Backup de Bases de Dados SQL Server para a Cloud

26 03 2015

Um estudo revela que 85% das PMEs enfrentam problemas com backup e recuperação de dados. A pergunta que se impõe é: “Se neste momento for necessário repor uma cópia de segurança da base de dados do seu ERP ou outro sistema critico, esse backup existe, está acessível e é recente?”.

 

Neste artigo vou explicar como proceder para configurar backups de bases de dados SQL Server para o Dropbox (como exemplo são utilizadas as bases de dados do Primavera Express).

 

image

 

O Dropbox é um dos serviços mais conhecidos e utilizados na Internet para partilha e armazenamento de dados na cloud. Para além de ser um dos pioneiros, é certamente um dos mais utilizados a nível mundial pela sua segurança e confiabilidade.

 

Para este artigo foi utilizada a aplicação SQL Backup Master. Como alternativa existe o SQL Backup And FTP que é muito semelhante, com a desvantagem de na edição gratuita apenas permitir o backup de 2 bases de dados, no entanto com a mais valia de permitir que sejam adicionadas pastas à rotina de backup.

 

Backups para a serviços de cloud storage é apenas mais uma das opções ao dispor para o armazenamento de cópias de segurança, entre Tapes, Unidades Flash, unidades de armazenamento como Discos Rígidos, CD/DVD, NAS (Network-attached storage), etc. Cada um tem os seus pontos fortes e pontos fracos, sendo óbvio os serviços de armazenamento na nuvem têm claras vantagens sobre todos os restantes.

 

 

 

Configuração

Instalar o SQL Backup Master.

Crie uma nova rotina de backup.

image

 

 

 

Selecione o servidor de dados SQL Server, assim como a autenticação para esse mesmo servidor.

image

 

 

 

Selecione a(s) base(s) de dados para as quais vai ser efectuada a cópia de segurança. Podem ser definidas manualmente, ou em alternativa, se ativar a opção “Back up all non-system databases” todas as bases de dados são incluídas, mesmo as que venham a ser criadas posteriormente à gravação desta rotina (excepto as bases de dados de de sistema que são ignoradas).

image

Na edição gratuita do SQL Backup Master não existe limite de bases de dados que podem ser incluídas na rotina de backup agendada (limitado a um servidor/instância de dados).

 

 

Adicione um novo destino para a cópia de segurança, escolhendo a opção Dropbox (na edição Free apenas estão disponíveis alguns destinos como Local/Rede, FTP e Dropbox).

image

 

 

 

Nesta fase do processo, é necessário criar uma conta no Dropbox. A conta gratuita (Dropbox Básico) está limitada a 2GB de espaço, no entanto, poderá ser expandida até 16GB se efetuar algumas ações, como convidar amigos para se registarem no serviço, testar outras aplicações produzidas pela empresa, etc. Tendo em conta que os backups das bases de dados são compactados antes de serem enviados para o Dropbox, os limites do serviço gratuito não devem constituir um problema para a maioria dos cenários.

Aceda ao site www.dropbox.com e escolha a opção “Registre-se”.

image

 

 

 

Para o registo apenas é necessário fornecer nome, email e definir password.

image

 

 

 

Após o Registo, deve verificar o seu email para que possa utilizar todas as funcionalidades do serviço. É enviada uma mensagem para o endereço anteriormente definido, mensagem essa que deve consultar e seguir as instruções definidas.

image

 

 

 

Neste momento estão reunidas todas as condições necessárias para interligar o SQL Backup Master com o Dropbox. Carregue na opção Authorize Now para despoletar o processo.

image

 

 

 

Será aberta uma página no Dropbox para permitir que o SQL Backup Master aceda à Dropbox.

image

image

 

 

 

Voltando ao SQL Baxkup Master, deverá carregar em Done, para prosseguir.

image

 

 

 

Após aguardar um momento será mostrado o status da integração.

image

Ainda neste ecrã deverá ter em conta a configuração do numero de dias a manter na Dropbox.

 

 

 

Neste momento o destino Dropbox foi adicionado.

image

O agendamento dá cópia de segurança é efectuado em Schedule.

 

 

 

Neste ecrã de configuração ative a opção Full Backup a cada X Horas (se pretender apenas um backup diário mantenha o valor sugerido), e posteriormente a data/hora em que o processo tem inicio.

image

Carregue em Save para guardar as definições.

 

 

 

Em Email notifications poderá, caso pretenda, configurar o envio de notificações por email de sucesso e/ou erro nas tarefas agendadas de backup.

image

 

 

 

Configure o sistema para enviar notificações. Defina se pretende notificações em caso se sucesso, erro, ou ambas. Em Notification email adresses, defina o endereço de envio e de recepção. Poderá configurar o mesmo. Em Server settings defina qual o servidor para o envio de emails.

image

Poderá configurar o servidor de envio de emails definido manualmente, ou utilizando o GMail, onde apenas terá que definir o username e password.

 

 

 

Se utilizar uma conta GMail e ao enviar uma mensagem de teste através da opção Send test message receber o seguinte erro siga os procedimentos em baixo.

image

Aceda à sua conta do GMail. Em segundo lugar aceder ao seguinte endereço e carregue em Continue:

https://accounts.google.com/DisplayUnlockCaptcha

 

image

Para terminar, aceder ao seguinte endereço e escolher a opção “Turn on”.

https://www.google.com/settings/security/lesssecureapps

image

 

 

 

Após as alterações anteriores já deverá conseguir efetuar o teste de envio de mensagem sem erro:

image

 

 

 

Após a hora agendada na rotina de backup, poderá validar no Dropbox, na pasta Aplicativos > SQL Backup Master que os backups foram enviados, tal como previsto…

image

 

 

 

…e que foi recebida uma mensagem de email com a notificação do sucesso/erro da operação.

image

 

 

 

No SQL Backup Master é também possível consultar o status da tarefa agendada.

image

 

 

 

Adicionalmente, para a mesma tarefa agendada podem ser adicionados outros destinos, como por exemplo uma pasta local ou de rede.

image

 

 

 

É necessário definir o caminho da pasta, assim como alterar caso seja pretendido, o numero de dias a partir do qual as cópias mais antigas são eliminadas.

image

 

 

 

 

Para finalizar resta dizer que o SQL Backup Master é executado como um Serviço do Windows, o que significa que para os agendamentos serem executados a aplicação não tem que estar a ser executada, nem é necessário que nenhum utilizador tenha sessão iniciada no sistema.

 

 

 

 

Artigos relacionados:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/02/28/drpdisaster-recovery-plan/

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/03/13/consegue-recuperar-o-seu-servidor-apos-uma-falha-em-apenas-alguns-minutos/

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/09/17/como-utilizar-o-sqlbackupandftp-para-fazer-backups-do-primavera-express/

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/09/17/como-utilizar-o-sqlbackupandftp-para-fazer-backups-do-primavera-express/

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/02/08/j-h-empresas-portuguesas-a-pagar-pelo-resgate-de-bases-de-dados/

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/06/19/sqlbackupandftp-com-suporte-a-armazenamento-na-cloud/

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/10/16/sql-backup-and-ftppossibilidade-de-fazer-cpias-de-segurana-de-pastas/

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/02/04/backups-em-sql-express-20052008/

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/06/19/sqlbackupandftp-com-suporte-a-armazenamento-na-cloud/

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2013/04/28/sql-backup-mastercpia-de-segurana-de-bases-de-dados-sql-server/


Ações

Information

2 responses

27 03 2015
Rui

E X C E L E N T E trabalho! Parabéns.
Quanto ao programa propriamente dito: simplifica imenso o processo. Tudo isto pode ser feito à custa das “Tarefas agendadas” do windows, utilizando “batch scripts” (incluindo a cópia para a cloud) mas ter uma ferramenta destas, simplifica imenso a criação e manutenção deste tipo de função. E claro que ser gratuita á a cereja no topo do bolo.
Muito obrigado pela dica!

27 03 2015
XpecialGUEST

Bom dia. Obrigado pelo comentário. Sim, poder podia, mas não era a mesma coisa :). Com este utilitário não é necessário ter conhecimentos avançados, já para não falar no tempo necessário. A correr bem, entre descarregar a aplicação, instalar, configurar, criar conta no Dropbox são necessários uns 5 minutos ou menos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: