Alteração da taxa de IVA de 23% para 23,25%

16 05 2014

Fonte: www.computerworld.com.pt

 

“…

Programas de facturação sem duas casas decimais?


Os problemas com os programas de facturação não parecem estar terminados nos próximos meses.

O anúncio do Governo do aumento do IVA de 23 para 23,25% em 2015 significa que algumas empresas vão ter de efectuar mudanças nesses programas para suportarem o processamento das casas decimais. Serão mais custos para as empresas em geral e para os fabricantes de software?

 

 

Dos sites de empresas que o Computerworld analisou, apenas a PHC anuncia já que os seus programas estão preparados para essa alteração. O software da PHC “está testado e preparado para as alterações aos impostos”, assegura.

Já a Primavera BSS confirma que, “neste momento”, as suas soluções “ainda não estão preparadas para esse novo cenário. Contudo, naturalmente que com a devida antecedência iremos disponibilizar aos nossos clientes uma atualização que irá responder a essa alteração fiscal”, refere Idalina Sousa, Marketing Head Manager da empresa.

A Primavera confirma que a actualização do programa vai implicar investimento para a empresa, apesar do investimento na actualização dos produtos ser “constante, seja por necessidade de acompanhamento das questões legais e fiscais, seja pela evolução tecnológica. Nesse sentido, iremos canalizar investimento para a resposta atempada a mais essa alteração fiscal de modo a assegurar aos nossos clientes uma resposta rápida e eficiente a mais esta alteração”.

Os clientes não terão aumento nos custos do software, “independentemente da quantidade de alterações legais e fiscais que existam ao longo do ano”. Mas isso só ocorre para os “clientes com contrato de continuidade [que] têm sempre os custos com software controlados e a garantia de cumprimento permanente da fiscalidade”, refere ainda Idalina Sousa.”

 

Noticias relacionadas:

http://www.publico.pt/economia/noticia/otoc-alerta-para-custos-da-adaptacao-dos-programas-de-facturacao-a-subida-do-iva-1635080?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PublicoRSS+(Publico.pt)

http://pt.phcfx.com/fast-forward-phc-fx-blog/phc-fx-preparado-para-novo-iva/

http://pt.invoicexpress.com/blog/contabilidadefacturacao/aumento-taxa-iva-2325/

http://www.nahora.com.pt/inicio/noticias-fiscais/aumento-do-iva-programas-nao-permitem-casas-decimais


Ações

Information

7 responses

17 05 2014
Borges

Tretas, os aplicativos SAGE também suportam casas decimais nas taxas de Iva…

20 05 2014
Rui

Boas tardes,

Apenas acho estranho a resposta da Head Manager da Primavera, mesmo a versão Express, atualmente, permite taxas de Iva com casas décimais..

21 05 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Sim, também fui confirmar e o Express aparentemente está preparado para a nova taxa. No entanto a Primavera tem outros produtos que podem eventualmente ainda não estar preparados, daí que a reposta da Primavera possa ser justificada.

21 05 2014
Cláudio

Estranha esta resposta da Primavera. No entanto existem vários softwares bastante bons e preparados para este IVA. Uso a Odoo, que é representado pela ThinkOpen Solutions e estou bastante contente.

Cheers!

21 05 2014
XpecialGUEST

Boa tarde,
Pelo que percebi, apenas parte dos produtos da Primavera ainda não devem estar preparados para a nova taxa.

8 07 2014
Soraia Martins

Viva! Antes de mais, parabéns pelo blog. Já me ajudou imenso em várias situações.
Contudo, tenho uma dúvida relacionada com o IVA, apesar de não ter propriamente a ver com este post: ao preencher uma factura e ao inserir um valor (por exemplo, 300,00), o programa não faz a soma dos 300,00 + IVA (que dá 369,00), mas transforma tudo em 243,90 + 56,10 (IVA), dando um total de 300,00.

Já tentei alterar várias coisas relacionadas com o IVA, mas não estou a conseguir resolver a situação. Se me puder ajudar, agradeço imenso. Já agora, estou a usar o Primavera Express 07.5001.1343.

Obrigada.

12 07 2014
XpecialGUEST

Boa noite,
O que deverá estar a acontecer é que a série que está a utilizar esteja configurada com a opção “IVA Incluído”.
Se ainda gravou nenhum documento nessa série, poderá editar a configuração do mesmo, e alterar esse comportamento, desactivando a opção “Iva Incluído”. Veja a seguinte imagem para saber onde se encontra essa configuração: https://invisibleflamelight.files.wordpress.com/2012/01/image22.png .

Consulte o artigo relacionado: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/07/02/primavera-express-sries-de-documentos/

Cumprimentos

Cumprimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: