Primavera Express 7.5–Séries de Documentos

1 01 2014

 

Este artigo, é uma revisão/actualização do artigo Primavera Express – Séries de Documentos, já desactualizado tendo em conta as diferenças entre a versão 6.4 e 7.5 do Primavera Express.

 

image

 

No Primavera Express, o conceito de séries de documentos, tem como objectivo agrupar documentos, seja temporalmente, por tipos de vendas, pontos de venda, departamentos, áreas de negócio, ou outro tipo de agrupamento, permitindo que cada série tenha a sua própria numeração e configuração. Além disso, as séries são uma exigência da legislação em vigor, quanto a aplicações informáticas de facturação.

 

Alguns exemplos de utilização de Séries:

Várias séries para agrupar tipos de vendas, pontos de venda, departamentos, áreas de negócio, ou outro tipo de informação.

Exemplos:

– Série 2014 (série para o ano de 2014)

– Série FOR (formação)

– Série REC (revenda)

– Série VRL (loja Vila Real)

– Série SVR (serviços)

 

 

A vantagem de ter várias séries é separar documentos, para mais rapidamente poder filtrar e comparar a informação entre das diversas séries, e ter uma percepção mais detalhada sobre os mesmos. Existem também cenários onde é necessário ter mais do que uma série para o mesmo documento e período temporal, como por exemplo, para a integração de documentos emitidos manualmente (consultar artigo Primavera Express v7-Como proceder em caso de inoperacionalidade da aplicação). No caso de documentos de transporte, pode também existir a necessidade de configurar várias séries, para comunicação via Web Service, comunicação via SAFT, comunicação manual e outra série onde não é efectuada a comunicação.

 

Por defeito, o Primavera Express tem séries já definidas, delimitadas por ano, e é este o esquema utilizado pela maior parte das organizações. Finalizado cada ano é necessário criar novas séries para o ano seguinte.

 

 

Séries com identificador genérico, não delimitadas por cada ano

Sendo o Primavera Express um produto dirigido a micro empresas, onde é privilegiada a simplicidade de utilização da aplicação, o utilizador poderá, se assim o entender, criar uma única série para todos os documentos com um limite muito alargado de datas. Embora não exista nenhum impedimento, esta configuração deverá preferencialmente ser efectuada antes do inicio de utilização da aplicação, ou no inicio de cada ano civil, já que não será muito lógico e coerente alterar a numeração e as séries depois de ter documentos já emitidos.

 

Nas bases de dados criadas mais recentemente, as séries têm o identificador “A”, no entanto podem estar delimitadas pela data 31-12-2013. Se esta for a configuração das séries do seu sistema, e se quiser manter para o futuro (continuar a utilizar a série A, sem criar novas séries), deverá percorrer todos os documentos, de vendas, stocks, contas correntes e tesouraria e para cada Documento/Série, alterar a Data Final para uma data que compreenda vários anos, como por exemplo 31-12-2100. Desta forma, não é necessário efectuar qualquer operação nos anos seguintes. Deixa assim de ter no futuro qualquer preocupação com a configuração da série existente e de novas séries.

image

 

 

 

Séries com identificador do ano, delimitadas na data para um só ano

Se a configuração de séries do Primavera Express que pretende utilizar é uma série nova por cada ano civil, será necessário criar uma nova série para todos os documentos, para cada novo ano. Embora esta configuração possa ser manualmente efectuada, existe no Administrador, um assistente de criação de séries que permite proceder à criação das séries de uma só vez, para todos os documentos.

 

 

É aconselhado fazer uma cópia de segurança antes de qualquer alteração! Consulte este artigo para mais detalhes.

 

No Administrador, depois de seleccionar a empresa de trabalho, execute o assistente de Criação de Séries.

image

 

 

Próximo

image

 

 

Seleccione todos os documentos

image

 

 

Seleccione a opção “Criar uma Série copiando os atributos de uma Série já existente”

image

 

 

No campo Série a Copiar insira a Série que servirá de base para a criação da nova série.

image

Aqui existe um detalhe importante que é a reinicialização de valores quanto à numeração e limites de datas inferior e superior. Se não deseja que a numeração das novas séries continuem na sequência da numeração das séries anteriores, deve alterar para “Reiniciar valores”.

 

 

Ao prosseguir no assistente poderá ser mostrada uma mensagem a indicar que a série a copiar não existe em alguns documentos. Carregue em OK para continuar. Embora a série base não exista em alguns documentos, a nova série será criada mesmo assim.

image

 

 

 

Nesta fase do assistente deverá definir quais os dados da nova série a criar. Por exemplo “2014”, e descrição “Série Ano 2014”. Valide se as datas inicial e final estão correctas. Existe na versão 7.5 um novo campo que não existia em versões anteriores do Express, que é o campo “Comunicação”. Este campo define qual a forma de comunicação dos documentos dessa série, com a AT. Deverá escolher a opção desejada, que na maioria dos casos será “Comunica via SAF-T (PT)”. No final do assistente deverá configurar as excepções de séries de documentos que podem não comunicar por esta método, como por exemplo no caso de emitir documentos de transporte e estar obrigado a comunicar os mesmos à AT. Neste caso a comunicação poderá ser efectuada, não por SAFT, mas via Web Service.

image

 

 

Ao prosseguir no assistente, será mostrado um resumo das configurações anteriormente definidas. Finalize para criar as novas séries.

image

 

 

No final será mostrado o resultado do assistente, e eventuais erros. Neste caso, apenas é feita referencia ao facto de, para 3 documentos, a série base, 2013, não existir. Tal como referido acima, a nova série foi criada para esses documentos.

image

 

 

Voltando ao Primavera, poderá percorrer a ficha de todos os documentos, em Tabelas, e no separador Séries, se desejar, inactivar todas as séries, excepto a nova que acabou de ser criada. O facto de marcar as séries como inactivas não significa que os documentos gravados nessas séries deixam de ser tidos em conta nos mapas de exploração. Deixará apenas de visualizar estas séries nos editores (a não ser que active a opção “Visualizar séries inactivas” em Utilizador > Preferências > Logística e Tesouraria), e por conseguinte não conseguirá gravar novos documentos. Deverá também garantir que em todos os documentos de vendas, stocks, contas correntes e tesouraria, existe apenas uma série por defeito.

image

Atenção ao modo de comunicação da série seleccionada. Deverá ter em conta que, no caso de documentos de venda, do tipo financeiro, que são exportados para o ficheiro SAFT, devem ter o campo Comunicação devidamente configurado. Valide a configuração para todos os documentos necessários.

 

 

Se utilizar o Primavera POS, terá de configurar as séries por defeito a utilizar no posto de venda.

Separador Gerais

image

Separador Devoluções

image

Separador Movimentos de Caixa

image


Ações

Information

75 responses

1 01 2014
Primavera Express – Séries de Documentos | ..::invisible flame light::..

[…] Nota: este artigo está desactualizado tendo em conta a versão 7.5 do Primavera Express […]

1 01 2014
Necroman

Olá! Então os documentos que têm de ser comunicados via SAFT têm todos de ter a opção de comunicação definida nas séries, caso contrário não são comunicados?

E sendo assim basta as faturas, faturas-recibo, faturas simplificadas, notas de crédito e notas de débito certo?

Obrigado

1 01 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Sim, todos os documentos obrigados a tal, devem estar devidamente configurados para a comunicação via SAFT.
Cumprimentos

2 01 2014
Necroman

Obrigado, qual seria a opção a selecionar no caso de exportação e envio mensal do ficheiro SAFT para a AT?

E o Primavera Express suporta outras formas de comunicação do SAFT, automaticamente por ex.?

Poderia confirmar se por ex. efetuarmos vendas em faturas numa série em que a opção é “não comunica” estas faturas não aparecem no SAFT que exportamos mensalmente?

Mais uma vez obrigado.

2 01 2014
XpecialGUEST

P-Obrigado, qual seria a opção a selecionar no caso de exportação e envio mensal do ficheiro SAFT para a AT?
R-A opção a seleccionar para documentos que integram no SAFT a enviar mensalmente é precisamente a comunicação via SAF-T (PT).

P-E o Primavera Express suporta outras formas de comunicação do SAFT, automaticamente por ex.?
R-Pelas configurações disponiveis nas séries de cada documento e no Administrador, tudo leva a crer que a comunicação via webservice é possível, no entanto não testei.

P-Poderia confirmar se por ex. efetuarmos vendas em faturas numa série em que a opção é “não comunica” estas faturas não aparecem no SAFT que exportamos mensalmente?
R-Pelo menos na versão que tenho instalada, se uma série estiver configurada para “Não Comunica”, os documentos não são mostrados no assistente de exportação do SAFT.

2 01 2014
cristina

Olá boa tarde e bom ano!!

segui os passos atrás para a criação da nova serie 2014,mas agora ao finalizar a venda dá um erro
“”O documento a gravar não é o último da série. A numeração deverá ser sequencial.””
Apesar de no cabeçalho dizer FS nº 1 2014
podem ajudar-me

obg

2 01 2014
XpecialGUEST

Está a utilizar o Primavera Express?
Qual a versão que tem?
Acabei de simular e não obtenho qualquer mensagem de erro/aviso.
Cumprimentos

3 01 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Consulte a Pergunta/Resposta nº 42 das FAQs do Primavera Express, no artigo:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2013/12/07/primavera-actualiza-lista-de-faqs-frequently-asked-questions-da-verso-7-x/

3 01 2014
cristina

Bom dia Carlos Obrigada pela brevidade da resposta.
simé o primavera express v7.5 gratuita.
será que foi ao criar a serie que falhei algum passo no cabeçalho aparece a serie 2014 ,mas puderá n ter assumido?
sou muito leiga nesta area.
já criei outra serie e contuia a dar o mesmo erro.
obg mais uma vez

3 01 2014
XpecialGUEST

Boa tarde Cristina,
Se a série que criou, foi criada de forma manual, e se o erro persiste, sugiro que contacte o suporte da Primavera para obter apoio.
Cumprimentos

3 01 2014
cristina

Olá boa tarde,
contactei o suporte disseram-me que como o programa é gratuito não podem ajudar,para consultar as FQS!!!!
Claro que já o fiz, será que alguem me pode ajudar!!!???

3 01 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Consulte a Pergunta/Resposta nº 42 das FAQs do Primavera Express, no artigo:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2013/12/07/primavera-actualiza-lista-de-faqs-frequently-asked-questions-da-verso-7-x/

16 01 2014
ana soares

boa tarde. como consigo estornar apenas alguns produtos de uma fatura emitida? Ou seja, estornar parcialmente uma fatura através de nota de crédito?

obrigado

30 01 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
No Primavera Express, uma vez que não existe um assistente de estorno, deverá Duplicar a FA em NC e simplesmente remover as linhas não desejadas (botão direito do rato > Remove Linha)
Cumprimentos

21 01 2014
cristina_madeira

Boa tarde, tenho o programa starter easy a funcionar correctamente, só há um problema nas faturas não aparece “programa certificado .. bla bla” e na série anterior aparecia. Como devo resolver este problema??

30 01 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
O relatório de impressão definido para a nova série, é o mesmo relatório que é utilizado na série anterior? Não encontro uma justificação óbvia para o que está a acontecer. Sugiro que contacte o suporte da Primavera.

4 02 2014
MN

Boa noite,
Seguindo as instruções da PKB, estive a criar uma série (ano civl) copiando a partir de outra. Por falta de indicação naquelas instruções, não seleccionei “Reiniciar valores” e provavelmente outras opções necessárias. De seguida apercebi-me que a série não foi bem criada. Ao pesquisar para solucionar o problema, encontrei este artigo (pena não ter encontrado antes!). Como posso corrigir esta série que criei? Posso anulá-la completamente e criar outra? Pode me ajudar? Muito obrigada!

8 02 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Se já tiver documentos gravados numa série, não a consegue eliminar.
Em alternativa, pode marcar a série como Inactiva, e criar novas séries.
Cumprimentos

13 02 2014
MN

Obrigada pela resposta. Não tenho nenhum documento gravado. Como faço para eliminar a série ? Como faço para torná-la inactiva?
Obrigada
Cumprimentos

21 02 2014
XpecialGUEST

Edite o tipo de documento, e no separador Séries, clique com o botão direito do rato em cima da Série a eliminar e escolha a opção “Remove Linha”.
Cumprimentos
Carlos Moreira

14 02 2014
Célia

Bom dia, todos os anos temos que criar uma série nova ou podemos continuar com a antiga? eu criei a série 2013C e em janeiro continuei a facturar com essa série

21 02 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Na realidade não tem que criar novas séries, desde que as séries existentes compreendam o intervalo de datas que pretende utilizar.

No entanto acaba por não ser muito lógico ter uma série com o código “2013”, em que nessa série são gravados documentos com data de 2014, 2015, etc…
Cumprimentos

2 04 2014
Paulo

Boa noite Caro XpecialGuest.
Por lapso, esqueci-me de tirar um recibo de uma fatura, referente ao mês 12 de 2013.
Como tenho ativas as séries de 2013 e 2014 fui aos recebimentos na tesouraria e fiz o recibo da devida fatura mas não me deixa imprimir nem gravar pois já tirei recibos com a data de ontem, 01-04-2014.
Sei que na versão 6.40 aconteceu-me uma situação semelhante e, depois de me teres aconselhado, criei uma série só para aquele documento e lá resolvi o problema.
Sabes-me dizer como farei isso de novo e se é a opção certa para resolver este caso?

Obrigado pela atenção.

Paulo Gonçalves

6 04 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Quando vai a emitir o Recibo, no editor de Contas Correntes, poderá escolher a serie 2013, e logicamente emitir o recibo com uma data de 2013, como 31-12-2013.
Cumprimentos

7 04 2014
Paulo Gonçalves

Bom dia.
Já tinha feito isso como referi em cima e apesar de meter a data de 31-12-2013, quando confirmo o recibo, ele assume que vai torar o recibo na data atual e claro que entra em choque pois são anos diferentes.
Quanto a criar uma nova série para resolver isso? Não me respondeu a essa questão.
Obrigado pelo comentário.

Paulo Gonçalves

7 04 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Verifique se a série que está a utilizar (2013?) está configurada com a opção “Alteração da Data” activada.
Como alternativa poderá criar uma nova série, como por exemplo 2013B.
Cumprimentos

29 05 2014
Luís V.

Bom dia,

Antes de mais, o meu obrigado, por toda a atenção que tem para com todos nós, carregados de problemas e dúvidas, os e as quais o XpecialGUEST sempre ajuda a resolver, a troco de nada!

O meu problema hoje, ao configurar pela primeira vez o serviço de POS do Primavera Starter Easy (parece-me na sua génese gémeo do Primavera Express, sendo que sempre me têm valido os tutorias e dicas deste) v7.6. Configurei todas as séries necessárias ao funcionamento da POS, no entanto, quando vou a gravar um documento (ainda para testar a impressora de talões) surge-me o erro:

Erro ao gravar documento de venda

A data do documento [29-05-2014] não respeita os limites definidos na série [2012] do Documento[APL].

Fui verificar e este documento APL tem a descrição Aplicações Financeira.

Podia ter criado uma série 2014 no documento APL, no entanto, julgo que a POS não deveria precisar desta série actualizada para funcionar. Não faz sentido para mim.

É efetivamente algum erro, ou devere criar a série 2014 para o documento APL?

Obrigado,

Luís V.

30 05 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Sim, talvez a forma mais fácil de ultrapassar seja mesmo criar uma série 2014, a com Data Final de 31-12-2014, ou uma série “genérica” como por exemplo “A” a terminar em 31-12-2100.

Efectivamente, alguns documentos, quanto gravados, geram outros documentos de forma automática e transparente para o utilizador. Como exemplo, ao gravar um documento de venda FR (Fatura/Recibo), é gerado o documento VDR(https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/01/16/a-data-do-documento-vdr-no-est-dentro-dos-limites-especificados-na-srie-2009/)
Cumprimentos

Cumprimentos

13 10 2014
MP

Boa tarde,
Utilizo o Primavera Express e deparei-me com a seguinte situação:
Num determinado mês foram emitidas faturas e notas de crédito, no entanto no ficheiro SAFT desse mês apenas aparecem refletidas as faturas. Será algum problema de configuração?
Obrigada.

18 10 2014
XpecialGUEST

Bom dia,
Edite todos os tipos de documentos pretendidos (Tabelas > Vendas > Documentos), e no separador séries, após seleccionar a(s) série(s) que devem ser comunicadas para o SAFT, configure o campo “Comunicação” para “Comunica via SAF-T (PT)”.
Cumprimentos

17 01 2015
Santos

Bom dia,

Desde já quero agradecer as ajudas e os topicos relacionados com o primavera express que conseguiram-me ser muitos uteis durante as configurações necessárias para o correcto funcionamento do software.
Neste momento estou a ter um problema que não estou a conseguir resolver, após ter configurado todos os documentos para uma data da serie “A” ano 2100, existe um documento (RET – Retenções) que não estou a conseguir configurar (mesmo sem qualquer alteração) existe sempre o mesmo erro ao gravar: “O estado [PEN – Pendente] não é permitido para nenhum dos tipos de contas seleccionados.”. Qual será a razão deste erro?
Versão Instalada: 7.6

Obrigado,

17 01 2015
XpecialGUEST

Boa noite,
Acontece-me precisamente o mesmo. Para ultrapassar o problema, e se tiver conhecimentos para tal, poderá alterar as datas da série dentro da base de dados. Como alternativa, poderá contactar o suporte da Primavera.
Cumprimentos

19 01 2015
Manuel Pacheco

Olá viva,
desde já agradeço alguma ajuda que me possa ser concedida.
Trabalho já desde a versão anterior creio que 6 fiz a passagem para a versão 7.5 tudo bem, facturei com nova serie durante o ano 2014.
Agora que vou mudar de ano e criar nova série não me aparece no administrador a opção de criar nova série. Aliás não aparece clicando quer na minha empresa quer na demo na caixa abaixo aqueles parâmetros e ícones que permitem entre eles, criar uma nova série. Já aconteceu com alguém? Terei que reinstalar o programa? Desde já o meu muito obrigado.

24 01 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Verifique se a opção “Mostrar parâmetros e serviços na lista de empresas” está ativa, no Administrador > menu Sistema > Preferências. Esta poderá ser uma das causas. Se a opção estiver ativada, maximize a janela que está aberta, dentro do Administrador, uma vez que as opções que procura podem estar “escondidas” na metade inferior da janela.
Cumprimentos

23 01 2015
Paulo Gonçalves

Boas.
Para criar uma nova série para 2015 na versão 7.6,não é no administrador mas sim no próprio programa em utilitários.

Cumprimentos.

24 01 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Na versão 7.60 o utilitário de Criação de Séries continua a estar no Administrador.
Cumprimentos

23 01 2015
Manuel Pacheco

A versão é a 7.50 mas no entanto tentei procurar por essa opção mas não consigo.Continuo sem poder fazer uma nova série. Em boa verdade creio que nada me impede de trabalhar com a série anterior… apenas vai mencionar na factura 2014/25… o que não fica lá muito bem. :-)

24 01 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Pode criar novas séries manualmente, acedendo a cada documento.
Como alternativa, o assistente de Criação de Séries encontra-se no Administrador.
Cumprimentos

24 01 2015
Manuel Pacheco

Caros amigos, provavelmente teria sido algum erro aquando da instalação da V7.50, pois nenhuma sugestão funcionou. Acabei de actualizar para a V7.60 e efectivamente no Administrador aparece agora a possibilidade de criar uma nova série.
Obrigado a todos, pela vossa disponibilidade.

29 01 2015
Pedro Faneco

Boa tarde. Acabei de criar uma série nova, com a numeração a iniciar do 1.
Ao mandar imprimir a primeira fatura da nova série, aparece o erro: “O número do documento original é obrigatório”. Não sei o que está a pedir.
Alguém me poderá ajudar?
Primavera Express v7.50 versão gratuita.

31 01 2015
XpecialGUEST

Boa noite,
Na série em questão, no separador Gerais, deverá retirar a opção “Cópia do documento original” e “Integração de documentos emitidos manualmente” se estas duas opções não forem aplicáveis.
Cumprimentos

21 02 2015
Paulo Silva

Boa tarde,
Utilizo a versão gratuita 7.50.
Desculpem mas estou a tentar criar Nova Série e quando clico na minha empresa, não me aparece na parte de baixo, os menus para selecção, alguém saberá porquê?
Obrigado desde já.
paulonunessilva@gmail.com

22 02 2015
XpecialGUEST

Bom dia,
Pode voltar a ativar essa janela através de:
Administrador > Sistema > Preferências > Separador Outras > ativar a opção “Mostrar parâmetros e serviços…”
Cumprimentos

23 02 2015
patricia costa

Bom dia,

criei uma nova serie 2015, já emiti uma factura mas quando a coloco para impresssao aparece a seguinte mensagem: impossivel efectuar impressao : efectur impressao do documento deve associar um relatorio do documento que esta a utilizar…

alguem me pode ajudar?
obrigado

1 03 2015
XpecialGUEST

Já respondido no outro artigo onde colocou comentário.

23 02 2015
patricia costa

ja consegui criar a serie…. agora quero é tirar a retençao e nao sei como fazer… alguem me ajuda..

1 03 2015
14 04 2015
Sam

Bom dia, nao consigo passar facturas, pois o ano da factura aparece como 2014, como faço para o alterar para 2015?

Obrigado

17 04 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Partindo do principio que seguiu as instruções deste artigo, o facto de estar a ser mostrada/sugerida uma data relativa a 2014 poderá ter a ver com o facto de a opção “Sugere Data Sistema” não estar ativada na(s) série(s) que está a utilizar.
Cumprimentos

28 05 2015
Rúben Leite

Boa tarde,

Deparei-me com um problema na criação de uma nova série ao tentar imprimir recibos de facturas já pagas.

Pelo que entendo, a série criada não está associada a este tipo de documento e somente a facturas. Há forma de “editar” uma série criada para associar outro tipo de documentos ou terei que criar uma nova série? Ou estou errado e não estou a ver algo óbvio?

Se alguma ajuda daqui advir fica desde já agradecida.

Cumprimentos,

28 05 2015
Rúben Leite

PS: Trata-se da versão 07.6000.1179

29 05 2015
XpecialGUEST

Bom dia,
A sua questão está mal formulada, pouco detalhada e explicita. Não dá para perceber qual a dúvida/problema.
Cumprimentos

29 05 2015
Rúben Leite

Peço desculpa pela confusão… Basicamente o que se passa é que criei uma nova série visto a empresa encontrar-se em liquidação. Agora com a venda dos activos da empresa e emissão das respectivas facturas, vi-me impossibilitado de criar os recibos uma vez que o Primavera não me deixa emiti-los informando-me: “Para efectuar a impressão do documento deve associar um relatório à série do documento que está a utilizar.”

Como poderei resolver isto?

30 05 2015
19 06 2015
Bruno

Bom dia,
Gostava de enviar por email um pdf Original, Duplicado e Triplicado,
já configurei para ele imprimir 3 vias mas só recebo no email o original.
Quando faço imprimir para pdf por exemplo ele não junta todas as folhas num único documento faz sempre a criação em separado.
Quando faço para Pré-visualizar e depois imprimir ele abre 3 janelas em vez de apresentar tudo numa única janela.
Como faço para que ele junte todas as folhas num único documento pdf?
Obrigado
Bruno

19 06 2015
Rui

Olá Bruno. IMHO parece-me que não tem como contornar: o PExpress cria “trabalhos de impressão” distintos para cada via do documento, pelo que terá sempre um PDF distinto para cada via. Para poder juntar todos num só PDF terá sempre de recorrer a algum truque: talvez imprimir para uma “impressora” PDF? talvez um script de Windows? Já agora (peço desculpa pela pergunta) será que precisa mesmo de 3 vias? Se é uma fatura a pronto, basta a primeira via. Se é a crédito, a segunda via é para uma possível fiscalização da GNR (por exemplo), mas dado que vai por email… Talvez não precise de mais do que o Original, ou não?

20 06 2015
Bruno

Olá Rui antes de mais obrigado pela rápida resposta pois de facto já tinha tentando por pdf etc mas ele faz sempre documentos separados, vou ver se consigo com algum truque.
A situação de ter original,duplicado, triplicado no mesmo pdf é para fazer arquivo em pdf no email no caso de não se conseguir aceder ao pc de facturação podermos imprimir as 3 vias apartir de qualquer pc que tenha internet.
Obrigado pela ajuda assim já confirmei que não dá mesmo e não é alguma configuração que estava em falta.

22 06 2015
Bruno

Bom dia, e dá para enviar as 3 vias por email de uma só vez em documentos separados por exemplo?
Obrigado pela atenção,
Bruno

22 06 2015
Paulo Silva

Existe um programa chamado doPDFv7 que serve para imprimir em PDF ou existem programas para juntar / editar PDF, tais como PDFEditPortable ou ainda o Portable_PDF-Tools_4.0_Build_189.

22 06 2015
Bruno

Mas algum deles permite enviar logo o pdf por email?
Eu precisava era de imprimir ele convertia para pdf e enviava logo por email

27 06 2015
XpecialGUEST

Julgo que não vai conseguir, pelo menos que uma forma simples. O ideal é confirmar com a Primavera se existe alguma possibilidade de ele enviar X vias, por email.

20 06 2015
XpecialGUEST

Bom dia,
Sim, pelo que sei não existe forma de enviar por email as 3 vias.
Veja o comentário do Rui que poderá ajudar.
Cumprimentos

20 06 2015
Bruno

Bom dia, sim de facto parece que tenho de arranjar outra alternativa outra app para juntar os 3 pdf´s por exemplo.
Obrigado

7 08 2015
cristina lourenço

Olá boa tarde, estou com um problema que é o seguinte

Ao gravar um documento dá-me a seguinte informaçao
erro ao gravar documento de venda

o doc já existe sabem como posso ultrapassar?
obg

7 08 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,

Primeiramente tem que perceber qual foi o último numerador que foi gravado, desse tipo de documento e série (por exemplo FA-Série 1). Para isso poderá aceder a Vendas > Utilitários > Reimpressão de Documentos > selecionar apenas o documento em questão > desativar a opção “Não impressos” > Actualizar. Se o último documento da Série 1 foi, por exemplo o 100, deve agora ir à configuração do tipo de documento (em Tabelas > Vendas > Documentos) > editar o documento FA > separador Séries > selecionar a série 1 > no campo “Último documento” colocar o numerador 100.

4 01 2016
Ricardo Fernandes

Boas noites

Gostava de poder obter uma pequena ajuda

Tenho o primavera profissional V7.50

Já criei as novas series 2016 na faturação das varias empresas

aparentemente todas estão a funcionar bem

a não ser uma que ao abrir as vendas e selecionar o documento a emitir, não me vai logo para o ano 2016, carrega logo o ano 2015 com o ultimo numero

Mas marquei a serie 2016 por defeito

Porque de suceder isto?

4 01 2016
XpecialGUEST

No menu Utilizador > Preferências > Logística e Tesouraria existem configurações que prevalecem sobre a definição da série por defeito configurada na ficha de cada tipo de documento. Tem que repetir esta alteração para cada utilizador, se for o caso.

5 01 2016
Ricardo Fernandes

Obrigada, situação resolvida. Só não consigo é manter uma “empresa” bem definida nos documentos. Pois clonaram-na, e quando altero numa, deixa-me a outra configurada com o mesmo. Também há solução?

5 01 2016
XpecialGUEST

Solução de forma direta, rápida e simples…não.

5 01 2016
Fernando

Boa noite,

Ao colocar o código do produto, ele assume o valor sem Iva, mas depois o valor a cobrar ao cliente aparece diferente do que defini na criação do artigo.
Como posso corrigir a questão?

9 01 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
O comportamento sempre foi este, ou só após criar novas séries?
Cada série de cada documento tem uma opção (IVA Incluído) que define se a série é com ou sem IVA:

22 01 2016
Vera Pessoa

Boa tarde. Eu segui a sua explicação para criar a nova serie do ano. Contudo os valores nos recibos vem diferentes. O ano passado eu escrevia o valor e ele deduzia na mercadorias e serviços e so depois somava o IVA para corresponder ao valor pretendido. Agora ao valor que escrevo ele acrescenta o IVA. Como posso alterar a situação? Urgente. Obrigada

24 01 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
Certamente as novas séries que criou estão configuradas de forma diferente, relativamente ao campo “IVA Incluído”:

(última opção das 5)

27 04 2016
Rosa Monteiro

Boa noite,
Tenho o programa primavera expressV7.60, num computador fixo e como o mesmo se encontra muito velho e lento, queria passá-lo para outro PC e continuar lá a facturação. Como posso transfereir o programa de um computador para outro?
Rosa

27 04 2016

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: