Primavera Express 7.X-Artigos com Dimensões (rubricas)

7 05 2014

Artigo relacionado: Primavera Express–Tratamento de artigos com cores e tamanhos (versão 6.40)

 

O Primavera Express permite tratar artigos com dimensões (no Primavera, o termo Dimensões, não está relacionado com a dimensão física de um artigo, mas sim com as características e propriedades do mesmo), como cores, tamanhos, feitios, etc. Isto permite gerir o stock de uma maneira mais eficiente e detalhada, diminuindo também a margem de erro no processamento e na movimentação dos artigos . Esta configuração vem  criar uma nova dinâmica na utilização da aplicação para responder a alguns cenários específicos de algumas áreas de negócio como sapatarias, lojas de pronto-a-vestir e similares.

 

Imaginemos que uma determinada empresa comercializa sapatos. Cada modelo de sapatos pode diferir, entre outras características, na cor e no tamanho. Pegando no exemplo de um modelo de sapatos em que existam 11 tamanhos e 5 cores para cada tamanho, sem o assistente de dimensões, seria necessário criar manualmente 55 novos artigos para um só modelo.

 

 

O primeiro passo para configurar e utilizar dimensões é por criar os Tipos de Dimensões em Tabelas > Inventário > Dimensões necessárias.

image

No exemplo acima referido, são criados dois tipos de Dimensão. Cor e Tamanho.

 

 

 

Posteriormente é necessário criar as Dimensões propriamente ditas, em Tabelas > Inventário > Dimensões.

image

image

 

 

 

Na criação de um novo artigo, é necessário definir que o artigo tem Dimensões.

image

 

 

No separador Dimensões, configurar as dimensões anteriormente criadas. O mesmo artigo pode ter até 3 dimensões distintas.

image 

Neste passo é possível desmarcar rubricas que eventualmente não existam, para que não sejam criados artigos que na realidade não existam.

Tendo em conta as configurações do separador Rubricas, no separador Combinações/Cód. Barras são apresentadas todas as combinações possíveis, sendo que neste separador também podem ser desmarcadas as combinações não existentes no artigo a criar.

image

 

 

 

Ao gravar o artigo, são automaticamente criados novos artigos na respectiva tabela. Um para cada combinação cor/tamanho possível. O código do artigo e a descrição são automaticamente definidos, ficando no formato:

CÓDIGO_DO_ARTIGO_BASE  DIMENSÃO 1  DIMENSÃO 2   DIMENSÃO X

image

Conforme seria de esperar, foram criados 55 novos artigos. As propriedades dos novos artigos, como preços, taxa de IVA, e restantes, são herdados do artigo pai.

 

 

 

Ao emitir um documento de venda, quer no editor quer na impressão, selecionando um artigo com dimensões, é inserida imediatamente acima da linha desse mesmo um artigo, o artigo “base”, no entanto sem preço, desconto, taxa de IVA.

image

 

 

 

Adicionalmente é possível gerar códigos de barras para cada novo artigo. Consulte o artigo Primavera Express–Tratamento de artigos com cores e tamanhos (versão 6.40) para mais detalhes.


Ações

Information

8 responses

9 05 2014
pedro

Excelente dica… Será que existe maneira de criar um artigo que seja um conjunto de vários artigos? Por exemplo: Pack1 é composto por artigo1, artigo2 etc… é possível? cumprimentos

9 05 2014
XpecialGUEST

No Primavera Express não existe a possibilidade essa possibilidade.

9 05 2014
pedro

Não é a versão Express. tenho a Starter Easy, mas penso que seja o mesmo software. Essa funcionalidade facilitava-me muito a vida.

9 05 2014
XpecialGUEST

Sim, a base de ambos é a mesma.

29 06 2014
j-lima@live.com.pt

Boa noite. tenho instalado o primavera 7.5 num pc. tenho outros 2 instalados. naquele novo pc aparece como versão de demonstração. Porque?

29 06 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
O seu comentário não é completamente esclarecedor. Poderia reformular o seu comentário, com mais detalhe?

18 09 2014
Tomas

Boa Tarde,
Estou a tentar fazer um recibo no primavera Express,mas dame uma mensagem a dizer “impossivel criar Documento RE, o valor total dos documentos selecionados deve ser negativo.” Como poderei resolver isto?

20 09 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
Pela mensagem, presumo que deva a estar a selecionar um documento do tipo NC (Nota de Crédito) com sinal negativo, ou mais do que um documento em que a soma de todos é um valor negativo. O documento RE, apenas está preparado para liquidar documento(s) em que a soma de todos seja um valor positivo.

Cumprimentos
Carlos Moreira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: