilizadores (que não tenham um definido);

5. Por fim, o assistente procederá à inicialização da base de dados PRIEMPRE (das empresas). Quando terminar, o ADM será reinicializado novamente com a inicialização da plataforma já feita.

 

 

 

9. Como pré-visualizar um documento antes de imprimir?

Para pré-visualizar um documento antes da sua impressão será necessário configurá-lo. Tomemos como exemplo uma Fatura- terá que aceder a Tabelas | Vendas | Documentos, pressionar a tecla F4 para abrir a lista de documentos, selecionar o documento FA (neste caso), aceder ao separador "Séries", clicar sobre a série que esteja a utilizar (por exemplo 2012), aceder ao separador "Impressão", escolher a opção "Pré-visualizar" e gravar.

No caso de Documentos de Conta Corrente (Recibos, etc.), o processo é o mesmo, mas para tal terá de selecionar o separador Tabelas | Tesouraria | Pagamentos/Recebimentos | Documentos.

 

 

 

10. Ao tentar alterar um documento de Venda a Dinheiro, é habitual surgir uma mensagem?

Normalmente e dependendo da configuração dos documentos, ao tentar editar/alterar uma Venda a Dinheiro (VD), poderá surgir uma mensagem a referir "A data do documento VDR tem de ser posterior à data do documento anterior (“data”) ".
O documento VDR (Recebimento de Venda a Dinheiro) é o documento de liquidação das Vendas a Dinheiro. O documento VDR é um documento que liquida automaticamente a VD e por isso, ambos os documentos prosseguem em conjunto. Esta situação é semelhante ao Recebimento para liquidação de uma Fatura.
Para resolução deste problema, é necessário aceder a Tabelas | Tesouraria | Pagamentos/Recebimentos | Documentos | Documento VDR, escolher o separador Séries, selecionar o ano de 2012 e colocar o visto no campo Alteração da Data. Igualmente, em Tabelas | Vendas | Documentos | Documento VD, separador Séries deverá selecionar 2012.
Após esta configuração será possível alterar a Venda a Dinheiro sem constrangimentos.

 

 

11. Ao gravar documentos de vendas nas séries existentes, surge a mensagem: Ocorreram erros ao gravar este documento. Existem documentos sem assinatura na série [2011] do documento [FA]. O que fazer?

Será necessário criar uma nova série, de forma a gerar documentos com assinatura, dado que não é possível ter séries com documentos de ambos os tipos (com e sem assinatura). Após esta configuração, os documentos criados anteriormente (sem assinatura), podem ser editados e regravado.

 

 

 

12. No processo de gravação de um documento de venda posso guardar a informação introduzida para uma posterior gravação definitiva?

Poderá gravar o documento de venda em modo de Rascunho. Ao gravar um documento em modo Rascunho toda a informação que foi nele inserida será guardada, sem provocar qualquer transação (por exemplo, movimento de stocks, registo nas Contas Correntes, etc.).
Os documentos gravados em modo Rascunho podem ser recuperados em qualquer momento, alterados e novamente guardados em modo Rascunho ou como gravação efetiva, isto é, gerar um documento de venda.

 

 

 

13. Gravei um documento de venda certificado que agora desejo alterar. Como devo proceder?

Caso os dados a alterar tenham relevância fiscal, devido aos requisitos da Certificação de Software não é possível modificar documentos gravados nestas condições. A alteração de dados com relevância fiscal só é possível caso se proceda ao seu estorno e à geração de um novo documento. Apenas é permitida a alteração de dados sem relevância fiscal, tais como: modo de pagamento, local de descarga, entre outros. Mais detalhes podem ser consultados nos artigos 6º da Portaria 363/2010 e 36º do Código do IVA.

 

 

 

14. Como posso eliminar/apagar uma Fatura?

Depois de criado e gravado ou impresso um documento do tipo Fatura, não é possível elimina-lo. O que terá de fazer é o seu estorno e depois criar uma nova Fatura com os dados que pretender.

 

 

 

15. Depois de criar uma série que está incorreta como apagá-la ou torná-la inativa?

Caso tenha criado uma série que não pretenda poderá torná-la inativa. Para tal, deverá aceder a Tabelas | Tesouraria | Pagamentos/Recebimentos | Documentos e selecionar o documento pretendido. No separador Séries deverá colocar um X na opção inativa.

 

 

 

16. Os documentos do POS também incluem a assinatura?

Sim. Tal como no ERP, todos os documentos de venda passam a gerar assinatura, cumprindo os requisitos de certificação. O POS utiliza documentos do ERP, logo também gera assinatura.

 

 

 

17. Como consultar o resumo das vendas para verificar quanto faturei até ao momento?

Para efetuar essa consulta deverá aceder a Vendas | Exploração | Vendas | Resumos e de seguida atualizar.

 

 

 

18. É possível inserir um logótipo numa fatura ou em qualquer outro Documento de Venda?

Os mapas da aplicação PRIMAVERA são gerados numa ferramenta designada Crystal Reports. Todos os mapas poderão ser alterados se o utilizador tiver este programa e conhecimentos para efetuar essa alteração.
O Serviço de Suporte Técnico da PRIMAVERA pode auxiliar os utilizadores nesta questão. Para tal sugere-se o envio do pedido através do e-mail support@primaverabss.com. Alertamos, no entanto, que este é um serviço pago.

 

 

 

19. Como efetuo a mudança de ano no PRIMAVERA Express?

Ao criar uma nova empresa aparecerá, por defeito, a Série referente a 2012. No entanto, em 2013 deverá criar uma nova Série através do Assistente de criação de Séries para dar início a um novo exercício. Para tal, no Administrador aceda a Empresas e sobre a sua Empresa selecione (com o botão direito do rato) as opções| Serviços | Criação de Séries |. O Assistente de criação de Séries irá guiá-lo em todos os passos para criação de uma nova série.

Para mais informações sobre este assunto, por favor, consulte o Manual do Produto que se encontra na pasta do PRIMAVERA Express, a partir da página 150.

 

 

 

20. No administrador tento criar uma empresa e não consigo. O que fazer?

Ao efetuar o download e instalar a aplicação PRIMAVERA Express são criadas por defeito duas empresas:
• Uma versão de Demonstração que contém Movimentos, Artigos, Clientes, etc., já criados para que os utilizadores percebam o modo de funcionamento da aplicação;
• Uma empresa standard designada por Express. Esta é uma empresa que ainda não contém qualquer informação para que os utilizadores possam inserir os dados da sua empresa e assim iniciar a sua atividade.
Se preferir pode criar uma nova empresa na aplicação com uma designação diferente (a designação da sua empresa). Para tal terá que eliminar a empresa com o nome Express e no Administrador voltar a criar uma empresa standard nova.

A imagem ilustra a forma como poderá ser realizado este processo de eliminação do registo e, posteriormente, a criação de uma empresa nova.

 

 

 

21. Como inserir no cabeçalho de uma fatura para impressão os dados da minha empresa?

Para inserir os dados da empresa no cabeçalho da fatura a imprimir tem que aceder à aplicação PRIMAVERA Express v7.50, selecionar o menu de Tabelas | Vendas | Documentos e depois escolher o documento que pretende imprimir (ex. FA – fatura), e no separador “Séries”, colocar o cursor em cima da série que está a ser utilizada. Mais abaixo, no separador Impressão, terá que modificar o relatório para Doc. Venda S/logótipo e gravar.
Desta forma, na impressão da fatura, os dados da empresa surgem no cabeçalho.

Nota: As empresas que utilizem papel timbrado poderão selecionar o relatório Doc. Venda c/logótipo.

 

 

 

22. Como imprimir um recibo?

Para imprimir um recibo é necessário que a fatura seja liquidada. Depois de processar a fatura aceda a Tesouraria | Pagamentos/Recebimentos | Operações sobre Contas Correntes e selecione o cliente pretendido; verifique se o documento é do tipo RE (Recibo) e atualize para listar todas as faturas pendentes desse cliente. Posteriormente é necessário colocar o visto na última coluna (cf.), na fatura que pretende liquidar e confirmar.

De seguida surge a janela "Resumo de Liquidações", na qual deverá selecionar a opção "Imprimir" para proceder à impressão do recibo. Caso não pretenda imprimir já o recibo, poderá selecionar “Confirmar” e posteriormente imprimir o recibo através da opção "Reimpressão de documentos".

Caso necessite de reimprimir algum documento escolha a opção de "Reimpressão de documentos". Para tal deverá aceder ao menu Tesouraria | Pagamentos/Recebimentos | Reimpressão de documentos e no canto superior direito selecionar a opção documentos (Contas Correntes, Vendas, etc.), escolha o documento pretendido ou todos os documentos (deverão surgir a azul), indique o cliente e atualize. Em seguida surgem os documentos que se encontram disponíveis para impressão.

Nota: Se a opção "Não impressos" estiver selecionada não irão surgir todos os documentos, mas apenas os que ainda não foram impressos.

 

 

 

23. Como posso reimprimir um documento?

Para reimprimir um documento deverá aceder ao menu Vendas | Utilitários | Reimpressão de documentos. De seguida escolha uma opção de documento (Vendas – Stocks – Contas Correntes) e atualize. Caso pretenda reimprimir um documento de um cliente específico deverá selecionar o Tipo – Cliente – e pesquisar o cliente pretendido no item Inicial, de seguida atualize.

 

 

 

24. Quando tento imprimir um recibo a aplicação emite uma mensagem, indicando que não tem nenhum relatório associado. Como proceder?

Quando surge esta mensagem significa que no documento de recebimento não está definido o relatório de impressão, logo não consegue imprimir.
Para ultrapassar esta questão, basta aceder a Tabelas | Tesouraria | Pagamentos/Recebimentos | Documentos, selecionar o documento RE (Recebimento) no separador “Séries”, colocar o cursor na série que está a ser utilizada e no separador “Impressão” colocar o relatório Doc. Liquidação S/logótipo.

 

 

 

25. Como configurar a aplicação para que os documentos façam retenção?

Para que a aplicação faça retenção é necessário parametrizá-la. Para tal, terá que aceder à aplicação PRIMAVERA Express – Administrador, colocar o cursor por cima da sua empresa e aceder aos “Parâmetros da Empresa”; de seguida entre no separador Tesouraria | Pagamentos/Recebimentos | Retenções e coloque o visto para efetuar retenção na fonte.

O passo seguinte será aceder à aplicação PRIMAVERA Express V7.50 e na ficha de cliente colocar o visto para que este faça retenção, preenchendo os dados na grelha.

Por último, basta selecionar essa informação no artigo que este está sujeito a retenção.

 

 

 

26. A minha empresa tem uma faturação superior a 30.000€ anuais. Posso usar a solução PRIMAVERA Express7?

A solução PRIMAVERA Express apresenta um limite de faturação de 30.000€. Para as empresas que apresentem um volume de faturação superior a este valor a PRIMAVERA disponibiliza soluções acessíveis que lhe permitirão usufruir de um produto mais ajustado às necessidades da sua empresa.

 

 

 

27. Como é calculado o limite de 30.000€ de faturação?

O cálculo é feito com base no valor líquido dos documentos do tipo fatura, isto é, valores com desconto e sem IVA.

 

 

 

28. Pretendo instalar noutro computador a aplicação PRIMAVERA Express e copiar os dados inseridos no computador inicial, é possível?

É possível. Para isso basta aceder à aplicação PRIMAVERA Express – Administrador, colocar o rato sobre a empresa Express e com o botão do lado direito efetuar uma Cópia de Segurança.

Pode guardar a Cópia de Segurança numa Pen ou num CD e transportar a informação para outra máquina. Posteriormente apenas será necessário repor a Cópia de Segurança. Desta forma não perde os dados da sua empresa.

Para mais informações sobre este assunto, por favor, consulte o Manual do Produto que se encontra na pasta do PRIMAVERA Express, a partir da página 31.

Nota: Caso os procedimentos de Cópia de Segurança ocorram normalmente, todos os dados da sua empresa serão guardados, tais como configurações, documentos, listas de clientes, artigos, etc.

 

 

 

29. Como desinstalar o PRIMAVERA Express?

Para desinstalar completamente o PRIMAVERA Express da sua máquina deverá aceder ao Painel de Controlo do seu computador | Adicionar e Remover Programas ou | Programas e Funcionalidades, no caso do Windows Vista. De seguida deve localizar na lista dos programas o PRIMAVERA Express, selecioná-lo e selecionar a opção Desinstalar.
Deverão ser seguidos todos os passos do assistente – inicialmente selecionar Remover e posteriormente escolher a opção "Eliminar os ficheiros criados na diretoria PRIMAVERA" e escolher a opção "Próximo" até ao final do processo.
Nota: É recomendada a realização da uma Cópia de Segurança, caso pretenda conservar os dados da sua empresa.

 

 

 

30. Como criar um talão de oferta no POS?

Para criar um talão de oferta no PRIMAVERA Express V.750 deverá selecionar a opção Vendas | Utilitários | Configuração de documentos POS. Na opção modelo deverá escolher VD e apagar os campos com valor (ver imagem).

Para adicionar no talão a referência -Talão de Oferta- deverá colocar no cabeçalho essa opção (ver imagem).

De seguida, deverá alterar o nome de VD para outro (por exemplo: VD2) e no campo à frente poderá colocar por exemplo: TalaoOferta. Por fim gravar.

No POS deverá efetuar a venda a dinheiro com o valor respetivo e posteriormente gravar. Depois, selecione a opção Alterar Documento, escolha o documento no qual pretende imprimir a referência – Talão de Oferta- e confirme. De seguida deverá selecionar “Config”. Impressão e escolher o mapa que criou anteriormente no campo Configurar e confirmar. Por fim, deverá dar ordem de impressão. O documento a imprimir será um talão sem valor.

 

 

 

31. Ao imprimir um documento ocorre a seguinte mensagem de erro: “Erro no código da fórmula. Entre em contacto com a Business Objects”. Como ultrapassar a situação?

Ao imprimir um documento ocorre a seguinte mensagem de erro: “Erro no código da fórmula.  Entre em contacto com a Business Objects”. Como ultrapassar a situação?

Este erro ocorre quando está instalada na máquina a aplicação SAGE. Para ultrapassar a situação deverá aceder ao Menu Iniciar | Todos os Programas | Acessórios |Linha de Comandos (executar como administrador). Efetue os seguintes comandos:
cd\
regsvr32 /u SageLibrary.dll

 

 

 

32. Ao entrar na aplicação está a ser despoletado o setup and go quando não há nenhuns dados a migrar. Como proceder?

Para resolver a situação deverá ir a “%windir%\| Primavera | SGX750 | Config | EX e aí renomear o ficheiro PRISECLE.BIN (poderá colocar _PRISECLE.BIN). Depois selecione o Menu Iniciar | Todos os Programas | Acessórios | Linha de Comandos. Na linha de comandos execute os seguintes comandos:
cd\ (enter)
osql -E -S ".\PRIEXPRESS750" (enter)
SP_PASSWORD NULL, PRIMAVERA, sa (enter)
go (enter)

De seguida entre no Administrador do Express V.750 e para iniciar a plataforma deverá seguir os passos indicados na FAQ respetiva.

 

 

 

33. No POS ao abrir uma lista ocorre a seguinte mensagem de erro: “Erro ao abrir uma lista: Ocorreu um erro ao abrir a lista selecionada. 380 invalid property value”. Como ultrapassar?

Nas propriedades (ambiente de trabalho) ajustar o tamanho da escala de 110% para (96 DPI).

 

 

 

34. Ao tentar visualizar algum documento surge a seguinte mensagem de erro: “Erro ao editar o documento. 13 – type mismatch”. Como resolver?

No Painel Control, em Region and Language configurar o formato da data para dd-mm-yyyy.

 

 

 

35. No editor de vendas ao selecionar Enviar para endereçar a fatura ocorre o erro:“Erro na abertura da sessão e-mail(MAPI).Verifique se o e-mail corretamente instalado no computador”.Como proceder?

Deverá selecionar a área de Tabelas | Vendas | Documentos, de seguida escolher o documento pretendido, clicar no separador Internet, colocar o pisco na opção Envia o documento por e-mail, inserir o e-mail e gravar.
Para configurar o e-mail vá a Utilizador | Preferências | Sistema, clique em e-mail e configure.

No Administrador vá a Parâmetros da empresa | Internet e configurar o e-mail.

Verifique se em “%windir%\Program Files (x86)\Common Files\System\MSMAPI\1033 tem a dll CDO.dll. Caso não tenha é necessário instalar a dll e registá-la.

 

 

 

36. Ao imprimir uma fatura ocorre a seguinte mensagem de erro: “Erro na impressão. Erro no método: openreport. A aplicação Crystal Reports não está inicializada”. Como ultrapassar?

No painel control na opção Adicionar/Remover Programas remova o Crystal Reports e depois a: “%windir%\Program Files (x86)\Common Files\PRIMAVERA\SGX750\SQLExpress e execute o Crystal Reports. De seguida reinicie o computador.

 

 

 

37.Ao abrir o Express abre a mensagem:“Nenhum dos módulos da aplicação se encontra licenciado neste posto. O posto não está licenciado para utilizar os módulos da aplicação.Contacte o administrador”.

Esta situação deve-se à alteração do nome da máquina. Para resolver o problema é necessário renomear o ficheiro PRISECLE.BIN. Para tal, aceda à linha de comandos e execute os seguintes comandos:
cd\
osql -E -S ".\PRIEXPRESS750" (clicar em enter)
USE master (clicar em enter)
GO  (clicar em enter)
ALTER LOGIN sa WITH PASSWORD=N’PRIMAVERA’ (clicar em enter)
GO (clicar em enter)
Use priempre (clicar em enter)
Go (clicar em enter
select * from postossubmodulos (clicar em enter)
go (clicar em enter)
Delete from postossubmodulos (clicar em enter)
Go (clicar em enter)
select * from postos (clicar em enter)
go (clicar em enter)
Delete from postos (clicar em enter)
Go (clicar em enter)
Exit (clicar em enter)

De seguida inicie a plataforma.

 

 

 

38. Os documentos não são apresentados no utilitário de exportações para ficheiros SAF-T. Como proceder?

Esta questão deve-se à configuração do tipo de comunicação dos documentos que não estão a ser apresentados.

Deverá aceder à opção [Tabelas] | [Vendas] | [Documentos] e selecionar o tipo de documento em causa.
Aceder ao separador [Séries] e selecionar a série em que os documentos foram criados.
Alterar o valor do campo [Comunicação] para o valor [Comunica via SAF-T (PT)].

Aceder ao utilitário de exportação de ficheiros SAF-T a partir da opção [Vendas] | [Utilitários] | [SAF-T (PT) – Exportações] e atualizar informação dos documentos a exportar.

 

 

 

39. Ocorre erro [4121] na geração do ficheiro SAFT. Sempre que é executada a aplicação é apresentada uma atualização da empresa. Como proceder?

Erro [4121: Cannot find either column "dbo" or the user-defined function or aggregate "dbo.FiltraDadosNumericos", or the name is ambiguous.] na geração do ficheiro SAFT.
Erro [4121: Cannot find either column "dbo" or the user-defined function or aggregate "dbo.Validanifpt", or the name is ambiguous.] na geração do ficheiro SAFT.

Este erro é gerado do lado do servidor de dados e não da aplicação PRIMAVERA. Esta questão está relacionada com a opção [xp_cmdshell] que, nestes casos, se encontrar desabilitada.

Introduzida na versão SQL Server 2005, a opção xp_cmdshell refere-se a uma configuração do servidor que permite a execução de procedimentos num determinado sistema. Por defeito, a opção xp_cmdshell encontra-se desabilitada em novas instalações e pode ser ativada através do assistente SQL Server Surface Area Configuration ou através de código a executar a partir da linha de comandos.

Para ativar esta opção deverá aceder à opção [Menu Iniciar] | [Todos os Programas] | [Microsoft SQL 2005] | [Configuration Tools] | [SQL Server Surface Area Configuration].

Em seguida deverá selecionar a opção [Surface Area Configuation for Features] e aceder à opção [Dabate Engine] | [xp_cmdshell] associada à base de dados da aplicação. A opção [Enable xp_cmdshell] deverá ser selecionada.

Aplicar as alterações efetuadas e reiniciar as aplicações PRIMAVERA que se encontram em execução e repetir a exportação do ficheiro SAFT.

Em alternativa, poderá ativar esta funcionalidade através da linha de comandos executando os comandos abaixo indicados.

EXEC sp_configure ‘show advanced options’, 1
reconfigure
EXEC sp_configure ‘xp_cmdshell’, 1
reconfigure

Para tal, deverá aceder à linha de comandos do sistema operativo através da opção [Menu Iniciar] | [Todos os Programas] | [Acessórios] | [Linha de Comandos]

e executar as instruções.

cd\
OSQL –E –S .\<nome_servidor_SQL> (PRIEXPRESS750 no caso da imagem de exemplo abaixo)
EXEC sp_configure ‘show advanced options’, 1
GO
RECONFIGURE
GO
EXEC sp_configure ‘xp_cmdshell’, 1
GO
RECONFIGURE
GO

Todas as instruções deverão ser introduzidas individualmente devendo ser sempre invocada a instrução GO depois de cada uma delas.
Reiniciar as aplicações PRIMAVERA que se encontram em execução e repetir a exportação do ficheiro SAFT.

 

 

 

40. Ocorre um erro na abertura da aplicação PRIMAVERA. Como proceder?

Muitas vezes os programas de antivírus identificam ficheiros como potencialmente perigosos de forma errada. Estes ficheiros são identificados como falsos positivos e, apesar de ficheiros fidedignos, são habitualmente movidos para a quarentena ou mesmo eliminados do sistema. Depois de efetuada esta alteração pelo antivírus (quarentena ou eliminação do sistema), os programas que necessitam do(s) ficheiro(s) em identificados podem ver o seu correto funcionamento posto em causa.
Esta questão pode, em situações limite, colocar o funcionamento/estabilidade do sistema operativo em causa se os ficheiros identificados forem necessários ao correto funcionamento do mesmo.

Nota: Em nenhuma situação a PRIMAVERA distribui qualquer componente com infetado com vírus ou perigoso.

De forma a validar qualquer suspeita, poderá aceder à página https://www.virustotal.com/en/ e submeter o(s) ficheiro(s) em causa para análise. Nesta página poderá consultar os resultados das verificações efetuadas com base em vários sistemas de antivírus existentes no mercado.

Quando se deparar com problemas no arranque das aplicações ou no correto funcionamento das mesmas sugerimos que sejam seguidos os passos abaixo descritos para validar que esta questão está relacionada com a análise do antivírus instalado no seu sistema.

1. Parar o antivírus
Tipicamente, os programas de antivírus definem um atalho para as principais opções na barra de tarefas próximo da data / hora de sistema. A partir deste atalho existe habitualmente um conjunto de opções para parar (por um determinado período de tempo ou por tempo indeterminado) a proteção do antivírus. Deverá selecionar uma destas opções de forma a evitar uma nova identificação dos ficheiros e consequente repetição de todo o processo.

Caso não se verifique a existência de opções para parar a proteção do antivírus, deverá proceder ao encerramento do programa por completo.

2. Reparar a aplicação PRIMAVERA
Aquando da instalação dos programas é criada uma entrada nos Programas e Funcionalidades do sistema operativo que poderá ser posteriormente acedido para executar várias operações sobre a aplicação (tipicamente Reparar e Desinstalar).
Deverá aceder a esta opção através do Painel de Controlo do sistema operativo que, tipicamente, pode ser acedido através de [Iniciar] | [Painel de Controlo] | [Programas] | [Programas e Funcionalidades].

Nota: Este caminho poderá ser diferente em função da versão e idioma do sistema operativo.

Na lista de aplicações deverá procurar e selecionar a aplicação pretendida e, em seguida, selecionar a opção reparar/alterar que se encontra na zona superior da lista de aplicações.

Depois de selecionar esta opção vai ser executado o processo de instalação do produto PRIMAVERA selecionado, devendo selecionar a opção [Reparar].
Este processo é em tudo semelhante à instalação inicial do programa, repondo ou atualizando apenas os ficheiros que foram alterados ou removidos pelo antivírus.

Nota: Quando o programa é instalado, o sistema operativo armazena a localização de origem de origem da instalação. Para este processo vão ser executados os mesmos ficheiros a partir desta mesma localização sendo que os mesmos deverão estar disponíveis ou, durante o processo de reparação, será solicitada a nova localização dos mesmos.
Desta forma, sugerimos que os ficheiros de instalação da versão que se encontra disponível na máquina sejam mantidos na localização original de onde foi feita a instalação / atualização.

3. Definir exceções para as pastas PRIMAVERA
Tipicamente, os antivírus dispõem de uma opção de exceções ou exclusões onde pode definir ficheiros e diretórios nos quais não será efetuado qualquer tipo de intervenção. Esta opção deverá ser usada com moderação e apenas em casos muito específicos.
Deverá, a partir do programa de antivírus, definir uma exceção/exclusão para os diretórios PRIMAVERA para prevenir uma repetição deste processo.

Nota: Por defeito, os ficheiros da aplicação PRIMAVERA são criados nas pastas [C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA] e [C:\Program Files (x86)\Common Files\PRIMAVERA] sendo estes os diretórios para os quais deverão ser criadas as exceções / exclusões. Estes caminhos poderão ser diferentes dos anteriores mediante a versão e idioma do sistema operativo bem como do destino da aplicação que tenha sido selecionado aquando da instalação.

4. Reiniciar o antivírus
À semelhança do que foi efetuado no 1º passo, deverá aceder ao atalho do programa de antivírus tipicamente localizado próximo da data / hora de sistema e retomar a proteção do antivírus.
Caso tenha encerrado a aplicação de antivírus aquando do 1º passo, deverá proceder à ativação da mesma.

 

 

 

41. Não encontra taxa de IVA pretendida para associar a um artigo.

Pode criar taxas de IVA a partir da opção [Tabelas] | [Gerais] | [Outras Tabelas] | [Taxas de IVA].

 

 

 

42.Quando tento gravar uma fatura simplificada, ocorre-me o seguinte erro: “O documento a gravar não é o último da série. A numeração deverá ser sequencial.” Como resolver a situação?

Para ultrapassar esta questão deverá aceder à opção [Tabelas] | [Tesouraria] [Pagamentos/Recebimentos] | [Documentos] e aceder às configurações do documento com o código [VDR].

Depois de carregadas as definições, deverá aceder ao separador [Séries], selecionar a série e alterar o valor definido no campo [Último Documento] para 0.

 

 

 

43. A minha empresa acedeu ao sistema de “IVA de caixa”, quais os passos que tenho que dar para que as “novas” faturas tenham a descrição deste regime?

1.Criar um novo tipo de documento FA2 (usar como referência a fatura [FA] original) marcando a opção [IVA sob o regime de caixa] nas configurações gerais do documento.

2. Nas configurações do cliente, marcar a opção [Sujeito a regime de IVA de Caixa] que se encontra no separador [Dados Fiscais].

3. A nível do recibo, deverá alterar a designação fiscal do documento para [RC – Recibo emitido no âmbito do regime de IVA de Caixa].

Este procedimento deverá ser repetido para todos os documentos de vendas que sejam usados no contexto de IVA de caixa.

 

 

 

44. Pretendo saber como efetuar os mapas de IVA?

Em Vendas | Utilitários | Mapas de IVA, deverá efetuar a impressão do mapa pretendido, colocando os documentos que pretende visualizar, bem como se detalhado ou com os totais.

 

 

 

45. Depois da atualização para o PRIMAVERA EXPRESS não aparece o módulo de transações eletrónicas. Como resolver esta situação?

No Administrador do PRIMAVERA EXPRESS, com a direita do rato sobre a empresa, em Propriedades, separador Parâmetros, caso não tenha o módulo de Transações Eletrónicas associado à empresa, deverá associar (adicionar).

 

 

 

46. Como configurar um leitor de código de barras para as vendas no POS?

As configurações poderão ser realizadas no Administrador – Logística e Tesouraria – Parâmetros da Empresa – Vendas – Editor.

 

 

 

47. Dados da empresa não são carregados aquando a reposição da cópia de segurança.

Os dados da empresa que se encontram associados nas cópias de segurança apenas são carregados aquando da reposição da informação para uma empresa nova. Quando esta reposição é efetuada para uma empresa já existente os dados já definidos (mesmo que vazios) não são substituídos.

Uma vez que o PRIMAVERA EXPRESS apenas permite uma empresa standard, deverá eliminar a empresa EXPRESS criada automaticamente aquando da instalação da aplicação e efetuar uma reposição para uma nova empresa.

 

 

 

48. Ao criar um documento surge o seguinte erro: “A Secção não está preenchida."

Terá que ir ao Administrador e ativar a opção [Secções] disponível nas propriedades do perfil, no separador [Operações por Empresa] | [Empresa] [PRIMAVERA EXPRESS] | [Módulos] | [Vendas] | [Secções]. Depois de ativada esta opção, deverá aceder novamente à aplicação com o mesmo utilizador (por forma a carregar as novas definições do perfil).

 

 

 

49. Como configurar as Guias de Transporte para não levar preços dos artigos?

Esta configuração pode ser efetuada com base na opção [Documento não Valorizado] que se encontra nas configurações do documento.

 

 

 

50. Como posso alterar o documento apresentado por defeito na abertura do editor de Vendas/Encomendas?

Esta configuração poderá ser definida, por utilizador, através da opção [Utilizador] | [Preferências] | [Logística e Tesouraria], onde deverá preencher o campo [Sugestão de documentos] | [Vendas] com o documento que pretende que seja carregado por defeito.

 

 

 

51. Depois de introduzir o nome do cliente, quando tento aceder à lista de clientes, os dados associados ao cliente não são carregados.

Para selecionar um cliente no editor de vendas deverá seguir um dos seguintes procedimentos:

1. Preencher manualmente o código do cliente e mudar de campo (por exemplo, selecionar uma linha dos artigos).

2. Aceder à lista de clientes através da lupa que existe no campo [Entidade] ou através da tecla [F4] do seu teclado. Na lista apresentada deverá selecionar o cliente pretendido e selecionar novamente a opção [F4].

 

 

 

52. Qual o procedimento para estornar um recibo?

Deverá aceder ao editor de [Operações s/ Contas Correntes], aceder ao documento em causa e finalmente, deverá selecionar a opção [Estornar] e [Confirmar].

 

 

 

53. Como emitir um recibo pelo valor parcial de uma fatura?

A emissão de um recibo pelo valor parcial de uma fatura é feito da mesma forma que um recibo pelo valor total.

A única diferença passa por definir qual o valor que pretende considerar no recibo. A definição deste valor é feita depois de selecionar a fatura no editor de contas correntes. Quando seleciona um registo de fatura, o valor que consta no campo [Pendente] passa para o campo [a Pagar [EUR]). É neste campo que deverá alterar o valor para o qual pretende emitir o recibo.

Aquando da emissão de um novo recibo o valor pendente apresentado será a diferença entre o valor total da fatura e os valores de recibos já emitidos.

 

 

 

54. Como imprimir um documento de fatura previamente gravado?

Para imprimir um documento de fatura previamente gravado deverá, a partir do editor de vendas, selecionar o documento desejado. Deverá preencher o tipo de documento (Fatura), série e número do documento que pretende e selecionara a opção [Imprimir].

Deverá garantir que no separador [Impressão] se encontra o mapa desejado, o número de vias correctas (sempre superior a 0) e se pretende pré-visualizar o documento.

 

 

 

55. Como faço para emitir a lista de valores a receber?

No separador |tabelas |vendas |documentos, editar o documento pretendido, selecionar a serie no separador |series e na impressão colocar o mapa pretendido.

Para emitir a listagem de pendentes deve aceder à seguinte opção de menu:

Tesouraria | Pagamentos e Recebimentos | Exploração | Pendentes.

Seguidamente, poderá aplicar os filtros pretendidos e depois emitir a listagem.

 

 

 

56. Como atribuir um report a um documento?

No separador |tabelas |vendas |documentos, editar o documento pretendido, selecionar a serie no separador |series e na impressão colocar o mapa pretendido.

 

 

 

57. Como anular documentos de transporte?

Para anular um documento de transporte deverá editar o documento e aceder ao separador [Estado] e marcar a opção [Anulado].

Caso o documento já tenha sido impresso e a opção Gravar se encontre bloqueada, deverá aceder à opção [Contexto] | [Desbloquear] antes de executar os passos acima descritos.

 

 

 

58. Quanto tento imprimir um documento surge o seguinte erro: “Erro no método: SetFormula, mapa: C:\PROGRAM FILES (X86)\PRIMAVERA\SGX750\MAPAS\EX\GCP\GCPLLS11.rpt.A fórmula ‘Empresa’ não existe.”

A série do documento que está a tentar imprimir encontra-se definida com a impressão de 0 vias. Para resolver esta questão, aceda ao documento que pretende imprimir, em [Tabelas] | [Documentos]. Depois de escolher o tipo de documento, deverá aceder ao separador [Séries], seleccionar a série e no separador [Impressão] poderá alterar o nº de vias.


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